SóProvas



Questões de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global na Atualidade


ID
49228
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Governo trocará 10 milhões de geladeiras em 10 anos

O governo federal trocará 10 milhões de geladeiras em 10 anos. O objetivo é acabar com os refrigeradores feitos antes de 2001. Estes usam o CFC - gás com potencial para efeito estufa e que causa dano à camada de ozônio - para refrigeração.

Na quarta-feira (4), os ministros do Meio Ambiente, de Minas e Energia, do Desenvolvimento Social, de Desenvolvimento, Indústria e Comércio e da Fazenda apresentaram o projeto ao presidente Lula, que prevê doações e financiamentos de novos refrigeradores.

Internet: . Acesso em 13/2/2009.

Além da questão da emissão de CFC, aparelhos mais antigos são também maiores consumidores de energia. Considerando essa afirmação, a temática abordada no texto e assuntos a ela relacionados, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Olá colegas!

    Alternativa e)


    a) Errado - há sim, da parte do governo brasileiro, ainda que timidamente, preocupação com a questão ambiental; o uso do etanol (biocombustível), por exemplo.

    b) Errado - embora seja, de fato, três regiões (Sul, Sudeste e Centro-Oeste), a região Nordeste - que não participa do horário de verão - é mais populosa que a região centro-oeste. As regiões mais populosas são: Sudeste, Nordeste e Sul.


    Fonte: http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/horario-de-verao2.htm

     

    No Brasil, as regiões que adotam o horário de verão são: região Sul, região Sudeste e região Centro-Oeste. Além do Distrito Federal, o horário de verão abrange os seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

    c) Errado - essa realidade ainda é um sonho; há ainda um longo caminho a percorrer para a autossuficiência de energia.

    d) Errado - o Brasil é signatário (desde setembro de 1998) do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP).

    e) Certo.

    Dá-se o nome de Floresta equatorial a uma série de formações florestais localizadas nas regiões equatoriais que compreendem a Floresta Amazônia, e as florestas do sudeste asiático e em algumas regiões africanas (Ex.: Congo). 
    Fonte: 
    http://www.infoescola.com/geografia/florestas-equatoriais/


    Bons Estudos!















     


ID
88252
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O desenvolvimento sustentável planetário exige a criação de medidas e parâmetros, para se negociar, mais concretamente, a redução dos índices de poluição atmosférica. Uma dessas medidas é o chamado CO2 e ou CO2 eq. A medida mencionada foi criada para expressar, precisamente, a

Alternativas
Comentários
  • Quantidade de CO2 produzido.ex: Em média, cada boi no pasto produz por ano até 55 kg de metano, ou mais de uma tonelada de CO2-eq.
  • Medida conhecida como CO2-equivalente, ou CO2-eq, ou seja, (questão D)A QUANTIDADE DE GÁS CARDÔNICO EQUIVALENTE ENCONTRADA NOS GASES DE EFEITO ESTUDO.
  • Equivalência em dióxido de carbono (em inglês, carbon dioxide equivalent), CO2eq ou CO2e, é uma medida internacionalmente aceita que expressa a quantidade de gases de efeito estufa (GEEs) em termos equivalentes da quantidade de dióxido de carbono (CO2). A equivalência leva em conta o potencial de aquecimento global dos gases envolvidos e calcula quanto de CO2 seria emitido se todos os GEEs fossem emitidos como esse gás.

    A CO2eq é usada para comparar as emissões de diversos gases de efeito estufa baseado na quantidade de dióxido de carbono que teria o mesmo potencial de aquecimento global (GWP), medido em um período de tempo especificado (geralmente 100 anos).

    Por exemplo, o Potencial de Aquecimento Global do metano é 21 e do óxido nitroso é 310. Isso significa que a emissão de 1 milhão de toneladas métricas de metano e óxido nitroso é equivalente a emissões de 21 e 310 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono, respectivamente.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Equival%C3%AAncia_em_di%C3%B3xido_de_carbono
     

  • É uma medida métrica utilizada para comparar as emissões de vários Gases de Efeito Estufa baseado no potencial de aquecimento global de cada um definido na decisão 2/COP 3 ou conforme revisado subsequentemente de acordo com o Artigo 5. O dióxido de carbono equivalente é o resultado da multiplicação das toneladas emitidas de gases de efeito estufa (GEE) pelo seu potencial de aquecimento global. Por exemplo, o potencial de aquecimento global do gás metano é 21 vezes maior do que o potencial do CO2. Então, dizemos que o CO2 equivalente do metano é igual a 21.

ID
91270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) se
tornou referência nas discussões sobre possíveis mudanças no clima
do planeta. Acerca do IPCC e de seus relatórios, julgue os itens
subsequentes.

No quarto relatório produzido pelo órgão, em 2007, foi avaliado que, desde meados do século XX, o aquecimento global é inequívoco e quase certamente causado pela ação do homem.

Alternativas
Comentários
  • CORRETAAs causas do aquecimento global são muito pesquisadas. Existe uma parcela da comunidade científica que atribui esse fenômeno como um processo natural, afirmando que o planeta Terra está numa fase de transição natural, um processo longo e dinâmico, saindo da era glacial para a interglacial, sendo o aumento da temperatura consequência desse fenômeno. No entanto, as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CO4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo.Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/aquecimento-global.htm
  • Só dá pra considerar a questão certa porque ela mencionou EXPRESSAMENTE a opinião do relatório. Teorias para o aquecimento global é o que não faltam, porém botar a culpa na atividade humana para tirar proveito é tão bom... Segue o blá-blá abaixo.

    Relatório da ONU culpa homem por aquecimento global

    O relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU) culpa a ação do homem pelo aquecimento global e prevê um cenário de catástrofe ambiental.

    "Concentrações de dióxido de carbono (CO2), metano e óxido nitroso aumentaram notavelmente como resultado das atividades humanas desde 1750, e agora excedem, em muito, os valores (anteriores)", diz o relatório.

    "Os aumentos globais na concentração de dióxido de carbono se devem, sobretudo, ao uso de combustíveis fósseis e mudanças no manejo da terra, enquanto o aumento de metano e óxido nitroso se deve primordialmente à agricultura."

    As conclusões estão descritas no "Resumo para os Formuladores de Políticas", que integra a primeira parte do relatório "Mudanças Climáticas 2007".

    O documento diz que, até o fim deste século, a temperatura da Terra pode subir de 1,8ºC – na melhor das hipóteses – até 4ºC.


     

  • Gravei na minha mente

    Efeito estufa ==> Processo natural

    Aquecimento Global ==> Processo Antrópico.

    Aí vem a banca e me fala "quase certamente causado pela ação do homem."

    Marquei errado pq pra mim tava claro que era causado pelo homem. =/


ID
91273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) se
tornou referência nas discussões sobre possíveis mudanças no clima
do planeta. Acerca do IPCC e de seus relatórios, julgue os itens
subsequentes.

O IPCC é ligado ao governo dos Estados Unidos da América, o que, por vezes, tem posto em dúvidas os relatórios do órgão.

Alternativas
Comentários
  • O IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change ou Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) estabelecido em 1988 pela organização Meteorológica Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para fornecer informações científicas, técnicas e sócio-econômicas relevantes para o entendimento das mudanças climáticas. Seus impactos potenciais e opções de adaptação e mitigação. É um órgão intergovernamental aberto para os países membros do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Organização Meteorológica Mundial (OMM).Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Painel_Intergovernamental_sobre_Mudan%C3%A7as_Clim%C3%A1ticas
  • Milhares de cientistas de todo o mundo, contribuem para o trabalho do IPCC, numa base voluntária. A revisão é uma parte essencial do processo do IPCC, para garantir uma avaliação objetiva e completa de informações atuais. Diferentes pontos de vista existentes no seio da comunidade científica estão reflectidas nos relatórios do IPCC. O IPCC é um organismo intergovernamental, e é aberto a todos os países membros da ONU e do OMM. Os governos estão envolvidos no trabalho do IPCC que eles possam participar no processo de revisão e nas sessões plenárias do IPCC, onde as principais decisões sobre o programa de trabalho do IPCC são tomadas e os relatórios são aceitos, adotada e aprovada.
  • O IPCC é ligado ao governo dos Estados Unidos da América, o que, por vezes, tem posto em dúvidas os relatórios do órgão.ERRADO!
  • O IPCC é ligado à Organização das Nações Unidas.
  • Só uma correção ao amigo acima, PCC significa Primeiro Comando do Ceará. 
  • Olha... posso até estar errada, mas esse rapaz Kaus Serra não parecer querer ajudar na resolução da questão, senão ensinar de forma errada. Acho que ele tá curtindo com a cara da gente... só pode...para mim, ridículo.
  • e-

    O IPCC é o organismo internacional responsável pelas pesquisas e informações sobre as mudanças climáticas no mundo, seus potenciais impactos ambientais e socioeconômicos. Foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP) e a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

  • IPCC = ONU!


ID
91276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) se
tornou referência nas discussões sobre possíveis mudanças no clima
do planeta. Acerca do IPCC e de seus relatórios, julgue os itens
subsequentes.

Em 2009, o IPCC foi agraciado, juntamente com o presidente americano Barack Obama, com o prêmio Nobel da Paz, em razão dos serviços prestados para a melhoria do conhecimento climático do planeta.

Alternativas
Comentários
  • Em 2007, Al Go e IPCC ganham o Prêmio Nobel da Paz.http://scienceblogs.com.br/rastrodecarbono/2007/10/al-gore-e-painel-climatico-da-onu-ganham-premio-nobel-da-paz.php
  • Na leitura descobri que a Banda Calipso foi indicada ao Prêmio Novel da Paz. Fonte: http://exclusivo.terra.com.br/interna/0,,OI3490100-EI1118,00-Banda+Calypso+e+indicada+ao+Premio+Nobel+da+Paz.html
  • O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, venceu o prêmio Nobel da Paz em 2009, não em razão dos serviços prestados em benefício do clima planetário, mas por seus esforços para reduzir os estoques de armas nucleares e por seu trabalho pela paz mundial
  • O IPCC é responsável por verificar mudanças climáticas no mundo, seus potenciais impactos ambientais e socioeconômicos, sendo estabelecido pela Organização das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP) e a Organização Meteorológica Mundial (OMM).


ID
120883
Banca
FCC
Órgão
Casa Civil-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em dezembro de 2009, realizou-se em Copenhagen a 15a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15). Sobre a COP-15, considere:

I. Um dos principais objetivos da Conferência era apresentar um documento sobre a prorrogação do Protocolo de Kyoto; objetivo esse frustrado e adiado para a COP-16, que acontecerá neste ano de 2010 no México.

II. Alguns países em desenvolvimento como a China e a Índia assumiram posições favoráveis ao estlecimento de metas obrigatórias de redução de emissões, além de aceitar a criação de mecanismos externos de verificação e monitoramento das metas assumidas.

III. Foi parte do Acordo final que os países ricos transferirão recursos financeiros e tecnológicos aos países em desenvolvimento e, após debates, também receberão recursos os países ditos "em crescimento acelerado" ? casos do Brasil, China, Índia e África do Sul.

IV. Do documento final da Conferência foi incluída a proposta financeira que destina 100 bilhões de dólares por ano, a partir de 2020, para ações de redução e adaptação de sociedades e ambientes aos efeitos do aquecimento global nos países mais pobres.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

Alternativas
Comentários
  • I. Um dos principais objetivos da Conferência era apresentar um documento sobre a prorrogação do Protocolo de Kyoto; objetivo esse frustrado e adiado para a COP-16, que acontecerá neste ano de 2010 no México.

    IV. Do documento final da Conferência foi incluída a proposta financeira que destina 100 bilhões de dólares por ano, a partir de 2020, para ações de redução e adaptação de sociedades e ambientes aos efeitos do aquecimento global nos países mais pobres.

    Gab: E.


ID
122998
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Brasil anunciou ter diminuído a emissão de gases que provocam aquecimento global, com a redução da taxa de desmatamento da Amazônia. O anúncio serviu para o governo Federal fazer publicidade do Fundo Amazônia, que

Alternativas
Comentários
  • Resp.: Letra B

    O Fundo Amazônia tem por finalidade captar doações para investimentos não-reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável das florestas no bioma amazônia, nos termos do 
    Decreto no 6.527, de 1º de agosto de 2008.

ID
123022
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 28 de março deste ano, São Paulo participou pela primeira vez da Hora do Planeta, que consistiu em apagar as luzes de seus principais monumentos arquitetônicos das 20h30min e 21h30min. Esse movimento aconteceu em várias cidades do mundo e foi organizado pela ONG WWF com a finalidade de

Alternativas
Comentários
  • A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

ID
124933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Uma nuvem de poeira encobriu Porto Príncipe, a capital do Haiti. Quando ela se dissipou e foi possível ver a cidade de novo, não havia mais uma cidade. Casas e barracos transformaram-se em um amontoado de entulho. Aos gritos de "Jesus, Jesus!", milhares de pessoas perambulavam pelas vielas da cidade mais populosa do miserável Haiti, o país mais pobre das Américas. Com 1,2 milhão de habitantes, Porto Príncipe acabara de ser atingida em cheio por um terremoto devastador, que aniquilou o que havia da precária infraestrutura.

Época, 14/1/2010 (com adaptações).

Considerando os acontecimentos recentes no Haiti, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Set, 2008: "O presidente do Haiti, René Préval, disse que seu país está vivendo uma "catástrofe", ao ser atingido pela mais recente de três tempestades que mataram 170 pessoas e forçaram milhares a abandonar suas casas."Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/09/080904_haitifuracaohanna.shtml
  • Jean-Bertrand Aristide ex-padre católico salesiano, ligado à teologia da libertação, que foi presidente do Haiti em três períodos: em 1991, de 1994 a 1996, e novamente de 2001 a 2004.Em 1988 foi expulso da ordem Salesianos
  • Gabarito - A

    O Haiti, no meio do Caribe, está próximo à área de formação de furacões do Atlântico. Eles geralmente se formam a partir de tempestades que se originam no oceano Atlântico, passam pelo Haiti, seguem por Cuba e só depois chegam ao sul dos Estados Unidos. E agora a temporada está aberta. Quem conhece o trabalho de prevenção de desastres naturais sabe que o estrago é sempre maior quando furacão passam por áreas pobres, desprovidas de habitação e infra-estrutura decente.

ID
125863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação ao processo de modernização agrícola
brasileira e suas implicações, julgue os itens subseqüentes.

Embora sejam evidentes os esforços de modernização das atividades no campo, o aumento do volume da produção brasileira decorre do aumento da área de terra cultivada.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Decorre devido ao avanço tecnológico e do melhor aproveitamento do espaço cultivável. Quanto às novas áreas de terras cultivadas, estas também contribui para o aumento do volume da produção, entretanto, não é fator preponderante.
  • cai na pegadinha. Realmente o que o colega disse é mais relevante.

  • Embora sejam evidentes os esforços de modernização das atividades no campo, o aumento do volume da produção brasileira decorre do aumento da área de terra cultivada.

    O aumento do volume da produção brasileira decorre, na verdade, da modernização e da utilização de tecnologia no campo. O uso de insumos e implementos agrícolas modernos (máquinas, sementes transgênicas, fertilizantes, agrotóxicos, métodos de irrigação, dentre outros) tem favorecido o melhor aproveitamento do espaço de plantio, de modo que se permite produzir mais sem a necessidade de aumentar a área cultivada. Por sua vez, o que se tem observado nos últimos anos é que a produção brasileira tem aumentado, porém a área cultivada está reduzindo, motivada pelos fatores citados anteriormente. 

     Portanto, a assertiva está ERRADA

    TECCONCURSOS


ID
131455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação aos temas referentes ao clima e ao meio ambiente e suas implicações para as negociações em curso no mundo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA LETRA D
    A política externa brasileira no COP15 foi extremamente atuante e representativa.

ID
142900
Banca
FIP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O protocolo de Kyoto constitui-se em um tratado internacional com compromissos rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causas antropogênicas do aquecimento global. A redução dessas emissões deverá acontecer em várias atividades econômicas. O protocolo estimula os países signatários a cooperarem entre si, através de algumas ações básicas. Qual das ações abaixo não é uma das estimuladas pelo protocolo:

Alternativas
Comentários
  • As metas de redução não são homogêneas a todos os países, colocando níveis diferenciados para os 38 países que mais emitem gases. Países em franco desenvolvimento (como Brasil, México, Argentina e Índia) não receberam metas de redução, pelo menos momentaneamente.

    A redução dessas emissões deverá acontecer em várias atividades econômicas. O protocolo estimula os países signatários a cooperarem entre si, através de algumas ações básicas:

        * Reformar os setores de energia e transportes;
        * Promover o uso de fontes energéticas renováveis;
        * Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Convenção;
        * Limitar as emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos;
        * Proteger florestas e outros sumidouros de carbono.

    Se o Protocolo de Quioto for implementado com sucesso, estima-se que a temperatura global reduza entre 1,4°C e 5,8 °C até 2100, entretanto, isto dependerá muito das negociações pós período 2008/2012, pois há comunidades científicas que afirmam categoricamente que a meta de redução de 5% em relação aos níveis de 1990 é insuficiente para a mitigação do aquecimento global.

     

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_Quioto

  • Concordo com o gabarito da questão. Mas a letra C, para mim ficou a desejar. Parece que as metas na questão são homogêneas, somente diferentes para os 38 países. Ficou mal formulada, esta frase da letra C.

ID
147541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O cientista Wallace Broecker foi premiado por ter sido
a primeira pessoa a publicar a expressão aquecimento global, em
1975. Ele acredita que, para lutar contra o fenômeno das
mudanças climáticas, além da necessidade de redução das
emissões dos países desenvolvidos, eles deverão também extrair
o dióxido de carbono que já emitiram na atmosfera. Ao advertir
para as enormes consequências das mudanças climáticas, o
cientista admitiu que a dependência mundial em relação
aos combustíveis fósseis não deverá mudar, pois as
energias renováveis não serão consagradas totalmente nos
próximos 50 anos.

Jornal do Brasil, 16/6/2009, p. A24 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as
múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens
que se seguem.

A questão ambiental passou a fazer parte da agenda do mundo contemporâneo desde as décadas finais do século passado e tem ampliado sua importância, realidade que se manifesta no trabalho de especialistas, na atuação de setores organizados da sociedade, em reuniões multilaterais e em ações governamentais.

Alternativas
Comentários
  • Item correto.

    Vide a enorme quantidade de ONG's, trabalhos acadêmicos, evolução do direito ambiental e grandes fóruns de discussão e acordos multilaterais como o Rio 92, protocolo de Kyoto, etc.

ID
147550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O cientista Wallace Broecker foi premiado por ter sido
a primeira pessoa a publicar a expressão aquecimento global, em
1975. Ele acredita que, para lutar contra o fenômeno das
mudanças climáticas, além da necessidade de redução das
emissões dos países desenvolvidos, eles deverão também extrair
o dióxido de carbono que já emitiram na atmosfera. Ao advertir
para as enormes consequências das mudanças climáticas, o
cientista admitiu que a dependência mundial em relação
aos combustíveis fósseis não deverá mudar, pois as
energias renováveis não serão consagradas totalmente nos
próximos 50 anos.

Jornal do Brasil, 16/6/2009, p. A24 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as
múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens
que se seguem.

Entre as enormes consequências das mudanças climáticas, a que o texto alude, são apontados por muitos estudiosos a elevação do nível dos mares e seus efeitos trágicos para determinadas regiões litorâneas.

Alternativas
Comentários
  • Item correto.

