SóProvas



Questões de Exames Mentais e Funções Psíquicas


ID
78730
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A amnésia que se refere aos fatos ocorridos antes e depois da causa determinante é denominada

Alternativas
Comentários
  • Alternativa b Amnésia Retroanterógrada - se refere ao esquecimento dos fatos ocorridos antes e depois da causa determinante. Trata-se de uma alteração simultânea da fixação e da evocação. Encontra-se nos casos graves de demências orgânicas e de traumatismos crânio-encefálicos. O antigo termo psicorrexe, pouco em uso atualmente, se refere à amnésia de instalação súbita e total, privando o indivíduo da capacidade de compreensão e de orientação no tempo e no espaço. Amnésia Retrógrada - é quando ocorre perda da memória para os fatos ocorridos antes do evento que a causou. Aqui também o dano cerebral, de qualquer natureza, tem destaque principal entre as causas. Esse tipo de Amnésia se estende por dias ou semanas anteriores à lesão. Em alguns raros casos, a Amnésia Retrógrada pode compreender todos os acontecimentos anteriores da vida do enfermo.Amnésia Anterógrada - se refere ao esquecimento dos fatos transcorridos depois da causa determinante do distúrbio e o transtorno mais freqüente desse tipo de alteração da memória é o de fixação. Costuma ser devido à uma concomitante perturbação da atenção, tanto da tenacidade quanto da vigilância.Amnésia Psicogênica - em conseqüência de traumas emocionais intensos. Entre os portadores de Transtornos Neuróticos, são os histéricos que mais costumam apresentar Amnésias Psicogênicas, as quais obedecem a determinados mecanismos de defesa do ego. Em alguns pacientes, entretanto, o que poderia ser tomado por um mecanismo de Negação há, na realidade uma Repressão (outro mecanismo de defesa) por pudor, angústia ou timidez. Nesses casos, não se trata de uma verdadeira Amnésia Psicogênica. Fonte:Ballone GJ - Curso de Psicopatologia: Atenção e Memória in. PsiqWeb, Internet, disponível em www.psiqweb.med.br, revisto em 2005
  • PATOLOGIA DA MEMÓRIA

            Hipomnésia – É a diminuição da função mnésica. Observa-se, sobretudo, nas psicoses toxinfecciosas, nos estados depressivos, na psicose por arteriosclerose, nos estados psiconeuróticos, na fase inicial da paralisia geral, etc.

             Amnésia de fixação ou anterógrada – É a incapacidade de guardar fatos novos. É comum na confusão mental, na psicose polineurítica de Korsacow, nos estados senis. Nestas condições o doente é incapaz de reproduzir uma frase que acaba de ouvir, mas repete com exatidão uma poesia que aprendeu na mocidade.

            A amnésia lacunar é uma variedade de amnésia de fixação. Refere-se a certo período da vida quando, então, houve um verdadeiro íctus amnésico. Nos estados epiléticos, por exemplo, se observa amnésia lacunar referente a um período de crise convulsiva.

             Amnésia de recordação ou retrógrada - Caracteriza-se pela perda de fatos já fixados. É própria dos estados demenciais. Em sua forma pura surge geralmente depois de traumatismos cranianos, infecções encefálicas, crises epilépticas subintrantes.

             Amnésia retroanterógrada – É a incapacidade de fixar, recordar e reconhecer. Observa-se nos processos demenciais.

             Hipermnésia – É a capacidade de mnésica elevada. É comum nos casos de excitação maníaca, na fase da iniciação de toxicomanias, etc. Quando a hipermnésia é parcial, pode-se suspeitar de oligofrenia. Algumas vezes os pacientes falam sobre inúmeros assuntos como se os recordassem. Trata-se de “pseudo-hipermnésia”, observada nos delirantes perseguidos.

             Paramnésia – É uma perturbação do reconhecimento em virtude da qual o fato evocado não corresponde ao objeto original da percepção, embora não repugne isto à razão. Assim, o paciente revendo um irmão, considerará seu pai.

            Outras vezes a paramnésia consiste no processo mental segundo o qual uma atividade de imaginação seria considerada atividade mnésica.

            Em virtude da paramnésia surge o fenômeno do já visto: pessoas observadas pela primeira vez surgem aos olhos do paciente como antigos conhecidos. Há também o fenômeno do nunca visto: um antigo objeto, que o paciente já viu inúmeras vezes, é considerado pelo paciente como coisa inteiramente nova.

            Observa-se a paramnésia na psicastenia, na confusão mental, na demência senil, na arteriosclerose cerebral, na histeria.


ID
78748
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A perturbação da expressão do pensamento, caracterizada essencialmente por uma variação incessante do tema e uma incapacidade absoluta de levar o raciocínio a uma conclusão, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Alternativa (e)A fuga de idéias é uma perturbação da expressão do pen samento, caracterizada essencialmente por uma variação incessante do tema e uma incapacidade absoluta de levar o raciocínio a uma conclusão. Acompanha-se de uma tendência irresistível a falar, que, nos ca sos mais pronunciados, atinge a logorréia, verdadeira torrente de palavras re lacionadas por assonância e sem sentido lógico.FONTE: http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=1029
  • Alternativa "e"

    Fuga de Idéias _ é uma alteração da estrutura do pensamento secundária à acentuada aceleração do pensamento, na qual uma idéia segue a outra de forma extremamente rápida, pertubando-se as associações lógicas entre os juízos e os conceitos. Na fuga de idéias, as associações ente as palavras deixam de seguir uma lógica ou finalidade do pensamento e passam a ocorrer por assonância (p. ex. amor, cor..., ou cidade, idade). (...) a fuga de idéia é uma alteração característica dos quadros maníacos.

    (Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais, Paulo Dalgalarrondo, 2008, pag. 202)

     

     

  • O chamado fala fala fala, mas não se chega ao fim do conteúdo. o conteúdo vai se perdendo.


ID
188017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Celso se diz um visionário, iluminado, inspirado, caracterizando fenômenos de despersonalização que lhe fazem duvidar da realidade habitual e que o levam a desenvolver crenças sobrenaturais. Sentimentos abundantes, recorrentes e incontroláveis de dejà-vu fazem-no crer que volta a uma época anterior, ou que pode pressentir o futuro e adivinhar pensamentos. Marcado por uma errância, sem teto nem lei, ele é solitário. Mais que isolado e distante, Celso se apresenta excêntrico, bizarro, sempre antecipando a ocorrência de um evento dramático.

No caso hipotético em tela, Celso apresenta características de

Alternativas
Comentários
  • A característica essencial do Transtorno da Personalidade Esquizotípica é um padrão invasivo de déficits sociais e interpessoais, marcado por agudo desconforto e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico. Este padrão começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.

    Os indivíduos com Transtorno da Personalidade Esquizotípica muitas vezes têm idéias de referência (isto é, interpretações incorretas de incidentes casuais e acontecimentos externos como se tivessem um significado particular e incomum, especificamente destinado a eles) (Critério A1). 

    Estas idéias devem ser diferenciadas dos delírios de referência, nos quais as crenças são mantidas com convicção delirante. Esses indivíduos podem ser supersticiosos ou preocupar-se com fenômenos paranormais que estão fora das normas de sua subcultura (Critério A2). Eles podem pensar que possuem poderes especiais de pressentir acontecimentos ou de ler os pensamentos de outras pessoas. 

    Eles podem crer que possuem um controle mágico sobre os outros, o qual pode ser implementado diretamente (por ex., acreditar que o cônjuge está levando o cachorro para passear na rua porque ele pensou que isto deveria ser feito uma hora atrás) ou indiretamente, através do cumprimento de rituais mágicos (por ex., passar por um determinado objeto três vezes, para evitar certa conseqüência funesta).

    Alterações da percepção podem estar presentes (por ex., sentir a presença de outra pessoa ou ouvir uma voz murmurando seu nome) (Critério A3). Seu discurso pode incluir construções idiossincráticas, sendo freqüentemente desconexo, digressivo ou vago, porém sem um real descarrilamento ou incoerência (Critério A4). 

    http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerClassificacoes&idZClassificacoes=188
  • personalidade esquizotipica e personalidade esquizoide. Qual é a diferença?

  • Diferença entre esquizoide e esquizotípica:

    - Na esquizotipica há distorções cognitivas e perceptivas, na esquizoide não.

     

    Acredito que a distoção esteja descrita nestes trechos: "caracterizando fenômenos de despersonalização que lhe fazem duvidar da realidade habitual"  

    "Sentimentos abundantes, recorrentes e incontroláveis de dejà-vu fazem-no crer que volta a uma época anterior, ou que pode pressentir o futuro e adivinhar pensamentos".

     

     

    " Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha."
    ( Autor Desconhecido ) 

  • A característica essencial do Transtorno da Personalidade Esquizotípica é um padrão invasivo de déficits sociais e interpessoais, marcado por agudo desconforto e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico. Este padrão começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.

    Transtorno de Personalidade Esquizoide (TPE) é um transtorno de personalidade caracterizado por falta de interesse em relações sociais, tendência a um estilo de vida solitário, frieza emocional e apatia. Indivíduos afetados podem simultaneamente demonstrar uma elaborada e exclusivamente interna atividade imaginária ou demonstrarem uma criatividade significativa.

     

  •  

    • Transtorno da personalidade esquizoide é um padrão de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão emocional.

    • Transtorno da personalidade esquizotípica é um padrão de desconforto agudo nas relações íntimas, distorções cognitivas ou perceptivas e excentricidades do comportamento.

    Gab: B


ID
188032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção correta quanto aos fenômenos de desrealização e de despersonalização.

Alternativas
Comentários
  • Características Diagnósticas
    As características essenciais do Transtorno de Despersonalização consistem de episódios persistentes ou recorrentes de despersonalização, caracterizados por um sentimento de distanciamento ou estranhamento de si próprio (Critério A). 

    O indivíduo pode sentir-se como um autômato ou como se estivesse em um sonho ou em um filme. Pode haver uma sensação de ser um observador externo dos próprios processos mentais, do próprio corpo ou de partes do próprio corpo. Vários tipos de anestesia sensorial, falta de resposta afetiva e uma sensação de não ter o controle das próprias ações, incluindo a fala, freqüentemente estão presentes. 

    O indivíduo com Transtorno de Despersonalização mantém um teste de realidade intacto (por ex., consciência de que isto é apenas uma sensação e de não ser realmente um autômato) (Critério B). A despersonalização é uma experiência comum, devendo-se fazer este diagnóstico apenas se os sintomas forem suficientemente severos para causar sofrimento acentuado ou prejuízo no funcionamento (Critério C). 

    Uma vez que a despersonalização é uma característica comumente associada a muitos outros transtornos mentais, um diagnóstico separado de Transtorno de Despersonalização não é feito se a experiência ocorre exclusivamente durante o curso de outro transtorno mental (por ex., Esquizofrenia, Transtorno de Pânico, Transtorno de Estresse Agudo ou outro Transtorno Dissociativo). 

    Além disso, a perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância ou de uma condição médica geral (Critério D).

    Características e Transtornos Associados
    Características descritivas e transtornos mentais associados. Os indivíduos com Transtorno de Despersonalização freqüentemente podem ter dificuldade em descrever seus sintomas e temer que essas experiências signifiquem que estão "loucos". 

    A desrealização também pode estar presente, sendo vivenciada como um sentimento [464]de que o mundo externo é estranho ou irreal. O indivíduo pode perceber uma alteração insólita no tamanho ou forma dos objetos (macropsia ou micropsia) e as pessoas podem parecer estranhas ou mecânicas. 

    Outras características associadas incluem sintomas de ansiedade, sintomas depressivos, ruminação obsessiva, preocupações somáticas e uma perturbação do sentido de tempo. Em alguns casos, a perda de sentimentos, característica da despersonalização, pode imitar um Transtorno Depressivo Maior e, em outros casos, coexistir com ele. Hipocondria e Transtornos Relacionados a Substâncias podem também coexistir com o Transtorno de Despersonalização. 

    A despersonalização e a desrealização são sintomas muito freqüentes de Ataques de Pânico. Um diagnóstico separado de Transtorno de Despersonalização não deve ser feito quando a despersonalização e a desrealização ocorrem exclusivamente durante esses ataques.
  • "DESPERSONALIZAÇÃO E DESREALIZAÇÃO

    Abordadas também por Karl Jaspers (1979), a despersonalização e a

    desrealização são duas vivências que passaram a ser descritas e utilizadas em

    psicopatologia desde o fim do século XIX (Berrios, 1996). A primeira é o

    sentimento de estranheza de si mesmo, e a segunda, o sentimento de estranheza,

    de perda de familiaridade, em relação a ambientes bem conhecidos."


ID
193741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Luiz, com 28 anos de idade, apresentou um quadro de
desânimo há aproximadamente dois anos e a partir de então
dormia grande parte do dia, afastou-se dos estudos por
dificuldade de concentração, afastou-se dos amigos devido à
grande apatia, referiu tristeza profunda em algumas situações nas
quais questionava se valia a pena viver e pensou de modo
recorrente em suicídio como forma de terminar o vazio que sentia
ser sua vida. Depois de aproximadamente oito meses nesse
quadro, Luiz mostrou uma melhora substancial, quando
frequentou festas e bares, mostrou-se muito sociável e falante,
namorou três ou quatros garotas simultaneamente, fez novos
amigos, dormiu muito pouco, renovou todo seu guarda roupa,
insistiu com os pais até conseguir comprar um carro novo de
último modelo, embora o seu tivesse apenas um ano de uso.
Nessa ocasião, Luiz relatou a experiência de sentir seu corpo
iluminado e invadido por uma energia divina que ele podia ver e
sentir percorrendo seu corpo. Em dois meses, Luiz perdeu o
entusiasmo e em algum tempo voltou ao estado de desânimo,
tristeza e apatia.

Julgue os itens de 48 a 52, acerca desse caso hipotético.

O relato descreve um episódio de delírio e alucinação que é importante tanto para o diagnóstico quanto para o entendimento da gravidade do quadro clínico.

Alternativas
Comentários
  • No CID e no DSM de transtorno bipolar existe uma subdivisão específica para transtorno com presença de sintomas psicóticos. F34.3 é sem e F34.4 com se não me engano.
  • ele sentir uma energia divina percorrendo o seu corpo ser um delírio e alucinação é questionável. Porque quando é algo associado à religião e cultura não podemos classificar necessariamente como transtorno mental, tem que ver melhor o contexto.
  • Eu também não encontrei delírio e alucinação na fala.

  • Consigo identificar a alucinação... mas e o delírio?

  • A parte da luz "percorrendo o corpo", entendo que possa ser uma alucinação cenestésica, porque se move pelo seu corpo. Já o delírio faz parte de quadro psicóticos.


ID
205060
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
TJ-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre o sintoma psicopatológico denominado alucinação e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • As alucinações típicas da intoxicação pela cocaína pertencem ao grupo das alucinações olfativas e gustativas e quase nunca apresentam relação com o grupo das alucinações táteis e de contato.      ERRADA  
    O efeito da cocaína pode levar a um aumento de excitabilidade, ansiedade, elevação da pressão sangüínea, náusea e até mesmo alucinações. Um relatório norte-americano afirma que uma característica peculiar da psicose paranóica, resultante do abuso de cocaína, é um tipo de alucinação na qual formigas, insetos ou cobras imaginárias parecem estar caminhando sobre ou sob a pele do cocainômano.
    Fonte: http://www.cerebromente.org.br/n08/doencas/drugs/anim1.htm
  • Ou seja, as alucinações típicas da intoxicação pela cocaína são visuais.

  • Na alucinação, a imagem representativa ou fantástica adquire todos os elementos que caracterizam a imagem perceptiva, mas falta o estímulo exterior, quer dizer, falta o objeto que lhe daria origem.

    Certo. Alucinação é a percepção de um objeto que não está presente.

    B

    As alucinações típicas da intoxicação pela cocaína pertencem ao grupo das alucinações olfativas e gustativas e quase nunca apresentam relação com o grupo das alucinações táteis e de contato.

    Errada

    C

    A impressão de realidade é um dos elementos de maior importância nas alucinações e isso produz uma irresistível força de convencimento para o indivíduo que alucina.

    Certo. Quem alucina não tem senso crítico do sintoma, pra ele a alucinação é real.

    D

    As alucinações podem surgir nos mais diversos quadros clínicos.

    Certo. A alucinação não é exclusividade de sindromes psicóticas, ela pode aparecer também em episódios maníacos, depressivos, transtornos de humor e até mesmo secundários a causas orgânicas.


ID
226900
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um esquizofrênico descreve: "Os raios de sol empalidecem em minha frente quando, voltado para o sol, falo alto. Posso olhar sem dificuldade, diretamente para o sol. Só fico um pouquinho ofuscado, enquanto nos dias normais não seria possível, para mim como para os demais, olhar diretamente o sol por um minuto." (Schreber)

Com base no caso apresentado, conclui-se que esse é um dos fenômenos particulares da vida psíquica anormal, conhecido como

Alternativas
Comentários
  • PSICOPATOLOGIA
    I. Alterações da percepção

    I. Sensação

    1.1. Definição:
    • Fenômeno psíquico elementar resultante da ação da luz, do som, do calor, etc., sobre os órgãos dos sentidos
    • Do órgão do sentido à mente, com concordância entre as sensações e os estímulos que as produzem

    1.2. Classificação:
    A). Sensações externas:
    - Refletem as propriedades e aspectos isolados das coisas e fenômenos do mundo exterior (sensações visuais, auditivas, gustativas, olfativas e táteis)
    - Estímulo: → causa física que atua sobre um dos órgãos dos sentidos para produzir a sensação
    → modificação física que a ação do excitante produz no órgão 
    sensorial
    B). Sensações internas: 
    - Refletem os movimentos de partes isoladas do nosso corpo e o estado dos órgãos internos

    1.3. Sensação e percepção:
    • As sensações são os elementos estruturais simples da forma da percepção
    • As sensações são primárias no processo de conhecimento, pois nos põem em relação com o mundo externo (aspectos e propriedades dos excitantes) e com o próprio corpo
    • As sensações são o alicerce do conhecimento

    https://plantasenteogenas.org/threads/altera%C3%A7%C3%B5es-da-percep%C3%A7ao-p-psicopatologia.1488/
  • Existem alterações qualitativas e quantitativas de sensopercepção em Psicopatologia. Hiperestesia é o nome do fenômeno apresentado no enunciado da questão, que está associado a uma alteração quantitativa de sensopercepção (intensidade). 

  • creio que o fenômeno seja a hipoestesia, pois ele não sente a luz do sol. sensações diminuídas

  • Cadê a última questão?? Não são 10 ?


