SóProvas


ID
120235
Banca
FCC
Órgão
SEFIN-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em uma economia aberta, com perfeita mobilidade de capitais, taxa de câmbio flexível e que esteja operando perto do nível de produto de pleno emprego, são medidas de política econômica que NÃO tendem a produzir inflação:

Alternativas
Comentários
  • Esse é o modelo ISLMBP. Como o enunciado fala que o câmbio é flexível, então se houver uma política monetária expansiva haverá aumento do produto e, consequentemente, de inflação. Dessa forma, a política a se aplicar para que não haja alteração do produto é a política fiscal. Apenas a alternativa D apresenta duas políticas fiscais. Nas demais alternativas, em todas, há medidas de políticas monetárias.
  • Em todas as alternativas há politicas expansionista, porém a ideia da questão é testar os conhecimento do que afeta a Demanda Agregada e o que afeta a Oferta Agregada, tendo em vista que para que não haja pressão de inflação devemos expandir a OA mais para a direita quando estamos proximos da parte vetical da OA única alternativa que traz algo referente a Oferta Agregada é a alternativa D - Aumento dos subsidios a produtos agricolas -> Aumento da produção -> Deslocando da oferta agregada.

    a / b / c / e - p. monetária expansionista
  • resposta: D

    A elevação dos gastos do Governo e aumento dos subsídios acarretariam o deslocamento da IS para cima, provocando um aumento da taxa de Juros.

    O Juros alto provocaria, num segundo momento, diminuição dos investimentos/consumo e entrada de capitais estrangeiros. A entrada de especuladores estrangeiro apreciaria o Real e, posteriormente, a diminuição das exportações. Enfim, tal política descrita na letra D) é a única que não traz implicações inflacionárias. As demais políticas tendem a baixar os juros, a expandir a demanda agregada e gerar pressões inflacionárias, dado que a economia está próxima ao pleno emprego.


  • Gabarito: D

    Dentre as políticas econômicas listadas, a opção D é a única que se trata de política fiscal que não altera a demanda. As demais são políticas monetárias expansionistas, o que implica em aumento da demanda agregada e consequentemente aumento de inflação.

    Toca o Barco!