    Uma outra consequencia de grande preocupação relacionado ao efeito estufa é a elevação do nível médio do mar. O nível dos mares está aumentando em 0,01 a 0,025 metros por década o que pode fazer com que no futuro algumas ilhas de países insulares no Oceano Pacífico fiquem debaixo de água. O aquecimento global provoca subida dos mares principalmente por causa da expansão térmica da água dos oceanos. O segundo fator mais importante é o derretimento de calotas polares e camadas de gelo sobre as montanhas, que são muito mais afetados pelas mudanças climáticas do que as camadas de gelo da Gronelândia e Antártica, que não se espera que contribuam significativamente para o aumento do nível do mar nas próximas décadas, por estarem em climas frios, com baixas taxas de precipitação e derretimento. Alguns cientistas estão preocupados que no futuro, a camada de gelo polar e os glaciares derretam significativamente. Se isso acontecesse, poderia haver um aumento do nível das águas, em muitos metros. No entanto, os cientistas não esperam um maior derretimento nos próximos 100 anos e prevê-se um aumento do nível das águas entre 14 e 43 cm até o fim deste século.(Fontes: IPCC para os dados e as publicações da grande imprensa para as percepções gerais de que as mudanças climáticas).
  • "a que o texto alude, são apontados por muitos estudiosos a elevação do nível dos mares e seus efeitos trágicos para determinadas regiões litorâneas." _É uma das concequências, mas não esta apontada no texto, ou seja: Caberia recurso.

ID
147553
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O cientista Wallace Broecker foi premiado por ter sido
a primeira pessoa a publicar a expressão aquecimento global, em
1975. Ele acredita que, para lutar contra o fenômeno das
mudanças climáticas, além da necessidade de redução das
emissões dos países desenvolvidos, eles deverão também extrair
o dióxido de carbono que já emitiram na atmosfera. Ao advertir
para as enormes consequências das mudanças climáticas, o
cientista admitiu que a dependência mundial em relação
aos combustíveis fósseis não deverá mudar, pois as
energias renováveis não serão consagradas totalmente nos
próximos 50 anos.

Jornal do Brasil, 16/6/2009, p. A24 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as
múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens
que se seguem.

Devido ao estágio de desenvolvimento econômico e ao grau de sofisticação tecnológica alcançado, os Estados Unidos da América (EUA) são, ao mesmo tempo, uma das maiores economias do mundo e o país cuja taxa de emissão de gases poluidores na atmosfera é a menor.

Alternativas
Comentários
  • Os países ricos são notoriamente os maiores poluidores.
  • Não concordo com a afirmativa abaixo. Os maiores poluidores são os países que não se comprometem com o meio ambiente. Países como EUA e Japão poluem, mas emergentes China e India estão poluindo numa quantidade cada vez maior.
  • Os EUA ainda são os maiores emissores de dioxido de carbono no mundo

ID
147556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O cientista Wallace Broecker foi premiado por ter sido
a primeira pessoa a publicar a expressão aquecimento global, em
1975. Ele acredita que, para lutar contra o fenômeno das
mudanças climáticas, além da necessidade de redução das
emissões dos países desenvolvidos, eles deverão também extrair
o dióxido de carbono que já emitiram na atmosfera. Ao advertir
para as enormes consequências das mudanças climáticas, o
cientista admitiu que a dependência mundial em relação
aos combustíveis fósseis não deverá mudar, pois as
energias renováveis não serão consagradas totalmente nos
próximos 50 anos.

Jornal do Brasil, 16/6/2009, p. A24 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as
múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens
que se seguem.

Segundo o premiado cientista a que o texto se refere, para se resolverem definitivamente os problemas decorrentes do aquecimento global é suficiente que os países mais ricos do mundo reduzam significativamente suas emissões de dióxido de carbono.

Alternativas
Comentários
  • Ele acredita que, para lutar contra o fenômeno das
    mudanças climáticas, além da necessidade de redução das
    emissões dos países desenvolvidos, eles deverão também extrair
    o dióxido de carbono que já emitiram na atmosfera.

ID
175942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com respeito à produção e à exportação de produtos da
agropecuária brasileira, julgue os itens a seguir.

Apesar das condições climáticas desfavoráveis e da crise internacional, a safra brasileira de grãos em 2008/2009 deve superar 140 milhões de toneladas, segundo estimativa da CONAB.

Alternativas
Comentários
  • A produção estimada é de 137,0 milhões de toneladas, 4,9% inferior à obtida na
    safra 2007/08, quando atingiu 144,1 milhões de toneladas (Quadro 2). Esse resultado
    representa uma redução de 7,1 milhões de toneladas.
    A maior redução é observada no milho 1ª. Safra (5,1 milhões de toneladas),
    seguida da soja (2,3 milhões de toneladas).
    Tal produção está condicionada às condições climáticas durante o ciclo das
    culturas e à confirmação da intenção dos produtores, já que estes estão passando por
    uma fase restritiva de crédito, aliada ao elevado custo de produção.
    07/08 Percentual Absoluta
    (a) Dez/2008
    (b)
    Jan/2009
    (c) (c/a) (c-a)
    ALGODÃO - CAROÇO (1) 2.504,7 1.981,0 1.975,0 (21,1) (529,7)
    ALGODÃO - PLUMA 1.602,2 1.268,6 1.264,8 (21,1) (337,4)
    ARROZ 12.059,6 12.247,6 12.177,1 1 ,0 1 17,5
    FEIJÃO TOTAL 3.521,8 3.696,2 3.592,4 2 ,0 7 0,6
    FEIJÃO 1ª SAFRA 1.243,3 1.492,7 1.388,9 1 1,7 1 45,6
    MILHO TOTAL 58.664,3 54.444,3 52.282,3 (10,9) (6.382,0)
    MILHO 1ª SAFRA 39.976,2 37.023,3 34.861,4 (12,8) (5.114,8)
    SOJA 60.017,4 58.820,9 57.759,1 (3,8) (2.258,3)
    TRIGO 4.081,7 5.867,5 6.030,8 4 7,8 1.949,1
    DEMAIS PRODUTOS 3.264,2 3.218,7 3.217,1 (1,4) (47,1)
    BRASIL (2) 1 44.113,7 140.276,2 137.033,8 ( 4,9) (7.079,9)
    FONTE: CONAB - Levantamento: Jan/2009.
    (1) Produção de caroço de algodão.
    (2) Exclui a produção de algodão em pluma.
    (Em 1000 t)
    PRODUTO
    SAFRA VARIAÇÃO
    08/09
    BRASIL
    ESTIMATIVA DA PRODUÇÃO DE GRÃOS
    SAFRAS 2007/2008 E 2008/2009
    Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos 2008/2009 – Quarto Levantamento – Jan/2009

     

    Fonte: Conab


ID
204541
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No final de 2009, foi realizada, em Copenhague, uma conferência das Nações Unidas, a COP-15, com o objetivo de discutir questões sobre a ecologia planetária. A conferência contou com a participação de presidentes de vários países, como os do Brasil e dos Estados Unidos, apontando propostas para um futuro melhor.

Qual o foco dessa conferência?

Alternativas
Comentários
  • mudança climática foi o tema da conferência.

  • PERGUNTAS E RESPOSTAS

    1 - O QUE É COP-15?
    A 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas, que vai de 7 de dezembro de 2009 ao dia 18 em Copenhague, Dinamarca, é o encontro internacional que visa avançar na produção de um novo acordo de proteção ao clima global, que leve a humanidade a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, em especial o gás carbônico (CO2). Um acordo internacional de 2007, o Plano de Ação de Bali, determinou que o novo tratado fosse concluído em dezembro de 2009.

    2 - O QUE HÁ DE ERRADO COM O ACORDO ATUAL?
    O Protocolo de Kyoto, assinado em 1997, tem metas muito modestas. Por ele, um grupo de 36 países industrializados precisa reduzir suas emissões em 5,2% em relação aos níveis de 1990 até 2012. Os EUA, o principal poluidor do planeta, rejeitaram Kyoto, e as economias emergentes (Brasil, Índia e China) são desobrigadas de metas. Além disso, o primeiro período de Kyoto expira em 2012 e não há nada para pôr no lugar dele ainda.

    3 - MAS PRECISAMOS MESMO DE UM ACORDO? O AQUECIMENTO GLOBAL NÃO PAROU EM 1998?
    Não. O que aconteceu foi que 1998 foi o ano mais quente registrado desde o início das medições com termômetros, e os anos seguintes foram mais frios que ele. Apesar de o clima ser extremamente variável, todas as séries históricas de dados dos anos 1990 para cá indicam um aquecimento de 0,2ºC por década. E todos os anos do século 21 estão entre os dez mais quentes desde que as medições começaram, como mostra o gráfico abaixo.

    4 - MESMO ASSIM, AS INCERTEZAS CIENTÍFICAS SÃO GRANDES E OS CUSTOS SÃO ALTOS. NÃO É MELHOR ESPERAR?
    Sim, há incertezas. E os custos não são desprezíveis: só no setor de energia, até 2030, será preciso gastar mais US$ 10,8 trilhões de dólares para cortar emissões de carbono, segundo a Agência Internacional de Energia. O problema é que a incerteza corta dos dois lados, e o custo de um aquecimento global descontrolado (tempestades, secas, inundações, fome) pode chegar a 20% do PIB mundial até o fim deste século. No Brasil, até 2030, esse custo pode ser de até R$ 3,6 trilhões.

    5 - EM QUANTO É PRECISO, ENTÃO, REDUZIR AS EMISSÕES?
    O IPCC, o painel do clima da ONU, tem sugerido que as concentrações de gás carbônico na atmosfera precisam ser estabilizadas em 450 ppm (partes por milhão) se quisermos ter uma chance de evitar um aquecimento de mais de 2ºC até o fim deste século. (Hoje, estamos em 385 partes por milhão.) Este é o limite considerado "seguro", além do qual a humanidade e os ecossistemas teriam muita dificuldade em se adaptar às mudanças climáticas. Para isso, as emissões dos países desenvolvidos precisam cair entre 20% e 45% em relação a 1990 até 2020.

  • Conferência de Copenhague - COP-15

     

    A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima foi realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, na cidade de Copenhague (Dinamarca).

     

    A Conferência Climática reuniu os líderes de centenas de países do mundo, com o objetivo de tomarem medidas para evitar as mudanças climáticas e o aquecimento global.

     

    A conferência terminou com um sentimento geral de fracasso, pois poucas medidas práticas foram tomadas. Isto ocorreu, pois houve conflitos de interesses entre os países ricos, principalmente Estados Unidos e União Europeia, e os que estão em processo de desenvolvimento (principalmente Brasil, Índia, China e África do Sul).

     

    De última hora, um documento, sem valor jurídico, foi elaborado visando à redução de gases do efeito estufa em até 80% até o ano de 2050.

     

    Houve também a intenção de liberação de até 100 bilhões de dólares para serem investidos em meio ambiente, até o ano de 2020.

     

    Os países também deverão fazer medições de gases do efeito estufa a cada dois anos, emitindo relatórios para a comunidade internacional.

     

    Fonte: https://www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm


ID
215893
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Recentemente, a mídia brasileira mostrou algumas catástrofes associadas ao meio ambiente brasileiro, especialmente no Rio de Janeiro. Existem uma série de fatores que podem produzir esses fatos. Com relação às chuvas intensas que ocorreram nesse local, entre os responsáveis estão.

Alternativas

ID
226459
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Amazônia é alvo da atenção de organismos nacionais e internacionais por ser uma das últimas florestas tropicais do mundo. Representa um bioma ameaçado pelo desmatamento, cujos efeitos podem contribuir para acelerar o ritmo do aquecimento global. Isto não significa que seja a única vegetação de importância no Brasil. Na área continental brasileira, cinco outros grandes biomas requerem atenção pelo impacto ambiental provocado por sua devastação.

Pela ordem, os biomas mais afetados pela devastação são:

Alternativas
Comentários
  • O estudo inédito, intitulado Mapas de Cobertura Vegetal dos Biomas Brasileiros, aponta a Mata Atlântica como a vegetação mais devastada do país, com 70,95% de área derrubada. No outro extremo está a menina-dos-olhos do governo, a Amazônia, seguida pelo Pantanal. Ambos biomas perderam até hoje menos que 15% de sua extensão. A Caatinga apresenta um processo avançado de deterioração, em torno de 37%. Na marca dos 40% de vegetação derrubada, o Cerrado assusta, porque sua degradação começou há apenas 40 anos. A região dos Pampas é outra que também já perdeu muito, cerca de 60% de sua área. Dias reconhece que o levantamento encomendado pelo MMA é pouco conhecido e menos ainda utilizado para a elaboração de políticas públicas. "Todo mundo só fala na Amazônia, por conta da divulgação dos dados, sempre com ampla cobertura da imprensa, e os outros biomas acabam sendo negligenciados", diz o diretor do ministério. Ele cita como preocupante a situação do Cerrado, onde cada 10 metros quadrados pode conter até 400 espécies de plantas. "Temos 40% de degradação provocada pelo homem da década de 1960 para cá. A taxa é de 1% ao ano, enquanto a Amazônia tem índice de 0,5%", explica Dias.

    Fonte: http://www.agsolve.com.br/noticia.php?cod=795

  • Faltou boa vontade (talvez até honestidade) do examinador na formulação da pergunta, que poderia estar mais clara. Ex:
    Pela ordem, do mais afetado para o menos afetado, os biomas mais afetados pela devastação são:
    Ex:
    Pela ordem decrescente, os biomas mais afetados pela devastação são:

ID
243394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O rápido aumento das temperaturas no mundo deverá ter
um efeito devastador sobre os cultivos agrícolas nas zonas
tropicais e subtropicais até o fim deste século. Estudo recente
alerta que, se não houver uma adaptação ao novo clima, metade
da população mundial sofrerá com a escassez de alimentos em
2100. Produtos primários, como o milho e o trigo, por exemplo,
poderão sofrer reduções de 20% a 40%. As populações dessas
regiões estão entre as mais pobres do mundo e as que apresentam
um crescimento demográfico significativo. Calcula-se que 3
bilhões de pessoas vivam nessas zonas.

O Globo, 9/1/2009, p. 32 (com adaptações).

O aumento das temperaturas médias, cujos efeitos danosos à vida no planeta são apontados por cientistas, decorre de fenômeno denominado

Alternativas
Comentários
  • Aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra ocorrido desde meados do século XX e que deverá continuar no século XXI.
    A maior parte do aumento de temperatura observado desde meados do século XX foi causada por concentrações crescentes de gases do efeito estufa, como resultado de atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis e a desflorestação.
      Um aumento nas temperaturas globais pode, em contrapartida, causar outras alterações, incluindo aumento no nível do mar, mudanças em padrões de precipitação resultando em enchentes e secas. Outros efeitos prováveis incluem alterações na frequência e intensidade de eventos meteorológicos extremos, extinção de espécies e variações na produção agrícola.

    FONTE: Wikipedia
  • A questão falha em denominar o aquecimento global como um fenômeno de causa ("decorre de fenômeno..."). Tal situação é uma consequência do efeito-causa que é o EFEITO ESTUFA!
  • Augusto, o aquecimento global decorre do aumento da quantidade gases estufa na atmosfera. Aumentando o efeito estufa.
    O efeito estufa, por si só, nao causa o aquecimento global - na verdade ele é essencial à manutenção e equilibrio da temperatura na terra. O problema é o aumento desse efeito.
  • Oi Abigail... 

    Continua sendo consequência. Não causa!
  • Sendo efeito ou consequencia, a questão pode ser facilmente resolvida por eliminação, se for o caso, mais não é preciso por se tratar de uma questão simples.
  • Atualmente a doutrina científica e astronômica tem divulgado relatórios consensuais acerca do aquecimento global e sua principal causa, segundo os pesquisadores, foi ocasionada por uma explosão estelar (letra D) em uma galáxia distante e que só agora, milhões de anos depois, a radiação está chegando à Terra, trazendo consequências devastadoras para nosso mundo. 

  • Boa tarde! 

    O aquecimento  global é o aumento da temperatura do planeta provocado pelo efeito estufa, um fenômeno que ocorre quando o calor do Sol acumula-se na superfície e na atmosfera da terra e não consegue dispersar-se porque é retido por uma barreira formada por muitos gases poluentes, que agem como se fossem o vidro de uma estufa de plantas.


  • O Aquecimento Global é um conceito que se relaciona com o aumento gradual da temperatura do nosso planeta.

    De forma geral, os cientistas alertam para o fato de que o aquecimento global acarreta, dentre outras consequências, o derretimento de geleiras, o que pode determinar a elevação do nível dos mares e seu potencial de destruição, particularmente nas zonas litorâneas.

     Gabarito: E


ID
243397
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O rápido aumento das temperaturas no mundo deverá ter
um efeito devastador sobre os cultivos agrícolas nas zonas
tropicais e subtropicais até o fim deste século. Estudo recente
alerta que, se não houver uma adaptação ao novo clima, metade
da população mundial sofrerá com a escassez de alimentos em
2100. Produtos primários, como o milho e o trigo, por exemplo,
poderão sofrer reduções de 20% a 40%. As populações dessas
regiões estão entre as mais pobres do mundo e as que apresentam
um crescimento demográfico significativo. Calcula-se que 3
bilhões de pessoas vivam nessas zonas.

O Globo, 9/1/2009, p. 32 (com adaptações).

As medidas que estão sendo tomadas, em várias partes do mundo, para enfrentar o desafio da preservação ambiental não incluem

Alternativas
Comentários
  • Como vários tipos de geração de energia, a termoeletricidade também causa impactos ambientais. 
    Contribuem para o aquecimento global através do Efeito estufa e da chuva ácida.
    A queima de gás natural lança na atmosfera grandes quantidades de oxidantes e redutores, além de ser um combustível fóssil que não se recupera.

    Fonte: Wikipedia
  • Resposta "D"
    Uma vez que mensionada queima e combustão são dois fatores prejudiciais ao meio ambiente.


ID
243400
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O rápido aumento das temperaturas no mundo deverá ter
um efeito devastador sobre os cultivos agrícolas nas zonas
tropicais e subtropicais até o fim deste século. Estudo recente
alerta que, se não houver uma adaptação ao novo clima, metade
da população mundial sofrerá com a escassez de alimentos em
2100. Produtos primários, como o milho e o trigo, por exemplo,
poderão sofrer reduções de 20% a 40%. As populações dessas
regiões estão entre as mais pobres do mundo e as que apresentam
um crescimento demográfico significativo. Calcula-se que 3
bilhões de pessoas vivam nessas zonas.

O Globo, 9/1/2009, p. 32 (com adaptações).

Considerando informações contidas no texto e aspectos marcantes do mundo contemporâneo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A = ERRADA == POIS A POPULAÇAO MUNDIAL AINDA NAO PAROU DE CRESCER.

    LETRA B =ERRADA= O CRESCIMENTO POPULACIONAL OCORRE PRINCIPALMENTE NAS AREAS MAIS POBRES DO GLOBO, AS REGIOES MAIS PODEROSAS APRESENTAM PEUQENO CRESCIMENTO.

    LETRA C = CORRETA = O BRASIL COMO UM PAIS TROPICAL(ENCONTRA-SE NOS TROPICOS) ENCONTRA-SE NAS REGIOES CITADAS O TEXTO

    LETRA D = ERRADA = O ALCOOL DO BRASIL NAO É DERIVADO DO MILHO, É DERIVADO DA CANA DE ACUCAR.

    LETRA E = ERRADA = O MUNDO AINDA DEPENDE MUITO DO PETROLEO.
  • O aquecimento global é um problema que está se propagando pelo mundo, ele consiste na elevação da temperatura terrestre devido ao excesso de gases poluentes que são lançados na atmosfera. É a partir disso que o efeito estufa se intensifica e eleva a temperatura global. Todas as regiões do planeta já começam a sentir os impactos do problema, inclusive o Brasil.