ID
231277
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os critérios principais para que uma crença seja considerada delirante, segundo Karl Jaspers, em seu livro General Psychopathology, são:

Alternativas
Comentários
  • o psiquiatra e filósofo Karl Jaspers foi o primeiro a definir os três critérios principais para que uma crença seja considerada delirante, em seu livro General Psychopathology:certeza (mantida com absoluta convicção);incorrigibilidade (não passível de mudança por força de contra-argumentação ou prova em contrário);impossibilidade ou falsidade do conteúdo (implausível, bizarro ou patentemente inverídico)Estes critérios ainda sobrevivem no diagnóstico da psiquiatria moderna.

ID
318100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do exame do estado mental do paciente, julgue os itens a seguir.

A avaliação da capacidade de sensopercepção é de extrema importância, visto que se relaciona aos transtornos da atenção, tais como a aprosexia, hipoprosexia, hiperprosexia e distraibilidade.

Alternativas
Comentários
  • SENSOPERCEPÇÃO:

    a-Conceito:

    Designa a capacidade de perceber e interpretar os estímulos que se apresentam aos órgãos dos sentidos. Os estímulos podem ser: auditivos, visuais, olfativos, táteis e gustativos.1

    b-Avaliação:

    A sensopercepção é investigada através da entrevista com o paciente.

    c-Alterações:

    Ilusões e alucinações

    • O que foi descrito seria avaliação da atenção e não da sensopercepção...

      aprosexia --> total abolição da capacidade de atenção, por mais fortes e variados que sejam os estímulos que se utilizem.
      hipoprosexia --> perda básica da capacidade de concentração com fadigabilidade aumentada, o que dificulta a percepção de estímulos ambientais e a compreensão
      hiperprosexia --> estado de atenção exacerbada, no qual há uma tendência incoercível a obstinar-se, a se manter indefinidamente sobre certos objetos com surpreendente infatigabilidade
      distraibilidade --> ao contrário da distração, é um estado patológico que se exprime por instabilidade marcante e mobilidade acentuada da atenção voluntária. com dificuldade ou incapacidade para se fixar ou se manter em qualquer coisa que implique esforço produtivo

      Fonte: semiologia dos transtornos mentais: Paulo Dalgalarrondo
    • A aprosexia, hipoprosexia, hiperprosexia e distraibilidade NÃO são alterações da sensopercepção mas sim da atenção.

    • "A avaliação da capacidade de sensopercepção é de extrema importância, visto que se relaciona aos transtornos da atenção, tais como a aprosexia, hipoprosexia, hiperprosexia e distraibilidade" A avaliação da sensopercepção é sim de extrema importância no exame do estado mental, e nenhuma função psíquica deve ser examinada isoladamente, deslocada do todo funcional. Embora a sensopercepção possa estar relacionada com a função da atenção (alterações da sensopercepção podem ocorrer em estado de inatenção marcante), É ERRADO AFIRMAR QUE APROSEXIA, HIPOPROSEXIA, HIPERPROSEXIA E DISTRAIBILIDADE SÃO TRANSTORNOS DA ATENÇÃO. Tratam-se de alterações da atenção, que estão presentes, em maior ou menor grau, em distúrbios da atenção, porém, em si, não se configuram como transtornos, quadros clínicos que apresentam mais de um parâmetro para a sua classificação.

    ID
    406447
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    FUB
    Ano
    2009
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Um psicólogo decidiu implantar um projeto voltado para
    assistência a pacientes idosos com sintomas de depressão. Julgue
    os itens de 88 a 92, acerca desse projeto.

    Durante o processo de triagem para atendimento em grupo de abordagem cognitivo comportamental, seria irrelevante e cansativo para o idoso uma entrevista individual para avaliar seu nível de capacidade auditiva para comunicação, compreensão verbal e escrita ou capacidade de retenção mnemônica.

    Alternativas
    Comentários
    • Irrelevante nada, muito pelo contrário.

    • Seria relevante sim.


    ID
    510565
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MPE-TO
    Ano
    2006
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Quanto aos objetivos de uma avaliação psicológica clínica, julgue
    os itens seguintes.

    Os resultados do exame do estado mental do paciente, de sua história clínica e pessoal permitem atender ao objetivo de classificação nosológica, isto é, do psicodiagnóstico propriamente dito. Nessa avaliação, o psiquiatra ou o psicólogo analisa a psicopatologia à luz de um modelo categórico, que subsidia o julgamento clínico sobre a presença ou não de uma configuração de sintomas significativos, que classificam o paciente em uma categoria diagnóstica similar à de outros pacientes.

    Alternativas
    Comentários
    • Na obra Psicodiagnóstico V, de Jurema A. Cunha, a autora elenca os objetivos do Psicodiagnóstico:

      Classificação simples: O exame compara a amostra do comportamento do examinado com os resultados dos outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual.

      Descrição: Ultrapassa a classificação simples, interpretando a diferença de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

      Classificação nosológica: Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.

      Os resultados do exame do estado mental do paciente, de sua história clínica e pessoal permitem atender ao objetivo de classificação nosológica, isto é, do psicodiagnóstico propriamente dito. Nessa avaliação, o psiquiatra ou o psicólogo analisa a psicopatologia à luz de um modelo categórico, que subsidia o julgamento clínico sobre a presença ou não de uma configuração de sintomas significativos, que classificam o paciente em uma categoria diagnóstica similar à de outros pacientes.

      Esta descrição não pertence a classificação nosológica, eis o erro da questão, uma vez que tal descrição se parece mais com a classificação simples.

    • Após ler Cunha acredito que encontrei o erro da questão: psicodiagnóstico propriamente dito

      Está certo o que ela diz que "Os resultados do exame do estado mental do paciente, de sua história clínica e pessoal permitem atender ao objetivo de classificação nosológica". No livro ela aponta que a Classificação nosológica, a partir desses resultados, deve ser feita em pacientes não testáveis. Porém

      Não obstante, quando o paciente apresenta condições para testagem, é possível se desenvolver um psicodiagnóstico em estrito senso: o psicólogo organiza seu plano de avaliação e lança mão de uma bateria de testes, para verificar cientificamente suas hipóteses, ou, ainda,(...) 

      Ou seja, 

      Para que haja psicodiagnóstico propriamente dito, ou em estrito sentido, é necessário o uso de testes. O que não aconteceu conforme a questão assinalou. 

    • Errado. A questão começa falando de classificação nosológica e termina falando em classificação simples..

    • A classificação nosológica é diferente de psicodiagnóstico propriamente dito.

      A classificação nosológica utiliza um modelo categórico através do qual analisa-se a psicopatologia baseada na presença ou não de uma configuração de sintomas significativos, comparando o que o paciente tem de similar com outros pacientes na mesma categoria diagnóstica. Segundo Cunha, em Psicodiagnóstico V, esse tipo de análise não pode ser classificada como um psicodiagnóstico propriamente dito.

      A classificação nosológica, facilita a comunicação entre profissionais, contribuindo para o levantamento de dados epidemiológicos de uma comunidade. Assim, deve ser usada, mas, num psicodiagnóstico, a tarefa não se restringe a conferir quais os critérios diagnósticos que são preenchidos pelo caso.


    ID
    510592
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MPE-TO
    Ano
    2006
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Acerca da competência e da responsabilidade pela realização do
    diagnóstico psicológico, julgue os itens subseqüentes.

    O diagnóstico psicológico pode ser realizado pelo psicólogo, pelo psiquiatra ou pelo neurologista, para diversos fins, desde que seja utilizado apenas o modelo médico no exame de funções e na identificação de patologias, resguardando-se o uso de testes e técnicas privativas ao psicólogo clínico.

    Alternativas
    Comentários
    • Questão criminosa...

    • O diagnóstico psicológico pode ser realizado pelo psicólogo, pelo psiquiatra ou pelo neurologista, para diversos fins, desde que seja utilizado apenas o modelo médico no exame de funções e na identificação de patologias, resguardando-se o uso de testes e técnicas privativas ao psicólogo clínico. Caberia recurso por especificar psicólogo clínico. Psicólogo de outras áres tb podem usar os testes e técnicas psicológicas.

    • Conforme o Artigo 13 da § 1º - Constitui função PRIVATIVA do psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:

      a) diagnóstico psicológico;

      b) orientação e seleção profissional;

      c) orientação psicopedagógica;

      d) solução de problemas de ajustamento.

      Fonte: http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/manuais/manual_orientacoes/frames/fr_conteudo.aspx

    • Também acho que caberia recurso por limitar a atuação do diagnóstico ao psicólogo clínico; assim como a questão anterior dessa mesma prova que afirmava:

      "O diagnóstico psicológico é realizado exclusivamente pelo psicólogo clínico, para o alcance dos objetivos especificados no modelo psicológico de psicodiagnóstico, o qual inclui técnicas e testes privativos desse profissional."

    • O diagnóstico psicológico pode ser realizado:

      a) pelo psicólogo, pelo psiquiatra (e, eventualmente, pelo neurologista ou psicanalista), com vários objetivos (exceto o de classificação simples), desde que seja utilizado o modelo médico apenas, no exame de funções, identificação de patologias, sem uso de testes e técnicas privativas do psicólogo clínico;

      b) pelo psicólogo clínico exclusivamente, para a consecução de qualquer ou vários dos objetivos, quando é utilizado o modelo psicológico (psicodiagnóstico), incluindo técnicas e testes privativos desse profissional;

      c) por equipe multiprofissional (psicólogo, psiquiatra, neurologista, orientador educacional, assistente social ou outro), para a consecução dos objetivos citados e, eventualmente, de outros, desde que cada profissional utilize o seu modelo próprio, em avaliação mais complexa e inclusiva, em que é necessário integrar dados muito interdependentes (de natureza psicológica, médica, social, etc.).

      PSICODIAGNÓSTICO V - Jurema Cunha, p.29.

      Quanto a ser competência exclusiva do psicólogo clínico, a autora declara:

      "Já disseram e repetimos que, enquanto os psicólogos em geral realizam avaliações, os psicólogos clínicos, entre outras tarefas, realizam psicodiagnósticos. Pode-se dizer que avaliação psicológica é um conceito muito amplo. 

      Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais.

      É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia".

      Diz ainda: "O psicodiagnóstico derivou da psicologia clínica, introduzida por Lighter Witmer, em 1896, e criada sob a tradição da psicologia acadêmica e da tradição médica. Consta que nem ao fundador da psicologia clínica agradou a designação “clínica”, adotada apenas por falta de melhor alternativa (Garfield, 1965).

      PSICODIAGNÓSTICO V - Jurema Cunha, p.23.


    ID
    527482
    Banca
    Exército
    Órgão
    EsFCEx
    Ano
    2009
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    A agnosia se refere à:

    Alternativas

    ID
    544864
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRE-AP
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    A síndrome amnéstica é associada a um comprometimento crônico e proeminente de memória

    Alternativas
    Comentários
    • Wernicke-Korsakoff (síndrome amnéstica) 
      Os alcoólatras "pesados" em parte (10%) desenvolvem algum problema grave de memória. Há dois desses tipos: a primeira é a chamada Síndrome Wernicke-Korsakoff (SWK) e a outra a demência alcoólica. A SWK é caracterizada por descoordenação motora, movimentos oculares rítmicos como se estivesse lendo (nistagmo) e paralisia de certos músculos oculares, provocando algo parecido ao estrabismo para quem antes não tinha nada. Além desses sinais neurológicos o paciente pode estar em confusão mental, ou se com a consciência clara, pode apresentar prejuízos evidentes na memória recente (não consegue gravar o que o examinador falou 5 minutos antes) e muitas vezes para preencher as lacunas da memória o paciente inventa histórias, a isto chamamos fabulações. Este quadro deve ser considerado uma emergência, pois requer imediata reposição da vitamina B1(tiamina) para evitar um agravamento do quadro. Os sintomas neurológicos acima citados são rapidamente revertidos com a reposição da tiamina, mas o déficit da memória pode se tornar permanente. Quando isso acontece o paciente apesar de ter a mente clara e várias outras funções mentais preservadas, torna-se uma pessoa incapaz de manter suas funções sociais e pessoais. Muitos autores referem-se a SWK como uma forma de demência, o que não está errado, mas a demência é um quadro mais abrangente, por isso preferimos o modelo americano que diferencia a SWK da demência alcoólica.

      Fonte: 
      http://www.psicosite.com.br/tra/drg/alcoolismo.htm
    • "Critérios Diagnósticos para F04 - 294.0 Transtorno Amnésico Devido a... [Indicar a Condição Médica Geral] 
      A. Desenvolvimento de prejuízo de memória, manifestado por uma incapacidade de aprender novas informações ou incapacidade de recordar informações aprendidas anteriormente. " DSM
    • AMNÉSTICA, Síndrome: caracteriza-se pelo comprometimento exclusivo da memória, sem outras alterações cognitivas concomitantes. Comprometimento da memória de curto prazo e longo prazo atribuído a uma etiologia orgânica específica. Normal em outras áreas da cognição. A forma mais comum é devida à deficiência de tiamina associada à dependência etílica. Pode ser devida também a traumatismo craniano, cirurgia, hipóxia, infarto e encefalite por herpes simples. Tipicamente, qualquer outro processo que lese certas estruturas diencefálicas e temporais mediais, por exemplo, os corpos mamilares e o hipocampo, pode causar esta síndrome.

      http://projetocosme.blogspot.com/2009/11/sindrome-amnestica.html

    ID
    621100
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    EBC
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Considerando o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – IV (DSM – IV), julgue os itens seguintes.

    Para a distinção entre demência e delirium, o diagnóstico diferencial baseia-se em dois itens, que se focalizam no estado de alerta — presente no delirium — e na ausência da perturbação da consciência — característica da demência.

    Alternativas
    Comentários
    • Existe muita confusão no uso destes dois termos: delírio x delirium. O primeiro é um sintoma observado principalmente nas esquizofrenias e o segundo é uma categoria diagnóstica da Classificação Internacional de Doenças, a CID-10 (OMS, 1993) e do DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico da Associação Psiquiátrica Americana- APA, 1994). A palavra delírio etimologicamente significa "sair dos trilhos" (de: fora; e liros: sulcos). Por definição o conceito de delírio consiste em alteração do juízo de realidade (capacidade de distingüir o falso do verdadeiro) e implica em lucidez da consciência. Ou seja, para que se use o termo "delírio" Jaspers propõe que esta alteração do juízo não seja decorrente de uma perturbação da inteligência nem que seja secundário a um estado de consciência momentaneamente alterado. Quando a alteração de juízo é decorrente de um distúrbio da consciência, chamamos, então, de "delirium".

      Fonte: http://www.ccs.ufsc.br/psiquiatria/delirium.html

    • Lembre-se no delirium há rebaixamento da consciência, ou seja, rebaixamento no estado de alerta. Já na demência não há esse rebaixamento na consciência, ocorrendo perdas em várias funções cognitivas. Porém no delirium tbm há algumas alterações cognitivas. 

    • Qual a diferença entre delirium e demência?

      Dr. Jerson Laks: delirium ocorre em ambiente de rebaixamento da consciência, no qual o indivíduo fica obnubilado. A pessoa se mostra desorientada e apresenta lentidão de resposta a estímulos. O ambiente também influencia, se for pouco iluminado ou levar ao isolamento sensorial. O delirium pode provocar ilusões e alucinações, mas há a possibilidade de o paciente ficar apático, meio grogue. Já a demência é progressiva, embora o indivíduo esteja lúcido. Vale lembrar que a Doença de Alzheimer responde por 60% dos casos de demência. Quando o quadro de desorientação se inicia de modo abrupto, a maior chance é de ser um caso de delirium, mas o idoso pode ter as duas formas combinadas, elas não são excludentes. Há ainda o delírio, que é uma alteração do juízo crítico. A pessoa apresenta um comportamento paranoide como, por exemplo, quando diz que está sendo perseguida, mas ela está lúcida e sua consciência está preservada.

       


    ID
    621109
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    EBC
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Considerando o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – IV (DSM – IV), julgue os itens seguintes.

    Delirium é caracterizado por perturbação na consciência, com alteração na cognição.

    Alternativas
    Comentários
    • delirium ou estado de confusão mental foi descrito por Hipócrates por volta de 460-366 a.C., sendo um dos primeiros transtornos neurológicos conhecidos. O termo delirium deriva do latim delirare, que significa "estar fora do lugar", mas é usado atualmente com o sentido de "estar confuso, distorcendo a realidade, fora de si".[1]

       

      (se é um estado de confusão mental, tem alteração da cognição.

       

      fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Delirium


    ID
    680485
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    STJ
    Ano
    2004
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Uma paciente de 22 anos de idade foi encaminhada pelo psiquiatra para acompanhamento psicológico. Ela referiu insônia, esquecimentos, depressão, pensamentos suicidas e sobressaltos freqüentes com recordações vívidas de um seqüestro de que fora vítima cinco anos antes. A paciente não conseguia se lembrar de detalhes do incidente, mas revivia com freqüência as cenas nas quais ela fora espancada e desnuda. Já pediu diversos afastamentos do trabalho para tratamento de saúde e já considerou pedir demissão do trabalho, apesar de precisar dele para a própria manutenção.

    Considerando esse caso hipotético, julgue o seguinte item.

    Os sintomas sugerem que a paciente seja portadora de estresse pós-traumático com obnubilação da consciência.

    Alternativas
    Comentários
    • obnubilação da consciência. se caracteriza pela diminuição da consciencial, envolve estruturas da sensopercepção como diminuição ou lentidão da capacidade de processar informações, etc. Esquecimento pode estar associado ao mecanismo psicológico como uma defesa contra um conteúdo aterrorizante, caracteróistco da sindrome extresse pos traumatico . Então é pegadinha do malandro essa questão....a  

    • Ata, eu cai na pegadinha do malandro! hahaha droga

    • EXATAMENTE, questão muito mal elaborada! Não consigo entender como essa questão não foi anulada, ao ver não faz sentido!

    • Conforme Lei n° 6.404/76, as despesas do exercício seguinte são denominadas de “aplicações de recurso em despesas de exercício seguinte”

      Ou seja, a banca entende que você DEVE saber da lei 6404/76 e por isso não deixa claro. A questão foi legítima

    • Eu errei a questão justamente por achar ela incompleta, mas de fato, quando ela diz "despesas do exercício seguinte" subtende-se que foram antecipadas.

    • Eu errei a questão justamente por achar ela incompleta, mas de fato, quando ela diz "despesas do exercício seguinte" subtende-se que foram antecipadas.

    • Pensei a mesma coisa...

    • Alguém me explica essa questão?

    • Gabarito: errado!

      Yasmin, o erro dela está apresentar o diagnóstico de TEPT junto com a obnublação, quando não há presença desta última, apenas da primeira.

    • Obnubilação ou turvação é o rebaixamento do estado de consciência de leve a grave. O paciente se demonstra mais sonolento, talvez até perplexo, com lentidão na fala e aparente dificuldade de organização dos estímulos sensórios.

      A paciente não apresenta esse rebaixamento, ela só não se lembra do evento.

