-
gabarito: D - controles organizacionais: servem para avaliar o que está sendo desenvolvido.
-
Os controles organizacionais servem para:
Padronizar o desempenho, por meio de inspeções, supervisão, procedimentos escritos ou programas de produção.Padronizar a qualidade de produtos e serviços oferecidos pela empresa, mediante treinamento de pessoal, inspeções, controle estatístico de qualidade e sistemas de incentivos.Proteger os bens organizacionais de abusos, desperdícios ou roubos, por meio de exigência de registros escritos, procedimentos de auditoria e divisão de responsabilidades.Limitar a quantidade de autoridade que está sendo exercida pelas várias posições ou níveis organizacionais, mediante descrições de cargos, diretrizes e políticas, regras e regulamentos e sistemas de auditoria.Avaliar e dirigir o desempenho das pessoas, por meio de sistemas de avaliação do desempenho pessoal, supervisão direta, vigilância e registros incluindo informação sobre produção por empregado ou perdas com refugo por empregado etc.Meios preventivos para o atingimento dos objetivos da empresa, pela articulação de objetivos em um planejamento, uma vez que os objetivos ajudam a definir o escopo apropriado e a direção do comportamento dos indivíduos para o alcance dos resultados desejados.
-
Gab. (D)
Na minha opinião esta questão não esta legal porque o ''controle'' não se limita somente ao desempenho pessoal como consta no gabarito da questão, alias esta é uma conceitualização que quase foge do tema proposto, encontra-se nas delimitações da Gestão de Pessoas, sendo questão secundária ou mesmo terciária de controle. O conceito de controle engloba sim as pessoas, mas seu foco principal são as métricas utilizadas para fornecer subsidios a tomada de decisão quando algo sai fora do previsto ou acompanhar o bom andamento daquilo que foi planejado, aliás a conceitualização de controle é justamente o primeiro período da alternativa B, mas vamos em frente...
-
Concordo com Akio Utiama
-
Segundo Imoniana e Nohara, os controles são a espinha dorçal do exercicio da gestão. O controle pressupoe a tomada de decisção e a ação para assegurar a realização dos objetivos da organização, baseados na missão.
-
A Banca até a aprovação é nossa amiga, depois poderemos brigar, falar que ela está errada, não esqueça as vezes perdemos questões pq queremos brigar com a banca.
-
Essa assertiva trazida pela banca está mais para DIREÇÃO.
-
GAB: D
A questão está corretíssima. Em poucas palavras, o controle serve para verificar se os resultados estão de acordo com o que foi planejado. Sendo assim, a avaliação de desempenho é uma das ferramentas de controle, pois compara o desempenho dos colaboradores com o padrões pré-estabelecidos. É óbvio que a função "controle" não serve apenas para isso, mas como a questão não limitou, ela está correta.
“O controle consiste em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado. A essência do controle reside em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os resultados desejados” (CHIAVENATO, 2003, p.372).
-
GABARITO: LETRA D
Para que possamos saber se estamos ou não atingindo nossos objetivos, precisamos de um sistema de controle eficaz. Sem controle, estamos trabalhando “às cegas”, ou seja, sem saber como está o nosso desempenho.
De acordo com Robbins e Coulter, o controle pode ser definido como:
“O processo de monitorar as atividades de forma a assegurar que elas estejam sendo realizadas conforme o planejado e corrigir quaisquer desvios significativos.”
Já Maximiniano acredita que o processo de controle consiste em fazer a comparação e tomar a decisão de confirmar ou modificar os objetivos e os recursos empregados em sua realização. Portanto, um sistema de controle busca garantir que os objetivos estão sendo alcançados.
FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.