    Os cientistas já levantam hipóteses sobre o que acontecerá em nosso país se a emissão de gases poluentes não for contida, diversos ecossistemas estarão comprometidos. Tudo indica que a vegetação da Amazônia vai ficar mais pobre e se tornar um cerrado, o sertão nordestino vai ser consumido pela seca e se transformar num deserto e cidades litorâneas como o Rio de Janeiro serão inundadas devido a elevação do nível dos oceanos.

    As alterações climáticas também trarão prejuízos para a fauna, ou seja, algumas espécies de animais entrarão em extinção pelo fato do habitat ter sido modificado. O Brasil corre sérios riscos de diminuir drasticamente sua produção agrícola, contribuindo para a restrição de alimento dentro de suas fronteiras e ao mundo.Por isso as pessoas devem tomar consciência e reduzir a queima de combustíveis fósseis.

  • Moro num país tropical, abençoado por Deus E bonito por natureza, mas que beleza....

    O Brasil se enquadra nesses paises que precisam passar por esse processo de adaptação ao clima, bem como
    conscientizar as coisas que prejudicam o meio ambiente, tais como queimadas, poluição, entre outros que podem ser evitados.
  • ACHEI QUE PODERIA SER A LETRA D JÁ QUE O BRASIL REALMENTE POSSUI UM PROGRAMA DE PRODUÇÃO DE ÁLCOOL QUE É DERIVADO DO MILHO , ALGUÉM PODE AJUDAR??


ID
244078
Banca
NUCEPE
Órgão
SEJUS-PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

"A 15ª Conferência sobre Mudança Climática (COP-15), em Copenhague, Dinamarca, realizada para buscar um acordo que substituísse o Protocolo de Kyoto, termina sem acordo legalmente vinculante, frustrando a expectativa de metas imediatas e coercitivas sobre o tema."
(Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciência. Acesso em: 18 dez. 2009.)

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) aponta o aumento na emissão de gases de estufa como um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. Esperava-se que a Conferência Sobre Mudança Climática realizada recentemente em Copenhague pudesse produzir um compromisso dos diferentes países, no sentido de promover a redução nas emissões dos gases causadores do efeito-estufa, o que não ocorreu. O fracasso das negociações em Copenhague pode ser atribuído, CORRETAMENTE:

Alternativas
Comentários
  • OS EUA JAMAIS SE COMPACTUAM COM COMPROMISSOS QUE POSSAM PREJUDICAR SUA ECONOMIA.

  • Esse vídeo trata desse assunto: http://www.youtube.com/watch?v=YG5G1BSRlmk&feature=related
  •  A conferência de Copenhague foi um fracasso. Os resultados foram um financiamento de US$ 30,0 bilhões para os países em desenvolvimento nos próximos três anos e um acordo a ser ratificado pelos estados visando limitar o aquecimento global à 2º C. O primeiro resultado é insignificante, enquanto que a eficácia do segundo pode ser comparada aos angélicos apelos do Papa em prol da paz. Quanto aos meios e as condições necessárias para alcançar esses objetivos nada foi decidido.

    Analisando retrospectivamente, o resultado não poderia ter sido diferente. Crer que os EUA e China – principais poluidores do planeta – iriam a Copenhague dispostos a assumir um compromisso internacional diante de 190 países releva singeleza, para não dizer candura. E sem engajamento desses dois gigantes, responsáveis por 40% das emissões mundiais de CO2, nenhum acordo foi e será possível. Em que pese à apresentação de várias propostas ousadas, os demais participantes gesticularam com maior ou menor brilho, sem alcançar um denominador comum, Brasil e União Européia, inclusive. No final, as aspirações do movimento ecológico mundial ficaram reduzidas a uma carta de intenções sem valor.

    Fonte: http://www.ecodebate.com.br/2010/02/19/fracasso-de-copenhague-estados-unidos-e-china-responsaveis-artigo-de-tomas-togni-tarquinio/

  • Eu achei a A e a C praticamene iguais. 

  • Caro amigo Guerrilheiro Solitário, a alternativa A corresponde a países em desenvolvimento (subdesenvolvidos), que em geral, são bem tranquilos em aceitar os acordos da conferência do clima, tendo em vista que, muitos eles tbm iriam ganhar com os 30bi.

    A alternativa C corresponde aos países desenvolvidos, e no caso dos EUA, são os maiores botadores de banca, pois eles iriam perder bilhões de sua economia tanto patrocinando países em desenvolvimento como também, afetaria toda sua logística de produção, acarretando prejuízos.


ID
264229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito da preservação do meio
ambiente no Brasil.

O desmatamento na Amazônia representa apenas um décimo do total da emissão de gases de efeito estufa no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Comparado aos países desenvolvidos do hemisfério norte, o Brasil contribui pouco com os gases do efeito estufa, embora as queimadas na Amazônia sejam o grande "pecado" brasileiro quando o assunto é emissão dos gases que acabam provocando o aquecimento global. De acordo com a organização não-governamental Iniciativa Verde, essas queimadas respondem por aproximadamente 70% das emissões brasileiras de gases do efeito estufa.

  • O desmatamento produz diversos gases que contribuem para o efeito estufa.
  • Existe sim uma relação entre desmatamento e aumento do efeito estufa.  Até porque,  normalmente, o desmatamento precede à queimada.
    DESMATAMENTOS E QUEIMADAS X EFEITO ESTUFA   O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre a milhares de anos em nosso mundo. Sem ele, seguramente a vida como conhecemos hoje não existiria. Basicamente, consiste numa relação de troca energética entre o espaço sideral e a Terra. Dentro da atmosfera terrestre, existem alguns gases que absorvem a radiação infravermelha do sol, mantendo esta radiação em nossa superfície em forma de calor e possibilitando o desenvolvimento da vida no planeta. Contudo, o aumento destes gases na atmosfera pode alterar drasticamente o clima, ocasionando um desequilíbrio ambiental nocivo a todas as formas de vida. Os principais gases responsáveis pelo efeito estufa são: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e clorofluorcarboneto (CFC).   Desmatamentos e queimadas são fatores agravantes do efeito estufa. Estima-se que os desmatamentos sejam responsáveis por 35% das emissões anuais de dióxido de carbono na atmosfera. Através da fotossíntese, as plantas absorvem a energia solar e o CO2, produzindo glicose e expelindo oxigênio. Com os desflorestamentos, o número de plantas que absorve este CO2 diminui e a concentração deste gás na superfície amplifica o aquecimento global. As queimadas liberam direta e rapidamente uma grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, resultante da combustão da madeira, animais, fungos e bactérias, colaborando para o aumento do efeito estufa.
  • Na verdade, os gases das queimadas supervenientes ao desmatamento não podem ser imputados como consequência do desmatamento. Somente os gases das queimadas realizadas com intuito de desmatar é que podem ser imputados também ao desmatamento.

    Enfim, o dado correto é 56%.

    "Só no Brasil, 56% da emissão total dos GEE (gases de efeito-estufa) se devem ao problema da devastação das florestas, enquanto a indústria é responsável por apenas 5%."

    Por Camila Ribeiro em 14/06/2011

ID
280702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2009, realizada em Copenhague, terminou

Alternativas
Comentários
  • Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2009, também chamada Conferência de Copenhague ouCimeira de Copenhaga (oficialmente United Nations Climate Change Conference ou COP15) foi realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, em CopenhagueDinamarca. Esta cimeira, organizada pelas Nações Unidas, reuniu os líderes mundiais para discutir como reagir às mudanças climáticas (aquecimento global) actuais. Foi a 15ª conferência realizada pela UNCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).[1]

    A conferência foi precedida por um congresso científico organizado pela Universidade de Copenhaga intitulado Climate Change: Global Risks, Challenges and Decisions, realizado em Março de 2009. Cento e noventa e duas nações foram representadas na conferência, tornando-a na maior conferência da ONU sobre mudanças climáticas.[2]

    A reunião foi presidida por Connie Hedegaard até ao dia 16 de Dezembro, quando resignou ao cargo, sendo substituída pelo primeiro ministro dinamarquês Lars Loekke Rasmussen.[3] Foi considerada pela imprensa mundial como uma conferência um tanto polêmica e que não atingiu os planos de discussão almejados. O presidente Lula da Silva foi um dos destaques da conferência, sendo aplaudido quatro vezes durante seu longo discurso. Além disso o presidente brasileiro assumiu uma posição crítica na reunião e confessou sua irritação perante os temas debatidos.[4]

  • A Conferência em Copenhague terminu sem um documento formal que estabelecesse metas.
    certa letra E
  • Conferência de Copenhague - COP-15

     

    A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima foi realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, na cidade de Copenhague (Dinamarca).

     

    A Conferência Climática reuniu os líderes de centenas de países do mundo, com o objetivo de tomarem medidas para evitar as mudanças climáticas e o aquecimento global.

     

    A conferência terminou com um sentimento geral de fracasso, pois poucas medidas práticas foram tomadas. Isto ocorreu, pois houve conflitos de interesses entre os países ricos, principalmente Estados Unidos e União Europeia, e os que estão em processo de desenvolvimento (principalmente Brasil, Índia, China e África do Sul).

     

    De última hora, um documento, sem valor jurídico, foi elaborado visando à redução de gases do efeito estufa em até 80% até o ano de 2050.

     

    Houve também a intenção de liberação de até 100 bilhões de dólares para serem investidos em meio ambiente, até o ano de 2020.

     

    Os países também deverão fazer medições de gases do efeito estufa a cada dois anos, emitindo relatórios para a comunidade internacional.

     

    Fonte: https://www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm


ID
303931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEAD-PA
Ano
2005
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Texto IV – questões 9 e 10

O mundo começa a mudar, ainda que muito discretamente. Após mais de seis anos de negociações às vezes frustrantes, entra
em vigor o Protocolo de Kyoto, único instrumento internacional já concebido para lidar com o maior desafio ambiental da história:
o aquecimento global. O consenso entre pesquisadores, ambientalistas e diplomatas é que Kyoto representa mais um sucesso
diplomático que ambiental. O acordo, que pretende cortar a emissão de gases causadores do efeito estufa, é um triunfo do
multilateralismo representado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mas deixa de fora o maior poluidor do planeta, os Estados
Unidos da América (EUA).

Folha de S.Paulo, 16/2/2005, p. A15 (com adaptações).

Tendo as informações contidas no texto IV como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relativos ao Protocolo de Kyoto.

I Como acontece com qualquer tratado internacional importante, o Protocolo de Kyoto somente entrou em vigor a partir do momento em que todos os países integrantes da ONU o ratificaram.

II O texto enfatiza que, mais do que habilidade diplomática, o que determinou a aprovação do protocolo foi a consciência generalizada, entre povos e governos, de que o planeta precisa ser salvo.

III Há consenso de que, sendo uma criação dos homens em sua ensandecida vontade de produzir mais e mais riquezas, o efeito estufa não pode mais existir, sob pena de transformar a Terra em um planeta gelado e sem condições de vida.

IV A queima excessiva de combustíveis fósseis compromete perigosamente o planeta ao aquecê-lo de maneira anormal, razão pela qual o Protocolo de Kyoto volta-se para a redução da quantidade desses gases lançados na atmosfera.

V Os EUA foram proibidos de participar do protocolo justamente por serem, como afirma o texto, o “maior poluidor do planeta”.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • Resposta  Certa - A

    I - Errada - EUA não ratificou
    II - Errada - Não existe consciência generalizada entre governos,povos e até entre cientistas.
    III - Efeito estufa é um fenômeno natural da atmosfera, seu aumento excessivo é que preocupa ambientalistas.
    IV - Certa
    V - Os EUA não foram proibidos, eles se negaram a participar do Protocolo.
  • OS EUA, representado por George Bush, não ratificaram o Tratado de Kyoto à época, 2005. 
    Hoje já assinaram, em virtude da pressão da sociedade.
  • EUA assinaram (12 Nov 1998) o Protocolo de Kyoto porém jamais ratificou. Foi o único país do Anexo I que não ratificou.

    Atenção, assinatura e ratificação não são sinônimos.

ID
313075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito da preservação do meio ambiente no Brasil.

O desmatamento na Amazônia representa apenas um décimo do total da emissão de gases de efeito estufa no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • errada

    "O desmatamento para pastagens na Amazônia é a maior fonte de emissões de gases de efeito estufa do Brasil. Contribui com aproximadamente 50% do total"

    Reportagem da revista Scientific American Brasil:


    Efeitos globais do bife brasileiro

    Desmatamento para pastagens na Amazônia é responsável por aproximadamente 50% dos gases de efeito estufa no país

    Igor Zolnerkevic

    fonte; http:// http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/efeitos_globais_do_bife_brasileiro.html
  •  O desmatamento da Amazônia é, tradicionalmente, o principal responsável pela emissão de gases de efeito estufa pelo Brasil. Em 2009, segundo dados do INPE, o desmatamento era responsável por 55% da emissão de gases de efeito estufa. Com a diminuição do desmatamento e mudanças da matriz energética brasileira, a tendência é que se verifiquem mudanças na participação de cada setor nas emissões de gases de efeito estufa. Além do desmatamento, a agropecuária bovina, com a liberação de gás metano, sempre teve participação expressiva nas emissões. Com a maior utilização de usinas termelétrica, no lugar de hidrelétricas, e o aumento da frota de veículos automotores que funcionam à base de derivados de petróleo, esses setores tendem a aumentar sua participação, em termos percentuais, na emissão de gases de efeito estufa.  


    A alternativa correta é : Errado.


ID
313102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos tempos, desastres da natureza têm feito vítimas em várias partes do mundo. Com relação a esses desastres, julgue os itens que se seguem.

No início deste ano, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, a ação humana contribuiu para o aumento da quantidade de vítimas dos deslizamentos de terra provocados pela água das chuvas.

Alternativas
Comentários
  • O desastre que ocorreu na Região Serrana do Rio de Janeiro em 2011 teve causas naturais e humanas. No aspecto natural, as chuvas incessantes durante dias associadas a uma topografia acidentada e solo espesso explicam os deslizamentos. No aspecto humano, a ocupação desordenada de encostas e áreas de risco se soma aos aspectos naturais para explicar os deslizamentos e explicam, também, a dimensão da tragédia, com muitos mortos. Sistemas de monitoramento de áreas de risco foram criados para tentar evitar que uma nova tragédia ocorra nas épocas das chuvas. 


    A alternativa correta é : CERTO. 


ID
325105
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No último século, atingimos um elevado nível de riqueza e conforto. Por outro lado, assistimos à lamentável degradação do meio ambiente e às precárias condições em que vivem mais de um bilhão de seres humanos. Atualmente, o desafio para a humanidade é a construção de uma sociedade moderna e sustentável. (Geografia. Escala educacional, edição no 33, outubro de 2010)

Isso significa dizer que:

Alternativas

ID
325261
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Responda esta questão com base na previsão do tempo para 19/08/2009.

Mais uma “friagem” deve atingir Rondônia esta semana – a quinta do ano – provocando acentuado declínio nas temperaturas, principalmente no sul e oeste do estado.

A justificativa para o avanço da frente fria na região Norte, nesta época do ano é:

Alternativas
Comentários
  • No inverno, a região Amazônica  pode sofrer influência da massa polar atlântica, que atinge a Amazônia ocidental ocasionando um fenômeno denominado "friagem", ou seja, súbito rebaixamento da temperatura em uma região normalmente muito quente.

    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_do_Brasil#Clima


  • Assertiva correta A:
    È justamente o conceito de ''friagem''.O súbito esfriamento do tempo no inverno,tendo em vista que lá geralmente é quente e úmido(tropical úmido).Isso acontece quando a massa polar antartica chega até a Amazônia ocidental...
    Deus é fiél...
    De 

ID
326797
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Responda esta questão com base na previsão do tempo para 19/08/2009.
Mais uma “friagem” deve atingir Rondônia esta semana – a quinta do ano – provocando acentuado declínio nas temperaturas, principalmente no sul e oeste do estado.
Ajustificativa para o avanço da frente fria na região Norte, nesta época do ano é:

Alternativas

ID
345634
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Santa Maria Madalena - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Problemas decorrentes de chuvas fortes ou secas prolongadas vêm causando grandes prejuízos à população das áreas atingidas com perdas extremas, como moradias e todos os pertences. Um exemplo ocorreu em junho deste ano, com as enchentes em Alagoas e Pernambuco. Nestes casos, tem se tornado uma prática constante a liberação do seguinte benefício para as vítimas:

Alternativas

ID
354892
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Haiti e Moçambique são os países economicamente mais ameaçados por desastres naturais, segundo um ranking divulgado no início desta quinta-feira (horário local) pela consultoria britânica Maplecroft. O relatório apresenta resultados preocupantes também para alguns países ricos, como Itália e Estados Unidos. A Maplecroft disse que o objetivo do novo índice é mostrar o impacto econômico de desastres ocorridos entre 1980 e 2010, como terremotos, inundações, secas, deslizamentos, epidemias, tsunamis e ondas de frio e calor extremos.” (Da Reuters)

Que desastres naturais ocorridos a partir de 2000, afetaram consecutivamente, os países líderes desse ranking?

Alternativas

ID
359830
Banca
CETAP
Órgão
DETRAN-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Marque a alternativa que indique o conceito que segue no trecho seguinte: “É um conceito de “desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações”. Essa definição surgiu em 1970 na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD), criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental, relacionados a dois elementos – necessidades e limitações.” (Fonte: http://www.agricultura.gov.br/)

Alternativas
Comentários
  • Você vê que o comentário é antigo quando o cara escreve: "minha comunidade no Orkut" rsrsrs


ID
550888
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“De acordo com analistas internacionais, com a perspectiva de que se duplique o uso global do carvão até 2030, as tecnologias de captura e armazenamento de carbono (CAC) serão cruciais. A quantidade de dutos, pesquisas científicas e engenharia química necessários têm precedentes que já existem nos setores de petróleo e gás. Mas essa quantidade será bem superior à capacidade atual de CAC e o pessoal necessário não poderá simplesmente ser emprestado da indústria atual de combustíveis fósseis."
MORTON, Oliver. O mundo em 2010. The Economist. no 577-4, p. 25, jan./fev. 2010. (Adaptado)

De acordo com o texto, um dos principais problemas a ser enfrentado, para a expansão das tecnologias de CAC, é a(o)

Alternativas
Comentários
  • A

    escassez de mão de obra especializada.


ID
583318
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IPAS-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Conferência do Clima de Copenhague, a COP15, é nossa maior oportunidade para salvar a civilização de um colapso causado pelo aquecimento global. As  emissões humanas responsáveis pelas mudanças climáticas – oriundas principalmente da queima de combustíveis fósseis para transporte e energia e do  desmatamento – têm que começar a cair já para evitar o pior. A crise do clima virou fator determinante para a riqueza e a pobreza das nações nas próximas  décadas. Com base nessa informação e no documento final que estabelece as bases para negociação continuar como forma de salvar o planeta do efeito  estufa, podese citar que o principal avanço nas negociações foi a participação de um país que esteve fora das negociações sobre o clima mundial desde o  Protocolo de Kyoto, em 1997. Este país é o maior emissor de gazes poluentes e sua participação é vital para o sucesso de qualquer futuro tratado global. Qual país é este?

Alternativas
Comentários
  • Senhores, favor verificar essa questão pois está incorreta.
  • Boa Noite!

    Por favor verifiquem essa questão, pois a pergunta está igual a anterior, porém com respostas que não condizem!!!
     

  • Anulada e ainda aí!
  • A assertiva C é a correta no gabarito,mas eu marcaria a B...
    Essa não vale.Parece que ela já foi anulada antes...
    Deus abençoe a todos...

ID
603145
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Evento que ia ter entre as atrações o show de Shakira foi cancelado após forte chuva

O Pop Music Festival, que ia contar entre suas atrações com o show da cantora colombiana Shakira, teve de ser cancelado por causa da forte chuva cai sob o Distrito Federal na noite desta quinta-feira (17).

http://www.clicabrasilia.com.br/site/noticia.php?id=332179. Acesso em 20/3/2011.