      GABARITO: ERRADO


    ID
    717094
    Banca
    FUNCAB
    Órgão
    IBRAM
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    A perda da consciência se dá na seguinte sequência:

    Alternativas
    Comentários
    • 1.     Obnubilação ou turvação da consciência. Trata-se do rebaixamento da consciência em grau leve a moderado. À inspeção inicial, o paciente pode já estar claramente sonolento ou parecer desperto, o que dificulta o diagnóstico. De qualquer forma, há sempre diminuição do grau de clareza do sensório, com lentidão da compreensão e dificuldade de concentração. Nota-se que o paciente tem dificuldade para integrar as informações sensoriais oriundas do ambiente. Assim, mesmo não se apresentando claramente sonolento, observa-se, nos quadros leves de rebaixamento do nível de consciência, que o paciente encontrasse um tanto perplexo, com a compreensão dificultada, podendo o pensamento estar já ligeiramente confuso (nível leve).

      2.     Sopor. É um estado de marcante turvação da consciência, no qual o paciente pode ser despertado apenas por estímulo enérgico, sobretudo de natureza dolorosa. Aqui, o paciente sempre se mostra evidentemente sonolento. Embora ainda possa apresentar reações de defesa, ele é incapaz de qualquer ação espontânea. A psicomotricidade encontra-se mais inibida do que nos estados de obnubilação. O traçado eletroencefalográfico acha-se globalmente lentificado, podendo surgir as ondas mais lentas, do tipo delta e teta (nível médio).

      3.     Coma. É o grau mais profundo de rebaixamento do nível de consciência. No estado de coma, não é possível qualquer atividade voluntária consciente. Além da ausência de qualquer indício de consciência (nível severo).

      Fonte: Dalgalarrondo (2013).

    • Acredito que o enunciado não foi coerente ao cobrar "perda de consciência" (quadros mais graves) e abarcar quadros mais leves, como a turvação da consciência.


    ID
    717121
    Banca
    FUNCAB
    Órgão
    IBRAM
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    O termo “alucinose” designa uma síndrome cerebral orgânica na qual as alucinações, em uma ou mais modalidades sensitivas, constituem a anomalia psicológica predominante e às vezes única. As três características adicionais mais importantes para o diagnóstico para a alucinose orgânica são:

    Alternativas
    Comentários
    • Um exemplo de causa de alucinose são as por intoxicação por substâncias.

      Segundo Dalgalarrondo, a alucinose é o fenômeno pelo qual o paciente percebe tal alucinação como estranha à sua pessoa. O indivíduo permanece consciente de que aquilo é um fenômeno estranho, patológico. Na alucinação em si, já não há essa consciência sobre o fenômeno, mais característica de uma psicose.

      Por isso, não podemos afirmar que na alucinose haja sinais sugestivos de psicose, na verdade essa hipótese é descartada, mesmo havendo uma atividade alucinatória constante e recorrente.


    ID
    724228
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRT - 6ª Região (PE)
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Na demência de tipo Alzheimer, o indivíduo manifesta déficits cognitivos múltiplos que se desenvolvem gradual e continuadamente, predominando a deficiência de memória, orientação, julgamento e

    Alternativas
    Comentários
    • "A doença de Alzheimer (DA) responde por cerca de 60% de todas as demências, o que a torna a causa principal de demência (LoGiudice, 2002). Quanto ao curso clínico, apresenta-se com início insidioso e deterioração progressiva. O prejuízo de memória é o evento clínico de maior magnitude. Nos estágios iniciais, geralmente encontramos perda de memória episódica e dificuldades na aquisição de novas habilidades, evoluindo gradualmente com prejuízos em outras funções cognitivas, tais como julgamento, cálculo, raciocínio abstrato e habilidades visuo-espaciais. Nos estágios intermediários, pode ocorrer afasia fluente, apresentando-se como dificuldade para nomear objetos ou para escolher a palavra adequada para expressar uma idéia, e também apraxia. Nos estágios terminais, encontram-se marcantes alterações do ciclo sono–vigília; alterações comportamentais, como irritabilidade e agressividade; sintomas psicóticos; incapacidade de deambular, falar e realizar cuidados pessoais."

      José Gallucci Neto
      Melissa Garcia Tamelini
      Orestes V. Forlenza

      (trecho retirado do artigo Diagnostico Diferencial das Demencias da revista de psiquiatria clinica da USP)


    • Não entendi pq não pode ser a letra c! Alguém sabe?

    • Raciocínio

    • Esta é a região frontal do cérebro que comanda as principais funções cognitivas como: memória, orientação, julgamento, linguagem, RACIOCÍNIO, entre outros. 

    • Questão capciosa, pois há, sim, um déficit relacionado à fluência verbal, mais especificamente na recuperação da memória semântica.Tanto a fluencia de letras, como a fluencia de categorias se acham alteradas no Alzheimer, embora também influem outras funções não somente linguísticas, como a iniciativa, imaginação, velocidade e eficiência da busca e atenção. Afluencia verbal usa-se para valorizar a memória semântica no Alzheimer.


    ID
    735103
    Banca
    ISAE
    Órgão
    PM-AM
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    A afasia é um distúrbio caracterizado por:

    Alternativas
    Comentários
    • As afasias são as síndromes relacionadas a perda da linguagem falada e ouvida, por incapacidade de compreender e utilizar os símbolos verbais, decorrente de lesão neuronal. Butler it al Dalgalarrondo pgn236 3ed


    ID
    737614
    Banca
    Exército
    Órgão
    EsFCEx
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Um dos quadros patológicos da linguagem falada que caracteriza-se pelo fluxo incessante com comprometimento da coesão lógica é também conhecido como:

    Alternativas

    ID
    737626
    Banca
    Exército
    Órgão
    EsFCEx
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    O rebaixamento da Consciência em grau leve a moderado, com diminuição do grau de clareza do sensório, lentificação da compreensão e dificuldade da concentração é denominado:

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: 

       b) obnubilação.


    ID
    737629
    Banca
    Exército
    Órgão
    EsFCEx
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Dentre as funções psíquicas mais afetadas nos transtornos afetivos, destacam-se:

    Alternativas

    ID
    737632
    Banca
    Exército
    Órgão
    EsFCEx
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Relacione a natureza e alterações na atenção às suas respectivas definições, a seguir, assinale a alternativa que apresenta sequência correta.

    NATUREZA E ALTERAÇÕES NA  ATENÇÃO

    1 Atenção voluntária

    2 Atenção espontânea

    3 Distraibilidade

    4 Hiperprosexia

    5 Distração 

    6 Tenacidade 


    DEFINIÇÕES 

    ( ) Exacerbação da atenção.

    ( ) Superconcentração ativa da atenção em um objeto ou conteúdo e inibição dos aspectos restantes.

    ( ) Prender a atenção em determinando estímulo, fixando-se nele.

    ( ) Concentração ativa da Consciência. 

    ( ) Atenção momentânea despertada por um objeto. 

    Alternativas

    ID
    737635
    Banca
    Exército
    Órgão
    EsFCEx
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Segundo Dalgalarrondo, o Fenômeno gerado por estímulos físicos, químicos ou biológicos variados, originados dentro ou fora do organismo, que produzem alterações nos órgãos receptores, estimulando-os, é denominado:

    Alternativas

    ID
    737638
    Banca
    Exército
    Órgão
    EsFCEx
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Analise as afirmativas sobre as vivências do tempo e do espaço e suas alterações colocando entre parênteses a letra "V', quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F', quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

    ( ) A passagem do tempo é percebida de forma lenta e vagarosa nos estados depressivos.
    ( ) Há, na Mania, um ritmo psíquico acelerado denominado bradipsiquismo.
    ( ) Nas intoxicações por cocaína pode ocorrer ilusões sobre a duração do tempo, parecendo estar muito veloz ou extremamente lento.
    ( ) Nos estados de êxtase há uma perda das fronteiras entre o passado e o presente.
    ( ) Nos indivíduos com agorafobia, o espaço externo é percebido como perigoso e assustador.

    Alternativas

    ID
    737641
    Banca
    Exército
    Órgão
    EsFCEx
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    O tipo de delirio em que o indivíduo afirma que existem animais ou objetos dentro de seu corpo é chamado de delírio de:

    Alternativas
    Comentários
    • GABARITO: D

      a) infestação = o indivíduo acredita que seu corpo (principalmente sua pele e/ ou seus cabelos está infestado por pequenos ( mas macroscópicos) organismos. Que há " bichinos sob a pele" insetos nos cabelos, vermezinhos, aranhas, etc.

       b) referência. = diz ser alvo frequente ou constante de referência depreciativas, caluniosas. Ao passar diante de um bar e observar as pessoas conversando, rindo dele, dizendo que ele é ladrão ou homossexual, tudo enfim, se refere a ele.

       c) influência. = o indivíduo vivencia intensamente o fato de estar sendo controlado, comandado ou influenciado por força, pessoa  ou entidade externa.

       d) cenestopático. = gabarito

       e) negação de orgãos. = o indivíduo experimenta profundas alterações corporais. Relata que seu corpo está destruído ou morto, que não tem mais um ou vários órgãos, como o coração, o fígado ou o cérebro, suas veias " estão secas"...

      Dalgalarrondo, Paulo. cáp. 19 - 2008.


    ID
    751549
    Banca
    Marinha
    Órgão
    CSM
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Segundo Neander Abreu e Paulo Mattos, no livro "Avaliação Neuropsicológica" (2010), assinale a opção correta em relação à memória.

    Alternativas

    ID
    751633
    Banca
    Marinha
    Órgão
    CSM
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Segundo Pedro F. Zuccolo, Patrícia Rzezak e Juliana de O. Góis, no livro "Avaliação Neuropsicológica" (2010) , a capacidade de executar movimentos ou gestos de maneira precisa, intencional, coordenada e organizada com vistas à obtenção de um fim ou resultado específico, refere-se à

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito:  a)praxia.

       

    • Podemos dizer então que PRAXIA é a sequência harmônica dos movimentos necessários para a execução de atos motores mais ou menos complexos, com uma intenção e objetivo determinados por um contexto.

      Fonte: internet


    ID
    767416
    Banca
    FCC
    Órgão
    MPE-AP
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Enquanto a neuropsicologia clássica concentrava-se na busca dos correlatos neuroanatômicos e neurofuncionais dos processos mentais, ou seja, das bases neurológicas das atividades mentais superiores, a neuropsicologia cognitiva enfatiza o estudo das diferentes operações mentais que são necessárias para a execução de determinadas tarefas, isto é, do processamento

    Alternativas
    Comentários
    • A neuropsicologia cognitiva focaliza o processamento da informação, ou seja, as diferentes operações mentais que são necessárias para a execução de determinadas tarefas.


    ID
    802234
    Banca
    Exército
    Órgão
    EsFCEx
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Segundo Paim, alterações mentais caracterizadas pela regressão da personalidade adulta ao nível do comportamento infantil, denomina-se:

    Alternativas
    Comentários
    • Puerilismo 

      O termo puerilismo é empregado em psiquiatria para designar as alterações mentais caracterizadas pela regressão da perso­nalidade adulta ao nível do comportamento infantil. Em conseqüência, o en­fermo adota inconscientemente as atitudes, a linguagem e o estado de âni­mo de uma criança.
      Trata-se de uma verdadeira regressão da vida mental aos estágios da in­fância. Essa regressão se exterioriza através da atitude, da mímica, da lin­guagem e das ocupações do enfermo, "traduzindo a natureza pueril de seus sentimentos, gostos, tendências e apetites".
      Na descrição de Dupré e Devaux, esse estado se manifesta ligado a pro­fundos transtornos da memória e a um verdadeiro estado demencial. O pueri­lismo é observado, também, em neuróticos (histeria), em casos orgânicos (de­mência senil, tumores cerebrais) e, transitoriamente, "como reação a deter­minadas situações existenciais críticas, em que esse transtorno adquire a sig­nificação de uma defesa neurótica do eu contra a angústia. Em tais casos, não há dissolução definitiva da personalidade adulta, mas apenas um eclipse acidental da mesma, que, não podendo superar a situação presente intolerá­vel, busca refúgio no passado".
    • puerilismo

      substantivo masculino

      PSIQUIATRIA regressão mental do adulto, que se caracteriza por atitudes, linguagem, atividades e interesses infantis.



    ID
    854107
    Banca
    FCC
    Órgão
    TJ-PE
    Ano
    2007
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Entende-se por estado crepuscular um estreitamento

    Alternativas
    Comentários
    • Estado Crepuscular é um estreitamento transitório da consciência, com a conservação de uma atividade mais ou menos coordenada, mais ou menos automática. Normalmente há falsa aparência de que o paciente está compreendendo a situação. Em geral, a percepção do mundo exterior é imperfeita ou de todo inexistente.

      Neste estado o paciente parece estar totalmente voltado para dentro. Perambula como que ausente psiquicamente, automático e sem objetivos claramente definidos. O pensamento pode ser comparado a uma vivência onírica, pouco clara e da qual as lembranças são embasadas e turvas, não raras vezes nada é lembrado depois de passado o episódio do Estado Crepuscular. Pode manifestar-se um pavor irracional ou uma agressividade extremada durante a crise. Entre as patologias que comumente proporcionam o Estado Crepuscular a Epilepsia tem lugar destacado mas não monopoliza todos os pacientes que apresentam este quadro. Situações psicotiformes reativas e vivências muito traumáticas podem "empurrar" o paciente para este estado de afastamento momentâneo de uma realidade sofrível.

      Fonte: 
      http://virtualpsy.locaweb.com.br/dicionario_janela.php?cod=243
    • Essa questão também é possível de resolver por eliminação. Sabe-se que o estado crepuscular represente uma alteração da consciência, portanto, as alternativas C e D já estariam eliminadas. A alternativa D fala sobre estreitamento "total da consciência", ou seja, o estado de coma, que não condiz com a questão. Por fim a questão B, que fala sobre inconsciência, onde sabe-se que este termo não representa uma função psicológica, mas sim a consciência. 

    • "Estados crepusculares (état crepusculaire, twilight state, Dämmerzustand)É um estado patológico transitório no qual uma obnubilação da consciência (mais ou menos perceptível) é acompanhada de relativa conservação da atividade motora coordenada (Porot, 1967). Nos estados crepusculares há, portanto, estreitamento transitório do campo da consciência (...) com a conservação de uma atividade psicomotora global mais ou menos coordenada, permitindo a ocorrência dos chamados atos automáticos (Peters, 1984)" 

       

      Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais", Paulo Dalgalarrondo. Páginas 97 e 98.


    ID
    854110
    Banca
    FCC
    Órgão
    TJ-PE
    Ano
    2007
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Ao me aproximar hoje da porta de minha casa, verifiquei que, no chão, estava uma garrafa quebrada em vários pedaços, que havia contido vinho tinto, e este se derramara, formando uma poça grande. Naquele instante tudo se tornou perfeitamente claro. Toda minha depressão e minha angústia desses últimos tempos, que tanto me fazem sofrer, ficaram esclarecidas naquele momento. Não era mais do que um pressentimento de algo do qual eu não me havia dado conta. Aquilo que acabava de ver na porta de minha casa foi uma revelação. Em poucos segundos ficou para mim bem esclarecido, sem lugar a dúvidas, que o meu sofrimento desses meses não era outra coisa que um pressentimento de algo terrível que me vai suceder. Vão me aniquilar, vão acabar com a minha vida, partindo-a, como fizeram com a garrafa, até dessangrar-me, como a poça de vinho tinto me revelou. Tudo está perfeitamente claro. É desumano e criminoso o que vão fazer comigo para destruir-me moral e fisicamente. É um crime!

    Cabaleiro Goás apresenta este relato como exemplo de

    Alternativas
    Comentários
    • A percepção delirante é um tipo especialmente importante de delírio. O delírio surge a partir de uma percepção normal que recebe, imediatamente ao ato perceptivo, significação delirante.[...] A percepção delirante é vivenciada como uma revelação, uma descoberta abrupta que o indivíduo faz, passando então a entender tudo o que se passa

      Dalgalarrondo (psicopatologia e semiologia dos trans. mentais)


    ID
    891451
    Banca
    Aeronáutica
    Órgão
    CIAAR
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    "... É um erro do ajuizar que tem origem na doença mental. Sua base é márbida, pois é motivada por fatores patológicos."
    (Karl J., 1979 apud, Dalgalarrondo, 2008.)

    A citação se refere à definição de um termo comum dentro da psicopatologia, denominado

    Alternativas
    Comentários
    • O DELÍRIO Segundo Karl Jaspers (1883-1969) (1979), as idéias delirantes, ou delírio, são juízos patologicamente falsos.

      Dessa forma, o delírio é um erro do ajuizar que tem origem na doença mental. Sua base é mórbida, pois é motivado por fatores patológicos." p. 209

      fonte: Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais - Paulo Dalgalarrondo - 2008.


    ID
    919876
    Banca
    COVEST-COPSET
    Órgão
    UFPE
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    A consciência é a capacidade neurológica de captar o ambiente e de se orientar de forma adequada. Estar consciente é estar lúcido, com sensório claro. A consciência é avaliada pelas funções de:

    Alternativas
    Comentários
    • "A consciência é avaliada pelas funções da atenção e orientação." (Portella Nunes, 2000).

       

      GABARITO C

    • a própria questão deu a resposta "de se orientar de forma adequada". De acordo com Nunes (2000),

       

      "estar consciente é estar lúcido, com o sensório claro. A consciência é avaliada pelas funções da atenção e orientação."

       

      ------------------- 

      Gabarito: B

    • Huum, a questão deu as pistas para a resposta: "captar o ambiente e de se orientar de forma adequada".

      Contudo, conforme Dalgalarrondo (2013), as funções psíquicas são interligadas, não podemos falar apenas de atenção ou consciência, já que elas funcionam em conjunto, e que as divisão é apenas didáticas.

      Com o passar do tempo, na prática clínica diária, passa-se inadvertidamente a crer que a memória, a sensopercepção, a consciência do Eu, a vontade, a afetividade, etc., são áreas autônomas e naturais, separadas umas das outras e com vida própria. Deixa-se de lembrar o que elas realmente são, isto é, constructos aproximativos da psicologia e da psicopatologia que permitem uma comunicação mais fácil e um melhor entendimento dos fatos.


    ID
    919879
    Banca
    COVEST-COPSET
    Órgão
    UFPE
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Ocorre uma inadequação do sentimento ao estímulo, quando, por exemplo, ao invés de reagir positivamente a um estímulo agradável, o paciente reage com ódio. Este tipo de anormalidade, relacionada à qualidade do afeto chama-se:

    Alternativas
    Comentários
    • Paratimia é uma inadequação afetiva, aonde há uma incongruencia entre o afeto expresso e a situação vivenciada.

      Ocorre comumente na esquizofrenia.

      Fonte: http://neurocienciasprod.grude.ufmg.br/index.php/component/phocadownload/category/6-especializacao?download=171:aula-professor-almir-04-04

    • ALTERAÇÕES DAS EMOÇÕES E DOS SENTIMENTOS

      Apatia: diminuição da excitabilidade emotiva e afetiva. Queixam-se de não poderem sentir nem alegria, nem tristeza, nada.

