SóProvas


ID
1202938
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Considere as definições de malwares:

I. São programas que se espalham por meio da inserção de uma cópia de si mesmos em outros softwares e arquivos. É muito comum que sejam propagados por meio de arquivos executáveis, porém, eles só conseguem infectar outras aplicações do sistema quando executados. Além de causar danos ao sistema hospedeiro, se propagam à medida que o usuário os enviar (sem saber) para outros, através de e-mail ou mídias removíveis. Desse modo, o ciclo será reiniciado e outras máquinas também serão infectadas.

II. Possuem a capacidade de se propagarem automaticamente e enviar cópias completas de si mesmos para outros computadores. Ou seja, eles não precisam se anexar a outros arquivos para conseguirem infectar uma máquina e podem se mover entre hospedeiros por conta própria. Quando um deles se aloja em um computador, além de ser capaz de executar ações danosas ao sistema, ele também busca por meios de se auto-propagar. Por exemplo, ele pode acessar a lista de contatos de e-mails dos usuários do sistema e, então, enviar cópias de si mesmo para os computadores alvos. Dessa forma, eles serão transmitidos por meio da internet e, quando se instalarem em outros hospedeiros, o ciclo de infecção será reiniciado.

Está correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    https://cartilha.cert.br/malware/

     

  • Vírus:

    A maioria das contaminações ocorre pela ação do usuário executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail, da  abertura de arquivos infectados em pen drives ou CDs, através do Sistema Operacional desatualizado, que sem correções de segurança, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, e com a popularização da Internet, através de comunicadores instantâneos e por páginas html infectadas. A proteção do usuário consiste basicamente em não acessar arquivos enviados por desconhecidos, ou que sejam suspeitos e manter sempre um bom antivírus atualizado. Para que consiga infectar um programa, necessita de um programa hospedeiro para se propagar.

    Um vírus (como o da gripe) só são capazes de se propagar de uma pessoa para outra através de um outro hospedeiro.

    Worms (verme):

     É um programa auto-replicante, é um programa completo e não precisa de outro para se propagar. Um Worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema, além de se auto-replicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email. 

    Os vermes são animais muito simples e já se reproduzem por si só, não precisam de outro indivíduo.

    Fonte: https://www.oficinadanet.com.br/post/12991-diferenca-entre-virus-spam-spyware-worm-phishing-botnet-rootkit