Assinale a alternativa correta quanto ao clima no Distrito Federal.

Alternativas
Comentários
  • CLIMA NO DISTRITO FEDERAL - O clima é tropical de altitude, com um verão úmido e chuvoso e um inverno seco. A temperatura média anual é de cerca de 19,8°C, podendo chegar aos 30,0°C de média das máximas em setembro, e aos 10,5°C de média das mínimas nas madrugadas de inverno em julho. A mínima absoluta histórica foi de 1,6°C em 1975 (fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) sendo acompanhada de uma geada. A máxima absoluta histórica foi de 34,5°C em 12 de outubro de 1963 (Fonte: Inmet). A temperatura, porém, varia de forma significativa nas áreas menos urbanizadas, onde a média das mínimas de inverno cai para cerca de 10°C a 5°C. A umidade relativa do ar é de aproximadamente 80%, podendo chegar aos 15% ou menos no inverno. (wikipedia) 
  • Questão copiada de outro concurso na cara dura.
  • O clima do DF é Tropical semi úmido com elevada falta de umidade no meio do ano o que acaba gerando alguns desconfortos para os brasilienses.

  • Comentários:

    a)        ITEM CORRETO.

    b)       A temperatura média anual do DF é de 23° C. ITEM ERRADO.

    c)        Incorreto. Não há nada nesse sentido. ITEM ERRADO.

    d)       A baixa umidade DIFICULTA a prática de atividade física ao ar livre, já que afeta diretamente o sistema respiratório. ITEM ERRADO.

    e)        O certo é CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE. ITEM ERRADO.

    GABARITO: LETRA A


ID
637822
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Mossoró - RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O britânico que caminhou mais de 9,5 mil quilômetros da nascente a foz do rio Amazonas terminou seu percurso nesta segunda-feira (09/08/2010), afirmando ter sido o primeiro a completar tão hercúlea tarefa. Ed Stafford, 34, um ex-capitão do exército britânico que serviu no Afeganistão, teve de adiar por algumas horas a sua chegada ao Oceano Atlântico depois de desmaiar quando caminhava na estrada para Belém. Mas o incidente acabou se revelando um contratempo pequeno diante dos 859 dias que o britânico percorreu para cumprir o que ele diz ser uma expedição inédita.” (Texto divulgado no site G1 / www.g1.globo.com)

Levando em consideração que o inglês Ed Stafford iniciou sua caminhada na nascente do rio Amazonas, pode- se afirmar que sua aventura teve início no seguinte país sul-americano:

Alternativas
Comentários
  • Essa é : Sabe ou boia.

  • Fácil. !!!!

  • Gab. C


ID
639928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Fenômeno natural, o efeito estufa tem-se intensificado pela ação do homem, o que acarreta sérias consequências para o meio ambiente. Uma dessas consequências mais conhecidas é

Alternativas
Comentários
  • O Aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão—um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objecto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno.
    Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera é causa do efeito estufa. A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos estão retendo uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global.
    A principal evidência do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estações metereológicas em todo o globo desde 1860. Os dados com a correção dos efeitos de "ilhas urbanas" mostra que o aumento médio da temperatura foi de 0.6+-0.2 C durante o século XX. Os maiores aumentos foram em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a 2000. (fonte IPCC).
  • Essa questão, foi muitíssimo fácil!
  • A questão no seu enunciado pede como resposta as consequências, vamos então as respostas:

    A) desmatamento descontrolado é uma CAUSA do efeito estufa.

    B) intensificação das queimadas é uma CAUSA do efeito estufa.

    D) ampliação das geleiras, o correto seria DERRETIMENTO.

    E) a poluição dos mares e oceanos é uma CAUSA, entretanto está mais ligada a contaminação da água.


    A resposta então só poderá ser a letra C como AQUECIMENTO GLOBAL.

  • BEM... PARA OS QUE ESTÃO AFUNILADOS:

    http://noticias.terra.com.br/ciencia/rio20/noticias/0,,OI5768714-EI19851,00-Rio+e+mamata+e+aquecimento+historia+pra+boi+dormir+diz+professor.html
  • Você conhece o efeito estufa natural e seu papel na vida terrestre?

     

    Muito se escuta, mas pouco se sabe sobre o verdadeiro papel do efeito estufa natural. Ele é fundamental para manter a temperatura do planeta Terra adequada para a sobrevivência humana. Imagine o terceiro planeta do sistema solar sem a ajuda desse fenômeno de aquecimento térmico? Não sobreviveríamos em uma eterna era do gelo e muitas espécies não se desenvolveriam.

     

    Vamos entender primeiro como funciona este efeito. Parte dos raios solares que atingem a terra são refletidos para o espaço e outra parte absorvidos e transformados em calor, devido aos gases estufa, que trabalham como isolantes, fazendo com que o aquecimento seja retido no planeta, como se fosse um cobertor. Este fenômeno contribui com a proliferação de vida na terra e com a subsistência humana.

     

    Porém, com o crescimento da industrialização e o consumo exagerado, o homem tem contribuído demasiadamente para o aumento da concentração natural desses gases. O aumento do número de veículos faz com que aumente o consumo de combustível, e, consequentemente, a poluição do ar.

     

    Novas indústrias são implantadas diariamente, contribuindo com a emissão de gases poluentes e resíduos químicos. O desmatamento também colabora com a emissão de gases nocivos, pois quando as árvores são cortadas, elas liberam uma grande quantidade de CO2 que estava armazenado para o processo de fotossíntese, em que elas purificam o ar devolvendo oxigênio para a atmosfera. Com ações negativas como estas, grande parte dos raios solares acaba esquentando a temperatura do planeta ao invés de voltar para o espaço, causando o aquecimento global. O efeito é exatamente como o de uma estufa.

     

    O superaquecimento do planeta causa danos irreversíveis, como o derretimento das calotas polares, que aumenta o nível dos oceanos, facilitando o surgimento de desastres naturais como tsunamis, furacões e maremotos. Essas mudanças climáticas também prejudicam a natureza, desregulam ecossistemas e causam a extinção de inúmeras espécies. A previsão é de que a temperatura do planeta aumente em 2°C nos próximos anos, causando ainda mais mudanças desastrosas.

     

    Mesmo com tantas informações em noticiários e formação sobre o assunto nas escolas, o ser humano ainda não se conscientizou totalmente sobre o caos que o efeito estufa ainda pode causar na vida terrestre. Muito podemos fazer para evitar um efeito desastroso para as futuras gerações. Evitar ir de carro para o trabalho, reduzir a emissão de gases poluentes em indústrias e evitar o consumo de produtos que emitam CFC já são atitudes que podem prevenir alguns danos.

     

    Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/voce-conhece-efeito-estufa-natural-papel-vida-terrestre/


ID
764002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As populações mais pobres do planeta sentirão os efeitos mais devastadores das mudanças climáticas e do consumo de países ricos em um mundo com sete bilhões de habitantes, de acordo com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). O alerta foi dado durante o lançamento do Relatório da Situação da População Mundial 2011, documento por meio do qual a entidade conclama a comunidade internacional a brigar pela redução do consumo excessivo e das emissões de gases de efeito estufa.
O Globo, 27/10/2011, p. 38 (com adaptações).

Considerando o texto acima, bem como as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.

A conclamação feita no relatório citado no texto visa assegurar o equilíbrio da natureza que sustenta a vida e o atendimento das necessidades de bilhões de pessoas.


Alternativas
Comentários
  • Os países mais pobres

    Para o professor José Matias Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília, um importante fator está sendo deixado de fora da discussão internacional: os países menos desenvolvidos. “Os países intermediários e de ponta possuem perspectivas para a mitigação e a adaptação do problema, mas os mais pobres não têm condições de acompanhar esse movimento. E são eles que irão pagar a conta das mudanças climáticas”, afirma Matias.

    Gabarito certo

  • SOBRE O RELATORIO:
    O relatório, que apresenta contagens actuais e prospectivas da população mundial, prevê a ultrapassagem da fasquia dos 7 mil milhões de pessoas em todo o mundo para o final do mês de Outubro de 2011, mas monitoriza também dados relativos a Saúde materna e neo-natal (taxa de mortalidade até aos 5 anos de idade; mortalidade materna; partos adolescentes; partos atendidos por pessoal médico); Educação (matrículas no ensino básico; matrículas no ensino secundário; taxa de alfabetização para a população entre os 15 e os 24 anos de idade); e Saúde sexual e reprodutiva (uso de contraceptivos; planeamento familiar; conhecimento das formas de transmissão do HIV; taxa de prevalência do HIV). Além destes itens, que constituem o conjunto de metas estabelecidas em 1994 pela Conferência Intergovernamental sobre População e Desenvolvimento, são analisados, para cada Estado ou território, os seguintes indicadores: taxa de crescimento de população; população urbana; taxa de fecundidade; esperança de vida aquando do nascimento; população servida por instalações sanitárias; e taxa de população que vive com menos de 1,25 dólares por dia.

  • Questão de português - interpretação de texto. 

    "...documento por meio do qual a entidade conclama a comunidade internacional a brigar pela redução do consumo excessivo e das emissões de gases de efeito estufa."  Realmente, a ideia que se infere da conclamação citada no texto é o equilíbrio da natureza que sustenta a vida e o atendimento das necessidades de bilhões de pessoas.


ID
764005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A emissão demasiada de gases poluentes originou um fenômeno inédito na natureza, o efeito estufa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    O efeito estufa não é um fenômeno inédito na natureza.

    Mais uma pegadinha, se não prestar atenção o candidato erra no impulso.


    Sorte a todos.
  • O efeito estufa é um fenômeno natural responsável pelo aquecimento do planeta, sem ele seria impossível haver condições propicias a vida na Terra (ou seja, sempre existiu). Seu objetivo é manter o equilíbrio da temperatura, porém a ação humana tem agravado os resultados e promovendo graves alterações climáticas. Ao passo que o efeito estufa assume uma postura perigosa, ele passa a ganhar o nome de aquecimento global.
  • Errada!
    O efeito estufa não é inédito, ele sempre existiu.
    Efeito estufa provoca o aquecimento do planeta.

    "Do total de raios solares que atingem o planeta, quase 50% ficam retidos na atmosfera; o restante, que alcança a superfície terrestre, aquece e irradia calor. Esse processo é chamado de efeito estufa.

    Apesar de o efeito estufa ser figurado como algo ruim, é um evento natural que favorece a proliferação da vida no planeta Terra. O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, pois se a Terra tivesse a temperatura muito baixa, certamente não teríamos tantas variedades de vida. Contudo, recentemente, estudos realizados por pesquisadores e cientistas, principalmente no século XX, têm indicado que as ações antrópicas (ações do homem) têm agravado esse processo por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o CO2."

    Fonte: 

    http://www.brasilescola.com/geografia/efeito-estufa.htm
  • GABARITO:ERRADO


    Sem o efeito estufa a vida na terra  nem nos oceanos não seria possível ou pelo menos não  com a riqueza e a diversidade e complexidade que conhecemos hoje .O problema e que nas ultimas decadas os climatologista começaram a perceber que esse efeito natural estava se intensificando ou seja a temperatura estava aumentado.
  • Como já foi mencionado, efeito estufa não é inédito, nem foi criado pelos gases poluentes emitidos, esses gases funcionam como combustiveis para o efeito estufa -que é um controlador térmico- assim quanto mais gases na atmosfera, maior a capacidade de retenção de temperatura, surgindo assim o aquecimento global.

    Pegadinha típica de banca CESPE, que exige concentração e conhecimento, com essa banca só conhecimento não leva a aporvação.

    Bons estudos
  • Representação do efeito estufa
    Importância vital
    "O efeito estufa natural é fundamental para a manutenção da vida na Terra. Este fenômeno é responsável por manter a temperatura média do planeta em torno de 15ºC. Por outro lado, o efeito estufa antrópico (promovido pela ação do homem) resulta em um desequilíbrio energético do planeta e contribui para o aquecimento global", explica o professor Carlos.
    http://acaoambientalsp.blogspot.com.br/2012/05/efeito-estufa.html
  • O efeito estufa é um processo natural da terra que e de suma importância para a vida no planeta, pois os raios solares entram em nosso ecossistema,mas tem que voltar boa parte desse mesmo para de onde veio, o que ocorre e o grande aquecimento do efeito estufa, pois como não consegue voltar devido as grandes quantidades de gases que existe na nossa atmosfera, não permite que esses gases volte e dessa forma causando o aquecimento do planeta. 

    Bons estudos!

  • O erro é inédito na questão. A ação humana potencializa o efeito estufa, mas dizer que é algo inédito é um grande equívoco.



    PM_ALAGOAS_2018

  • EFEITO ESTUFA EXISTE DESDE QUE O MUNDO É MUNDO.


ID
764008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os efeitos do desequilíbrio ambiental e do consumo desenfreado atingirão homogeneamente o planeta, igualando países desenvolvidos e não desenvolvidos como alvos de um mesmo problema.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: ERRADO

    Os efeitos do desequilibrio ambiental atingirá todo o mundo mas de forma heterogênea, ou seja em cada lugar de uma forma e intensidade diferente.
  • Gabarito errado. Mesmo enfoque da questão número 254665

    Os países mais pobres

    Para o professor José Matias Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília, um importante fator está sendo deixado de fora da discussão internacional: os países menos desenvolvidos. “Os países intermediários e de ponta possuem perspectivas para a mitigação e a adaptação do problema, mas os mais pobres não têm condições de acompanhar esse movimento. E são eles que irão pagar a conta das mudanças climáticas”, afirma Matias.

  • O erro da questão está em afirmar que "os efeitos do desequilíbrio ambiental e do consumo desenfreado atingirão homogeneamente o planeta".
    Sabemos que alguns ilhas desaparecerão do mapa cobertas por água, já em alguns países faltará água. O planeta será atingido heterogeneamente.

    Bons estudos!
  • A maior parte da população de países não desenvolvidos, não possuem um consumo desenfreado, como diz a questão, isso se dá devido à falta de recursos. 


ID
776644
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Depois de 12 dias reunidos em Cancún, representantes de 194 países encerraram, no dia 12 de dezembro de 2010, uma conferência que foi longamente ovacionada pelos presentes porque nela

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D
    Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2010

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2010 ou Cimeira de Cancun, organizada pelas 
    Nações Unidas, realizou-se entre 29 de Novembro de 2010 e 10 de Dezembro de 2010, em CancunMéxico. Oficialmente é
    chamada 16ª. Sessão da Conferência das Partes(COP 16) para a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança
    do Clima
     (UNFCCC)1 e 6ª. Sessão da Conferência das Partes, servindo como Reunião das Partes (CMP 6) do Protocolo de Quioto (1997).

    A Conferência de Cancún ocorreu após o fracasso verificado em 2009, na COP 15, onde a presença de mais de 150 chefes de Estado
    e Governo não foi suficiente para que se chegasse a um entendimento sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa.
    A conferência de 2009 resultou apenas em um acordo mínimo, concluído e assinado às pressas por vinte chefes de Estado que
    se comprometeram a limitar, de maneira voluntária, oaquecimento global a dois graus Celsius, sem contudo especificarem os meios
    para atingir essa meta.2

    Para o encontro de Cancún esperava-se obter maior envolvimento dos países emergentes, já que, na primeira fase pelo protocolo de
    Quioto, que se encerra em 2012, aqueles países não se comprometeram a reduzir as suas emissões. De fato, desde que o protocolo
    foi firmado, apenas a União Europeia instituiu uma legislação vinculativa para a redução de emissões, contemplando inclusivamente
    obrigações a longo prazo, posteriores a 2020.


ID
776809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No último mês de novembro, grande quantidade de petróleo
vazou de um poço localizado no litoral do estado do Rio de
Janeiro e explorado pela empresa multinacional Chevron.
A respeito desse desastre ecológico, julgue os itens
subsequentes.

O acidente, ocorrido na camada pré-sal, foi lamentado e protestado por vários grupos ecológicos.

Alternativas
Comentários

ID
816583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Tendo em vista o conceito de desenvolvimento sustentável e as suas perspectivas para os próximos anos, julgue o item.

Em junho de 2012, no Rio de Janeiro, será realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento, a Rio+20. Ao participar da reunião do G20, em Cannes, na França, a presidenta Dilma antecipou uma das posições brasileiras em relação a esse tema: os países emergentes devem contribuir de maneira diferenciada em relação aos países desenvolvidos na redução das emissões de gases de efeito estufa, para que não arquem com um peso econômico demasiadamente alto.

Alternativas

ID
816586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Tendo em vista o conceito de desenvolvimento sustentável e as suas perspectivas para os próximos anos, julgue o item.

O compromisso com as ações de desenvolvimento sustentável que garantam a qualidade de vida das gerações futuras é o que diferencia as políticas de desenvolvimento econômico das de desenvolvimento sustentável.

Alternativas
Comentários
  • Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de existência digna das gerações futuras, sendo possível melhorar a qualidade de vida dos vivos sem prejudicar o potencial desenvolvimento das novas gerações, através do controle da poluição a fim de manter a perenidade dos recursos naturais.

    Frederico Amado.


ID
864121
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas teve como principal resultado o Acordo de Copenhague.

A partir dessa informação, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas teve como principal resultado o Acordo de Copenhague que trouxe como meta para o Brasil a redução das emissões de gases de efeito estufa causado pelo desmatamento da floresta amazônica.





  •  
    E) ERRADO
     
    O “Acordo de Copenhague” diz ainda que os países desenvolvidos se comprometeram em cortar 80% de suas emissões até 2050
  • Resposta correta: b

    Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2011, também chamada Conferência de Durban ouCimeira de Durban (oficialmente United Nations Climate Change Conference ou COP17) foi realizada entre os dias 28 de novembro e 11 de dezembro de 2011, em DurbanÁfrica do Sul. Esta conferência, organizada pelas Nações Unidas, reuniu os líderes mundiais para estabelecer um novo tratado para limitar as emissões de carbono. Foi a 17ª conferência realizada pelaUNCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).[1]

    A conferência concordou através de um acordo juridicamente vinculativo que inclui todos os países, que será preparada em 2015, e para entrar em vigor em 2020. Houve progressos também em relação a criação de um Fundo Climático Verde para a qual uma estrutura de gestão foi adotada. O fundo distribuirá US $ 100 bilhões por ano para ajudar os países pobres a se adaptarem aos impactos do clima.

    Enquanto o presidente da conferência, Maite Nkoana-Mashabane, declarou-lo um sucesso, cientistas e grupos ambientalistas alertaram que a conferência não foi suficiente para evitar o aquecimento global, sendo necessária ação mais urgente.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Confer%C3%AAncia_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas_sobre_as_Mudan%C3%A7as_Clim%C3%A1ticas_de_2011

  • Quando o assunto abordar mudanças climáticas e for referente à aprovação de acordos e cumprimento de objetivos, é bom lembrar que não existe unanimidade muito menos que os objetivos serão plenamente alcançados, pois existem interesses de ordem política e econômica divergentes entre as nações.
    Temos como exemplo emblemático os Estados Unidos da América que se recusa a aderir ao protocolo de kyoto, com a alegação de que tal adesão interferiria negativamente na economia do país.
    Só com tal informação, já seria possível eliminar as alternativas “a” e “e”.  Ajudaria a resolver a questão lembrar que os desmatamentos contribuem para a emissão de gases de efeito estufa – e nada mais natural que o Brasil se comprometer a reduzir o desmatamento, que é um fato histórico do nosso país.
  • o negócio tá e sério , quando falar em desmatamento .