      Hipomodulação do afeto: Incapacidade do paciente de modular a resposta afetiva de acordo com a situação existencial.

      Inadequação do afeto ou paratimia: Reação completamente incongruente a situações existenciais.

      Embotamento afetivo: Perda profunda de todo tipo de vivência afetiva, é observável pela postura, atitudes.

      Anedonia: Diferentemente do que ocorria antes de adoecer, agora não consegue mais sentir prazer com determinadas atividades e experiências da vida.

      Labilidade e incontinência afetiva: Mudanças súbitas e imotivadas de humor, sentimentos ou emoções. Na incontinência, não consegue conter de forma alguma suas reações afetivas.

      Ambivalência afetiva: sentimentos simultâneos opostos em relação a um mesmo estímulo ou objeto, como amor e ódio.

      Neotimia: sentimentos e experiências afetivas inteiramente novas vivenciadas por pacientes em estado psicótico.

      fonte https://saudemental.ufop.br/afetividade-e-suas-alteracoes


    ID
    919882
    Banca
    COVEST-COPSET
    Órgão
    UFPE
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    O paciente praticamente perde a capacidade de verbalizar, suas respostas são monossilábicas e tem grande dificuldade de demonstrar compreensão aos estímulos que se lhe impõem. A motricidade fina está totalmente comprometida e a ampla severamente complicada. Não é capaz de articular frases e de responder a solicitações mais sofisticadas, sobretudo as que exigem ação intelectual. Sua atenção voluntária começa a apresentar fortes sinais de dispersividade e a atenção involuntária mostra-se precária. Estas são características de que estado da consciência?

    Alternativas
    Comentários
    • Obnubilação/turvação da consciência: rebaixamento da consciência em grau leve a moderado. Diminuição do grau de clareza do sensório, com lentidão da compreensão e dificuldade de concentração. Dificuldade para integrar as informações sensoriais oriundas do ambiente. Perplexidade, confusão mental.

       

      Coma: Grau mais profundo de rebaixamento da consciência. Não é possível qualquer atividade voluntária consciente. Ausência de qualquer indício de consciência.

      DALGALARRONDO, 2008.

    • Caberia recurso nessa questão? Porque, ao meu ver, com base em Dalgalarrondo, há 2 gabaritos possíveis: C ou D. Estou certo?

      O referido autor não diferencia Turvação/Obnubilação.

      A colega RENATA LIMA citou o trecho do livro, e eu repito:

      "Obnubilação/turvação da consciência: rebaixamento da consciência em grau leve a moderado. Diminuição do grau de clareza do sensório, com lentidão da compreensão e dificuldade de concentração. Dificuldade para integrar as informações sensoriais oriundas do ambiente. Perplexidade, confusão mental.

      Coma: Grau mais profundo de rebaixamento da consciência. Não é possível qualquer atividade voluntária consciente. Ausência de qualquer indício de consciência."

      DALGALARRONDO, 2008.

      "

    • Quando mencionou "grande dificuldade" associei ao topor, não imaginei que quadros mais leves pudessem comprometer a este nível.


    ID
    926836
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    CNJ
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Acerca do uso abusivo de substâncias psicoativas e de sua relação
    com a psicopatologia, julgue os itens seguintes.

    Denomina-se ilusão a alteração da função de fixação da memória aliada à incapacidade de reconhecer como falsas as produções fantasiosas.

    Alternativas
    Comentários
    • A ilusão não tem a ver com a memória, mas com a percepção. Segundo Bleuler, as Ilusões são percepções reais falsificadas e estudadas sob o título engano dos sentidos. Trata-se, na realidade, da interpretação distorcida de um objeto real, uma falsificação da percepção de um objeto que, de fato, existe. É uma percepção enganosa de um objeto real.
      Nesta caricatura do processo de percepção nossos sentidos são simplesmente enganados por alguma variável circunstancial (iluminação, distância, efeitos ópticos, etc.) ou deixam-se superar por alguma emoção. É o caso, por exemplo, de um ruído qualquer, parecer-nos passos misteriosos, das manchas num papel serem percebidas como símbolos religiosos, de um barulho indefinido soar-nos como alguém nos chamando e assim por diante. Sem dúvida, tais acontecimentos estão impregnados pelo medo, pela necessidade religiosa, pela saudade ou por qualquer outro tipo de emoção.
      Por si só a Ilusão não constitui um estado mórbido, mas pode denotar um estado emocional mais ou menos intenso; desde pequenas oscilações do normal até situações patológicas. Os enganos da ilusão podem afetar os cincos sentidos.

      http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerDicionario&idZDicionario=390
    • Confabulação ou Fabulação é uma modalidade especial de alteração da memória e atenção, que consiste no relato de temas fantásticos os quais, na realidade, nunca aconteceram. Em grande parte, resultam de uma alteração da fixação e de uma incapacidade para reconhecer como falsas as imagens produzidas pela fantasia. O conteúdo das fabulações, como bem salientou Lange, procede do curso habitual da vida anterior, acontecendo muitas vezes que, achando-se perturbada a capacidade de localizá-las no tempo, lembranças isoladas autênticas completam erroneamente as lacunas da memória.


      Fonte: http://www.psiquiatriageral.com.br/glossario/c.htm

    • Para Dalgalarrondo, ilusão é a percepção deformada, alterada de um objeto real e presente. Na ilusão há sempre um objeto real, gerador de processo de sensopercepção, mas tal percepção é deformada, adulterada, por fatores patológicos diversos.

      Amigos, bons estudos!

    • ilusão - percepção deformada de um objeto real. 


    ID
    938044
    Banca
    FUNCAB
    Órgão
    PC-ES
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    O pensamento é uma função psíquica e como tal está sujeito a desequilíbrios. Uma das formas de analisar os processos do pensamento é dividi-lo em três aspectos ou momentos do pensamento: o curso, a forma e o conteúdo. A fuga de ideias é uma das alterações do pensamento e ela se caracteriza por:

    Alternativas
    Comentários
    • Fuga de Idéias é uma alteração da expressão do pensamento caracterizada por uma variação incessante do tema e uma dificuldade importante para se chegar a uma conclusão. A progressão do pensamento encontra-se seriamente comprometida por uma aceleração associativa, a tal ponto que, a idéia em curso é sempre perturbada por uma nova idéia que se forma. 

      Assim, no pensamento com Fuga de Idéias, o que há não é uma carência de objetivos mas uma mudança constante do objetivo devido a extraordinária velocidade no fluxo das idéias.
    • Letra: E

      De acordo com Paulo Dalgarrondo, em seu livro Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais (p. 202), "fuga de ideias é uma alteração da estrutura do pensamento secundário à acentuada aceleração do pensamento, na qual uma ideia se segue a outra de forma extremamente rápida, perturbando-se as associações lógicas entre os juízos e os conceitos. Na fuga de ideias, as associações entre as palavras deixam de seguir uma lógica ou finalidade do pensamento e passam a ocorrer por assonância (p. ex., amor, flor, cor... ou cidade, idade, realidade...), e as ideias se associam muito mais pela presença de estímulos externos contingentes (as pessoas que estão presentes na entrevista, os móveis e os quadros da sala de entrevista, um ruído incidental, alguém que entra na sala, etc.)".


    • Ao analisarmos cada assertiva, temos:

      a) uma desaceleração do pensamento, em que a ideia associativa seguinte é desviada. Ocorre em quadros de ansiedade extrema, psicoses tóxicas, em alguns esquizofrênicos, manias e em alguns casos de depressão ansiosa. ?

      b) uma profunda perda dos enlaces associativos, uma total perda da coerência do pensamento. Sobram apenas “pedaços” de pensamentos, conceitos e ideias fragmentadas, muitas vezes irreconhecíveis, sem qualquer articulação racional e semque se perceba uma linha diretriz e uma finalidade no ato de pensar.Muito comum em formas avançadas de esquizofrenia e quadros demenciais. Desagregação do pensamento

      c) interrupções bruscas e repentinas do pensamento, sem qualquer motivo aparente.Uma alteração quase exclusiva da esquizofrenia. Bloqueio ou interceptação do pensamento

      d) um afrouxamento dos laços associativos, mas que ainda mantém uma concatenação lógica entre as ideias. As associações parecem mais livres, não tão bem articuladas como em estados cognitivos normais. Comum nas fases iniciais da esquizofrenia e em transtornos da personalidade, principalmente do tipo esquizotípico. Afrouxamento das associações

      e) uma mudança na associação entre as palavras, que deixam de seguir uma lógica ou finalidade do pensamento e passam a ocorrer por assonância, as ideias sendo ligadas muito mais pela presença de estímulos externos contingentes. Há também uma aceleração do pensamento. É muito característica das síndromes maníacas. Fuga de ideias

      Resposta correta: Letra "E"

    • O pensamento se constitui a partir de elementos sensoriais (imagens perceptivas e representações). O pensamento normal é regido pela lógica formal e orienta-se segundo a realidade e os princípios de racionalidade da cultura na qual o indivíduo se insere. Elementos intelectivos constituintes do pensamento são: os conceitos, que se formam a partir das representações; não apresentam elementos sensoriais, não é possível senti-los ou imaginá-los; os juízos, que se caracterizam pela afirmação de uma relação entre dois conceitos; e os raciocínios, que seriam um modo especial de ligação entre conceitos, de sequência de juízos, de encadeamento de conhecimentos.


      As alterações do pensamento podem se dar nos seus elementos constitutivos:

      1)     ALTERAÇÕES DOS CONCEITOS

      Desintegração dos conceitos: conceitos sofrem um processo de perda de seu significado original, uma mesma palavra passa a ter significados cada vez mais diversos (esquizofrenia, síndromes demenciais).

      Condensação dos conceitos: o paciente involuntariamente condensa várias ideias em um único conceito, que se expressa por uma nova palavra (neologismo).

      2)      ALTERAÇÕES DOS JUÍZOS

      Juízo deficiente ou prejudicado: juízo falso que se estabelece porque a elaboração dos juízos é prejudicada por deficiência intelectual e pobreza cognitiva. Às vezes, é difícil diferenciar um juízo deficiente de um delírio.

      Juízo de realidade ou delírio

      3)      Alterações do raciocínio e do estilo de pensar

      Pensamento normal

      Pensamento indutivo e dedutivo


        Os tipos alterados de pensamento são:

      ·      Pensamento mágico: fere frontalmente os princípios da lógica formal, segue os desígnios dos desejos, das fantasias e dos temores, adequando a realidade ao pensamento, e não o contrário (crianças, transtornos esquizotípico, histriônico, borderline e narcisista, quadros obsessivo-compulsivos, esquizofrenia).

      ·      Pensamento dereístico: um tipo de pensamento que se opõe marcadamente ao pensamento realista, só obedece à lógica e à realidade naquilo que interessa ao desejo do indivíduo, distorcendo a realidade para que esta se adapte aos seus anseios (esquizotípica, histriônica, borderline, narcisista, esquizofrenia, histeria).

      ·         Pensamento concreto ou concretismo: não consegue entender ou utilizar metáforas, faltam aspectos do desenvolvimento do pensamento, como a ironia, o subentendido, o duplo sentido (dementes, esquizofrênicos).

      ·        Pensamento inibido: inibição do raciocínio, com diminuição da velocidade e do número de conceitos, juízos e representações (demências e depressão grave).

       ·      Pensamento vago: pensamento muito ambíguo, falta de clareza e precisão no raciocínio (sinais iniciais da esquizofrenia, demências iniciais, transtornos de personalidades).

      ·         Pensamento prolixo: não consegue chegar a qualquer conclusão sobre o tema de que está tratando, senão após muito tempo e esforço (transtornos de personalidades, deficientes mentais limítrofes, início de esquizofrenia, neuróticos graves).

      ·         Pensamento deficitário (ou oligofrênico): tende ao raciocínio concreto; os conceitos são escassos e utilizados em sentido mais literal que abstrato ou metafórico. Extensa memorização mecânica = ilhotas de memória (deficientes mentais, autistas).

      ·      Pensamento demencial: pensamento com empobrecimento desigual; em certos pontos, o pensamento demencial pode revelar elaborações mais ou menos sofisticadas. Tem dificuldade de encontrar palavras, usando termos genéricos.

      ·        Pensamento confusional: pensamento incoerente; dificuldade em estabelecer vínculos entre conceitos e juízos devido às alterações de consciência, de atenção e de memória imediata (síndromes confusionais agudas).

      ·       Pensamento desagregado: pensamento radicalmente incoerente, no qual os conceitos e os juízos não se articulam minimamente; mistura aleatória de palavras (esquizofrenia grave).

      ·      Pensamento obsessivo: ideias ou representações que, apesar de terem conteúdo absurdo ou repulsivo para o indivíduo, se impõem à consciência de modo persistente e incontrolável.


      O processo de pensar pode sofrer alterações no seu curso:

      ·     Aceleração do pensamento: ideia se sucedendo à outra rapidamente (mania, ansiedade, esquizofrenia).

      ·        Lentificação do pensamento: latência entre as perguntas formuladas e as respostas (depressão grave, baixo nível de consciência).

      ·        Bloqueio ou interceptação do pensamento: brusca e repentinamente interrompe seu pensamento, sem qualquer motivo (exclusiva da esquizofrenia).

      ·        Roubo do pensamento: indivíduo tem a nítida sensação de que seu pensamento foi roubado de sua mente, por algo ou alguém (esquizofrenia).


      Ou na sua forma:

      ·         Fuga de ideias: as palavras deixam de seguir uma lógica, passam a ocorrer por assonância, p. ex., amor, flor, cor (Quadros maníacos).

      ·         Dissociação do pensamento: pensamentos passam progressivamente a não seguir uma sequencia lógica e bem-organizada (esquizofrenia).

      ·         Descarrilhamento do pensamento: extravia-se de seu curso normal, pensamentos supérfluos, retornando aqui e acolá ao seu curso original (esquizofrenia, transtornos maníacos).

      ·         Desagregação do pensamento: radical perda dos enlaces associativos, total perda da coerência do pensamento (esquizofrenia, demência).


      Ou ainda no conteúdo do pensamento: persecutórios; depreciativos; religiosos; sexuais; de poder, riqueza, prestígio ou grandeza; de ruína ou culpa; conteúdos hipocondríacos.

      GABARITO: E

    • Fuga das ideia - o pensamento, de tão acelerado, acaba fazendo com as ideias percam a lógica, desassociação.


    ID
    969595
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    SAP-SP
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    O exame do estado mental de um paciente em situações de perícias judiciais inclui a investigação de diversas áreas da conduta humana. Dentre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta algumas dessas áreas.

    Alternativas
    Comentários
    • Segundo Dalgalarrondo (2008), são funções psíquicas avaliadas no estado de saude mental:

      -Nível de Consciência; Atenção; Orientação; Memória; Inteligência; Linguagem (funções mais afetadas  nos transtornos psico-orgânicos)

      -Afetividade; Vontade; Psicomotricidade e Personalidade (funções mais afetadas  nos transtornos afetivos, neuróticos e de personalidade)

      -Sensopercepção;Pensamento; Juízo de Realidade; Vivências do Eu (funções mais afetadas  nos transtornos psicóticos)


    ID
    969607
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    SAP-SP
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    O desenvolvimento das neurociências e sua interatividade com as demais disciplinas voltadas ao estudo da mente e do comportamento humano evidenciou a necessidade de uma

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito Letra B "abordagem interdisciplinar para abarcar a complexidade dos processos mentais."

    • Gabarito B.

      Questão de fácil raciocínio.

      A - ênfase nos tratamentos biológicos em detrimento dos psicológicos diante dos distúrbios mentais.

      A ênfase nos tratamentos biológicos chega a ser arcaico, é sabido que tal postura foi abandonada há muitos anos e, hoje, busca-se uma visão pluridimensional da doença.

      B - abordagem interdisciplinar para abarcar a complexidade dos processos mentais.

      C - supressão das intervenções medicamentosas dos transtornos psiquiátricos.

      Não se pode descategorizar a importância do tratamento medicamentoso em alguns quadros de sofrimento psíquico, o que se busca é uma prescrição e consumo consciente, apenas.

      D - caracterização fixa para os estados psicopatológicos e sua tipificação.

      De forma alguma poderíamos nos prender a uma caracterização fixa para algo que demanda uma atenção dinâmica.

      E - padronização dos critérios para definição do que é normal e patológico.

      Segundo o próprio Dalgalarrondo, a visão do normal e patológico atravessa o campo cultural e histórico e exprime as mais diversas formas de se observar a normalidade.


    ID
    984493
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    DEPEN
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Julgue os itens a seguir, relativos a psicopatologia.

    Uma diferença entre a ideia obsessiva e o delírio é o grau de convicção do sujeito. No delírio, o sujeito é capaz de duvidar das suas próprias ideias.

    Alternativas
    Comentários
    • De acordo com Karl Jasper (1987), ideias delirantes (ou delírios) são juízos patologicamente falsos, que possuem as seguintes característica externas: acompanham-se de uma convicção extraordinária, não são susceptíveis à influência e possuem um conteúdo impossível.

      a ideia obsessiva, diferentemente da ideia delirante (delírio), é reconhecida pela pessoa como anormal, mas não condiciona o comportamento ou o faz apenas em parte.



    • A diferença entre os dois tipos de pensamento não está na sua convicção, mas em sua natureza. No delírio, temos uma atribuição de um significado anormal a uma percepção normal. No pensamento obsessivo, temos uma repetição involuntária de pensamento.

    • Delírio 

      Segundo Karl Jaspers (1979), as ideias delirantes, ou delírio, são juízos patologicamente falsos, dessa forma o delírio é um erro do ajuízar. Contém tais características: 

      1- convicção extrordinária, com uma certeza subjetiva. 

      2- Impossível a modificação do delírio pela experiência objetiva.

      3- O seu conteúdo é impossível, não corresponde com a realidade.

      4- O delírio é uma produção associal. (convicção de um só homem)

      Hold on...

       

       

    • De acordo com Dalgalarrondo (2000), "o elemento diferencial entre essas idéias (obsessivas) e as delirantes é que, no delírio, falta a crítica ao caráter absurdo do juízo em questão" (p. 228). Portanto, nos delírios há extrema convicção das ideias, não há crítica quanto às mesmas.

       

      Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

      ------------------- 

      Gabarito: Errado

    • Nos Transtornos obsessivos os níveis de insight variam do seguinte modo:

      Bom ou Razoável - reconhece que as crenças não são ou podem não ser verdadeiras.

      Pobre - crê que são provavelmente verdadeiras.

      Delirantes - está totalmente convencido de que são verdadeiras (ou seja, também nos transtornos obsessivos é possível ter crenças delirantes e nesse nível já não há dúvidas).

      fonte: aulas do gran


    ID
    984535
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    DEPEN
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Julgue os itens seguintes, referentes à psicopatologia.

