SóProvas


ID
1204579
Banca
IADES
Órgão
TRE-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Eleitoral
Assuntos

Acerca do alistamento e dos serviços eleitorais mediante processamento eletrônico de dados, à luz da Resolução n0 21.538/2003, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Cfe. Resolução 21.538/2003

    a) - Art. 5º. Deve ser consignada OPERAÇÃO 3 - TRANSFERÊNCIA sempre que o eleitor desejar alterar seu domicílio e for encontrado em seu nome número de inscrição em qualquer município ou zona, unidade da Federação ou país, em conjunto ou não com eventual retificação de dados.

    § 1º. Na hipótese do caput, o eleitor permanecerá com o número originário da inscrição e deverá ser, obrigatoriamente, consignada no campo próprio a sigla da UF anterior.


    b) - Art. 7º.  Deve ser consignada OPERAÇÃO 7 - SEGUNDA VIA quando o eleitor estiver inscrito e em situação regular na zona por ele procurada e desejar apenas a segunda via do seu título eleitoral, sem nenhuma alteração.

    c) Art. 12. - Parágrafo único. O número de inscrição compor-se-á de até 12 algarismos,por unidade da Federação, assim discriminados:

    a) os oito primeiros algarismos serão sequenciados,desprezando-se, na emissão, os zeros à esquerda;

    b) os 02 algarismos seguintes serão representativos da unidade da Federação de origem da inscrição, conforme códigos constantes da seguinte tabela: (...)

    d) Art.15. O brasileiro nato que não se alistar até os 19 anos ou o naturalizado que não se alistar até 01 ano depois de adquirida a nacionalidade brasileira incorrerá em multa imposta pelo juiz eleitoral e cobrada no ato da inscrição.

    Correta: e) Art. 16. O alistamento eleitoral do analfabeto é facultativo(CF, art. 14, § 1º, II, a).



  • Gabarito: e) O alistamento eleitoral do analfabeto é facultativo

  • L4737  Art. 8º O brasileiro nato que não se alistar até os 19 anos ou o naturalizado que não se alistar até um ano depois de adquirida a nacionalidade brasileira, incorrerá na multa de 3 (três) a 10 (dez) por cento sobre o valor do salário-mínimo da região, imposta pelo juiz e cobrada no ato da inscrição eleitoral através de selo federal inutilizado no próprio requerimento.    

  • Alternativa correta "E".


    Constituição Federal Art.14 §1°

    O alistamento e o voto são :

    I - Obrigatórios para os maiores de 18 anos;

    II - Facultativos para:

    a) Os analfabetos;

    b) Os maiores de 70 anos;

    c) Os maiores de 16 e menores de 18.
  • quanto a letra C: (colacionando comentários de outros coleguinhas que constam na Q84691)

    MNEMÔNICO: S U V

    S equenciais (08)

    U nidade da federação (02)

    V erificadores (02)

     

    Curiosidade: o que é digito verificador?

    Dígito verificador ou algarismo de controle é um mecanismo de autenticação utilizado para verificar a validade e a autenticidade de um valor numérico, evitando dessa forma fraudes ou erros de transmissão ou digitação.
    Consiste em um ou mais algarismos acrescentados ao valor original e calculados a partir deste através de um determinado algoritmo. Números de documentos de identificação, de matrícula, cartões de crédito e quaisquer outros códigos numéricos que necessitem de maior segurança utilizam dígitos verificadores.
    É usado normalmente em representações numéricas que exijam integridade, como por exemplo:

    Documentos de identificação brasileiros como CPF, CNPJ, RG etc

  • VIDE   Q84691 Q221150

     

     

    EX.:        12345678  (Oito números)   .    06 (UF)    .   13     (DIGITOS VERIFICADORES)

     

     

    O TÍTULO DE ELEITOR é composto por 12 algarismos numéricos: 

     

    - os 8 primeiros algarismos são sequênciais, sendo desprezados os zeros à esquerda;


    - os 2 algarismos seguintes representam as UNIDADES DA FEDERAÇÃO -    UF;

     


    -    os 2 ÚLTIMOS ALGARISMOS são simples DÍGITOS VERIFICADORES.