ID
875605
Banca
FUNCAB
Órgão
SEAD-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Apesar de o Brasil ser o quinto país do mundo em extensão territorial, sua população concentra-se nas chamadas áreas metropolitanas, que contêm hoje 28,8% dos habitantes do país e onde se verificam os mesmo problemas de outras cidades do mundo. O crescimento das cidades promove diversas transformações climáticas, sendo a principal, que ocorre no território urbano, é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E. O fenômeno, conhecido como ilha de calor, resulta da elevação das temperaturas médias nas áreas urbanizadas das grandes cidades, em comparação com as zonas rurais, em função das diferenças de irradiação de calor.
     
    Duas das ações:
     
    - aumento da área dedicada a parques, praças e jardins públicos
    - criação de unidades de conservação para preservação de áreas de vegetação nativa ainda existentes
    - redefinição da legislação referente ao zoneamento urbano para redução da densidade das construções
    - definição de normas para as construções em área urbana, como a adoção de materiais e técnicas de redução da irradiação de calor.

    FONTE - GEOGRAFIA PARA TODOS
  • O crescimento populacional acelerado contribui muito para o aquecimento do planeta. Em 1802, a população atingiu o primeiro bilhão de habitantes e foi preciso mais 125 anos para atingir o segundo bilhão. Em 1961, o número de habitantes era de três bilhões, o que deu início a um crescimento desenfreado.
    Com o aumento da população e o crescimento industrial, aumentaram também os gases emitidos no planeta. Outro fator agravante é a grande produção de lixo, materiais recicláveis estão sendo desperdiçados e ocupando os aterros sanitários.


    Avante!!!!
  • Mesmo se você estiver a mais de 1.600 quilômetros da cidade grande mais próxima, essa zona urbana pode afetar o tempo de onde mora. Um novo estudo mostra que a extensão dos efeitos de atividades humanas à atmosfera, cientistas concluíram que o calor gerado diariamente em áreas metropolitanas altera as correntes de vapor e outros sistemas atmosféricos. Os efeitos podem ser sentidos a dezenas de milhares de quilômetros, aquecendo algumas áreas e esfriando outras, de acordo com o estudo publicado na revista “Nature Climate Change”.

    O calor extra e sem utilidade gerado por prédios, carros e outras fontes as áreas urbanas do Hemisfério Norte causa o aquecimento no inverno de regiões na América do Norte e no Norte da Ásia. Não entra na conta o calor causado pela retenção de radiação solar provocada pelos gases de efeito estufa. Temperaturas em áreas mais remotas podem aumentar até 1Cº, segundo informa cientistas de três universidades americanas e do Centro Nacional para Pesquisas Atmosféricas, dos EUA.


ID
880126
Banca
IESES
Órgão
PM-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que apresenta os itens corretos. Sobre o efeito estufa pode-se afirmar que:


I. O dióxido de carbono é o maior responsável pela intensificação do efeito estufa, seguido de metano, óxido nitroso e clorofluorcarbono.


II. É essencial para a existência da vida.


III. O excesso de gases na atmosfera intensifica o efeito estufa, aumentando o aprisionamento da radiação solar e elevando a temperatura global.


IV. As queimadas contribuem para a diminuição de gases intensificadores do fenômeno.


A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • d) correta
    IV. As queimadas contribuem para a diminuição de gases intensificadores do fenômeno.
  • Gabarito equivocado. Merecia recurso.
    O efeito estufa é essencial para existência da vida?
     

  • O efeito estufa é de fundamental importância para a existencia da vida humana, pois sem ele a temperatura média da terra seria - 18° C , se fosse essa  a temperatura média na terra não existira vida humana, o efeito estufa não só aquece, mas também funciona como um controlador térmico do planeta.

    Bons estudos! 

ID
889282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens que se seguem relativos a mudanças climáticas globais e efeito estufa.

Dióxido de carbono, metano, óxido nitroso, hidrofluorcarbonos, perfluorcarbonos e hexafluoreto de enxofre são considerados gases de efeito estufa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo - 

    Alguns outros gases encontram-se presentes em pequenas quantidades, incluindo os conhecidos como gases de efeito estufa (GEE). Dentre estes gases, estão o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), Perfluorcarbonetos (PFC's ) e também o vapor de água.

    Gases do efeito estufa – Wikipédia, a enciclopédia livre

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Gases_do_efeito_estufa


ID
889285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens que se seguem relativos a mudanças climáticas globais e efeito estufa.

O potencial de aquecimento global (global warming potential) é uma medida criada para mensurar a contribuição de determinado volume de um gás com efeito estufa para o aquecimento global. O dióxido de carbono é o gás de referência a partir do qual os compostos químicos restantes são medidos.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o por que do erro. Olhem a definição da wikipedia:

     

    Potencial de Aquecimento Global (em inglês, Global Warming Potential) ou Fator de Aquecimento Global (em inglês, Global Warming Factor) é uma medida de como uma determinada quantidade de gás do efeito estufa (GEE) contribui para o aquecimento global.

    É também comumente identificado apenas pela sigla GWP ou GWF, em referência aos nomes em inglês. O GWP é uma medida relativa que compara o gás em questão com a mesma quantidade de dióxido de carbono (cujo potencial é definido como 1). O Potencial de Aquecimento Global é calculado sobre um intervalo de tempo específico e este valor deve ser declarado para a comparação.

  • O potencial de aquecimento global (global warming potential) é uma medida criada para mensurar a contribuição de determinado volume de um gás com efeito estufa para o aquecimento global.

     

    O potencial de aquecimento global (global warming potential) é uma medida criada para mensurar a contribuição de determinado volume de um gás de efeito estufa para o aquecimento global.

     

    Seria isso?

  • O negócio é pedir o comentário do professor


ID
892873
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Enchentes devastadoras, desmoronamento de encostas, destruição de pontes e estradas são algumas consequências das mudanças climáticas que estamos vivendo.

Assinale a alternativa que menciona algumas das causas desses eventos.

Alternativas
Comentários
  • O crescimento exorbitante e sem planejamento das cidades e da população urbana gera ações emergenciais para suprir as necessidades do homem como alterar curso dos rios, ocupar as encostas e áreas de risco.
    Crescimento exige planejamento. Já temos muitos problemas naturais que são oriundos de erosões, para que mais problemas naturais agora oriundos da ação muitas vezes incorreta do homem?
    É, as chamadas catástrofes naturais são meramente respostas da natureza às ações humanas.
    Thiago


ID
894799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ano de 2012 provavelmente ficará na história como um
período de eventos climáticos extremos, tendência que se tem
mantido nas primeiras semanas de 2013. A China vem enfrentando
o pior inverno dos últimos trinta anos; a Austrália sofre com
queimadas por todo o país e teve, nos quatro últimos meses de
2012, o período mais quente de sua história; o Paquistão foi
inundado por enchentes inesperadas em setembro; o Brasil
conviveu com uma de suas primaveras mais quentes; e, nos EUA,
o último ano registrou a mais alta temperatura na parte continental
do país.
Folha de S.Paulo, 12/1/2013, p. C8 (com adaptações).

A partir do texto acima e considerando as múltiplas implicações do
tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

Em meio aos eventos climáticos extremos que aconteceram em 2012, com invernos rigorosos e fortes ondas de calor que assustaram o mundo, o furacão Sandy atingiu vigorosamente Nova Iorque, paralisando por algum tempo a mais importante cidade norte-americana.

Alternativas
Comentários
  • Furacão Sandy transforma Nova York em 'cidade fantasma'


    Ruas da cidade americana amanheceram vazias; tempestade poderá afetar 50 milhões no país.


    Para executar este conteúdo em Java você precisa estar sintonizado e ter a última versão do Flash player instalada em seu computador.

     

    Nova York amanheceu como uma cidade fantasma nesta segunda-feira. Operações de prevenção contra o furacão Sandy, que deverá atingir a costa leste do país, causaram diversos transtornos.

    De acordo com meteorologistas, a "Big Apple" poderá ser uma das áreas mais afetadas pela tempestade que já deixou mais de 40 mortos em sua trajetória por Cuba, Haiti e outras ilhas do Caribe.

    O governo americano decretou estado de emergência em oito Estados da costa leste (Nova York, Pensilvânia, Nova Jersey, Massachusets, Rhode Island, Connecticut, Delaware e Maryland). Mais de 6.800 voos foram cancelados e o sistema de transportes públicos de Nova York foi completamente interrompido.

    Ainda entre as medidas de precaução estão a retirada de 375 mil pessoas das áreas de risco, e sua transferência para 76 abrigos montados em escolas.

    O governador de Nova Jersey, Chris Christie, foi enfático em sua recomendação: "Não seja idiota, saia".

    Metrô de Nova York (BBC)

    Tempestade provou interrupção de transportes coletivos

    Até mesmo a Bolsa de Valores de Nova York fechou suas portas. Foi a primeira vez que uma tempestade provoca o fechamento da bolsa da cidade em mais de 25 anos.

    O pregão, no entanto, será realizado de forma eletrônica.

    Muitos moradores estão estocando alimentos e mantimentos como forma de precaução.

    Acredita-se que o furacão poderá afetar até 50 milhões de pessoas.

    O presidente Barack Obama e seu rival, o republicano Mitt Romney, tiveram de cancelar diversos eventos de suas campanhas para a Presidência dos Estados Unidos.

    Votações antecipadas, que estavam previstas para ser realizadas em diferentes partes do país, foram canceladas.


    Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/10/121029_nova_york_sandy_bg.shtml

  • Fiz essa prova.
    Não concordei com "a mais importante cidade norte-americana".
    Sob qual aspecto?
    Pelo aspecto político, certamente seria Washington.
  • Colega Augusto, também fiz essa prova e marquei o item como Errado justamente pelo seu mesmo raciocínio, entrei com recurso e o mesmo não foi provido. Que absurdo a banca considerar correta uma redação como essa, Nova Iorque é a maior cidade e o centro financeiro dos EUA, mas afirmar se tratar da mais importante cidade por causa disso é arbitrário e até mesmo errado. Quer dizer que São Paulo é a mais importante cidade do Brasil? Então pq o Congresso Nacional e os Tribunais Superiores não estão lá? Pq as Olimpíadas não serão lá? Em termos turísticos, cidades como Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza são mais "importantes" que São Paulo; Brasília é o centro político Brasil e nem por isso é a mais "importante" cidade... na hora da prova eu lembro de ter dado uma leve risada ao marcar confiante o item como Errado justamente pelo seu raciocínio...
  • Augusto e Klaus,

    O texto da folha de são paulo trata de eventos climáticos ( furacão sandy ), ele não trata da cidade mais importante dos EUA.

    Viajaram.......

    Gabarito: CERTO
  • Concordo plenamente com Edluise Costa. A questão queria saber se a noticia  o furacão Sandy atingiu vigorosamente Nova Iorque, paralisando por algum tempo a mais importante cidade norte-americana. era V ou F. Só ver nos noticiarios.

    ITEM: CERTO.
  • Concordo com os colegas Edluise e Bruno.

    Tudo bem que em muitas questões do CESPE tem que se procurar pêlo em ovo, mas tb não dá pra ficar elucubrando sobre assuntos que não têm ligação direta com o tema central da questão, como, por exemplo, o fato de ser ou não ser a cidade mais importante, mesmo porque não existe essa classificação formal, já que 'importante' é uma qualidade relativa, como os outros colegas mesmo pontuaram.
  • Marquei como errada a questão por causa de um aspecto da questão, o furacão Sandy, na verdade foi rebaixada a categoria de SUPER TEMPESTADE, por isso marquei como errada.
  •   Nova Iorque é uma cidade localizada no nordeste dos EUA. É a cidade mais populosa dos Estados Unidos e uma das cidades mais importantes e influentes do mundo, já que nela está localizado o principal centro financeiro mundial, bem como a sede da Organização das Nações Unidas. Gabarito  CERTO.
  • furacão Sandy foi um ciclone tropical que afetou Jamaica, Cuba, Bahamas, Haiti, República Dominicana, e alguns estados da costa leste dos Estados Unidos, entre eles Nova Iorque e Nova Jersey no dia 28 de Outubro de 2012. Foi apelidado de Frankenstorm por ter previsão de chegar ao leste do Canadá no dia das bruxas. Foram também cancelados vários voos para Nova Iorque. Foi elevado à categoria de furacão em 24 de outubro de 2012, antes de entrar na Jamaica. Depois entrou no território cubano em 25 de outubro como um furacão de categoria 2.[3][4][5] No início de 26 de outubro, estava sobre as Bahamas.[6][7][8][9] No dia 27 de outubro, voltou a enfraquecer para categoria 1.[carece de fontes]

    No dia 29 de outubro, os efeitos do furacão eram sentidos na costa leste americana. Ventos fortes e inundações foram previstos para a região.[10]

    Na noite do dia 29, o furacão tocou o solo no sul de Nova Jersey, assim os efeitos passaram a ser sentidos em toda costa nordeste. Em Nova Iorque, houve alagamentos, cortes de energia para 650 mil pessoas e ventos de até 150 km/h. A umidade trazida pela tempestade e o ar frio causaram nevascas em Virgínia

    Ocidental, Carolina do Norte e Tennessee. Após ser rebaixado à categoria de ciclone extratropical em 29 de outubro, Sandy dissipou-se no dia 31, às 20h00min locais (00h00min UTC), cerca de 8 km a sudoeste de Atlantic City (Nova Jérsei).[11]


ID
894802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ano de 2012 provavelmente ficará na história como um
período de eventos climáticos extremos, tendência que se tem
mantido nas primeiras semanas de 2013. A China vem enfrentando
o pior inverno dos últimos trinta anos; a Austrália sofre com
queimadas por todo o país e teve, nos quatro últimos meses de
2012, o período mais quente de sua história; o Paquistão foi
inundado por enchentes inesperadas em setembro; o Brasil
conviveu com uma de suas primaveras mais quentes; e, nos EUA,
o último ano registrou a mais alta temperatura na parte continental
do país.
Folha de S.Paulo, 12/1/2013, p. C8 (com adaptações).

A partir do texto acima e considerando as múltiplas implicações do
tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

Há consenso entre especialistas e ambientalistas de que mudanças climáticas e efeito estufa decorrem da ação humana sobre a natureza. Em escala global, esse processo se intensificou a partir da Revolução Industrial.

Alternativas
Comentários
  • errado - não há consenso entre especialistas e ambientalistas sobre a ação humana e suas consequências no aquecimento global.
  • Gabarito errado.

    Há tempos os homens observam a natureza, tentando entender seus processos. Da primeira previsão meteorológica até hoje, são muitas as explicações. No entanto, os diferentes entendimentos acerca do aquecimento global têm interferido seriamente na vida dos seres humanos. As principais divergências giram em torno das causas do aquecimento. Para alguns cientistas elas seriam naturais, para outros, resultado da ação humana.

    Fonte: UFRGS
  • A última coisa que há é consenso entre os cientistas...
  • O erro da questão está em dizer que o efeito estufa decorre da ação humana. O efeito estufa é um fenômeno natural, que aquece o planeta saudavelmente, mas que vem sendo intensificado a níveis catastróficos nas últimas décadas devido à grande emissão de CO2.

    Há consenso, sim, entre os estudiosos que o aumento do efeito estufa é decorrente da ação humana! Isso é fato, provado e incontestável!
  • Thais Brito, observação muito pertinente, entretanto não a concensso entre especialistas sobre a relação do aumento do efeito estufa  e a ação do homem
  • ERRADO. Não há consenso.
    Há uma corrente de cientistas que nega que a existência do aquecimento global seja uma consequência da ação humana. No Brasil por exemplo, o climatologista da USP, Ricardo Augusto Felício, é um dos maiores defensores do ceticismo climático.
    Uma coisa é grande maioria de cientistas defenderem essa tese. Outra completamente diferente é dizer que há consenso!
  • O erro da questão está em dizer que as mudanças climáticas e o efeito estufa começaram na revolução industrial, no entanto, o texto da folha de são paulo não aborda revolução industrial e como logo após o texto a questão fala A partir do texto acima e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado.

    QUESTÃO ERRADA
  • Não há concenso, alguns dizem que é culpa do homem e outros dizem que essas mudanças são naturais do Planeta. 
  • Questão errada.

    Primeiramente, efeito estufa é um fenomeno natural (isso está pacífico na ciência), não decorre da ação humana. Se a questão falasse apenas do aumento exarcebado do efeito estufa estaria certa. Isso também é pacífico, após a revolução industrial, o homem aumentou a produção de CO2 de maneira exponencial, causando um aumento do efeito estufa.

    Outro ponto que deixa a questão errada é dizer que há consenso entre especialistas que as mudanças climáticas decorrem da ação do homem. Não há consenso sobre isso. Muitos acreditam que essas mudanças climáticas são variações da própria natureza.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos.
  • Gente,

    Sem querer botar lenha na fogueira...

    Mas é comprovado que apenas 1% dos especialistas são os chamados CÉTICOS do clima...que atribuem o aumento do efeito estufa às causas naturais. Assim, outros 99% dizem ser decorrente da ação humana...
    Se isso não é um consenso, não sei o que é...
  • Mas se existe o antagonismo de alguma parte, por mas que seja minoria. NÃO HÁ CONSENSO ! 


    Essa minoria, são os céticos que afirmam que as mudanças climáticas são consequências da ação natural ! 

  • mas enfim pessoal onde está o erro?

  • “Os gases do efeito estufa absorvem parte da radiação infravermelha emitida, principalmente, pela superfície terrestre, dificultando seu escape para o espaço. Esse fenômeno, que é natural e ocorre desde a formação do planeta, é importante para a preservação da vida na Terra, pois a mantém aquecida e impede que ocorra perda demasiada de calor para o espaço. Segundo a maior parte dos ambientalistas, o aumento desses gases tem, no entanto, potencializado esse fenômeno natural, causando o aumento da temperatura na terra, contribuindo para o aquecimento global."

    Prof. Rodrigo Barreto. 

  • A QUESTÃO DIZ QUE A AÇÃO HUMANA CAUSA O EFEITO ESTUFA: E R R A D O
    O EFEITO ESTUFA É UMA OCORRÊNCIA NATURAL, NO PLANETA, PERMITINDO, INCLUSIVE, A EXISTÊNCIA DE VIDA.


    O HOMEM É RESPONSÁVEL PELO __A U M E N T O__ O QUE É DIFERENTE, E JÁ DEIXA A QUESTÃO INCORRETA.


    SEGUNDO: NÃO HÁ (mais) CONSENSO, HOJE HÁ CIENTISTAS SÉRIOS REFUTANDO TAL TEORIA, MAS COMO ESTOU ESTUDANDO NÃO HÁ TEMPO PARA COLOCAR TUDO AQUI.
    PRA QUEM TIVER O INTERESSE: PROF. MOLION NO CANAL LIVRE - BAND
    http://www.youtube.com/watch?v=TQsdKqXbthw


    http://www.youtube.com/watch?v=VW_r-NGfLAg


    PROF. FELÍCIO, DA USP, NO JÔ SOARES

    http://www.youtube.com/watch?v=3_GPLlJv6x0


    ESPERO TER AJUDADO!

    BONS ESTUDOS!!!



     

  • Segundo o professor Reginaldo Veras, sempre que houver esse tal de "há consenso" ja está errada a questão,pois é como dizem, a ultima coisa que vai haver entre cientistas e especialistas e seja la o que for é a unanimidade de pensamentos e decisões!

  • 1- Não existe consenso entre especialistas e ambientalistas.

    2- O efeito estufa é um processo natural, o homem apanas acelerou esse processo.