    A alucinação não é um fenômeno específico das psicoses, visto que pode estar presente como um episódio fugaz, sob diferentes formas, no neurótico e no homem dito normal.

    Alternativas
    Comentários
    • Certo.

      Segundo Dalgalarrondo (2008, p.124):

      "indivíduos sem transtornos mentais podem ter visões ou ouvir vozes, sobretudo a de parentes próximos já mortos, devido ao desejo intenso de reencontrá-los."

      Fonte: DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2ª ed. Porto Alegre, 2008. Editora ARTMED.

    • Pode ocorrer alucinações e delírios na pessoa devido a uma condição médica, após processo cirúrgico, um quadro clínico etc.


    ID
    984541
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    DEPEN
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Com relação às estruturas em psicopatologia, julgue os itens subsequentes.

    Na ilusão há uma percepção clara e definida de um objeto sem a presença do objeto estimulante real. Isto torna este sintoma um importante signo patognomônico de transtornos mentais graves.

    Alternativas
    Comentários
    • A assertiva trocou alucinação por ilusão. É na alucinação que há uma percepção clara e definida de um objeto sem a presença do objeto estimulante real. Contrariamente à alucinação, na ilusão existe a percepção de objeto real, mas com uma interpretação incorreta. As ilusões normais podem ocorrer por diversos fatores como cansaço, sugestão ou tensão emocional. As ilusões patológicas estão normalmente relacionadas com outras patologias e influenciam o comportamento do indivíduo. Podem estar relacionadas, por exemplo, com psicoses tóxicas, ataque de pânico, ansiedade ou depressão.

    • Mais um detalhe...

      "Isto torna este sintoma um importante signo patognomônico de transtornos mentais graves."

      Como afirmado por Dalgalarrondo, não há signos patognomônicos nos transtornos mentais.

      DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. 2 ed., Porto Alegre: Artmed, 2008.

      Força e Fé!

    • Lembrando que signo patognomônico é utilizado para denominar aqueles signos (manifestações visíveis) ou sintomas  (manifestações não visíveis, subjetivas) que, se estão presentes asseguram que o sujeito padece de um determinado transtorno


    ID
    1018123
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MPU
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Um senhor de 72 anos de idade se queixa de visão e audição menos acuradas e de lapsos de memória, que considera incômodos, embora não tenham consequências importantes. Ele refere a preocupação com a possibilidade de se tornar dependente dos filhos ou de cuidadores caso venha a desenvolver uma doença degenerativa que lhe comprometa as funções cognitivas, incapacidade de reconhecer os familiares e de realizar os autocuidados de vida diária.

    Com base na situação hipotética acima, julgue os itens de 85 a 90.

    O mini exame do estado mental, que investiga aspectos como a capacidade de repetir palavras, seguir comandos e fazer cálculos simples, é um instrumento útil na avaliação cognitiva de idosos com diagnóstico ou suspeita de algum tipo de demência.

    Alternativas

    ID
    1018138
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MPU
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Um senhor de 72 anos de idade se queixa de visão e audição menos acuradas e de lapsos de memória, que considera incômodos, embora não tenham consequências importantes. Ele refere a preocupação com a possibilidade de se tornar dependente dos filhos ou de cuidadores caso venha a desenvolver uma doença degenerativa que lhe comprometa as funções cognitivas, incapacidade de reconhecer os familiares e de realizar os autocuidados de vida diária.

    Com base na situação hipotética acima, julgue os itens de 85 a 90.

    A avaliação continuada do paciente deve investigar a existência de afasia e apraxia, sintomas importantes para o diagnóstico do mal de Alzheimer, que, se diagnosticados ainda na fase secundária da doença, podem ser revertidos.

    Alternativas
    Comentários
    • Obg, "reversível", assim eu pude me guiar pra resposta.

    • A AFASIA é definida como um distúrbio de linguagem, afetando a capacidade de comunicação de uma pessoa. Geralmente acontece por alguma lesão ou acidente vascular cerebral (AVC), mas também pode se desenvolver aos poucos, durante o crescimento de um tumor ou desenvolvimento de uma doença.

      A APRAXIA é a incapacidade para realizar tarefas que exijam recordar padrões ou sequências de movimento.

      GABARITO: ERRADO

      FONTE: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa


    ID
    1069036
    Banca
    FAPERP
    Órgão
    TJ-PB
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    O exame do estado mental, realizado durante entrevistas clínicas iniciais, caracteriza-se por ser:

    Alternativas
    Comentários
    • exame do estado mental é a pesquisa sistemática de sinais e sintomas de alterações do funcionamento mental, durante a entrevista psiquiátrica. Trata-se do exame das funções mentais e avalia os diferentes parâmetros da função cognitiva através da observação do paciente.

      Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

      Gabarito: D


    ID
    1130425
    Banca
    NC-UFPR
    Órgão
    UFPR
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    O exame de estado mental caracteriza-se como um modelo de entrevista clássica utilizado por psiquiatras e psicólogos que investigam domínios importantes para elaborar um diagnóstico. Considere tais domínios e assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • Na patologia da orientação, geralmente se fala em desorientação autopsíquica e/ou desorientação alopsíquica. Segundo a perturbação elementar, as desorientações são classificadas, geralmente, em seis tipos: a) apática (falta de interesse); b) amnésica (alterações da memória); c) confusional (turvação da consciência); d) delirante (ajuizamento patológico da realidade); e) histriônica (desorientação temporo-espacial limitada); f) oligofrênica (dificuldade de aprender ou entender). 

      Psicodiagnótico V


    ID
    1192090
    Banca
    ACAFE
    Órgão
    PC-SC
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Considerando os estudos sobre a Inteligência é correto afirmar, exceto:

    Alternativas
    Comentários
    • Não é apenas o resultado da relação entre pensamento e memória.

      A inteligência é uma característica do ser humano. É a capacidade global do indivíduo para pensar racionalmente e agir no seu ambiente e inclui todas as habilidades da mente. Por isso são muitas as competências intelectuais que adquirimos ao longo da vida. Dentre elas estão, a expressão e a compreensão verbal, o manuseio de objetos, a flexibilidade de pensamento, a criatividade, o raciocínio lógico, a formação de conceitos abstratos, a formação de opinião, a indução, a inferência, a capacidade de estimativa, de julgamento, a de lidar com números, atenção, percepção e memória.


    ID
    1192141
    Banca
    ACAFE
    Órgão
    PC-SC
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Em relação ao exame do estado mental do paciente em uma avaliação psicológica são avaliadas as seguintes funções psíquicas, exceto:

    Alternativas
    Comentários
    • Moralidade não é considerada uma função psíquica.

    • Resposta: C: Consciência de moralidade.


    ID
    1196302
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TRT - 17ª Região (ES)
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Em relação às características e alterações patológicas da consciência, da atenção e da orientação, julgue os próximos itens.


    O indivíduo que sofre de desorientação amnéstica não consegue fixar informações básicas e apresenta desorientação temporoespacial.

    Alternativas
    Comentários
    • Desde Kraepelin se consideram a multiplicidade de fatores na orientação da pessoa e se distinguem 3 tipos de desorientação, segundo a mesma estivessem na dependência de alterações da percepção, portanto, decorrente de alterações da vida instintivo-afetiva, alterações da memória, ligada ao bloqueio dos processos mnêmicos e, finalmente, conseqüente a alterações na formação dos juízos da realidade. A primeira pode ser chamada de desorientação apática, a segunda de desorientação mnêmica e a terceira de desorientação delirante ou amencial, conforme veremos adiante.

      Desorientação ApáticaComo vimos acima, a Desorientação Apática depende de alterações da percepção, ou seja, de alterações decorrentes da vida instintivo-afetiva. Embora o paciente esteja lúcido e perceba com clareza sensorial o que se passa no ambiente à sua volta, existe enorme falta de interesse, expressiva inibição psíquica e insuficiente energia psíquica para a elaboração da representação e do raciocínio. O paciente percebe todas as particularidades do ambiente mas não tem capacidade para integrar essas informação e formar um juízo sobre a própria situação. A Desorientação Apática ocorre nos estados de profunda e grave depressão.

      Desorientação AmnésticaAs perturbações da memória, que se acompanham de deficiência ou incapacidade de fixação resultam numa desorientação no tempo e no espaço denominada de Desorientação Amnéstica. Caracteriza-se pela incapacidade que o enfermo demonstra para fixar os acontecimentos e, conseqüentemente, para orientar-se no tempo, no espaço e em suas relações com as pessoas do ambiente.

      Desorientação Amencial e Desorientação DeliranteTanto os casos de obnubilação da consciência quanto os estados delirantes se acompanham de dificuldades da compreensão e, por conseqüência, de alterações da síntese perceptiva. As alucinações e a impressão das percepções, observadas nesses casos, influem também no aparecimento da Desorientação Amencial. Fala-se emDesorientação Amencial para aquela que se observa no delirium tremens e nas psicoses orgânicas, onde se verificam alucinações e transtornos da compreensão que dificultam a orientação.

      Nas psicoses esquizofrênicas falamos em Desorientação Delirante, onde, apesar da completa lucidez da consciência, observa-se um tipo de desorientação resultado da adulteração da situação no tempo e no espaço. Nesses casos, é muito freqüente observar também uma dupla orientação, a delirante ao lado da orientação normal, como dissemos acima. De sorte que os pacientes possam estar orientados no tempo e no espaço mas, por outro lado, podem acreditam que se encontram numa prisão ou no inferno.

      http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=203

    • Desorientação Apática depende de alterações da percepção, ou seja, de alterações decorrentes da vida instintivo-afetiva.  falta de interesse, expressiva inibição psíquica e insuficiente energia psíquica para a elaboração da representação e do raciocínio. não tem capacidade para integrar informação e formar um juízo sobre a própria situação. ocorre nos estados de profunda e grave depressão.

      Desorientação Amnéstica As perturbações da memória, que se acompanham de deficiência ou incapacidade de fixação resultam numa desorientação no tempo e no espaço denominada de Desorientação Amnéstica. Caracteriza-se pela incapacidade que o enfermo demonstra para fixar os acontecimentos e, conseqüentemente, para orientar-se no tempo, no espaço e em suas relações com as pessoas do ambiente.

      Desorientação Amencial e Desorientação Delirante Tanto os casos de obnubilação da consciência quanto os estados delirantes se acompanham de dificuldades da compreensão e, por conseqüência, de alterações da síntese perceptiva. As alucinações e a impressão das percepções, observadas nesses casos, influem também no aparecimento da Desorientação Amencial. Fala-se em Desorientação Amencial para aquela que se observa no delirium tremens e nas psicoses orgânicas, onde se verificam alucinações e transtornos da compreensão que dificultam a orientação.

       Desorientação Delirante  apesar da completa lucidez da consciência, observa-se um tipo de desorientação resultado da adulteração da situação no tempo e no espaço. Nesses casos, é muito freqüente observar também uma dupla orientação, a delirante ao lado da orientação normal, como dissemos acima. De sorte que os pacientes possam estar orientados no tempo e no espaço mas, por outro lado, podem acreditam que se encontram numa prisão ou no inferno. ocorre Nas psicoses esquizofrênicas


    ID
    1196305
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TRT - 17ª Região (ES)
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Em relação às características e alterações patológicas da consciência, da atenção e da orientação, julgue os próximos itens.


    Processos psicológicos e fisiológicos podem ocasionar alterações na consciência, como o sopor, por exemplo, definido como estado de rebaixamento da consciência em grau leve.

    Alternativas
    Comentários
    • De acordo com Paulo Dalgarrondo, o sopor é um estado de marcante turvação da consciência no qual o paciente pode ser apenas despertado por estímulo enérgico, sobretudo de natureza dolorosa. Aqui o paciente apresenta - se sempre evidentemente sonolento. Embora o indivíduo possa ainda apresentar reações de defesa, ele é incapaz de qualquer ação espontÂnea

    • Alterações patológicas da consciência:


      As causas das alterações de consciência se relacionam a processos fisiológicos normais e processos patológicos

      -Sopor: estado de grande turvação da consciência, sonolência, a pessoa só desperta com estímulo

      -Coma: nível mais profundo de rebaixamento da consciência e ausência da consciência.

      -Obnubilação ou Turvação da Consciência: acontece o rebaixamento da consciência em grau leve e moderado, com dificuldade de concentração


      FONTE: http://www.psicologiananet.com.br/avaliacao-em-psicologia-forense-consideracoes-sobre-estado-de-consciencia-e-alteracoes-do-nivel-de-consciencia-na-psicologia-juridica/420/

    • -Sopor:  grande turvação da consciência, sonolência

      -Coma: profundo rebaixamento da consciência e ausência da consciência.

      -Obnubilação  LEVE

    • No  sopor, o rebaixamento é MÉDIO.

    • Obnubilação ou turvação (pouca sonolência, lentidão, dificuldade concentração)

      Torpor (evidentemente sonolento, respostas curtas)

      Sopor (muita sonolência, não possui ação espontânea, reação diante estímulo doloroso)

      Coma (ausência atividade voluntária)


    ID
    1196308
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TRT - 17ª Região (ES)
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Em relação às características e alterações patológicas da consciência, da atenção e da orientação, julgue os próximos itens.


    A dissociação da consciência, alteração qualitativa caracterizada pela fragmentação do campo da consciência, provoca perda da unidade psíquica.

    Alternativas
    Comentários
    • Alterações de consciência relacionadas a Síndromes Psicopatológicas:

      Delirium: aspecto confuso do pensamento e do discurso do paciente

      Estado Onírico: estado de turvação da consciência como um sonho verídico

      Amência: excitação psicomotora marcada pela incoerência do pensamento;

      Dissociação da Consciência: fragmentação da consciência, estado semelhante ao sonho

      Estado Hipnótico: sugestionabilidade

      Transe: dissociação da consciência que possui suspensão parcial dos movimentos voluntários

      Estados Crepusculares: acontece obnubilação porém preserva parte da atividade motora coordenada


      http://www.psicologiananet.com.br/avaliacao-em-psicologia-forense-consideracoes-sobre-estado-de-consciencia-e-alteracoes-do-nivel-de-consciencia-na-psicologia-juridica/420/

    • DISSOCIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA

      Fragmentação ou divisão do campo da consciência - ocorre a perda da unidade psiquica

      Desligamento da realidade para evitar o sofrimento.

      Fonte: concursos Psi


    ID
    1196311
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TRT - 17ª Região (ES)
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Em relação às características e alterações patológicas da consciência, da atenção e da orientação, julgue os próximos itens.


    O transe, alteração qualitativa da consciência, caracteriza-se pela interrupção parcial dos movimentos voluntários e pela presença de atividade motora automática ou estereotipada.

    Alternativas
    Comentários
    • De acordo com Paulo  Dalgarrondo em Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais, transe consiste em um estado de dissociação da consciência que se assemelha a um sonho acordado, mas dele difere pela presença de atividade motora automática e estereotipada, acompanhada de suspensão parcial de movimentos voluntários. O estado de transe ocorre em contextos relligiosos-culturais. É importante diferenciar transe religioso de transe histérico.


    ID
    1196314
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TRT - 17ª Região (ES)
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Em relação às características e alterações patológicas da consciência, da atenção e da orientação, julgue os próximos itens.


    A tenacidade ou vigilância é a capacidade de fixar e manter a atenção sobre determinado objeto ou área.

    Alternativas
    Comentários
    • Bleuler destaca duas qualidades na Atenção: a tenacidade e a vigilância. A Tenacidade é a propriedade de manter a Atenção orientada de modo permanente em determinado sentido. A Vigilância é a possibilidade de desviar a Atenção para um novo objeto, especialmente para um estímulo do meio exterior. Essas duas qualidades daAtenção se comportam, geralmente, de maneira antagônica, ou seja, quanto mais tenacidade sobre um determinado objeto está se dedicando, menos vigilante estamos em relação à eventuais estímulos a serem apreendidos.

      Fonte:http://www.psiqweb.med.br/site/?area=ES/Dicionario&palavra=Tenacidade



    • O ERRO: considerar as duas funções iguais!


    • Tenacidade  Atenção orientada de modo permanente

      Vigilância  desviar a Atenção para um novo objeto


    ID
    1228147
    Banca
    FUNRIO
    Órgão
    INSS
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Nas anormalidades da atenção verifica-se um quadro que se caracteriza por instabilidade marcante e mobilidade acentuada da atenção voluntária, com dificuldade ou incapacidade para fixar-se ou deter-se em qualquer coisa que implique esforço produtivo. Esse quadro de anormalidade da atenção chama-se

    Alternativas
    Comentários
    • hipoprosexia: É a diminuição da atenção ou o enfraquecimento acentuado da atenção em todos os seus aspectos.

      hiperprosexia: Anormalidade psicológica caracterizada por atenção exagerada com certa tendência.

      aprosexia: Ausência total do nível de atenção.

    • Distraibilidade: estado patológico que se exprime por instabilidade marcante e dificuldade ou incapacidade para se fixar ou se manter em qualquer coisa que implique esforço produtivo.

      Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/atencao-e-suas-variacoes/22981/#ixzz3nWWEXVaf

    • Resposta: letra A.

      A atenção (prosexia) é dividida em tenacidade (capacidade de concentração) e mobilidade (capacidade de desviar sua atenção de um objeto para outro).

      . Distraibilidade: labilidade da atenção. Hipotenacidade com hipermobilidade. O indivíduo é incapaz de manter sua atenção em uma mesmo objeto por algum tempo.

      . Distração: rigidez da atenção. Hipertenacidade com hipomobilidade. O indivíduo não é capaz de desviar sua atenção.


    ID
    1245919
    Banca
    FGV
    Órgão
    FUNARTE
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    O excesso de informações, derivado, em parte, do fácil acesso à tecnologia, está associado a uma possível diminuição de produtividade e da aprendizagem, dada sua relação com a capacidade de atenção. Sobre a atenção e seus transtornos, pode-se afirmar que:

    Alternativas
    Comentários
    • Letra e) atenção é criada pela consciência e pode ser entendida como uma atitude psicológica através da qual a atividade psíquica se foca em diversos estímulos. ERRADA
      Atenção pode ser entendida como uma atitude psicológica através da qual concentramos a nossa atividade psíquica sobre um estímulo específico, seja este estímulo uma sensação, uma percepção, representação, afeto ou desejo, a fim de elaborar os conceitos e o raciocínio. Portanto, de modo geral a Atenção parece criar a própria consciência.
      Letra d) o elemento afetivo tem significação determinante no processo da atenção, uma vez que a pessoa dirige a atenção aos estímulos que lhe despertam interesse; CORRETO
      Para que uma lembrança seja eficaz é indispensável a compreensão do objeto sobre o qual se polariza a Atenção, condição essa que depende da afetividade e do interesse. Kraepelin já afirmava a lembrança poderia persistir por mais tempo quanto mais claramente (mais compreensivamente) se percebia o estímulo original e quanto mais numerosas e intensas fossem suas ligações com o resto do conteúdo da consciência. Portanto, as lembranças perduram por mais tempo quanto mais são reforçadas pela repetição.


