-
Errado
Alta no desmate não impactou imagem do Brasil
Durante a conferência de Varsóvia, o Ministério do Meio Ambiente divulgou que o desmatamento na Amazônia Legal entre agosto de 2012 e julho de 2013 aumentou 28% em relação ao período anterior.
A informação, de acordo com o secretário, não manchou a imagem do Brasil de potência verde e influente negociador em conferências climáticas. “De maneira alguma. O esforço brasileiro é claramente reconhecido. Estamos tranquilos quanto à reputação do país”, complementa.
Segundo dados do sistema Prodes (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal), operado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o bioma perdeu em um ano 5.843 km² de vegetação, o equivalente a quase quatro vezes o município de São Paulo. A Amazônia Legal compreende todos os estados da Região Norte, além de Mato Grosso e parte do Maranhão.
Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/11/brasil-esta-frustrado-quanto-bons-resultados-na-cop-19-diz-secretario.html
-
De fato, houve um aumento de 29%, comparado com o período anterior, no desmatamento da Amazônia legal em 2013, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Entretanto, essa informação não afetou o posicionamento do Brasil nas negociações. Existe um reconhecimento de que o país tem trabalhado efetivamente para a redução do desmatamento, e países como China e Índia, que rejeitaram propostas ambiciosas durante a COP 19, geraram maior impacto negativo do que os dados referentes ao Brasil. A questão está, portanto, errada.
-
deveria ter maculado a imagem do Brasil, que pouco protege o maior tesouro que tem - a Amazônia.
-
Questão desatualizada.
-
Que saudade dessa época.