    ERRADA

  • Primeiramente, não há consenso de que as mudanças climáticas são decorrência exclusiva da ação humana, embora seja notório que as atividades antrópicas têm papel fundamental no que se refere a problemas ambientais. Além disso, a questão está errada quando diz que o efeito estufa decorre da ação humana. Efeito estufa é um fenômeno natural que faz com que a radiação solar refletida pela Terra não se dissipe completamente, o que permite que o planeta mantenha uma temperatura em que a vida é possível. Se não existisse efeito estufa, a Terra seria extremamente fria. O problema atual relacionado ao efeito estufa é a sua intensificação, o que é, em larga medida, causada pela ação do homem.  A utilização de combustíveis fósseis, como petróleo e gás, a derrubada de florestas, o aumento do rebanho bovino e os gases emitidos por esses animais estão entre os principais fatores que potencializam o efeito estufa, aumentando a temperatura média da Terra. O aumento da temperatura, por sua vez, pode ter consequências catastróficas, com o degelo das calotas polares, o aumento do nível do mar e o desaparecimento de diversos locais de baixa altitude.  


    A questão está errada. 



  • ERRADO

     

    Dica: Quando o comando da questão começar falando "Há consenso entre especialistas e ambientalistas..." há uma grande probabilidade da questão está errada.

  • Tem um professor da Ufal que defende que é um fenômeno natural.

  • Não há consenso com relação à ideia de que o aquecimento global é realizado por ação humana; um parte acredita que é um ciclo normal da terra; outra parte, que é causado por ação humana. Não há provas que atestem, de fé e fato, que o aquecimento global deriva de ação humana.

  • Recomendo assistirem o documentário "Mercadores da Dúvida: cientistas contra ciência", há sim consenso entre os cientistas sobre o aumento do efeito estufa ser de origem antrópica, a maior parte dos 1% que refutam essa tese são pagos pelos gigantes da indústria petrolífera para fomentarem "estudos" demonstrando a não culpa do homem nesse processo.

ID
937957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MME
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito de efeito estufa e matriz energética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Vamos resolver esta questão:

    a) Errada, primeiro porque as usinas termoelétricas são as que se utilizam de gás natural ou carvão para gerar energia. Já as termonucleares se utilizam de combustível nuclear (urânio enriquecido) para gerar energia. Outra coisa, até onde eu sei, o Brasil não tem nenhum tipo de parceria com o governo alemão, nós só compramos reatores alemães e não, as usinas termonucleares não estão na região Nordeste do país, mas sim na região Sudeste, mais precisamente no Rio de Janeiro e São Paulo.
    OBS: Melhor que pesquisem sobre o assunto, pois não estou muito certa do mesmo.

    b) Obama não compareceu à Rio +20, tampouco afirmou que os EUA ratificaram o protocolo de Kyoto, até porque o país nunca assinou o mesmo.

    c) Correto!

    d) Errada, pois grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera é causa do efeito estufa. Causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno.

    e) Errada, pois apesar de a energia eólica ser inesgotável, não emitir gases poluentes, não gerar resíduos e diminuir a emissa de GEE, ela tem como desvantagem:
    • Impacto visual considerável, principalmente para os moradores em redor, a instalação dos parques eólicos gera uma grande modificação da paisagem;
    • Impacto sobre as aves do local: principalmente pelo choque destas nas pás, efeitos desconhecidos sobre a modificação de seus comportamentos habituais de migração;
    • Impacto sonoro: o som do vento bate nas pás produzindo um ruído constante (43dB(A)). As habitações mais próximas deverão estar, no mínimo a 200m de distância.
       
    Então, concluimos que a alternativa correta é a letra C.
  • Perfeito comentário... Só uma correção: Obama não compareceu na Rio + 20.
  • Permitam-me mais uma correção, as usinas nucleares brasileiras encontram-se em Angra dos Reis (litoral sul fluminense). As usinas Angra I e II estão em funcionamento e a usina Angra III encontra-se em construção.
  • Efeito Estufa e Aquecimento Global Imprimir E-mail

    O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra.

    Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço, ao atingir o topo da atmosfera terrestre - e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, promovendo o seu aquecimento. Uma parcela desse calor é irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases de efeito estufa que, apesar de deixarem passar a energia vinda do Sol (emitida em comprimentos de onda menores), são opacos à radiação terrestre, emitida em maiores comprimentos de onda. Essa diferença nos comprimentos de onda se deve às diferenças nas temperaturas do Sol e da superfície terrestre.

    De fato, é a presença desses gases na atmosfera o que torna a Terra habitável, pois, caso não existissem naturalmente, a temperatura média do planeta seria muito baixa, da ordem de 18ºC negativos. A troca de energia entre a superfície e a atmosfera mantém as atuais condições, que proporcionam uma temperatura média global, próxima à superfície, de 14ºC.

    Quando existe um balanço entre a energia solar incidente e a energia refletida na forma de calor pela superfície terrestre, o clima se mantém praticamente inalterado. Entretanto, o balanço de energia pode ser alterado de várias formas: (1) pela mudança na quantidade de energia que chega à superfície terrestre; (2) pela mudança na órbita da Terra ou do próprio Sol; (3) pela mudança na quantidade de energia que chega à superfície terrestre e é refletida de volta ao espaço, devido à presença de nuvens ou de partículas na atmosfera (também chamadas de aerossóis, que resultam de queimadas, por exemplo); e, finalmente, (4) graças à alteração na quantidade de energia de maiores comprimentos de onda refletida de volta ao espaço, devido a mudanças na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.

    Essas mudanças na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera estão ocorrendo em função do aumento insustentável das emissões antrópicas desses gases.

    in: http://www.mma.gov.br/clima/ciencia-da-mudanca-do-clima/efeito-estufa-e-aquecimento-global

  • Primeiramente, óleo, carvão e gás natural são fontes que servem de base para a produção de energia termoelétrica, e não termonuclear. Para a produção de energia nuclear, requer-se combustível nuclear, à base de urânio. A Alemanha é tradicional parceira do Brasil no campo da energia nuclear e um dos acordos mais expressivos entre os países foi o de 1975, ainda durante a ditadura militar. Em quase 30 anos de cooperação, os investimentos foram suficientes para viabilizar a construção de Angra 2 e algumas pesquisas sobre combustível nuclear. Entretanto, atualmente, a Alemanha não é mais parceira do Brasil nesse setor, uma vez que decidiu desligar suas usinas atômicas e investir em fontes renováveis de energia. A França vem tomando o lugar da Alemanha como parceira do Brasil no setor de energia nuclear. Por fim, as usinas termonucleares brasileiras não estão no Nordeste, mas, sim, no Sudeste, em Angra dos Reis.


    A alternativa (A) está incorreta.


  • Uma dica quando o comando da alternativa diz "Existe um consenso entre os cientistas e os ambientalistas..." raramente existe consenso entre pesquisadores, cientistas, ambientalistas, etc. Logo, existe uma grade chance da questão está errada.

  • Obrigado Castanhari, seu conteúdo na Netflix me fez acerta uma questão


ID
940198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito do novo Código Florestal (Lei n.º 12.651/2012), julgue os itens a seguir.

Mesmo com a aprovação de um novo Código Florestal, as divergências entre ambientalistas e ruralistas permaneceram, e o debate prosseguiu. Esse fato levou o governo federal a editar um decreto regulando a recomposição de áreas de proteção permanente.

Alternativas
Comentários
  • Justificativa da banca para anulação:
    "A redação do item pode ter levado os candidatos ao erro. Dessa forma, opta-se por sua anulação."
  • Gabarito original: CERTO.

    Questão Anulada!


ID
983677
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação à responsabilidade socioambiental e à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), julgue os itens que se seguem.


Um dos objetivos da A3P é contribuir para a revisão dos padrões de produção e consumo e para a adoção de novos referenciais de sustentabilidade no âmbito da administração pública.

Alternativas
Comentários
  • A Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P é um projeto que se iniciou no Ministério do Meio Ambiente, em 1999, e possui um papel estratégico na revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental, no âmbito da administração pública.

    http://www.gespublica.gov.br/folder_rngp/folder_nucleo/MA/folder_noticia/noticia.2010-07-19.0339607524/

  • A A3P é uma iniciativa que demanda o engajamento individual e coletivo, a partir do comprometimento pessoal e da disposição para a incorporação dos conceitos preconizados, para a mudança de hábitos e a difusão do programa.

    Qualquer instituição da administração pública, de qualquer uma das esferas de governo, pode e deve implantar a A3P, basta decidir e promover as ações. Para auxiliar o processo de implantação da agenda o Ministério do Meio Ambiente propõe aos parceiros interessados a sua institucionalização por meio da assinatura do Termo de Adesão que tem por finalidade integrar esforços para desenvolver projetos destinados à implementação da agenda. A assinatura do termo demonstra o comprometimento da instituição com a agenda socioambiental e gestão transparente.

    Fonte:
    http://www.mma.gov.br/perguntas-frequentes?catid=22
  • OBJETIVOS:
     

    • Combate a todas as formas de desperdício dos bens públicos e recursos naturais;

    • Inclusão de critérios socioambientais nos investimentos, compras e contratações públicas;

    • Gestão ambiental dos resíduos, incluindo a parceria com cooperativas de catadores de lixo para geração de trabalho e renda;

    • Formação continuada dos servidores públicos em relação aos aspectos socioambientais e de melhoria da qualidade do ambiente de trabalho;

    • Reacender a ética e a auto-estima dos servidores públicos, principalmente em relação ao atendimento de interesses coletivos.

  • Objetivos da A3P:

    - Sensibilizar gestores públicos para as questões socioambientais;

    - Promover o uso racional dos recursos naturais e a redução de gastos institucionais;

    - Contribuir para revisão dos padrões de produção e consumo e para a adoção de novos referenciais de sustentabilidade no âmbito da administração pública;

    - Reduzir o impacto socioambiental negativo direto e indireto causado pela execução das atividades de caráter administrativo e operacional;

    - Em suas ações, a agenda ambiental tem priorizado como um de seus princípios a política dos 5 R´s: repensar, reduzir, reaproveitar, reciclar e recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos.


  • A agenda A3P constitui uma ação voluntária que visa promover a responsabilidade socioambiental como política governamental.

  • Gabarito: Correto.

     

  • GABARITO CORRETO

     

    Os objetivos da A3P encontram-se na pág. 33 da Cartilha A3P - 5ª Edição - 2009

     

     

                 1. Sensibilizar os gestores públicos para as questões socioambientais

     

                 2. Promover o uso racional dos recursos naturais e a redução de

                 gastos institucionais;

     

                 3. Contribuir para revisão dos padrões de produção e consumo e

                 para a adoção de novos referenciais de sustentabilidade no âmbito

                 da administração pública;

     

                 4. Reduzir o impacto socioambiental negativo direto e indireto causado

                 pela execução das atividades de caráter administrativo e operacional

     

                 5. Contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

     

     

    Link para a cartilha: http://www.mma.gov.br/estruturas/a3p/_arquivos/cartilha_a3p_36.pdf

  • No sumário no item:

    Eixos Temáticos da A3P-----------36

    item 33

    no pdf pagina 35

  • Um dos objetivos da A3P é contribuir para a revisão dos padrões de produção e consumo e para a adoção de novos referenciais de sustentabilidade no âmbito da administração pública.

  • Objetivos da A3P

    A A3P tem como principal objetivo estimular a reflexão e a mudança de atitude dos servidores para que os mesmos incorporem os critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras. A A3P também busca:

    • Sensibilizar os gestores públicos para as questões socioambientais;
    • Promover o uso racional dos recursos naturais e a redução de gastos institucionais;
    • Contribuir para revisão dos padrões de produção e consumo e para a adoção de novos referenciais de sustentabilidade no âmbito da administração pública;
    • Reduzir o impacto socioambiental negativo direto e indireto causado pela execução das atividades de caráter administrativo e operacional;
    • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

    Fonte: A3P Brasília – DF | 2009 | 5ª Edição | Revista e atualizada.

    https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/materiais/agenda-ambiental-na-administracao-publica-a3p.pdf

    Gabarito: Certo.


ID
983680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação à responsabilidade socioambiental e à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), julgue os itens que se seguem.


O governo brasileiro desenvolveu a A3P para ser implementada apenas na administração pública.

Alternativas
Comentários
  • O programa tem sido implementado por diversos órgãos e instituições públicas das três esferas de governo, no âmbito dos três poderes e pode ser usado como modelo de gestão socioambiental por outros segmentos da sociedade.

    http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/a3p/item/8852
  • A A3P é uma iniciativa de adesão voluntária e um convite ao engajamento individual e coletivo, a partir do comprometimento pessoal e da disposição para a incorporação dos conceitos preconizados, para a mudança de hábitos e a difusão do programa. Nesse sentido, a Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental convida você, que vai iniciar a leitura deste manual, a repensar a sua atuação pessoal e profissional, visando à construção de uma nova cultura institucional.
    http://www.gespublica.gov.br/folder_rngp/folder_nucleo/MA/folder_noticia/noticia.2010-07-19.0339607524/

  • A A3P pode ser desenvolvida em todos os níveis da administração pública, na esfera municipal, estadual e federal e em todo o território nacional.
    O Programa foi criado para ser aplicado na administração pública, mas pode ser usado como modelo de gestão ambiental por outros segmentos da sociedade.
    Para auxiliar o processo de implantação da agenda o MMA propõe aos parceiros interessados a sua institucionalização por meio da assinatura do Termo de Adesão e o seu cadastro na Rede A3P.

  • O Programa foi criado para ser aplicado na administração pública, mas pode ser usado como modelo de gestão ambiental por outros segmentos da sociedade.

  • complementando informações ref. a A3P...

    "A adesão ao programa é voluntário, no entanto, uma vez participando preza um contrato de 5 anos."

  • Gabarito Errada

    Pode ser implementada nas empresas privadas e outros segmentos também.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A A3P retrata o principal programa de gestão socioambiental na administração pública. Criado pelo MMA, tem sido aderido pelas esferas de governo (federal, estadual, distrital e municipal) e no âmbito dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário), bem como tem se tornado modelo também à iniciativa privada.

  • O governo brasileiro desenvolveu a A3P para ser implementada apenas na administração pública.


ID
1081840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação aos efeitos da seca no estado do Ceará ao longo do ano de 2013, julgue os itens subsequentes.

A maior parte dos carros-pipas do estado do Ceará está sob a responsabilidade do Exército brasileiro, que cumpre importante papel no combate aos efeitos da seca.

Alternativas
Comentários
  • Importante função é verdade, porém muito mal executada.

    Recentemente foram alvo de denúncias feitas pelo Fantástico devido a péssima qualidade de serviço. Utilizam se de terceirizados e não exercem nenhum tipo de fiscalização o q acarreta na  contaminação de água pq usam caminhões q ja transportaram gasolina e os acordos totalmente desproporcionais financeiramente. Isso é Brasil

  • CERTO

    OPERAÇÃO CARRO-PIPA

    A operação distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem, especialmente no Semiárido nordestino e norte de Minas Gerais. A ação é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro.

    A execução do programa, incluindo contratação, seleção, fiscalização e pagamento dos pipeiros, é de responsabilidade do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (Coter) .

    http://www.brasil.gov.br/observatoriodaseca/operacao-carro-pipa.html



  • Certo, a maioria dos carros pipas estão cadastrados pelo exercito e estão sobre a sua responsabilidade!


ID
1081846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação aos efeitos da seca no estado do Ceará ao longo do ano de 2013, julgue os itens subsequentes.

Em 2013, pelo segundo ano consecutivo, as precipitações ocorridas no estado do Ceará foram inferiores à média histórica desse estado, contudo tal fato ainda não causou efeitos negativos no nível de água armazenada nos açudes públicos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     Com 20 dias de estação chuvosa em todas as regiões do Estado, o volume das precipitações ainda é insuficiente para que os reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) apresentem mudanças em relação ao volume de água já armazenado.

    Os últimos levantamentos realizados pela Companhia demonstram que nas 12 bacias hidrográficas do Ceará o volume de armazenamento permanece em 29,8% da capacidade total de reserva, o equivalente a cerca de 5,5 bilhões de metros cúbicos de água, mesmo índice registrado no período que antecedeu o início das precipitações. Duas bacias registram situações de maior gravidade, a Bacia Hidrográfica do Curu e Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús, que por hora acumulam apenas 7% e 3% de sua capacidade total, respectivamente.

    http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/estacao-chuvosa-ainda-nao-elevou-nivel-dos-acudes-1.816426


ID
1082707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDIC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Leste da China está sofrendo com a mais grave poluição do ar em décadas. Na cidade de Nanquim, escolas foram forçadas a cancelar aulas e o horizonte de Xangai foi encoberto por uma névoa acre. Esse episódio é um aviso de que nenhuma parte do país está imune aos perigos da poluição.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema que ele focaliza, julgue os itens de 43 a 45.

A China, importante economia emergente no cenário mundial contemporâneo, é um modelo de desenvolvimento altamente sofisticado, no qual a tecnologia avançada minimiza os efeitos da produção sobre o meio ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Errada,


    o crescimento da China, prejudica e muito o meio ambiente.

  • Basta observar o comando da questão para responde-la.

    O comando diz o seguinte:

     O Leste da China está sofrendo com a mais grave poluição do ar em décadas. Na cidade de Nanquim, escolas foram forçadas a cancelar aulas e o horizonte de Xangai foi encoberto por uma névoa acre. Esse episódio é um aviso de que nenhuma parte do país está imune aos perigos da poluição.
    _______________________________________________________________________________________

    COMPLEMENTANDO

    Poluição da China pode ser sentida nos Estados Unidos

    Pesquisa aponta que gases tóxicos produzidos pela indústria chinesa viajam sobre o Oceano Pacífico e já afetam a qualidade do ar na costa oeste americana

    Mulher usa máscara para se proteger da poluição em um dia cinzento em Pequim, na China

    Mulher usa máscara para se proteger da poluição em um dia cinzento em Pequim, na China (Wang Zhao/AFP)

    Maior exportador do mundo, com mais de 2 trilhões de dólares acumulados em vendas para o exterior no ano passado, a China tem um novo produto de exportação atravessando as suas fronteiras: sua poluição industrial. É o que descobriu uma pesquisa publicada pela revista científica americana Proceedings of the National Academy of Sciences. O estudo, o primeiro a quantificar o impacto da poluição chinesa nos EUA, concluiu que as emissões do país asiático viajam sobre o Oceano Pacífico e chegam a contribuir para o aumento de 12% a 24% na concentração diária de poluentes no ar da costa oeste americana.

    Por causa disso, a área de Los Angeles e outras regiões da costa oeste dos EUA registram ao menos um dia extra por ano com níveis de ozônio além dos limites estabelecidos pela legislação federal, afirmam os pesquisadores. Segundo o estudo, isso está diretamente relacionado ao óxido de nitrogênio e monóxido de carbono emitidos por fábricas chinesas de produtos para exportação.http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/poluicao-da-china-pode-ser-sentida-nos-estados-unidos

     
  • Errado, pois o crescimento da china, aumenta mais a poluição do meio ambiente, visto que eles não investem em sustentabilidade!e sim na produção

  • USA e CHINA são os principais poluidores do planeta, por isso não aderiram ao protocolo de Kyoto.

  • A questão está errada. A China é um país cuja industrialização ainda está em expansão e tem proporções enormes. Isso tem efeito direto sobre o meio ambiente. Embora seja crescente a utilização de métodos alternativos para reduzir a poluição, isso não é suficiente para minimizar, de modo significativo, os efeitos para o meio ambiente. A China recentemente ultrapassou os Estados Unidos na emissão de gases de efeito estufa, que são os grandes responsáveis pelo aquecimento global que está ocorrendo atualmente. Dessa forma, o modelo de desenvolvimento da China tem grande impacto sobre o meio ambiente.





  • errado , cuidado com a palavrinha 

     *Minimizar -> Reduzir a proporções mínimas.

    como disse  a Maria "USA e CHINA são os principais poluidores do planeta."

