SóProvas


ID
1201603
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), uma das atividades do processo de gestão de documentos, que inclui procedimentos e rotinas específicas que possibilitam maior eficiência e agilidade no gerenciamento e controle das informações, é a

Alternativas
Comentários
  • Queria saber de onde a banca tira esses conceitos pegadinha? 


    Segundo a Legislação Arquivística — o conceito correto de classificação (pág. 49): 

    classificação

    1 Organização dos documentos de um arquivo(1) ou coleção, de acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo.

    2 Análise e identificação do conteúdo de documentos, seleção da categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se-lhes atribuir códigos.

    3 Atribuição a documentos, ou às informações neles contidas, de graus de sigilo, conforme legislação específica. Também chamada classificação de segurança. Ver também desclassificação, documento classificado e documento sigiloso.


    Por sinal, o processo gestão de documentos está presente na Lei 8.159 e na doutrina de PAES.

    1) Produção, Utilização e Destinação

    2) Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

  • Gabarito:

    d) Classificação.

  • "A classificação é uma das atividades do processo de gestão de documentos arquivísticos, o qual inclui procedimentos e rotinas específicas que possibilitam maior eficiência e agilidade no gerenciamento e controle das informações."  CONARQ - CLASSIFICAÇÃO, TEMPORALIDADE E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES-MEIO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

  • senti uma leve pegadinha nessa letra C e vi nas estatísticas que muita gente marcou ela. A questão fala de uma atividade q a gente sabe q acontece no setor de protocolo e lendo rápido essa questão a gente já pensa nesse setor, vê a letra C e marca...mas a questão está falando de uma das atividades apenas.

    Protocolização é o mesmo que protocolar um documento, atribuir um número de registro ao documento apenas, por issoa letra D é mesmo o gabarito. Nenhuma outra poderia ser a resposta.. 
  • Esta afirmação pode ser encontrada na CLASSIFICAÇÃO, TEMPORALIDADE E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO RELATIVOS ÀS ATIVIDADES-MEIO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, a classificação é uma das atividades do processo de gestão de documentos arquivísticos, o qual inclui procedimentos e rotinas específicas que possibilitam maior eficiência e agilidade no gerenciamento e controle das informações.

    Gabarito do professor: Letra "D"
  • Em 13/12/18 às 10:50, você respondeu a opção C.

    Em 14/09/18 às 14:05, você respondeu a opção C.


    Antes da prova acerto

  • Quando a unidade protocolizadora atribui um número a um documento qualquer, esse documento passa a ter identidade dentro da instituição. Por esse número, o documento poderá ser encontrado facilmente, cada um que o pegar (ainda que em formato digital) terá o registro do seu nome feito na tramitação, cada decisão que for tomada sobre aquele documento fará referência a esse número, a busca por esse documento será feita pelo número e, consequentemente, teremos uma maior eficiência e agilidade no controle das informações, como afirma a questão. Há inúmeras vantagens para o estabelecimento de um setor de protocolo e ele jamais pode ser ignorado, principalmente para tramitação de documentos digitais.

    Gabarito: C


  • D

    2 – APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO ARQUIVO

    classificação é uma das atividades do processo de gestão de documentos arquivísticos, o qual inclui procedimentos e rotinas específicas que possibilitam maior eficiência e agilidade no gerenciamento e controle das informações.

  • quando a unidade protocolizadora atribui um número a um documento qualquer, esse documento passa a ter identidade dentro da instituição. Por esse número, o documento poderá ser encontrado facilmente, cada um que o pegar (ainda que em formato digital) terá o registro do seu nome feito na tramitação, cada decisão que for tomada sobre aquele documento fará referência a esse número, a busca por esse documento será feita pelo número e, consequentemente, teremos uma maior eficiência e agilidade no controle das informações, como afirma a questão. Há inúmeras vantagens para o estabelecimento de um setor de protocolo e ele jamais pode ser ignorado, principalmente para tramitação de documentos digitais.

    Resposta: C

  • Vanessa, o próprio enunciado diz da onde a banca tirou a questão: Do CONARQ. Aliás, está escrito exatamente igual.