-
a) a) A correta configuração de um firewall dispensa outros dispositivos de segurança.
Comentário: NEM se este fosse um hacker ou um habitante do Vale do Silício, minha gente. Não há segurança absoluta quando o tema é Segurança da Informação. O erro? Bem, o erro está afirmar categoricamente que poderá ocorrer uma dispensa.
b) Um firewall apresenta as mesmas funcionalidades de um antivírus
Comentário: Ele complementa, mas a sua finalidade é outra. Não entendeu? Olha o que leciona o professor João Antônio EVP "Programa que cria uma “barreira” de proteção contra invasores (na verdade, contra, especificamente, as tentativas de comunicação com o computador protegido). Um firewall pode bloquear as comunicações por diversos critérios, previamente estabelecidos."
c) Nosso gabarito.
d)d) Um firewall evita que o computador onde esteja instalado receba softwares mal-intencionados, mas não pode impedir que esse tipo de arquivo seja enviado desse computador.
Comentário: Se você lesse até a virgula, marcaria como correta, mas perceba que o resta oração é uma informação inversa e contraditória.
e)Um firewall que faz parte de um sistema operacional já vem pré-configurado e não se permite alterar essa configuração inicial.
Comentário: Não chegamos nesse nível ainda, examinador. O Firewall tem vontade própria? rs
-
Letra C.
A letra A está errada, porque o firewall precisa trabalhar em conjunto com um antivírus e um antispyware para garantir alguma segurança. A letra B está errada, porque firewall é apenas um filtro de conexões, e não possui funcionalidades de análise de tráfego, antivírus ou antispyware. A letra D está errada, justamente por não analisar o conteúdo do tráfego. A letra E está errada, porque apesar de vir pré-configurado, é possível alterar suas configurações.
-
Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software (mais comum) que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas. "Parede de fogo", a tradução literal do nome, já deixa claro que o firewall se enquadra em uma espécie de barreira de defesa. A sua missão, por assim dizer, consiste basicamente em bloquear tráfego de dados indesejado e liberar acessos bem-vindos.
http://www.infowester.com/firewall.php
-
GAB: C
O Firewall é utilizado para proteger um computador contra acessos não autorizados vindos da Internet.
Quando bem configurado, o firewall pode ser capaz de:
registrar as tentativas de acesso aos serviços habilitados no seu computador;
bloquear o envio para terceiros de informações coletadas por invasores e códigos maliciosos;
bloquear as tentativas de invasão e de exploração de vulnerabilidades do seu computador e possibilitar a identificação das origens destas tentativas;
analisar continuamente o conteúdo das conexões, filtrando diversos tipos de códigos maliciosos e barrando a comunicação entre um invasor e um código malicioso já instalado;
evitar que um código malicioso já instalado seja capaz de se propagar, impedindo que vulnerabilidades em outros computadores sejam exploradas.
FONTE: Cartilha Cert Br.
-
GABARITO C
FIREWALL
Para que ladrões não entrem em sua casa, você deve trancar suas portas e janelas, ou instalar grades, alarmes e sistemas de segurança, dificultando o acesso ao interior do imóvel. O Firewall tem função similar, pois “tranca” todas as portas e janelas do seu computador para que só os autorizados possam entrar e sair. Os Firewalls já são instalados com pré-definições de quais portas poderão permanecer abertas para que os programas as usem, mas o usuário pode adicionar permissões conforme a necessidade.
OBS.: O firewall pode ser um software ou um hardware. Ativando o software, dispensamos o uso do hardware. Instalando um hardware, dispensamos o uso do software.
Firewall- É para filtrar as portas de conexão
- Não é antivírus
- Não analisa o conteúdo de mensagens de email
- Não criptografa mensagem
bons estudos