      FONTE: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=201 
    • Letra b) tenacidade é a possibilidade de desviar a atenção para um novo objeto, especialmente para um estímulo do meio exterior; ERRADA

      Bleuler destaca duas qualidades na Atenção: a tenacidade e vigilância

      A tenacidade é a propriedade de manter a Atenção orientada de modo permanente em determinado sentido, focando um ponto definido e preciso. 

      vigilância é a possibilidade de desviar a Atenção para um vários objetos, especialmente para estímulos do meio exterior. 

      Essas duas qualidades da Atenção se comportam, geralmente, de maneira antagônica, ou seja, quanto mais tenacidade sobre um determinado objeto, menos vigilância, e vice-versa.


      Letra c) nos períodos de euforia do transtorno afetivo bipolar, a atenção se caracteriza pela combinação de supertenacidade e subvigilância; ERRADA

      O correto é supervigilância e subtenacidade

      "Esta super-vigilância acompanhada de sub-tenacidade da Atenção é observada em estados patológicos acompanhados de excitação psicomotora, como é o caso doEpisódio de Mania (euforia), no Transtorno Hipercinético da Infância, nas intoxicações exógenas por estimulantes como a cocaína ou anfetaminas, na embriaguez, na esquizofrenia ou mesmo em pessoas normais passando por momentos de grande excitação."

      FONTE: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=201


    ID
    1245955
    Banca
    FGV
    Órgão
    FUNARTE
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Segundo Samulski, as percepções são processos presentes em todas as fases da ação esportiva, contribuindo para determinar as mudanças de velocidade, de espaço e de movimentos do corpo inteiro ou de parte dele, da posição do adversário, da forma de controle do equipamento, etc. O mesmo autor, baseando-se em Neumaier, afirma que a percepção (particularmente a visual) nos esportes deve cumprir quatro tarefas:

    Alternativas

    ID
    1265890
    Banca
    TJ-PR
    Órgão
    TJ-PR
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Considerando as várias formas de coleta de informações em psicologia, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

    1. Informa acerca do funcionamento global do cérebro.                       ( ) Entrevista.
    2. Conhecimento psicológico da estrutura da personalidade.               ( ) Psicodiagnóstico.
    3. Avalia o conhecimento de habilidades e competências.                    ( ) Exame neuropsicológico.
    4. Estratégia clínica de uso longitudinal na avaliação psicológica.        ( ) Avaliação de potencial.
    5. Instrumento de investigação histórica.                                                ( ) Anamnese.

    Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

    Alternativas
    Comentários
    • Olá meus colegas psicólogos. Não vou fazer nenhum comentário sobre a questão. Só vou pedir que cada um de vocês ao acabar de resolver as questões indiquem as questões referentes a psicologia pra comentário do professor. Assim quando o site receber inúmeras indicações para comentário se sentirá na obrigação de colocar professores para nos aulxiliarem facilitando nossos estudos. Vamos nos unir e continuar estudando, pois nossa aprovação estará cada vez mais perto. Agradeço e bons estudos a todos(as).

      Forte abraço!

      Jady Almeida

    • 1. Informa acerca do funcionamento global do cérebro                       ( 4 ) Entrevista. 
      2. Conhecimento psicológico da estrutura da personalidade                ( 2 ) Psicodiagnóstico. 
      3. Avalia o conhecimento de habilidades e competências                     ( 1 ) Exame neuropsicológico. 
      4. Estratégia clínica de uso longitudinal na avaliação psicológica        ( 3 ) Avaliação de potencial. 
      5.
      Instrumento de investigação histórica                                                   ( 5 ) Anamnese. 

    • BLEGER, entrevistas e grupos, 2011.

      ANAMNESE 
      -O campo é configurado pelo ENTREVISTADOR 
      -Busca reconstrução global da vida do paciente 
      -Atenção focada no "dito"

      Anamnese é uma compilação de dados pré-estabelecidos incluindo a história do indivíduo a
      história da sua doença e a história da sua saúde. na anamnese a preocupação e
      a finalidade resina na compilação de dados, e o paciente fica reduzido a um
      mediador entre a sua enfermidade, sua vida em seus dados por um lado, e o
      médico por outro.

      ETREVISTA PSICOLÓGICA 
      - O campo é configurado pelo ENTREVISTADO 
      - não aflora a totalidade do repertório de sua personalidade 
      - é focada tb no "não dito" - padrões inconscientes

       


    ID
    1281208
    Banca
    UEG
    Órgão
    TJ-GO
    Ano
    2006
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Preocupada com pequenos insetos que andam por seus braços e por suas pernas, fazem ninhos em seu couro cabeludo e instalam-se em seus orifícios da face, uma senhora vai a um alergista e diz-lhe que sua boca está cheia de bichos, tirando a dentadura para mostrar-lhe tais insetos (inexistentes para o alergista). Este caso é um típico exemplo de alucinação

    Alternativas
    Comentários
    •  Alucinações Táteis: A percepção de estímulos táteis sem que exista o objeto correspondente é observada principalmente nas psicoses tóxicas e nas psicoses delirantes crônicas, como veremos adiante. Nestes casos, principalmente no Delirium Tremens ou na dependência de cocaína, o paciente sente-se picado por pequenos animais, insetos esquisitos, vermes que caminham sobre a pele, pancadas, alfinetadas, queimaduras, estranhos carrapatos que penetraram em algum orifício fisiológico,etc. Freqüentemente as alucinações táteis com pequenos insetos é acompanhada por um Delírio de infestação também chamado de Síndrome de Ekbom. Não são raros os casos de Alucinação tátil que se caracteriza pela sensação de ter-se as pernas puxadas à noite ou estrangulamento, sufocação ou opressão antes de conciliar o sono.

      Quando esta percepção falseada diz respeito aos órgãos internos ou ao esquema corporal falamos em ALUCINAÇÕES CENESTÉSICAS. Nestes casos os pacientes sentem como se tivessem seu fígado revirado, esvaziado seu pulmão, seus intestinos arrancados, o coração rasgado, o cérebro apodrecido e assim por diante. As Alucinações Cenestésicas devem ser diferenciadas das ALUCINAÇÕES CINESTÉSICAS, que não dizem respeito à sensação tátil, mas sim aos movimentos (cine-movimento). Nas cinestesias os pacientes percebem as paredes movendo-se ou eles próprios movendo-se no espaço.

      Exemplo: um paciente delirante crônico sentia que seu cérebro estava infestado de germes, os quais, esporadicamente, escorriam-lhe pelo nariz. Neste caso uma Alucinação Tátil Cenestésica. Outro queixava-se de inúmeros percevejos que furavam-lhe a pele o tempo todo. Era um portador de Delirium Tremens, e, inclusive, mostrava os insetos que conseguia apanhar para o médico (zoopsia+aluc. tátil). Trata-se de Alucinações Táteis puras. Outro, já idoso, que sabia ter seus pulmões corroídos por vermes provenientes de carne suína, tossia seguidamente e vivia submetendo-se a freqüentes exames de raios X. Neste último caso, uma Alucinação Cenestésica pura.

      http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=103


    ID
    1312390
    Banca
    FGV
    Órgão
    AL-MT
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    A respeito do quadro de alextimia, assinale a afirmativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • Página 325 de Dalgalarrondo: "Denomina-se alextimia a dificuldade de identificar sentimentos e diferenciá-los de sensações corporais, assim como a dificuldade de falar sobre as próprias emoções". (Fonte: Apostila do Estratégia Concursos - organizada pelo professor Alyson Barros).

    • Gab A

      Nos quadros de alextimia, o problema focal é a dificuldade de identificar sentimentos e diferenciá-los das sensações corporais.


    ID
    1339318
    Banca
    FGV
    Órgão
    SEDUC-AM
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Em relação à dislexia, analise as afirmativas a seguir.

    I. Está associada à dificuldade de leitura.
    II. Costuma ser diagnosticada na idade escolar.
    III. É um problema multifatorial.

    Assinale:

    Alternativas

    ID
    1339327
    Banca
    FGV
    Órgão
    SEDUC-AM
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Sobre a dislexia, assinale a opção correta.

    Alternativas
    Comentários
    • a) Crianças disléxicas não costumam apresentar comorbidades. ERRADA

      b) A discalculia não está associada à dislexia. ERRADA

      c) A dislexia é mais comum em meninas. (MENINOS) ERRADA

      d) Alterações visuais e retardo mental devem ser descartados previamente no diagnóstico de dislexia. CERTA

      e) O tratamento principal da dislexia é medicamentoso. ERRADA


    ID
    1350265
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    SESA-ES
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    O falseamento da memória em que as lembranças perdem suas características e são consideradas pelo indivíduo como fatos novos é denominado

    Alternativas
    Comentários
    • Criptomnésia é o fenômeno na qual uma memória ressurge na consciência e é vivida como algo inteiramente novo. É lembrar de algo que estava de alguma forma encoberto e não reconhecer a lembrança como um dado do passado, mas como uma idéia totalmente nova


      http://fluxodopensamento.com/2013/06/criptomnesia/

    • a) alucinações mnêmicas. (São verdadeiras criações imaginativas com a aparência de lembranças ou reminiscências que não correspondem a qualquer elemento mnêmico, a qualquer lembrança verdadeira.)

      b) ilusões mnêmicas. (acréscimo de elementos falsos a um núcleo verdadeiro de memória.)

      c) criptomnésia. (Trata-se de um falseamento da memória, em que as lembranças aparecem como fatos novos ao paciente, que não as reconhece como lembranças, vivendo-as como uma descoberta.)

      d) ecmenesia. (Trata-se da recapitulação e da revivescência intensa, abreviada e panorâmica, da existência, uma recordação condensada de muitos eventos passados, que ocorre em breve período.)


      GABARITO C

    • Criptomnésia: as lembranças perdem sua qualidade e aparecem ao paciente como fatos novos fazendo-o, por exemplo, apropriar-se de ideias alheias.


    ID
    1398139
    Banca
    FGV
    Órgão
    SUSAM
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Um jovem sofreu um acidente de carro, durante o qual teve trauma cranioencefálico. Depois disso, começou a apresentar problemas para lembrar as situações que ocorreram antes e depois do acidente.

    Assinale a opção que indica o tipo de distúrbio apresentado no caso descrito.

    Alternativas
    Comentários
    • Amnésia retroanterógrada

    • Amnésia retro-anterógrada (total): alteração de fixação e evocação.

    • Gab. B

      "Amnésia Retroanterógrada: Refere-se ao esquecimento dos fatos ocorridos antes e depois da causa determinante."

      Fonte: https://drasandraalveshomeopata.com.br/altera%C3%A7%C3%B5es-funcionais/tratamento-da-altera%C3%A7%C3%A3o-da-mem%C3%B3ria


    ID
    1398160
    Banca
    FGV
    Órgão
    SUSAM
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    A respeito dos distúrbios de memória que estão presentes em muitos quadros psicopatológicos, assinale a afirmativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • DEMÊNCIA NA DOENÇA DE ALZHEIMER - CID.10A doença de Alzheimer é uma doença cerebral degenerativa primária de etiologia desconhecida com aspectos neuropatológicos e neuroquímicos característicos. O transtorno é usualmente insidioso no início e se desenvolve lenta mas continuamente durante um período de vários anos.

      Demência na doença de Alzheimer com início antes da idade de 65 anos, com um curso de deterioração relativamente rápido e com transtornos múltiplos e marcantes das funções corticais superiores.

      Inclui:
      Demência degenerativa primária do tipo Alzheimer, de início pré-senil
      Demência pré-senil, tipo Alzheimer
      Doença de Alzheimer, tipo 2


    • A doença de Wernicke e a psicose de Korsakoff foram identificadas no final do século passado. A primeira é caracterizada por nistagmo, marcha atáxica, paralisia do olhar conjugado e confusão mental. Es- ses sintomas usualmente têm início abrupto, ocorren- do mais freqüentemente em combinação. A doença de Wernicke está associada com deficiência nutricio- nal, ocorrendo especialmente em alcoolistas.

      A psicose de Korsakoff é uma desordem mental na qual a memória de retenção está seriamente com- prometida em um paciente até então sadio. Esta de- sordem está também associada ao alcoolismo e à deficiência nutricional.

      O complexo de sintomas abrangendo o compro- metimento do aprendizado e da memória, bem como as manifestações da doença de Wernicke é apropria- damente designado de síndrome de Wernicke- Korsakoff.

    • Gab. D

      A - A Síndrome de Korsakoff se caracteriza principalmente pela perda da memória RECENTE, as memórias antigas parecem ser menos afestadas.

      B - A progressão da DA é lenta e não rápida.

      C - Costumam ser revertidos, na verdade.

      E - Demência vascular é diferente de DA. Vejamos:

      "Ambas podem possuir um curso crônico e progressivo. Entretanto, a Doença de Alzheimer (DA) é marcada pelo distúrbio cognitivo relacionado à memória, principalmente a memória episódica. Enquanto que a demência vascular tem maior comprometimento da função executiva e tendem a ter melhor aprendizado verbal e recordação."


    ID
    1412323
    Banca
    CEC
    Órgão
    Prefeitura de Piraquara - PR
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    A identificação e o tratamento de transtornos mentais são algumas das atribuições do Psicólogo no campo da Saúde Mental. Para tal, é necessário o conhecimento de conceitos básicos no campo da Psicopatologia. A seguir, seguem 5 definições.

    1. Um estado de ausência completa de resposta, com imobilidade e mutismo.

    2. Medo irracional e persistente de um objeto, atividade ou situação específicos ocasionando um intenso desejo de evitá-los.

    3. Uma alteração na percepção ou experiência do mundo externo, de modo que parece estranho ou irreal. 4. Antecipação apreensiva de um futuro perigo ou infortúnio acompanhada de uma sensação de disforia ou sintomas somáticos de tensão.

    5. Falsa crença baseada em uma inferência incorreta acerca da realidade externa, firmemente mantida, apesar do que quase todas as outras pessoas acreditam e apesar de provas ou evidências em contrário.

    Assinale a alternativa que relaciona corretamente cada um dos conceitos abaixo com suas respectivas definições:

    Alternativas
    Comentários
    • 1. Um estado de ausência completa de resposta, com imobilidade e mutismo. Estupor



      2. Medo irracional e persistente de um objeto, atividade ou situação específicos ocasionando um intenso desejo de evitá-los.  Fobia



      3. Uma alteração na percepção ou experiência do mundo externo, de modo que parece estranho ou irreal.  Desrealização

       

      4. Antecipação apreensiva de um futuro perigo ou infortúnio acompanhada de uma sensação de disforia ou sintomas somáticos de tensão. Ansiedade



      5. Falsa crença baseada em uma inferência incorreta acerca da realidade externa, firmemente mantida, apesar do que quase todas as outras pessoas acreditam e apesar de provas ou evidências em contrário. Delírio

       

       

       

      https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br

    • Sabendo os 3 mais comuns dava pra matar a questão

       

      esturpor: um estado de ausência completa de resposta, com imobilidade e mutismo;

      fobia: medo irracional e persistente de um objeto, atividade ou situação específicos ocasionando um intenso desejo de evitá-los;

      desrealização: alteração na percepção ou experiência do mundo externo, de modo que parece estranho ou irreal;

      ansiedade: antecipação apreensiva de um futuro perigo ou infortúnio acompanhada de uma sensação de disforia ou sintomas somáticos de tensão.; e

      delírio: falsa crença baseada em uma inferência incorreta acerca da realidade externa, firmemente mantida, apesar do que quase todas as outras pessoas acreditam e apesar de provas ou evidências em contrário. 

       

      ------------------- 

      Gabarito: B


    ID
    1480054
    Banca
    FCC
    Órgão
    MPE-MA
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    O estudo neuropsicológico visa a investigar as relações entre cérebro e comportamento. A neuropsicologia é, portanto, a ciência dedicada ao estudo da expressão comportamental

    Alternativas
    Comentários
    • neuropsicologia é uma interface ou aplicação da psicologia e da neurologia, que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano. Sua principal área de atuação é na compreensão de como lesões, malformações, alterações genéticas ou qualquer agravo que afete o sistema nervoso causam déficits (alterações) em diversas áreas do comportamento e da cognição humana. 


    ID
    1514290
    Banca
    IADES
    Órgão
    EBSERH
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    No trabalho do psicólogo hospitalar, o exame do estado psíquico é muito importante para a avaliação da situação de crise. A respeito desse assunto, assinale a alternativa que apresenta objetivo desse tipo de exame.

    Alternativas
    Comentários
    •  a)Avaliar tanto os aspectos sadios quanto as disfunções e psicopatologias do paciente.


    ID
    1514317
    Banca
    IADES
    Órgão
    EBSERH
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    No contexto hospitalar, o delirium é uma síndrome com características muito específicas e muito encontrada em pacientes internados nas UTIs. Com relação à caracterização dessa síndrome, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • O Delirium é uma síndrome que tem como evento central o prejuízo da consciência, acompanhada a essas alterações decorrem prejuízo cognitivo e comportamental de forma flutuante. Para este diagnóstico deve-se ter em mente que essas alterações não podem decorrer de processo demencial instalado ou em evolução. Para a diferenciação entreDemência e Delirium vale lembrar que o último tem seu início abrupto e em conseqüência a situações clínicas diversas.

      Trata-se, o Delirium, de uma emergência médica verdadeira, comumente interpretado erroneamente como Demência ou como psicose funcional, erro este capaz de obscurecer o diagnóstico de um sério distúrbio físico ou tóxico subjacente.

      O Delirium, por se tratar de um sério problema de saúde de conseqüência significativa e freqüentemente experimentado por muitos pacientes idosos, principalmente quando hospitalizados, deve merecer sempre uma especial atenção dos médicos generalistas. Devido à sua habitual e potencial reversibilidade clínica, o tratamento do Delirium é uma atitude médica essencial.

      Tendo em vista o fato do Delirium ser uma conseqüência fisiológica direta de uma condição clínica e orgânica geral, Intoxicação ou Abstinência de Substância, uso de medicamento ou exposição à toxinas, ou uma combinação desses fatores, sua abordagem não deve, absolutamente, ser monopólio da psiquiatria.

      Segundo Inouye, o Delirium ocorre entre 10 e 60% dos idosos hospitalizados e não é diagnosticado corretamente 32 a 66% dos casos.

    • Possíveis causas do delirium: Idade avançada, lesões cerebrais prévias, dependência de substâncias e uso abusivo de álcool. Referência: Dalgalarrondo. 


