SóProvas


ID
119704
Banca
IBFC
Órgão
ABDI
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente a figura de linguagem presente na oração: "O cavaleiro enterrou a espada no dragão."

Alternativas
Comentários
  • CATACRESEA catacrese é o emprego impróprio de uma palavra ou expressão por esquecimento ou ignorância do seu real sentido.Sentou-se no braço da poltrona para descansar.A asa da xícara quebrou-se.O pé da mesa estava quebrado.Vou colocar um fio de azeite na sopa.
  • A correta é Catacrese, que já foi explicada pelo amigo Gilvandro.Vou explicar a ZEUGMAForma de elipse que consiste na supressão, em orações subseqüentes, de um termo expresso na primeira. Ex.: Cada criança escolheu um brinquedo; o menino, um carro, a menina, uma boneca. (O termo "escolheu" fica implícito):)
  • Já que os grandes amigos explicaram Catacrese e Zeugma, irei explicar as demais: A Antítese que está dentro do grupo das figuras de pensamento, tal figura é indentificada quando existe uma oposição, uma antogonia entre termos da oração, por exemplo: Um cliente de um hotel disse: A decoração é péssima, mas o atendimento é excelente.

    O Eufemismo é quando quem fala a ideia quer amenizar um termo forte de uma expressão. Exemplo: "Ele passou dessa pra uma melhor", quer dizer que ele morreu.

     

    Valeu galera!

    Bons Estudos! 

  • Se Catacrese é "é o emprego impróprio de uma palavra ou expressão por esquecimento ou ignorância do seu real sentido." qual a palavra da oração citada na questão perdeu seu sentido real?

    Seria "enterrou"? Que perdeu o sentido original de "enterrar" (embaixo da terra)?

    []s

  • Isso mesmo Luciano!

    1. Enterrar
    v.t. Meter na terra.
    Soterrar.
    Sepultar.
    Meter em lugar secreto, ocultar.

    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Elipse_%28figura_de_estilo%29
  • Catacrese = metáfora já absorvida no uso comum da língua, de emprego tão corrente que não é mais tomada como tal, e que serve para suprir a falta de uma palavra específica que designe determinada coisa (Houaiss)
  • Creio eu que o termo "enterrou" está sendo usado na frase em substituição ao termo empunhalou, encravou, penetrou e sinônimos destes. Pois há aqui um emprego incorreto do termo enterrar que se refere a imergir algo.
  • Então por que a frase é catacrese e não eufemismo?????? Por que não falar o cavaleiro matou o dragão? 
  • Concordo com a Larissa. Está mais para eufemismo que catacrese.
  • porque ele pode ter enterrado a espada e nao ter matado o dragao
  • Fiquei também na dúvida a respeito desta questão, pois não consigo ver relação com catacrese. Entendi mais no sentido de suavização da palavra enterrou, mas paciência, português é assim mesmo, cheio dos lero leros. rs
  • Eu também entendo como eufemismo.
  • Não tem nada na passagem da questão que indique um sentido figurado relacionado a um objeto. (Asa da xícara, pé da mesa, por exemplo).

    Agora dizer que "enterrou a espada" não é mais 'tranquilo' do que, por exemplo "cortou o dragão ao meio" ??

    Creio ser eufemismo.
  • O enterrrar a espada nada tem a ver com diminuir o peso de matar o dragão. Somente o enterrou foi usado com outro significado que não o literal, por isso é catacrece e não eufemismo. Fora que vocês que estão deduzindo que o dragão morreu.
  • A catacrese é o emprego impróprio de uma palavra ou expressão por esquecimento ou ignorância do seu real sentido.
  • EU tbm marquei Eufenismo, mas agora percebo claramente que é Catacrase.

    Não existe palavra específica para "meter a espada". "Meter a faca" é "esfaquear", mas "meter a espada" não é "espadear".

    E outra, o cavalheiro ter golpeado o dragão não significa que ele morreu. O problema das provas de português é que nossa imaginação nos leva a interpretar d+.
  • ainda não entendi o motivo de não ser eufemismo.
    pode sim deduzir que matou o dragão; porque se não, tambem não poderiamos deduzir que em: voce pegou algo que não é seu; esta dizendo que a pessoa seja um ladão, e sim que ele possa ter mesmo pego algo por engano.
  • Acho que grande parte das nossas dificuldades de interpretação dessas figuras de linguagem está nas explicações curtas e exemplos breves em gramaticas que não nos dão a consistencia para entendermos o conceito. Eu li uma coisa num resumo, e vim responder de acordo com o que li, uma vcez que o exemplo na gramatica é 'redondo', aí quando te põem frente a um exemplo desses, um recorte, numa prova de concurso é dificil não se confundir. É bom ler cada um dos conceitos com maos profundidade com que a gramatica trata tais conceitos...
  • A banca não deve colocar esse tipo de questão, pra mim isso nunca foi catacrese, sim eufemismo. catacrese é ex: "a pata do meu cavalo não bota ovo" trecho da música do Daniel" Esse deveria ser anulada.

  • Eufemismo é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis. É um "abrandamento" da expressão ou palavra no intuito de suavizar a mensagem. Por outro lado, a catacrese é o emprego impróprio de uma palavra ou expressão por esquecimento ou ignorância do seu real sentido.

  • Gabarito A.

    A palavra enterrar seria colocar na terra.

    Só que ele enterrou no dragão.

    Então você está fazendo uso de uma palavra emprestada.