  • A China é um país cuja industrialização ainda está em expansão e tem proporções enormes. Isso tem efeito direto sobre o meio ambiente. Embora seja crescente a utilização de métodos alternativos para reduzir a poluição, isso não é suficiente para minimizar, de modo significativo, os efeitos para o meio ambiente. A China recentemente ultrapassou os Estados Unidos na emissão de gases de efeito estufa, que são os grandes responsáveis pelo aquecimento global que está ocorrendo atualmente. Dessa forma, o modelo de desenvolvimento da China tem grande impacto sobre o meio ambiente.

    Comentado por Melina prof. do QC

  • Quando eu vi a china rotulada como economia emergente, já parei tudo kkkkkk.


    PM_ALAGOAS 2018

  • A China é o maior poluidor do mundo.

  • Questão desatualizada ou a aula que acabei de assistir está errada. O professor fala que a China está investindo altamente contra a poluição, por justamente ter poluído por anos a fio. Será que entendi errado?


ID
1082710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDIC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Leste da China está sofrendo com a mais grave poluição do ar em décadas. Na cidade de Nanquim, escolas foram forçadas a cancelar aulas e o horizonte de Xangai foi encoberto por uma névoa acre. Esse episódio é um aviso de que nenhuma parte do país está imune aos perigos da poluição.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema que ele focaliza, julgue os itens de 43 a 45.

A poluição atmosférica é um dos mais graves problemas do mundo contemporâneo e, caso nada seja feito para reduzi-la ou impedir sua expansão, colocará em risco a própria sobrevivência no planeta.

Alternativas
Comentários
  • "colocará em risco a própria sobrevivência NO planeta."

    Está correto. 
    A frase expressa corretamente a ideia de que é a nossa sobrevivência NO planeta e não DO planeta.

  • Para min a questão esta errada, mas o que importa e cabeça medíocre do examinador!!?..

  • Galera para mim a questão e obvia uma coisa leva a outra....

  • questão de pura interpretação de texto, achei até uma boa questão!

  • A poluição atmosférica tem várias causas e gera consequências muito nocivas para o meio ambiente e para a saúde humana. Dentre as principais causas, destaca-se a queima de combustíveis fósseis, que é responsável pela emissão de gás carbônico na atmosfera. O excesso de CO2 e de outros gases poluentes tem efeitos negativos diversos. Para a saúde humana, surgem problemas respiratórios e até alguns tipos de câncer podem estar relacionados com a má qualidade do ar no longo prazo. Para o meio ambiente, o problema mais grave decorrente da poluição atmosférica é o aquecimento global, que tem levado à diminuição das calotas polares e ao aumento do nível do mar, o que, em última instância, poderá levar ao desaparecimento de diversas regiões do planeta de baixa altitude. O aquecimento global ainda influencia no regime de chuvas de diversas partes do mundo, o que pode levar ao fim de ecossistemas e espécies de animais e plantas, além de comprometer o fornecimento de água potável para grande parte da população.


    A questão está certa. 



  • Gabarito: CORRETO!

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_atmosf%C3%A9rica

  • Estamos cansados de saber que se nada for feito pela natureza, a mesma irá sofrer grandes consequências como ja podemos notar nos dias atuais.

    Bons estudos e muita fé em Deus!

  • Isso não cai na minha prova.

  • Certo.

    Nos dias atuais, a poluição atmosférica é, como afirma a questão, um dos mais graves problemas em termos ambientas. Caso medidas não sejam adotadas com o objetivo de evitar os danos causados, a poluição colocará em risco, no futuro, a própria sobrevivência do planeta.
     

     

    Questão comentada pelo Prof. Diogo Surdi

  • Tia teteca já gostava de falar sobre isso!!


ID
1082713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDIC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Leste da China está sofrendo com a mais grave poluição do ar em décadas. Na cidade de Nanquim, escolas foram forçadas a cancelar aulas e o horizonte de Xangai foi encoberto por uma névoa acre. Esse episódio é um aviso de que nenhuma parte do país está imune aos perigos da poluição.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema que ele focaliza, julgue os itens de 43 a 45.

A emissão de gases poluentes na atmosfera, como os resultantes da queima de combustíveis fósseis, contribui decisivamente para as alterações climáticas com as quais o mundo contemporâneo vem convivendo há algum tempo.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO CORRETO):


    De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (AIE), aproximadamente 87% de todo o combustível consumido no mundo é de origem fóssil, ou seja, não renovável. Essas substâncias, formadas de compostos de carbono, são resultado de um longo processo de decomposição da matéria orgânica (depósitos fósseis, florestas soterradas, etc.), que fica submetida a condições com pouco oxigênio, pressão da terra e elevadas temperaturas. Após serem processados adequadamente para determinada utilização, essas fontes energéticas podem ser empregadas na produção de combustíveis (gasolina e diesel), lubrificantes, energia elétrica, aquecimento de caldeiras e fornos, entre outros. Apesar das várias vantagens, os combustíveis fósseis são extremamente poluentes e a sua utilização desordenada contribui para o aquecimento global, desencadeia chuvas ácidas, emite gases que poluem a atmosfera, contaminam os recursos hídricos, etc.

    Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/combustiveis-fosseis.htm

  • Esses gases impedem com que a luz chegue até nós favorecendo as alterações de temperatura....

  • O termo "decisivamente" me tirou da questão.

  • Efeito estufa é um fenômeno natural que permite que a Terra mantenha um calor adequado para a existência e preservação da vida no planeta. Entretanto, as atividades antrópicas, o que inclui a industrialização, têm alterado expressivamente a intensidade do efeito estufa. A emissão de gases como CO2 e metano, dentre outros, decorre não somente do funcionamento da indústria, mas também de outros atos da vida cotidiana, como o uso de transportes que queimam combustíveis fósseis. Isso faz com que a Terra fique mais aquecida do que o normal, causando alterações climáticas que afetam todo o planeta, como o derretimento de geleiras, o eventual desaparecimento de locais que estão abaixo ou ao nível do mar, a extinção de espécies animais e vegetais, dentre outras consequências. Para reverter essa situação, é necessário encontrar fontes alternativas e limpas de energia, de modo a diminuir a emissão de gases de efeito estufa, responsáveis pelo fenômeno do aquecimento global. 


    A questão está certa. 


  • Gerando gás Carbônico onde o mesmo diminui o calor transmitido diretamente do sol.

  • Certo.

    Na medida em que ocorre a queima de combustíveis fósseis, temos a emissão de gases poluentes. Com isso, o fenômeno do efeito estufa é acelerado, ocasionando, em última análise, o aquecimento global. Uma das principais consequências deste aquecimento é a ocorrência de alterações climáticas, fenômeno presenciado pelo mundo contemporâneo cada vez mais.

     

    Questão comentada pelo Prof. Diogo Surdi

  • A chuva ácida seria uma das consequências?


ID
1086409
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Diferente do que ocorre na maioria dos países do mundo que contribuem para o aquecimento global e para as mudanças climáticas em razão da dependência excessiva de combustíveis fósseis, o Brasil emite gases do efeito estufa devido, dentre outros fatores,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.


    Posição da banca tendenciosa, vejamos: http://www.estudopratico.com.br/efeito-estufa-resumo-das-causas-e-consequencias/

    Outro link: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/quais-consequencias-boas-efeito-estufa-488078.shtml

    Uma das causas é a intensa produção e queima de combustíveis fósseis.  

  • O Brasil está entre os cinco maiores emissores mundiais de gases de efeito estufa, sendo que 61% das suas emissões são resultantes de mudanças de uso do solo e desmatamento.(21)

    Aproximadamente 17% da floresta Amazônica ou 68 milhões de hectares, uma área equivalente ao território da França ou quase duas vezes ao do Estado do Maranhão, já foram convertidos para outras atividades de uso do solo.


    Fonte:http://www.ipam.org.br/saiba-mais/abc/mudancaspergunta/Qual-e-a-contribuicao-do-Brasil-nas-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-via-desmatamento-/30/20


ID
1110532
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Sorocaba
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O estado tem atualmente 54 cidades afetadas pelas chuvas das duas últimas semanas e conta 23 mortos, com 61.773 pessoas desalojadas e desabrigadas. Apesar da melhora no clima, o nível dos rios nas regiões afetadas ainda atormenta os moradores. A Defesa Civil estadual informou que, das mais de 61.000 pessoas fora de casa, cerca de 55.000 estão em casas de parentes e amigos. Outras 6.000 estão em abrigos, como escolas, igrejas e locais destinados a abrigar pessoas em situação de emergência. O estado registrou 396 feridos nas duas últimas semanas, em decorrência dos temporais.


                                                                                         (http://veja.abril.com.br. 28.12.2013. Adaptado)

As informações fazem referência ao estado

Alternativas
Comentários
  • A alternativa "c" é a correta. 
    "Depois de dois dias secos, os municípios do Espírito Santo devem voltar a ter pancadas de chuva na tarde deste sábado. O estado tem atualmente 54 cidades afetadas pelas chuvas das duas últimas semanas e conta 23 mortos, com 61.773 pessoas desalojadas e desabrigadas."

    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/minas-e-espirito-santo-devem-ter-mais-chuva-a-partir-deste-sabado/


    Bons estudos!



ID
1113580
Banca
IESES
Órgão
TJ-PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O verão de 2014 no Brasil foi o terceiro verão seguido de chuvas abaixo da média histórica. Em um período no qual as usinas termelétricas movidas a gás e a óleo deveriam estar desligadas, elas operam a todo vapor e o abastecimento de energia elétrica opera no limite. Os brasileiros, obviamente, não podem ser responsabilizados por terem melhorado seu padrão de consumo de energia elétrica. Se faz calor, as pessoas têm todo direito de ligar os seus aparelhos de ar condicionado. Na prática ainda não foi criada a cultura do consumo consciente a fim de evitar o desperdício de energia. Com relação ao tema “energia” é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A- energia eólica no Brasil é inexpressivo.

    B- certo C- o Selo verde é um certificação concedida a produtos ambientalmente corretos e adequados D- A energia renovável no Brasil é mais alta que nos outros países, mas não chega a 50 %, e sim 43% segundo o site do MME.
  • Brasil desperdiçou 10% da energia que produziu em 2013

    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/03/brasil-desperdicou-10-da-energia-que-produziu-em-2013.html

  • A energia eólica é uma fonte alternativa de energia e esse tipo de fonte representa menos de 3% da energia gerada no país. O Nordeste é, de fato, onde se tem grande parte da produção desse tipo de energia, mas não se deve falar em sucesso no Brasil como um todo, pela baixa representatividade da energia eólica na matriz energética brasileira. A alternativa (A) está incorreta. 

    A alternativa (B) está correta, pois, no Brasil, desperdiça-se muita energia. Os 10% desperdiçados equivalem, aproximadamente, a 15 bilhões de reais por ano.

    A alternativa (C) está incorreta. Selo verde significa que a madeira e seus produtos derivados são produzidos de maneira sustentável, sem agressão às florestas nativas.

    A alternativa (D) está incorreta. A matriz elétrica do Brasil é majoritariamente renovável e, segundo dados do governo federal, chega a 88%. Já no que tange à matriz energética brasileira, as fontes renováveis respondem por 44%, enquanto as fontes não renováveis respondem por 66%. 



ID
1116886
Banca
IBFC
Órgão
TJ-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Rio Iguaçu (nome originário da língua Tupi – Y = água; Guassú = grande) é famoso, internacionalmente, por ter em suas corredeiras quedas que formam as Cataratas do Iguaçu, com 275 saltos, em forma de ferradura, sendo uma das Sete Maravilhas da Natureza. Acerca do tema, assinale a proposição incorreta:

Alternativas
Comentários
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Igua%C3%A7u

  • chute D

  • O curso a partir das nascentes, na borda ocidental da serra do Mar, no Planalto de Curitiba e em Porto Amazonas.
    Letra D é a incorreta.
     


ID
1120678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

     Nos últimos vinte anos, condições meteorológicas extremas mataram 530 mil pessoas e causaram prejuízos econômicos que chegam a 2,5 trilhões de dólares. Em 2012, os países mais afetados por desastres naturais foram o Paquistão, o Haiti e as Filipinas, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). A passagem do supertufão Hayan serve de trágica ilustração para a 19.ª Conferência de Clima, na Polônia, e deveria servir de incentivo para que a comunidade internacional coloque em prática todas as promessas feitas de combate ao aquecimento global.

O Globo, 13/11/2013, p. 33 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

A emissão de gases poluentes na atmosfera amplia o denominado efeito estufa, o que contribui significativamente para as mudanças climáticas.

Alternativas
Comentários
  • CERTO!


    Sobre o efeito estufa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_atmosf%C3%A9rica#Efeito_estufa

  • Por mais questões como essa: eu voto sim!

  • pmal

     

  • não seria , ampliar o aquecimento global em vez de efeito estufa ?

    O efeito estufa é um fenômeno natural

  • Não entendi essa questão. Sinceramente. Nada fala sobre efeito estufa. Alguém pode me esclarecer por gentileza?


ID
1120681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

     Nos últimos vinte anos, condições meteorológicas extremas mataram 530 mil pessoas e causaram prejuízos econômicos que chegam a 2,5 trilhões de dólares. Em 2012, os países mais afetados por desastres naturais foram o Paquistão, o Haiti e as Filipinas, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). A passagem do supertufão Hayan serve de trágica ilustração para a 19.ª Conferência de Clima, na Polônia, e deveria servir de incentivo para que a comunidade internacional coloque em prática todas as promessas feitas de combate ao aquecimento global.

O Globo, 13/11/2013, p. 33 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

Conferências como a atual convenção acerca do clima, realizada na Polônia, são organizadas e conduzidas por instituições da sociedade civil, excluída a representação de governos e da ONU.

Alternativas
Comentários
  • Questão dada, minha gente.


    Mas olha o texto que disponho aqui: http://www.onu.org.br/a-onu-em-acao/a-onu-e-o-meio-ambiente/

  • ERRADA!

    Somente em 1972 foi realizada, em Estocolmo, na Suécia, a primeira Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o Meio Ambiente (United Nations Conference on the Human Environment). Essa conferência chamou a atenção do planeta para as ações humanas que estavam provocando uma séria destruição da natureza e gerando graves riscos para a sobrevivência da humanidade.

    A Conferência de Estocolmo reuniu representantes de 113 países, 250 ONGs (organizações não-governamentais) e órgãos ligados à ONU. Ao final do encontro foi divulgada uma declaração de princípios de comportamento e responsabilidade que deveriam conduzir as decisões em relação às questões ambientais. Outra consequência foi a elaboração de um Plano de Ação, que convocava toda a comunidade internacional a contribuir na busca de soluções para uma diversidade de problemas de cunho ambiental.


    Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/desenvolvimento-sustentavel-3-conferencias-da-onu.htm


  • A ONU tem uma papel muito importante na questão ambiental.


ID
1120687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

     Nos últimos vinte anos, condições meteorológicas extremas mataram 530 mil pessoas e causaram prejuízos econômicos que chegam a 2,5 trilhões de dólares. Em 2012, os países mais afetados por desastres naturais foram o Paquistão, o Haiti e as Filipinas, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). A passagem do supertufão Hayan serve de trágica ilustração para a 19.ª Conferência de Clima, na Polônia, e deveria servir de incentivo para que a comunidade internacional coloque em prática todas as promessas feitas de combate ao aquecimento global.

O Globo, 13/11/2013, p. 33 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

O texto permite concluir que podem ser relacionados os efeitos humanos de desastres naturais e de mudanças climáticas acentuadas e suas consequências materiais, isto é, econômicas.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi. A resposta correta não seria "errado"?

    Noinicio do texto já diz que "condições meteorológicas.... cusaram prejuízos econômicos."

    Não consegui entender onde diz a respeito da relação dos  "efeitos humanos de desastres naturais e de mudanças climáticas acentuadas  e suas consequências materiais, isto é, econômicas."


  •  linha 1 ---> {...}   Nos últimos vinte anos, condições meteorológicas extremas mataram 530 mil pessoas e causaram PREJUIZOS ECôMICOS  que chegam a 2,5 trilhões de dolares.

    gab certo


ID
1120693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

     Nos últimos vinte anos, condições meteorológicas extremas mataram 530 mil pessoas e causaram prejuízos econômicos que chegam a 2,5 trilhões de dólares. Em 2012, os países mais afetados por desastres naturais foram o Paquistão, o Haiti e as Filipinas, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). A passagem do supertufão Hayan serve de trágica ilustração para a 19.ª Conferência de Clima, na Polônia, e deveria servir de incentivo para que a comunidade internacional coloque em prática todas as promessas feitas de combate ao aquecimento global.

O Globo, 13/11/2013, p. 33 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

Infere-se da leitura do texto que a questão do aquecimento global não está sendo enfrentada, como deveria, pela comunidade internacional.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    ...e deveria servir de incentivo para que a comunidade internacional coloque em prática todas as promessas feitas de combate ao aquecimento global.

    Bons estudos!

  • Nem a comunidade internacional, e nem as comunidades dos nossos bairros, pois quem é que separa o lixo seco do orgânico, quem separa o seu lixo seco e leva para as cooperativas de reciclagem ou chama elas para vir buscar o lixo seco do orgânico. Quase ninguém faz isso, infelizmente. Mas torçamos para que as mentes se renovem, se reciclem, se façam inteligentes e sábias na prática, do contrário, tchau, tchau, planeta Terra. 

  • Segundo o pequeno texto, podemos observar que mesmo com trágicos exemplos de grandes desastres naturais que vem ocorrendo nos últimos anos ainda boa parte da nação do planeta ainda não se deu conta da gravidade do problema que causaram e continuam a não cumprir com às promessas que fizeram em diversas convênções.

     

    Bons estudos e muita fé em Deus.


ID
1130119
Banca
FCC
Órgão
PM-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No mês de junho de 2012 foi realizada na cidade do Rio de Janeiro uma Conferência patrocinada pela ONU (Orga­nização das Nações Unidas): a Rio+20. O tema principal da conferência foi

Alternativas
Comentários
  • alt. a


    Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), conhecida também como Rio+20, foi uma conferência realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 na cidade brasileira do Rio de Janeiro, cujo objetivo era discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.

    Considerado o maior evento já realizado pela Nações Unidas, o Rio+20 contou com a participação de chefes de estados de cento e noventa nações que propuseram mudanças, sobretudo, no modo como estão sendo usados os recursos naturais do planeta.1 Além de questões ambientais, foram discutidos, durante a CNUDS, aspectos relacionados a questões sociais como a falta de moradia e outros.2

    fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio%2B20


    bons estudos

    a luta continua


ID
1191652
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Na maior parte do Brasil o preço do etanol ficou muito próximo daquele da gasolina. Ao se considerar o maior poder calorífico da gasolina, apesar da maior taxa de compressão permitida pelo etanol, com os preços atuais deixou de ser compensador o uso desse último. Seu consumo tinha superado aquele da gasolina, mas retrocedeu recentemente. E, pior, a produção nacional caiu de modo que se importa uma parcela do etanol dos EUA, atualmente o maior produtor mundial do biocombustível. O problema é que o etanol americano é feito de milho, que não dispõe de bagaço e obriga a queima de óleo combustível na destilação.


            Revista Carta Capital. São Paulo: Ed. Confiança, edição especial, ano XIX, Nº 781, p.61.

De acordo com o que se depreende da leitura do texto, a importação de etanol dos EUA provoca

Alternativas
Comentários
  • Letra C,

    Fui pela dedução, pois só sobrou a letra C, as outras não se encacharia na decrição. 


ID
1196503
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

É notícia no portal ‘g1.globo.com’. de 24.06.13: “Um ano após a Rio+20, o Rio de Janeiro ganhou nesta segunda- feira (24.06.13) o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, que vai ser responsável por criar projetos voltados a estabelecer uma “economia verde” no mundo, ou seja, como desenvolver a economia, auxiliando também as questões ambiental e social.” Baseado no assunto, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada este ano teve como objetivo a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável. Abordou dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável, e a erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

II. A “economia verde” constitui um instrumento para a aplicação de políticas e programas com vistas a fortalecer a implementação dos compromissos de desenvolvimento sustentável em todos os países da ONU. Para o Brasil a economia verde deve ter foco no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza, por acreditar que temas como economia e meio ambiente estão separados das preocupações de cunho social.