     

     

  • Nossa mas que questãozinha em pqp...se não fosse a alternativa E ...eu estava perdido.

     

  • Res. 21538/03

     

    a)  Art. 5º. Deve ser consignada OPERAÇÃO 3 - TRANSFERÊNCIA sempre que o eleitor desejar alterar seu domicílio e for encontrado em seu nome número de inscrição em qualquer município ou zona, unidade da Federação ou país, em conjunto ou não com eventual retificação de dados.
    § 1º. Na hipótese do caput, o eleitor permanecerá com o número originário da inscrição e deverá ser, obrigatoriamente, consignada no campo próprio a sigla da UF anterior.

     

    b)  Art. 7º.  Deve ser consignada OPERAÇÃO 7 - SEGUNDA VIA quando o eleitor estiver inscrito e em situação regular na zona por ele procurada e desejar apenas a segunda via do seu título eleitoral, sem nenhuma alteração.

     

    c) Art. 12. - Parágrafo único. O número de inscrição compor-se-á de até 12 algarismos, por unidade da Federação, assim discriminados:

     

    d) Art.15. O brasileiro nato que não se alistar até os 19 anos ou o naturalizado que não se alistar até 01 ano depois de adquirida a nacionalidade brasileira incorrerá em multa imposta pelo juiz eleitoral e cobrada no ato da inscrição.

     

    e) Art. 16.

  • Deu até medo de responder kkkk

  • Constituição Federal Art.14 §1°
    O alistamento e o voto são :
    I - Obrigatórios para os maiores de
    18 anos;
    II -
    Facultativos para:
    a) Os analfabetos;
    b) Os maiores de
    70 anos;
    c) Os maiores de
    16 e menores de 18.

  • ANALFABETOS - ALISTAMENTO E VOTO FACULTATIVOS.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Eleitoral e a Resolução TSE nº 21.538 de 1997.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois, consoante o caput, do artigo 5º, da citada Resolução, "deve ser consignada OPERAÇÃO 3 – TRANSFERÊNCIA sempre que o eleitor desejar alterar seu domicílio e for encontrado em seu nome número de inscrição em qualquer município ou zona, unidade da Federação ou país, em conjunto ou não com eventual retificação de dados." Nesse sentido, dispõe o § 1º, do mesmo artigo, o seguinte: "na hipótese do caput, o eleitor permanecerá com o número originário da inscrição e deverá ser, obrigatoriamente, consignada no campo próprio a sigla da UF anterior."

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois, consoante artigo 6º, da citada Resolução, "deve ser consignada OPERAÇÃO 5 – REVISÃO quando o eleitor necessitar alterar local de votação no mesmo município, ainda que haja mudança de zona eleitoral, retificar dados pessoais ou regularizar situação de inscrição cancelada nas mesmas condições previstas para a transferência a que se refere o § 3º do art. 5º." Logo, no caso de o eleitor necessitar de pequena alteração em seu título, aquele deverá solicitar a revisão do seu título eleitoral. Destaca-se que, conforme o artigo 7º, da citada Resolução, "deve ser consignada OPERAÇÃO 7 – SEGUNDA VIA quando o eleitor estiver inscrito e em situação regular na zona por ele procurada e desejar apenas a segunda via do seu título eleitoral, sem nenhuma alteração."

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o Parágrafo único, do artigo 12, da citada Resolução, "o número de inscrição compor-se-á de até 12 algarismos, por unidade da Federação..."

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois, consoante o caput, do artigo 15, da citada Resolução, "o brasileiro nato que não se alistar até os 19 anos ou o naturalizado que não se alistar até um ano depois de adquirida a nacionalidade brasileira incorrerá em multa imposta pelo juiz eleitoral e cobrada no ato da inscrição."

    Letra e) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Conforme o caput, do artigo 16, da citada Resolução, "o alistamento eleitoral do analfabeto é facultativo."

    Gabarito: letra "e".