    Fonte: Professora Grasiela Cabral (Concurso Virtual – Curso: Maratona IBFC)


  • Se deveria ser catacrese ou não , digo a vocês que depende da vontade da banca. Se eles quiserem colocam Eufemismo e pronto.

    Você é quem deve supor como eles pensam. Não basta só estudar a matéria. 

  • Para mim é eufemismo, mas....

  • catacrese tb serve para suprir a falta de uma palavra específica EQUIVALENTE que designe determinada coisa, nesse caso o verbo "enterrou" serve para suprir um termo, tal qual poderia ser "enfiou profundamente a espada no dragão", porém o autor achou mais apropriado o termo enterrou pelo contexto, possivelmente a frase vem de um texto que considero um erro não colocá-lo  na questão, se existir texto.

    bom, quanto a discussão sobre ser eufemismo ou não, na minha opinião o verbo enterrar não suaviza o fato de o cavaleiro ter "enfiado profundamente a espada no dragão" e sim  EQUIVALE a este termo, podem ser vistos como termos iguais, porém pelo contexto foi mais apropriado utilizar a palavra "enterrou", por ser um termo mais usual.

    de qq forma questão muito dificil de figuras de linguagem, tanto pela falta de informação constando na acertiva quanto pelo nível de interpretação que se exige do candidato.

    bons estudos

  • Segundo a Professora Flávia Rita, "a Catacrese ocorre quando, por falta de um termo específico para designar um conceito, toma-se outro por empréstimo. Entretanto, devido ao uso contínuo, não mais se percebe que ele está sendo empregado em sentido figurado".

     

    De acordo com esse conceito, alguém poderia me explicar qual termo específico faltou para designar o conceito figurado para "enterrar a espada" já que EXISTEM vários sinônimos que designam esse conceito como: apunhalar, enfiar, traspassar, atravessar, etc.? 

     

    Não obstante que JAMAIS o termo "enterrar a espada" possui uso contínuo na língua portuguesa, muito menos é termo consagrado no cotidiano dos brasileros a ponto de se tornar uma catacrese. 

     

    Só para aclarear o embate, seguem alguns exemplos de termos de USO CONTÍNUO no cotidiano como: embarcar no avião; pé da mesa; asa da xícara; dente de alho, etc. Esses sim, verdadeiros exemplos de catacrese, porém "enterrar a espada" JAMAIS.

     

    Para mim a questão é NULA.

    Acesse nosso Instagram: @v4juridico

  • Essa daria pra fazer por eliminação..

    1 - Catacrese => usada quando NÃO HÁ UM TERMO ADEQUADO PARA UMA SITUAÇÃO e trata-se de um tipo de metonímia.. Acharia esse GABA A até por exclusão das outras!

    2 - EufeMIsmo => MInimiza uma situação..

    Vou dar um exemplo aqui que, pra mim, é o melhor caso de EUFEMISMO e, se lembrar , não erra uma kkkkkkkk

    Aquela música: " O jeito é dar uma FUGIDINHA com você, o jeito é dar uma FUGIDA com você...." ( o Autor, na verdade, quis dizer outraaa coisa, ele  colocou o G na palavra pra minimizar e não dizer explicitamente outra coisa..Entendedores entenderão hahaha!

    3 - Antítese => representa IDEIAS OPOSTAS/CONTRÁRIAS (Obs: Não confundir com o PARADOXO, que é quando as IDEIAS SE ANULAM)

    exemplos de antítese: bem-mal / longa- curta etc..

    4 - Zeugma => OMISSÃO de um TERMO que acabou de ser dito! 

    #rumooooooooaoTJPE

  • Pessoal, se nós conseguirmos entender a metáfora presente na oração, entenderemos a catacrese, pois esta é fruto daquela, ou seja, a catacrese é uma metáfora que "caiu na boca do povo". Didaticamente temos:

     

    (COMPARAÇÃO[Metáfora{Catacrese}])

  • eu tb acho que é eufemismo, pois na catacrese não existe um termo especifico para designar um conceito.

  • Gabarito errado, na minha visão. O correto seria eufemismo.

  • Para mim é eufemismo! uma forma de "abrandar" o golpe,ação, enfim; algo que pudesse causar desconforto ao leitor ou ouviente...

  • Tô em dúvida nessa questão, na minha opnião caberia anulação. 

     

    Não seria Eufemismo? 

  • Para mim, ele quis suavizar a expressão, mas fazer oque né

  • NÃO ENTENDI ESSE GABARITO.

    MARQUEI EUFEMISMO, MAS...

  • É um tipo de metáfora em que o desvio de seu uso comum não causa mais nenhuma estranheza.

    Ex: A perna da mesa, o braço do mar, embarcar em um voo, enterrou a espada e etc...

    Resposta: A

  • Eufemismo o contrário enterrou seria esfaquiou dilacerou feriu mortalmente..
  • Nenhum eufemismo aí, onde que "enterrar" suaviza alguma coisa? "O assassino enterrou a faca na vítima", grande suavização

  • Eu marcaria eufemismo. ainda bem que não é a prova que irei fazer.confusa!!
  • Pessoal, pelo que se percebe não há nada de abrandamento em relação a ação de enfiar a espada no dragão, dessa forma não ocorreu um eufemismo que é usada tanto na forma oral como escrita com o intuito de amenizar algumas palavras ou expressões que poderiam soar de maneira desagradável, porém sem alterar o sentido da mensagem que se deseja passar.

  • Catacrese

    É a metáfora gasta, inexpressiva, mas necessária por falta de palavra apropriada para designar determinada coisa.

    Exemplos: pé de mesa, boca de túnel, embarcar no trem.