SóProvas


ID
11968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere que se deseja desenvolver um sistema para controle
de caixa de supermercado tendo como base um computador
que registra os produtos vendidos, interagindo com
dispositivos de entrada e saída tais como impressora, teclado
e leitora de código de barras. Esse sistema deve interagir
também com o operador do caixa e com um banco de dados do
estabelecimento. A partir dessas informações, julgue os itens
que se seguem.

A facilidade de uso é uma das funções mais importantes do sistema.

Alternativas
Comentários
  • Facilidade de uso não é uma função do sistema. É uma característica que pode ser denominada como um requisito não funcional. Os seis requisitos não funcionais segundo Kirner(1) são : Performance, Confiabilidade, Seguro, Segurança, Facilidade de uso, e Manutenabilidade.
    Fonte:
    (1)Kirner T.G. e Davis A .M. no livro: Nonfunctional Requirements of Real-Time Systems, da editora Advances in Computers, Vol 42 pp 1-37.
  • Haha, realmente. Questão simples e sacana. Boa explicação do colega aí em cima.
  • Gabarito Errado

    Complementando a teoria do colega Taco.

    Requisitos não funcionais, segundo KIRNER & DAVIS (1996), representamrequisitos adicionais que definem as qualidades globais ou atributos a serem exibidos pelosistema resultante.Segundo TURINE & MASIERO (1996), os requisitos não funcionais, tambémdenominados requisitos de qualidade, incluem tanto limitações no produto (desempenho,confiabilidade e segurança) como limitações no processo de desenvolvimento (custos,métodos a serem adotados no desenvolvimento e componentes a serem reutilizados).Para CYSNEIROS(1997), os requisitos não funcionais, ao contrário dosfuncionais, não expressam nenhuma função a ser realizada pelo software, e simcomportamentos e restrições que este software deve satisfazer.Para CHICHINELLI & CAZARINI (2001), a identificação e o tratamento dosrequisitos não funcionais é um pré-requisito essencial para o sucesso do desenvolvimentode sistemas, visto que, a não consideração dos mesmos, leva a um alto custo demanutenção e conseqüentemente o desenvolvimento de sistemas de baixa qualidade.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !