SóProvas


ID
1199917
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

        A rapidez dá o tom da comunicação de hoje. As mensagens de texto são curtas e os posts do Twitter, ainda menores ainda, com apenas 140 caracteres. A linguagem é simplificada, recheada de abreviações. Assim, é cada vez mais difícil que pessoas consigam foco e concentração para envolver-se com um livro de 200, 300 páginas, muito menos para discuti-lo depois. Até as conversas longas estão ameaçadas de extinção, assim como nossa capacidade de argumentação.

                                 CLÁUDIA, mar. 2014, p. 137.

Em essência, o texto

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar cada alternativa

    a) fala da necessidade de comunicação no mundo que clama pela rapidez e por formas de vida mais simplificadas. Errado. O texto aborda sobre a consequência de uma rápida comunicação.

     

    b)conceitua as mensagens abreviadas nas comunicações digitais e nas comunicações face a face. Errado. Em nenhum momento do texto há ocorrências e nem inferência de comunicação face a face.

     

    c) aborda o caráter imediatista das formas de convivência num mundo cada vez mais conectado e, ao mesmo tempo, distanciado. Errado. É correto afirmar que: O mundo está cada vez mais conectado, porém ao mesmo tempo digitalmente aproximado, e não distanciado.

     

     

    d) evidencia um possível estado precário na capacidade de concentração num mundo dominado por abreviações. Correto. Devido à rapida comunicação está acontecendo que, os internautas  abreviando suas conversas, estão criando uma nova linguagem chamada "internetês". Essa nova escrita na linguagem não oficialmente registrada, está causando falta de concentração e ainda pouca leitura, uma vez que nosso índice de leitores é muito baixo comparando-se a outros países, dizem pesquisadores da área da educação,  resultando possivelmente na baixa concentração e pouco interesse de raciocínio.

     

     

     

    e) mostra a constituição ideológica das novas formas de comunicação. Errado.