    ID
    1514320
    Banca
    IADES
    Órgão
    EBSERH
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    A respeito da alucinação, é correto afirmar que ela designa uma alteração de

    Alternativas
    Comentários
    • Alterações qualitativas da sensopercepção
      Ilusões: é a percepção falseada ou deformada de um objeto real, cujas causas são: debilitação da atenção ou exaltação emocional (ilusão catatímica);
      Aberrações perceptivas: consiste no fato de se emprestar cores inusitadas aos objetos exteriores, comumente causadas por drogas;
      Alucinações: é produto de um juízo alterado, o qual cria uma viva representação originada numa imagem de recordo ou da fantasia, a qual é projetada no exterior e aceita como real, como um produto de uma captação sensorial. Seus mecanismos podem ser: psicológicos ou neurológicos. 


    ID
    1570327
    Banca
    CEPERJ
    Órgão
    FSC
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Segundo Pichon-Rivière (1980), o tipo de pensamento que se caracteriza pela extensão às coisas inanimadas da intencionalidade dos objetos animados denomina-se pensamento:

    Alternativas
    Comentários
    • Associação fortuitas ocasionais entre ideias:

      lei da contiguidade: acreita que quebrando uma objeto da pessoa está agindo sobre a pessoa;

      Lei da Similaridade: queimar um objeto semelhante a pessoa.

      Tirei esse entendimento do Dalgalarrondo.

    • Pensamento Mágico

      -->  Pensamento que se caracteriza pela extensão às coisas inanimadas da intencionalidade dos objetos animados 


    ID
    1574410
    Banca
    AOCP
    Órgão
    INES
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    O conjunto intrincado de conexões paralelas de superfície do corpo com o cérebro e primeiro sistema sensorial a ser compreendido com pormenores anatômicos, denomina-se sistema

    Alternativas
    Comentários
    • letra E - Somatossensorial.

    • do grego soma = corpo


    ID
    1574416
    Banca
    AOCP
    Órgão
    INES
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    De acordo com as funções regionais do cérebro humano, os Lobos Parietais são responsáveis por

    Alternativas
    Comentários
    • Lobo frontalmovimentos físicos, memória, pensamento, aprendizado e fala

      Lobo Parietal: percepção espacial, senda de dor, calor e frio

      Lobo temporal: estimulos auditivos

      Lobo occiptal: processa imagens visuais

    • LOBOS PARIETAIS

      Na região superior do cérebro temos os lobos parietais, constituídos por duas subdivisões, a anterior e a posterior. A primeira, também chamada de córtex somatossensorial, tem a função de possibilitar a percepção de sensações como o tato, a dor e o calor. Por ser a área responsável em receber os estímulos obtidos com o ambiente exterior, representa todas as áreas do corpo humano. É a zona mais sensível, logo ocupa mais espaço do que a zona posterior, uma vez que tem mais dados a serem interpretados, captados pelos lábios,  e garganta. A zona posterior é uma área secundária e analisa, interpreta e integra as informações recebidas pela anterior, que é a zona primária, permitindo ao indivíduo se localizar no espaço, reconhecer objetos através do tato etc.

      REPOSTA ITEM B

    • Divisão do Córtex Cerebral em Lobos

      Lobo frontal (localizado a partir do sulco central para a frente) - Responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, programação de necessidades individuais e emoção.

      Lobo Parietal (localizado a partir do sulco central para trás ) - Responsável pela sensação de dor, tato, gustação, temperatura, pressão. Estimulação de certas regiões deste lobo em pacientes conscientes, produzem sensações gustativas. Também está relacionado com a lógica matemática.

      Lobo temporal (abaixo da fissura lateral) - É relacionado primariamente com o sentido de audição, possibilitando o reconhecimento de tons específicos e intensidade do som. Tumor ou acidente afetando esta região provoca deficiência de audição ou surdez. Esta área também exibe um papel no processamento da memória e emoção.

      Lobo Occipital (se forma na linha imaginária do final do lobo temporal e parietal) - Responsável pelo processamento da informação visual. Danos nesta área promove cegueira total ou parcial.

      Lobo Límbico (ao redor da junção do hemisfério cerebral e tronco encefálico) - Está envolvido com aspectos do comportamento emocional e sexual e com o processamento da memória.

      fonte: www.cerebromente.org.br


    ID
    1574419
    Banca
    AOCP
    Órgão
    INES
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    O circuito de estruturas filogeneticamente antigas, responsável pela geração e modificação de lembranças e por conferir peso emocional à experiência sensorial e à recordação, denomina-se

    Alternativas
    Comentários
    • GABARITO 

      LETRA E

    • Sense8

    • o sistema nervoso autônomo --> dividido em simpático e parassimpático

      O sistema nervoso simpático é responsável pelas alterações no organismo em situações de estresse ou emergência. Assim, deixa o indivíduo em estado de alerta, preparado para reações de luta e fuga.

      O sistema nervoso parassimpático tem a função de fazer o organismo retornar ao estado de calma em que o indivíduo se encontrava antes da situação estressante.

      fonte: www.diferença.com/sistema-nervoso-simpatico-e-parasimpatico

      Sistema Límbico: atualmente esse sistema está envolvido não apenas com as EMOÇÕES, mas também possui vital importância para a MOTIVAÇÃO, o desenvolvimento do APRENDIZADO e a MEMÓRIA.

      Doenças relacionadas a lesões:

      Alzheimer; Síndrome de Kluver-Bucy; Amnésia; Alexitimia.

      Fonte: www.amenteemaravilhosa.com.br/sistema-limbico


    ID
    1580266
    Banca
    Marinha
    Órgão
    CSM
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    No que se refere à afetividade e suas alterações, assinale a opção correta, conforme Dalgalarrondo (2008).

    Alternativas
    Comentários
    • Corrigindo:

      a) Emoções podem ser definidas como reações afetivas agudas, momentâneas desencadeadas por estímulos significativos. (p. 156)

      Paixão é um estado afetivo extremamente intenso que domina a atividade psíquica como um todo captando e dirigindo a atenção e o interesse do indivíduo em uma só direção, inibindo os demais interesses. (p. 157-158)

       

      b) Denomina-se irradiação afetiva a capacidade que o indivíduo tem de transmitir, irradiar ou contaminar os outros com seu estado afetivo momentâneo, fazendo com que entrem em sintonia com ele. (p. 159)

      sintonização afetiva consiste na capacidade de o indivíduo ser influenciado por estímuloes externos. (p. 159)

       

      c) GABARITO. (p. 164)

       

      d) Define-se afeto como a qualidade e o tônus emocional que acompanha uma ideia ou representação mental.(p. 157)

      Sentimentos são estados de configurações afetivas estáveis que estão comumente associados a conteúdos intelectuais, valores, representações e, em geral, não implicam concomitantes somáticos. Constituem fenômeno muito mais mental que somático. (p; 156)

       

      e) A anedonia é a incapacidade total ou parcial de obter e sentir prazer com determinadas atividades ou experiências da vida. (p. 169)

       

      alexitimia é a dificuldade de identificar sentimentos e difereciá-los de sensações corporais, assim como a dificuldade de falar sobre as próprias emoções e ter um estilo de pensamento orientado para o externo. (p. 325-326)

       

      RESUMINDO

      1. Humor ou estado de ânimo: tônus afetivo do indivíduo, disposição afetiva de fundo.

      2. Emoções: reações afetivas agudascurta duraçãopsicossomática.

      3. Sentimentos: configurações afetivas estáveis, comumente associado a conteúdos intelectuais, em geral está nos polos "agradável x desagradável" e "prazível x desprazível"

      4. Afetos: componente emocional de uma ideia.

      5. Paixões: extremamente intenso, puxa todo o interesse do indivíduo.

       

      Espero ter ajudado e continuemos na labuta.


    ID
    1580317
    Banca
    Marinha
    Órgão
    CSM
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Dalgalarrondo (2008) descreve uma alteração qualitativa de consciência na qual há um estreitamento transitório do campo da consciência, afunilamento da consciência (que se restringe a um círculo de ideias, sentimentos ou representações de importância particular para o sujeito acometido), com a conservação de uma atividade psicomotora global mais ou menos coordenada, permitindo a ocorrência dos chamados atos automáticos. Como se denomina essa alteração?

    Alternativas
    Comentários
    • a) Estado segundo. = Estado patológico transitório semelhante ao estado crepuscular, caracterizado por um atividade psicomotora coordenadada, a qual, entretanto permanece estranha à personalidade do sujeito acometido e não se integra a ela. 

       b) Estados crepusculares. Gabarito

       c) Dissociação da consciência.= Tal expressão designa a fragmentação ou a divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano. Ocorre com certa frequência nos quadros histéricos ( crises histéricas de tipo dissociativo).

       d) Transe =  Estado de dissociação da consciência que se assemelha a sonhar acordado, diferindo disso, porém, pela presença de atividade motora automática e estereotipada acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários. 

       e) Estado hipnótico.= É um estado de consciência reduzida e estreitada e de ateção concetrada, que pode ser induzido por outra pessoa (hipnotizador). 

      Dalgalarrondo (2008). p. 96, 97 e 98.

       


    ID
    1580356
    Banca
    Marinha
    Órgão
    CSM
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    No que se refere às alucinações, assinale a opção INCORRETA, conforme Dalgalarrondo (2008).

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito:  d) O paciente psicótico geralmente tem crítica do significado patológico das alucinações, que não podem ser modificadas por estímulos ambientais. 

      Conforme Dalgalarrondo (2008) p. 133 = Paciente geralmente não tem crítica do significado patológico das alucinações. Geralmente não podem ser modificados por estímulos ambientais. 


    ID
    1580365
    Banca
    Marinha
    Órgão
    CSM
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    De acordo com Dalgalarrondo (2008), no exame do estado mental, as funções psíquicas mais afetadas nos transtornos afetivos, neuróticos e da personalidade são:

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: c) Afetividade, Vontade, Psicomotricidade e Personalidade.

      Funções mais afetadas nos transtornos psico- orgânicos : Nivel de consciência; atenção; orientação; memória; inteligência; linguagem.

      Funções mais afetadas no psicóticos: sensopercepção; pensamento; juízo de realidade; vivência do Eu.  

       


    ID
    1580374
    Banca
    Marinha
    Órgão
    CSM
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Correlacione as alterações da linguagem às suas respectivas definições, segundo Dalgalarrondo (2008), e assinale, a seguir, a opção que apresenta a sequência correta.


    ALTERAÇÕES DA LINGUAGEM


    I - Dislalia


    II - Dislexia



    III- Disartria


    IV - Afasia


    DEFINIÇÕES


    ( ) É a incapacidade de articular corretamente as palavras devido a alterações neuronais referentes ao aparelho fonador.


    ( ) É a alteração da linguagem falada que resulta da deformação, da omissão ou da substituição dos fonemas.


    ( ) É a perda da linguagem, falada e escrita, por incapacidade de compreender e utilizar os símbolos verbais.


    ( ) É uma disfunção leve de leitura, encontrada principalmente em crianças que apresentam dificuldades diversas no aprendizado da linguagem escrita.


    ( ) É a alteração da linguagem falada sem qualquer lesão ou disfunção orgânica, determinada por conflitos e fatores psicogênicos.

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: b) (III) (I) (IV) (II) (-)

       É a alteração da linguagem falada sem qualquer lesão ou disfunção orgânica, determinada por conflitos e fatores psicogênicos. = DISFEMIA

      Dalgalarrondo (2008) p. 235 ...


    ID
    1580386
    Banca
    Marinha
    Órgão
    CSM
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    No que se refere à memória e suas alterações, assinale a opção correta, conforme Dalgalarrondo (2008).

    Alternativas
    Comentários
    • a)Esquecimento por recalque é aquele quando se trata de conteúdo desagradável ou pouco importante para o indivíduo, podendo, no entanto, o sujeito, por esforço próprio, voltar a recordar certos conteúdos reprimidos. Conforme consta no livro: Esquecimento por recalque: certos conteúdos mnêmicos, devido ao fato de serem emocionalmente insuportáveis, são banidos da consciência, podendo ser recuperados apenas em circunstâncias especiais ( ficam estocados no inconsciente).

      b) A memória imediata tem capacidade limitada e depende da concentração, da fatigabilidade e de certo treino. Refere-se à capacidade de reter a informação por curto período (de poucos minutos até 3 a 6 horas) . Conforme consta no livro: Memória imediata ou de curtíssimo prazo ( de poucos segundos até 1 a 3 minutos.)

       c)O priming é um fenômeno tipicamente patológico e predominantemente neocortical, participando dele as áreas pré-frontais e corticais associativas temporoparietoccipitais.Conforme o livro:  não  é e nem existe isso tipicamente patológico conforme está na alternativa.  

       d) Esquecimento por repressão é aquele em que certos conteúdos mnâmicos, devido ao fato de serem emocionalmente insuportáveis, são banidos da consciência, podendo ser recuperados apenas em circunstâncias especiais. Conforme consta no livro: Esquecimento por repressão: quando se trata de conteúdo desagradável ou pouco importante para o indivíduo, podendo, no entanto, o sujeito, por esforço próprio, voltar a recordar certos conteúdos reprimidos ( que ficam estocados no pré-consciente). 

      e) O priming pode ser traduzido como dicas evocadoras de lembranças mais amplas e sugere que a lembrança de alguns fragmentos da memória e conjuntos mnâmicos maiores seriam armazenados de forma parcialmente independente.  (Gabarito)

      Dalgalarrondo (2008). p. 139 e 140


    ID
    1582534
    Banca
    UFBA
    Órgão
    UFBA
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


    No que diz respeito ao fenômeno phi, deve haver uma correspondência entre a experiência psicológica ou consciente e a atividade cerebral subjacente – ponto de vista que é denominado princípio de figura‑fundo, uma ideia amplamente aceita na Biologia e na Química.

    Alternativas

    ID
    1582537
    Banca
    UFBA
    Órgão
    UFBA
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


    O que leva um indivíduo a perceber ou a deixar de perceber um determinado estímulo não são apenas as características deste, mas também as necessidades, os motivos, as expectativas e os interesses são igualmente importantes na determinação de estímulos que atraem a sua atenção.

    Alternativas

    ID
    1582540
    Banca
    UFBA
    Órgão
    UFBA
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


    Uma interpretação analítico-comportamental da percepção só é possível porque se considera que o indivíduo é capaz de utilizar-se de cópias mentais, que são construídas a partir de percepções passadas.

    Alternativas

    ID
    1582543
    Banca
    UFBA
    Órgão
    UFBA
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


    Estudos experimentais que consideravam a complexidade envolvida no fenômeno da atenção utilizaram, como medidas objetivas de investigação, o tempo de reação, salientando-se que o interesse no tempo de reação teve início com a equação pessoal, uma diferença sistemática entre os tempos de reação verificados entre os astrônomos do século XVIII, e foi a partir desse fenômeno que Donders formulou seu método subtrativo de estudo da atenção.

    Alternativas

    ID
    1582546
    Banca
    UFBA
    Órgão
    UFBA
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


    Uma função principal envolvida na atenção é a identificação de objetos e eventos importantes no ambiente e isso pode acontecer de maneira seletiva, pois as pessoas usam a atenção seletiva para acompanhar uma mensagem e ignorar outras e, desse modo, os processos de atenção também estão envolvidos durante a atenção dividida quando as pessoas tentam realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

    Alternativas

    ID
    1582549
    Banca
    UFBA
    Órgão
    UFBA
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


    É possível destacar três níveis básicos de processamento da memória verbal: o primeiro é chamado grafêmico e consiste em um conjunto formado pelas características superficiais da aparência; o segundo é o fonêmico ou fonológico, que supõe que os elementos sejam embasados em fonemas, como é o caso dos padrões básicos do som de uma língua, e o terceiro é o semântico de processamento, que ocorre pela determinação do significado de uma palavra.

    Alternativas

    ID
    1582552
    Banca
    UFBA
    Órgão
    UFBA
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


    Ao discutir a representação e a manipulação do conhecimento na memória, Sternberg distingue o conhecimento declarativo do conhecimento não declarativo, mostrando que o conhecimento declarativo consiste em saber quais procedimentos estão envolvidos na emissão de uma dada resposta, enquanto o conhecimento não declarativo se caracteriza pela enunciação de fatos, como datas, nomes e aparências.

    Alternativas

    ID
    1582555
    Banca
    UFBA
    Órgão
    UFBA
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


    A codificação semântica caracteriza mais especificamente a memória de curto prazo.

    Alternativas

    ID
    1582567
    Banca
    UFBA
    Órgão
    UFBA
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


    O comportamento precorrente geralmente envolvido na resolução de problemas é frequentemente denominado de raciocínio e imaginação.

    Alternativas

    ID
    1669303
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRT - 3ª Região (MG)
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    O estado de humor negativo caracterizado por sintomas corporais de tensão física e apreensão em relação ao futuro (American Psychiatric Association, 1994; Barlow, 2002), corresponde à definição de

    Alternativas
    Comentários
    • O capítulo do DSM-5 incluiu outro novo especificador, “com Ansiedade”, empregado para descrever a presença de sintomas ansiosos que não fazem parte dos critérios diagnósticos do Transtorno Bipolar. O especificador “com Ansiedade” também pode ser aplicado nos Transtornos Depressivos e descreve sintomas como tensão, inquietação, dificuldade de concentração devido a uma preocupa- ção, medo de que algo terrível possa acontecer e sensação de perda de controle sobre si mesmo.

       

      Fonte:http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtcc/v16n1/v16n1a07.pdf

    • https://www.saraiva.com.br/psicopatologia-uma-abordagem-integrada-2-ed-2015-9243930.html?pac_id=123134&gclid=Cj0KCQjwlMXMBRC1ARIsAKKGuwhFHDbam9JmJRBCa1XTiLypaSnjXLSfLBGAZY1xDL_iAqxMs68d9NcaArm7EALw_wcB

    • GABARITO D

    • Definição do livro do Dalgalarrondo

    • LETRA D

      A chave para essa questão é saber que:

      • Medo: possui relação com o presente

      • Ansiedade: relação com o futuro.

      Sabendo isso você consegue responder de forma rápida.


    ID
    1754899
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    HCFMUSP
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Segundo Oliveira e Serafim (In: Serafim e Saffi, 2015), os três fatores moduladores da memória são:

    Alternativas
    Comentários
    • Ressalta-se, ainda, que, para entendermos o processo da memória, faz-se necessário considerar tres fatores moduladores (Rotta, Ohlweiler, & Riesgo, 2006):

      Atenção: a atenção exerce um papel fundamental na memória. Alteração na qualidade da atenção repercutirá na qualidade do armazenamento da informação;


      Motivação: um individuo com baixo nível de motivação apresentará dificuldades com relação a atenção. Consequentemente, haverá um impacto sobre o processo de aquisição de novas informações, ou seja, não haverá a formação de registros (memórias). Assim, a motivação exerce urna influencia importante sobre o aprendizado.


      Nível de ansiedade: a ansiedade exerce um impacto importante sobre o sistema nervoso central. Respostas elevadas de ansiedade podem gerar um efeito inibitório, levando a urna redução significativa no desempenho do cérebro em adquirir e, principalmente, consolidar novas memórias.


      Neuropsicologia forense /Organizadores, Antonio de Pádua Serafim, Fabiana Saffi. - Porto Alegre: Artmed, 2015. 
    • Nível de ansiedade era novidade para mim...

    • Vivendo e aprendendo

    ID
    1757710
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TRT - 8ª Região (PA e AP)
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

           Joana, de quarenta anos de idade, chegou à emergência do hospital apresentando perturbação funcional da palavra e substituindo e deformando fonemas simples. Falava muito baixo, movimentava os lábios de maneira automática, produzindo uma espécie de murmúrio e sons confusos.

    Com base na situação hipotética apresentada, é possível que Joana apresente

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito:  e) dislalia e mussitação.

      Dislalia = é a alteração da linguagem falada que resulta da deformação, da omissão ou da substituição dos fonemas, não havendo alterações identificáveis nos movimentos dos músculos que participam da articulação e da emissão das palavras. As dislalias orgânicas resultam de defeitos da língua, dos lábios, da abóbada palalina ou de qualquer outro componente do aparelho fonador. Nas dislalias funcionais, não se observam alterações orgânicas do aparelho fonador, sendo a sua origem geralmente psicogênica, por conflitos interpessoais ou por imitação. 

      Mussitação =  Murmúrio de origem mórbida, doentia, que consiste no movimento automático dos lábios.

    • Bradilalia: Lentidão anormal da fala.

      Verbigeração: repetição incessante e sem sentido de palavras, frases ou expressões.

      Dislalia: caracterizada pela dificuldade em pronunciar e articular as palavras (seja omitindo ou acrescentando ou trocando fonemas).

      Mussitação: Movimento automático dos lábios.

      Ecolalia:  repete mecanicamente palavras ou frases que ouve.

      Afasia: é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita.


    ID
    1797793
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TJ-DFT
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Julgue o próximo item, acerca da psicopatologia.

    Pacientes com amnésia dissociativa apresentam incapacidade de recordar informações pessoais importantes, geralmente traumáticas ou estressantes, demasiadamente extensa para ser explicada como um esquecimento normal. Essa incapacidade pode ou não ocorrer durante o curso de um transtorno dissociativo, sem a ocorrência de transtornos orgânicos associados.

    Alternativas
    Comentários
    • gabarito: certo

       

    • Amnésia dissociativa ou amnésia psicogênica é um transtorno dissociativo no qual ocorre repressão de memórias importantes. Essa perda da memórias, geralmente é relativa a acontecimentos importantes recentes e não ocorre por causa de transtorno mental orgânico como degeneração cerebral ou AVC nem por causada por inibidores do sistema nervoso central como álcool. A amnésia diz respeito habitualmente aos eventos traumáticos, tais como acidentes ou lutos imprevistos, e é mais frequente que seja parcial e seletiva. 

      Quanto a afirmacao- Essa incapacidade pode ou não ocorrer durante o curso de um transtorno dissociativo. Achei estranho porque a amnesia se trata de um subtipo de transtono dissociado

    • Amnésia Dissociativa: O principal aspecto é a perda da memória, usualmente para eventos recentes importantes, graves o suficiente para serem tomados como simples esquecimento. Deve ser comprovada a impossibilidade de uma causa orgânica como medicamentos ou problemas cerebrais. A amnésia costuma acontecer para eventos traumáticos como acidentes ou perdas inesperadas, podendo ser específica para determinados temas, por exemplo: numa determinada boate onde ocorreu um incêndio o paciente não se recorda dos comentários de outras pessoas a respeito do cheiro de fumaça instantes antes do pânico generalizado; também não se lembrar de alguém que tentava orientar a multidão ou outra pessoa que tentou ajudá-la, somente dos doces, das bebidas, das músicas e com quem conversou. Na maioria das vezes o paciente sabe que perdeu parte da memória, alguns aborrecem-se com isso, outros ficam indiferentes e despreocupados. Os adultos jovens, os adolescentes e as mulheres são os mais acometidos por esse problema.
       

    • A afirmação “pode ou não ocorrer” me deixou confusa! Caso alguém consiga esclarecer melhor, agradeço.
    • Amnésia dissociativa está incluída dentre os transtornos dissociativos, que são doenças mentais que envolvem perturbações ou avarias de memória, consciência, percepção, identidade e / ou percepção. A amnésia dissociativa é caracterizada por um bloqueio de determinadas informações, geralmente associadas a um evento estressante ou traumático, incluindo informações pessoais importantes. O grau de perda de memória vai além do esquecimento normal, envolvendo lacunas na memória por longos períodos de tempo ou de memórias que envolvem o evento traumático. Na amnésia simples há perda de informações da memória, geralmente como resultado de doença ou de lesão no cérebro. Já na amnésia dissociativa, as memórias ainda existem, mas estão profundamente enterradas dentro da mente da pessoa e não podem ser recuperadas, mas podem ressurgir por conta própria ou após terem sido desencadeadas por algo no ambiente da pessoa.


      Está associada ao estresse esmagador, podendo resultar a partir de acontecimentos traumáticos vivenciados ou testemunhados. Também há relação genética sendo comum parentes próximos que tiveram condições semelhantes.


      Amnésia dissociativa é mais comum em mulheres do que em homens, e a ocorrência tende a aumentar durante os períodos estressantes ou traumáticos, como em tempo de guerra ou após um desastre natural.


      Doenças físicas e condições orgânicas como doenças cerebrais, lesões na cabeça , intoxicação por drogas e álcool e privação de sono, que podem levar a sintomas semelhantes aos de transtornos dissociativos, incluindo amnésia, devem ser descartados para o diagnóstico.



      GABARITO: CERTO

    • Eu concordo com a dúvida das pessoas em "poder ou não". Isso é extremamente decepcionante, pois não deixa claro o que a questao quis dizer. Se vc está com uma amnésia dissociativa, vc está necessariamente tendo um episódio de transtorno dissociativo.

    • O ''demasiadamente extensa'' me fez incorrer em erro. Achei que seria um aspecto da fuga dissociativa.


    ID
    1840927
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TRE-RS
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

          Paciente com quarenta e cinco anos de idade foi encaminhado por seu chefe ao setor de psicologia do TRE/RS. Na avaliação do profissional, foram identificadas alterações significativas na esfera instintiva e neurovegetativa, na ideativa, na cognitiva e na de volição. Diante da gravidade do caso, o paciente foi encaminhado para acompanhamento psicológico externo. Um ano após o início desse tratamento, o paciente procurou o setor médico e psicológico a fim de se certificar de que a sua saúde física e mental estava preservada. Afirmou não ter prazer ou satisfação com a vida ou com as atividades desempenhadas no dia a dia. “Não sinto nada. Nem tristeza, nem alegria, nem felicidade, nem coisa nenhuma... Parece que nada tem sentido. Tanto faz o rumo que a vida quiser levar...", relatou o paciente.

    Considerando o caso hipotético apresentado, assinale a opção que define as alterações patológicas da afetividade apresentadas pelo paciente.

    Alternativas
    Comentários
    • A-Errada:  paratimia: é uma expressão afetiva  em desacordo com o contexto e/ou idéias expressas e, por isso, foi também muito bem denominada DISSOCIAÇÃO IDEO-AFETIVA. Sua manifestação mais frequente é os assim chamados "risos imotivados". Incontinência afetiva(emocional): implica o disparo de atitudes potencialmente lesivas para o próprio e/ou outrem, as quais, na maioria das vezes, só são contidas a partir de forças externas.Neotimia:sentimentos e estados afetivos inteiramente novos, estranhos e até bizarros para o paciente.


      B-Errada:desrealização ou despersonalização é entendida como uma desordem dissociativa, caracterizada por experiências de sentimentos de irrealidade, de ruptura com a personalidade, processos amnésicos e apatia.Embotamento afetivo e devastação afetiva – É a perda profunda de todo tipo de vivência afetiva. É observável através da mímica, postura e atitude do paciente. Ocorre tipicamente nas formas negativas, deficitárias da esquizofrenia.Apatia ou Atimia ou indiferença afetiva : Incapacidade para experimentar afetos, sejam positivos ou negativos.

       

      C- Errada: Distanciamento e pobreza de sentimentos são a mesma coisa:Perda progressiva e patológica das vivências afetivas.É relativo à alternâncias e variações sutis na esfera afetiva. Ocorre nas síndromes psicorgânicas, nas demências , nas formas  hebefrênica e residual da esquizofrenia ,nos transtornos de personalidade esquizotípica e esquizóide.Embotamneto é a mesma coisa que devastação.

       

      D-Correta.Apatia:é mesma que Atimia ou indiferença afetiva.Anedonia:é a incapacidade total ou parcial de obter ou sentir prazer 
      com determinadas atividades e experiências da vida. É um sintoma central das síndromes depressivas podendo ocorrer  em outros transtornos.Geralmente ocorre junto com a apatia.Sentimento de falta de sentimento: é a vivência de incapacidade para
      sentir emoções. “Sentir o não sentir” é experimentado com muito sofrimento pelo paciente. Pode ocorrer em quadros depressivos graves.

       

      E-Errada: inadequação do afeto é mesmo que paratimia.Ambivalência afetiva (Bleuler):usado para descrever sentimentos opostos em relação a um mesmo estímulo ou objeto, sentimentos que ocorrem de modo absolutamente simultâneo. Indica um processo de cisão radical do eu, uma desarmonia intrapsíquica em pacientes  esquizofrênicos. O indivíduo sente por uma pessoa ao mesmo tempo amor e ódio, rancor e carinho.Medo: embora não seja considerado uma emoção patológica, é um estado de progressiva insegurança e angustia, de impotência crescente ante a impressão iminente de que algo acontecerá e que se gostaria de evitar.  Pode ser dividido em seis fases segundo Mira Y Lopes: 1.Prudência; 2. cautela; 3. Alarme; 4. Ansiedade; 5. Pânico; 6. Terror.


       


       

    • ANEDONIA - não ter PRAZER ou SATISFAÇÃO com a vida ou com as atividades desempenhadas no dia a dia

      APATIA - Não sinto nada. Nem tristeza, nem alegria, nem felicidade, nem coisa nenhuma


    ID
    1840930
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TRE-RS
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Considerando as síndromes depressivas e maníacas, assinale a opção que apresenta, respectivamente, uma alteração instintiva e neurovegetativa, uma alteração cognitiva e uma alteração de volição.

    Alternativas
    Comentários
    • Hipobulia - Diminuição e/ou abolição da volição, da energia, do sentimento de força, do vigor, da motivação, da espontaneidade, da iniciativa, da capacidade de decisão. Ou seja, se a pessoa esta neurovegetativa, ela esta sem volicao 

      Volição (do latim volitione) - É o processo cognitivo pelo qual um indivíduo se decide a praticar uma ação em particular. É definida como um esforço deliberado e é uma das principais funções psicológicas humanas (sendo as outras afeto, motivação e cognição) a qual falaremos nos tópicos oportunamente a seguir.  Processos volitivos podem ser aplicados conscientemente e podem ser automatizados como hábitos no decorrer do tempo, sendo eles certos ou errados, neste momento não nos cabe juízo de valor.

      Para ilustrar e explicar alguns destes processos precisamos resumidamente topografar pelos terrenos da percepção; imagens mentais; Processos mnêmonicos (memória) etc e processarmos as informações antes do ato volitivo propriamente dito, pois uma ou mais distorções e/ou interrupções patologicas durante a fração destes processos, podem acarretar uma ação cognitiva completamente avessa ao que realmente desejamos empreender.

       

    • Sintomas Instintivos/Neurovegetativos: fadiga, desânimo, diminuição da vontade (hipobulia), insônia ou hipersonia, perda ou aumento do apetite, constipação, palidez, pele fria, diminuição do turgor (rigor, rigidez), diminuição da libido, anedonia. Ideativos: ideação negativa, pessimismo; arrependimento; culpa; ruminações acerca de mágoas; visão de mundo marcada por tédio; ideia de desaparecer, sumir, dormir para sempre, morrer; ideações suicidas e planos de suicídio. Cognitivos: deficit de atenção/concentração; deficit secundário de memória; dificuldade de tomar decisões e pseudodemência depressiva.Autovalorativos: baixa autoestima; sentimento de isuficiencia, incapacidade; vergonha; autodepreciação. Psicóticos: delírio de conteúdo negativo; delírio acerca de miséria, ruína e culpa; delírio hipocondríaco e de negação dos órgãos; alucinações; ilusões; ideação paranóide. Volitivos e psicomotores: tendencia a permanecer na cama; latência entre as respostas e perguntas; lentificação psicomotora ou mesmo estupor; estupor hipertonico ou hipotonico; diminuição da fala; fala lentificada, negativismo (recusa à interação, à alimentação, ou ainda mutismo).

       

      a) ilusões (psicóticos); ruminações (ideativos); aumento da lantecia entre perguntas e respostas (volitivos/psicomotores)

      b) mutismo (volitivo/psicomotor); sentimento de incapacidade (autovalorativo); ideação paranóide (psicóticos)

      c) hipobulia (instintivo/neurovegetativo); défict secundário da memória (cognitivo); negativismo (volitivo/psicomotor)

      d) dificuldade de tomar decisões (cognitivo); estupor hipertonico (volitivo/psicomotor); diminuição da libido (instintivo/neurovegetativo)

      e) ideação negativa (ideativo); sentimento de baixa autoestima (autovalorativo); autodepreciação (autovalorativo).

    • Essa questão dava para responder somente pelo comprometimento cognitivo, a única alternativa com comprometimento cognitivo no segundo item é a alternativa "C".Mas, para aprendizagem da nomenclatura e sua classificação em classes de sintomas é interessante defini-los em cada alternativa.

       

       

    • Os quadros de síndromes depressivas e maníacas têm como elemento central o humor triste, mas também se caracterizam por uma multiplicidade de sintomas afetivos, instintivos e neurovegetativos, ideativos e cognitivos, relativos a autovaloração, à volição e à psicomotricidade. Podem estar presentes ainda sintomas psicóticos e fenômenos biológicos associados.


      As alterações afetivas podem incluir tristeza, melancolia, choro fácil e/ou frequente, apatia inexpressiva, tédio, aborrecimento crônico, irritabilidade aumentada, angustia ou ansiedade, desespero e desesperança.


      Os sintomas da esfera instintiva e neurovegetativa incluem fadiga, cansaço fácil e constante, desânimo, hipobulia, insônia ou hipersonia, perda ou aumento do apetite, constipação, palidez, pele fria, com diminuição do rigor, diminuição da libido, disfunção erétil, anorgasmia e anedonia.


      Alterações ideativas envolvem ideação negativa, pessimismo, ideias de arrependimento e de culpa, ruminações, mágoas antigas, vazio, ideias de morte, desaparecer para sempre e ideação, planos ou atos suicidas.


      Alterações cognitivas podem incluir, déficit de atenção e concentração, déficit secundário da memória, dificuldade para tomar decisões e pseudodemência depressiva.


      Alterações da autovaloração envolvem sentimento de baixa autoestima, sentimento de insuficiência, de incapacidade, sentimento de vergonha e autodepreciação.


      Alteração da volição e da psicomotricidade, tendência a permanecer na cama o dia todo, quarto escuro, aumento da latência entre as perguntas e as respostas, lentificação psicomotora, estupor hipertônico ou hipotônico, diminuição da fala, redução da voz, fala muito lentificada, mutismo e negativismo.



      GABARITO: C


    ID
    1842871
    Banca
    COTEC
    Órgão
    Prefeitura de Japonvar - MG
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    As capacidades para aprender e relembrar informações, objetos e eventos são, atualmente, denominadas de

    Alternativas
    Comentários
    • Memória Declarativa retém informações que o individuo processa conscientemente. Divide-se em memória episódica e memória semântica. (Fonte: http://www.medicinapratica.com.br/tag/memoria-declarativa/)

      "A memória declarativa, focalizada no dom humano de expor verbalmente acontecimentos, está submetida à prática da recordação, e é subdividida em memória imediata – que tem duração instantânea, sendo logo em seguida extinguida -; memória de curto prazo ou de trabalho, como prefere a Psicologia Cognitiva – leva algumas horas para desaparecer, legando à mente alguns vestígios de sua presença, apenas o necessário para ser lembrado e empregado utilmente pelo homem, e está conectada às nossas emoções, sensações e costumes -; memória de longo prazo – engloba intervalos de tempo mais amplos, meses ou anos." Fonte: http://www.infoescola.com/neurologia/tipos-de-memoria/

    • Pela sua resposta a questão deveria ser anulada, porque você disse que a memória imediata faz parte da memória declarativa, e temos os dois tipos de memória como opção.


    ID
    1844539
    Banca
    COTEC
    Órgão
    Prefeitura de Unaí - MG
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Faça uma análise dos elementos do pensamento e suas alterações e relacione a segunda coluna à primeira.

    I - Conceito
    II - Pensamento normal
    III - Pensamento concreto ou concretismo

    ( ) O indivíduo não consegue entender ou utilizar metáforas, o pensamento é muito aderido ao nível sensorial da experiência.

    ( ) É regido pela lógica formal e orienta-se segundo a realidade e os princípios de racionalidade da cultura na qual o sujeito está inserido.

    ( ) Trata-se de um elemento puramente cognitivo, representação de um objeto.

    Marque a sequência CORRETA, de cima para baixo.

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: C

    • O conceito é uma representação de algo real, é pura cognição.

    ID
    1892377
    Banca
    INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
    Órgão
    Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Psicologia
    Assuntos

    Com relação as ilusões perceptivas, assinale a opção que corresponde as causas das catatimias:

    Alternativas
    Comentários
    • A psiquiatria possui o conceito catatimia, cunhado pelo suíço Hans W. Maier em 1912, para explicar o domínio das emoções sobre a razão, defendendo a tese de que conflitos inconscientes, de alta carga emocional, poderiam levar a distorção da realidade racional. Tomando como base que o comportamento é resultante do balanço entre emoção, razão e vontade, a catatimia corresponde a um estado em que a emoção subjuga as outras duas áreas, e o resultado comportamental passar a ser puramente emocional.

    • Resposta: D. (acho que está errado).

      Está correto este gabarito? Acredito que haja erro, pois a Ilusão ( alteração qualitativa da sensopercepção) é divida em : I. Desatenção; II. Catatímica (deformação oriunda de um afeto intenso); III. Onírica. Na minha opnião, o gabarito correto seria a letra A.

      Alguém pode ajudar?

    • Não é esse o conceito trazido no livro do Dalgalarrondo: "Bleuler (1942) denominou de catatimia a importante influência que a vida afetiva, o estado de humor, as emoções, os sentimentos e as paixões exercem sobre as demais funções psíquicas. A pesquisa psicopatológica tem identificado historicamente quão penetrante é a influência da afetividade sobre toda a vida mental."

    • Gente, quando tiverem certeza que está errado a resposta, notifica o erro que eles mudam o gabarito. Não adianta só falar aqui.