Alternativas
Comentários
  • Letra D


ID
1206328
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação à 19.ª Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP 19), que ocorreu em novembro de 2013, julgue os itens a seguir.

Definir estratégias para que os governos elaborem um novo acordo global que substitua o Protocolo de Kyoto foi um dos objetivos da COP 19

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    "O principal objetivo da conferência da ONU era iniciar o planejamento do novo tratado que vai substituir o Protocolo de Kyoto, criado em 1997 para obrigar nações desenvolvidas a reduzir suas emissões em 5,2%, entre 2008 e 2012, em relação aos níveis de 1990.Ele terá que ser aprovado na COP 21, que vai acontecer em Paris em 2015."

    Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/11/paises-reunidos-na-cop-19-aprovam-acordo-para-frear-mudanca-do-clima.html

  • Tanto da COP 19, quanto da COP 20 realizada este ano de 2014 em Lima no Peru, onde foi elaborado um "rascunho" para a grande decisão que deverá ocorrer na COP 21 em Paris ano que vem, onde de fato deverão conter todas as metas e detalhamentos de redução de poluição tanto para os países desenvolvidos como os em desenvolvimento (BRICS).

  • A primeira vez que os países conseguiram alcançar um acordo vinculante no âmbito das mudanças climáticas que previa o cumprimento de metas de redução de emissão de gases de efeito estufa foi com o Protocolo de Kyoto, que entrou em vigor em 2005 e teve vigência até 2012. Desde então, a sociedade internacional tenta negociar outro acordo, mas os impasses não permitiram que isso acontecesse até os dias atuais. De um lado, os países centrais não querem assumir metas sem que grandes poluidores emergentes também assumam, como ocorreu em Kyoto. Por outro lado, os grandes poluidores emergentes resistem a assumir compromisso internacional de metas de redução. A COP 19, ocorrida em Varsóvia, na Polônia, teve resultados muito aquém dos esperados. Propostas mais ambiciosas foram rejeitadas por países como China e Índia e, diante de um impasse, ONGs abandonaram a conferência como forma de protesto e em uma demonstração de que o encontro não levaria a resultados significativos. Entretanto, a definição de estratégias para a efetiva elaboração de um novo acordo global certamente estava entre os objetivos da COP 19 e provavelmente estará entre os objetivos de todas as COPs seguintes, até que se consiga concluir um novo acordo.  Dessa forma, a questão está certa.
  • A primeira vez que os países conseguiram alcançar um acordo vinculante no âmbito das mudanças climáticas que previa o cumprimento de metas de redução de emissão de gases de efeito estufa foi com o Protocolo de Kyoto, que entrou em vigor em 2005 e teve vigência até 2012. Desde então, a sociedade internacional tenta negociar outro acordo, mas os impasses não permitiram que isso acontecesse até os dias atuais. De um lado, os países centrais não querem assumir metas sem que grandes poluidores emergentes também assumam, como ocorreu em Kyoto. Por outro lado, os grandes poluidores emergentes resistem a assumir compromisso internacional de metas de redução. A COP 19, ocorrida em Varsóvia, na Polônia, teve resultados muito aquém dos esperados. Propostas mais ambiciosas foram rejeitadas por países como China e Índia e, diante de um impasse, ONGs abandonaram a conferência como forma de protesto e em uma demonstração de que o encontro não levaria a resultados significativos. Entretanto, a definição de estratégias para a efetiva elaboração de um novo acordo global certamente estava entre os objetivos da COP 19 e provavelmente estará entre os objetivos de todas as COPs seguintes, até que se consiga concluir um novo acordo.  Dessa forma, a questão está certa.

     

    Fonte: Melina Campos prof. do QC


ID
1206331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação à 19.ª Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP 19), que ocorreu em novembro de 2013, julgue os itens a seguir.

Durante a COP 19, o governo da Polônia, país sede da conferência, substituiu o então ministro do meio ambiente, o que causou desconforto ao governo brasileiro em relação às possíveis negociações durante o evento.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    "Em entrevista ao G1 esta semana, o secretário nacional da Secretaria de Mudança do Clima e Qualidade ambiental da pasta, Carlos Augusto Klink, disse que o governo polonês teria causado certo “desconforto” ao substituir repentinamente o chefe da pasta ambiental e promover um megaevento voltado ao uso do carvão mineral concomitante à conferência do clima – que prega a redução do uso de combustíveis fósseis."

    Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/11/paises-reunidos-na-cop-19-aprovam-acordo-para-frear-mudanca-do-clima.html

  • Ministro do Meio Ambiente foi destituído 2 dias do fim da reunião.

    De acordo com representantes brasileiros, a reunião frustrou expectativas. 

  • Quando a Conferência da ONU sobre mudanças climáticas começou na Polônia (COP 19), o ministro do meio ambiente do país era Marcin Korolec. Entretanto, no meio da conferência, ele foi demitido, em meio a uma reformulação do governo polonês. Apesar de ter sido demitido, ele continuou a presidir a conferência e se manteve como representante da Polônia até o final da COP 19. Em seu lugar foi nomeado Maciej Grabowski. Essa mudança causou desconforto não só em delegações, como a do Brasil, mas também na ONU, que questionou, por meio de alguns funcionários, o posicionamento da Polônia na questão das mudanças climáticas. A questão está, portanto, certa. 
  • http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/11/polonia-demite-ministro-do-meio-ambiente-em-meio-cop-19.html


ID
1206334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação à 19.ª Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP 19), que ocorreu em novembro de 2013, julgue os itens a seguir.

A COP 19 contou com a participação e o apoio das organizações não governamentais internacionais, que discutiram pontos importantes com relação à redução de emissões de gases poluentes.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    "A conferência foi marcada por acontecimentos fortes, como a saída voluntária em massa das ONGs presentes, além da demissão do então ministro do Meio Ambiente da Polônia, Marcin Korolec, a dois dias do fim da cúpula das Nações Unidas. O próprio governo brasileiro reconheceu que o encontro "frustrou" possíveis resultados positivos."

    Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/11/paises-reunidos-na-cop-19-aprovam-acordo-para-frear-mudanca-do-clima.html

  • Várias ONG´s presentes abandonaram a reunião.

  • A COP 19, ocorrida em Varsóvia, na Polônia, teve resultados muito aquém dos esperados. Propostas mais ambiciosas foram rejeitadas por países como China e Índia e, diante de um impasse, ONGs abandonaram a conferência como forma de protesto e em uma demonstração de que o encontro não levaria a resultados significativos. Em dezembro de 2014, a COP 20 ocorreu em Lima, Peru, e terminou com a aprovação de um rascunho para um futuro acordo sobre o clima, em que houve concessões por parte dos países mais ricos. 

    A questão está errada.


  • ERRADO! 

    Visava, dentre outros temas,  o prolongamento do Protocolo de Kyoto, um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa considerado causa aquecimento global. Mas foi uma tragédia e não houve participação e apoio de organizações não governamentais internacionais, pelo contrário, elas abandonaram a reunião.

  • Essa questão deve ser invalidada, pois o gabarito está incorreto.http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/11/paises-reunidos-na-cop-19-aprovam-acordo-para-frear-mudanca-do-clima.html

  • http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/11/principais-ongs-abandonam-cop-19-um-dia-antes-do-encerramento.html

  • Autor: Melina Campos Lima , Profª de Direito Internacional da UFRJ, Mestra e Doutora em Economia Política Internacional - UFRJ

    A COP 19, ocorrida em Varsóvia, na Polônia, teve resultados muito aquém dos esperados. Propostas mais ambiciosas foram rejeitadas por países como China e Índia e, diante de um impasse, ONGs abandonaram a conferência como forma de protesto e em uma demonstração de que o encontro não levaria a resultados significativos. Em dezembro de 2014, a COP 20 ocorreu em Lima, Peru, e terminou com a aprovação de um rascunho para um futuro acordo sobre o clima, em que houve concessões por parte dos países mais ricos. 

    A questão está errada. 


ID
1206337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação à 19.ª Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP 19), que ocorreu em novembro de 2013, julgue os itens a seguir.

Durante a COP 19, foi anunciado que a taxa de desmatamento na Amazônia Legal aumentou, contribuindo para que o país perdesse posição nas negociações internacionais sobre o clima.

Alternativas
Comentários
  • Errado 

    Alta no desmate não impactou imagem do Brasil
    Durante a conferência de Varsóvia, o Ministério do Meio Ambiente divulgou que o desmatamento na Amazônia Legal entre agosto de 2012 e julho de 2013 aumentou 28% em relação ao período anterior.

    A informação, de acordo com o secretário, não manchou a imagem do Brasil de potência verde e influente negociador em conferências climáticas. “De maneira alguma. O esforço brasileiro é claramente reconhecido. Estamos tranquilos quanto à reputação do país”, complementa.

    Segundo dados do sistema Prodes (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal), operado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o bioma perdeu em um ano 5.843 km² de vegetação, o equivalente a quase quatro vezes o município de São Paulo. A Amazônia Legal compreende todos os estados da Região Norte, além de Mato Grosso e parte do Maranhão.

    Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/11/brasil-esta-frustrado-quanto-bons-resultados-na-cop-19-diz-secretario.html


  • De fato, houve um aumento de 29%, comparado com o período anterior, no desmatamento da Amazônia legal em 2013, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Entretanto, essa informação não afetou o posicionamento do Brasil nas negociações. Existe um reconhecimento de que o país tem trabalhado efetivamente para a redução do desmatamento, e países como China e Índia, que rejeitaram propostas ambiciosas durante a COP 19, geraram maior impacto negativo do que os dados referentes ao Brasil. A questão está, portanto, errada. 
  • deveria ter maculado a imagem do Brasil, que pouco protege o maior tesouro que tem - a Amazônia.

  • Questão desatualizada.

  • Que saudade dessa época.

ID
1207423
Banca
NUCEPE
Órgão
CBM-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Entre as causas do aquecimento global, que preocupa a população do planeta, está o efeito estufa. O fenômeno é provocado pela emissão de gases de combustíveis fósseis na atmosfera. Em março de 2014, o tema ganhou novamente destaque internacional pela notícia de uma pesquisa divulgada por pesquisadores ingleses que estudam o efeito estufa na atmosfera. Sobre esse tema, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários

ID
1252531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      A transformação é complexa, mas obrigatória. Nas próximas décadas, ao que tudo indica, todos os centros urbanos do planeta serão obrigados a conviver com as consequências inevitáveis das mudanças climáticas. Se eventos antes excepcionais se tornarem de fato corriqueiros, as cidades despreparadas correrão o risco de entrar em colapso. Como a maior parte da atual infraestrutura urbana não foi originalmente pensada para suportar esse impacto, a palavra do momento é adaptação.

                        O Globo. Caderno Amanhã, 25/2/2014, p. 12 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue o próximo item no que se refere aos processos de urbanização e de mudança climática.

Entre as consequências atribuídas às mudanças climáticas incluem-se temperaturas extremas, chuvas torrenciais e grandes inundações.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Sem sombra de dúvidas, estes são alguns dos efeitos atribuídos às mudanças climáticas.

  • Certo

    Por mais que seja difícil prever quais serão as conseqüências do aquecimento global e de outras mudanças climáticas, os cientistas já têm algumas pistas do que poderá ocorrer nos próximos 100 anos.

    Chuvas

    Enquanto algumas regiões devem sofrer com o excesso de chuvas, outras poderão sofrer com a falta dela.

    Conseqüência: Haverá menos água potável para o consumo humano, principalmente em regiões secas. Cientistas estimam que cerca de três bilhões de pessoas irão sofrer com a escassez de água. O norte da África, o sul da Ásia e o Oriente Médio devem ser os lugares mais afetados.

    Nível do mar

    O nível do mar vai subir. Primeiro, porque a água vai se expandir e ocupar mais espaço, por causa do aumento da temperatura global.

    Segundo, porque o gelo e as geleiras dos lugares mais frios do planeta, como a Groenlândia e a Antártica, já estão derretendo e se misturando ao mar.

    Conseqüência: Algumas cidades e pequenos estados localizados em regiões baixas ou litorâneas poderão desaparecer. Isso colocaria em risco a vida de milhões de pessoas.

    Agricultura

    O aumento das temperaturas e a redução das chuvas devem diminuir a produção de cereais na África, no Oriente Médio e na Índia.

    Conseqüência: Se isso acontecer, a economia e a oferta de alimentos nessas regiões serão fortemente abaladas.

    Doenças

    O aumento das temperaturas poderá aumentar também a incidência de doenças típicas de países em desenvolvimento, como a malária e a dengue, enfermidades já preocupantes no Brasil.

    Conseqüência: Milhões de pessoas poderão contrair malária. O número de casos já está aumentando na China e na Ásia Central.

    Florestas tropicais

    Temperaturas mais altas e menos chuvas podem levar à extinção de grandes áreas de florestas tropicais no Brasil e no sul da África.

    Conseqüência: Isto agravaria ainda mais as mudanças no clima, já que as florestas atuam como importantes "seqüestradoras" de gás carbônico, retirando esse gás da atmosfera para fazer a fotossíntese. 

    Biodiversidade

    Os efeitos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade do planeta são difíceis de serem previstos.

    Conseqüência: Os ecossistemas da Terra são muito delicados. Qualquer mudança, por menor que seja, pode ser devastadora. Muitas espécies de plantas e de animais se adaptariam ou mudariam com a alteração do clima, mas muitas simplesmente desapareceriam.

    Desastres naturais

    As mudanças no clima da Terra poderão tornar as catástrofes naturais, como ciclones e enchentes, cada vez mais freqüentes e mais intensas.

    Conseqüência: As vidas de milhões de pessoas estarão em risco.

    Fonte: http://www.museudavida.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1063&sid=204



  • Grandes Inundações é problema de infraestrutura.

  • Os cientistas preveem muitas consequências graves para o fenômeno das mudanças climáticas. Dentre elas, a alteração no regime de chuvas é bastante grave. Enquanto alguns lugares vão passar por maior escassez de chuva, gerando seca e falta de água potável, outros sofrerão com o excesso de chuva, que poderá causar inundações e enchentes. A mudança no regime de chuvas afeta também a agricultura, que é parte essencial para garantir a vida dos homens. Além disso, o aumento do nível do mar, a possível desaparição de cidades que se encontram em altitudes baixas e a diminuição da biodiversidade são consequências graves previstas em decorrência das mudanças climáticas. A questão está, portanto, certa. 
  • Pelo fato de ter falado na questão " incluem-se" significa que além das que foram citadas tem mais consequências. 

    CERTA 

    "Entre as consequências atribuídas às mudanças climáticas incluem-se temperaturas extremas, chuvas torrenciais e grandes inundações."

     


ID
1252534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      A transformação é complexa, mas obrigatória. Nas próximas décadas, ao que tudo indica, todos os centros urbanos do planeta serão obrigados a conviver com as consequências inevitáveis das mudanças climáticas. Se eventos antes excepcionais se tornarem de fato corriqueiros, as cidades despreparadas correrão o risco de entrar em colapso. Como a maior parte da atual infraestrutura urbana não foi originalmente pensada para suportar esse impacto, a palavra do momento é adaptação.

                        O Globo. Caderno Amanhã, 25/2/2014, p. 12 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue o próximo item no que se refere aos processos de urbanização e de mudança climática.

Conforme atestam recentes estudos científicos, o aumento do nível do mar é um fenômeno de ocorrência improvável, ainda que tenha sido constatado aumento da temperatura média do planeta.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Algumas conseqüências notáveis do aquecimento global foram já observadas, como o derretimento de geleiras nos pólos e o aumento de dez centímetros no nível do mar em um século.

    Fonte:http://www.mma.gov.br/estruturas/imprensa/_arquivos/livro%20completo.pdf

  • O erro da questão está em afirmar que:

    Conforme atestam recentes estudos científicos, o aumento do nível do mar é um fenômeno de ocorrência improvável, ainda que tenha sido constatado aumento da temperatura média do planeta.

    O aumento do nível do mar é um fenômeno PROvável, sim, ainda que tenha sido constatado aumento da temperatura média do planeta. Não podemos esquecer que, com o aumento da temperatura do planeta o derretimento de geleiras, nos pólos, é inevitável, em consequência, ocorrerá o aumento do nível do mar. 

  • Muito se vê em telejornais e notícias na internet a preocupação de diversos cientistas pelo mundo acerca do aumento do nível do mar por questões do aumento da temperatura do planeta. Questão bem tranquila!

    Temperatura t = new Temperatura();

    t.graus = 35;

    Geleiras g = new Geleiras();

    if(t.graus >= 35)

    {

    g++;

    }

  • Nível do mar

    O nível do mar vai subir. Primeiro, porque a água vai se expandir e ocupar mais espaço, por causa do aumento da temperatura global.

    Segundo, porque o gelo e as geleiras dos lugares mais frios do planeta, como a Groenlândia e a Antártica, já estão derretendo e se misturando ao mar.

    Conseqüência: Algumas cidades e pequenos estados localizados em regiões baixas ou litorâneas poderão desaparecer. Isso colocaria em risco a vida de milhões de pessoas.

    Fonte: http://www.museudavida.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1063&sid=204


  • O aumento do nível do mar é um fenômeno que já vem ocorrendo. Estudos revelam que o aumento tem sido de cerca de 1 milímetro por ano. O aumento da temperatura média do planeta tem levado ao derretimento de geleiras nas regiões mais frias do mundo. A água decorrente desse derretimento é bastante expressiva em termos de quantidade e se junta à água do mar, ocasionando o aumento do nível dos oceanos. Isso coloca em risco cidades, regiões e populações inteiras de lugares localizados em baixa altitude. A tendência é que os lugares mais baixos desapareçam, imersos na água. Algumas cidades ameaçadas são Luisiana, nos Estados Unidos; Veneza, na Itália; e Roterdã, na Holanda, dentre outras. A questão está, portanto, errada. 
  • bizu !!! IMPROVÁVEL (Que tende a não acontecer)


ID
1252543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      A transformação é complexa, mas obrigatória. Nas próximas décadas, ao que tudo indica, todos os centros urbanos do planeta serão obrigados a conviver com as consequências inevitáveis das mudanças climáticas. Se eventos antes excepcionais se tornarem de fato corriqueiros, as cidades despreparadas correrão o risco de entrar em colapso. Como a maior parte da atual infraestrutura urbana não foi originalmente pensada para suportar esse impacto, a palavra do momento é adaptação.

                        O Globo. Caderno Amanhã, 25/2/2014, p. 12 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue o próximo item no que se refere aos processos de urbanização e de mudança climática.

Ao contrário da tendência mundial contemporânea marcada por expressiva urbanização, a população brasileira ainda é majoritariamente rural.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Pelo contrário. A população brasileira é majoritariamente urbana.

  • Nos últimos anos, é observado tbem no Brasil, a migração das pessoas para os grandes centros em busca de melhores condições de vida.

  • Mais de 80% dos brasileiros vivem em cidades, o que pede políticas para enfrentar os problemas urbanos: falta de habitação, de saneamento, de saúde, de educação, de urbanização no Brasil. Assim como no conjunto da América Latina, ocorreu antes e mais rápido do que nos países em desenvolvimento de outros continentes. Enquanto a população urbana passou a ser majoritária no mundo em 2008, os brasileiros que moram em cidades são maioria desde 1965, segundo dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

  • EM um país que vive de exportação de commodities agrícolas da pra perceber pq o poder está na mão de poucos.

  • Prova não parece que é de nível superior.....

  • O Brasil acompanha a tendência mundial há algumas décadas. O país teve população predominantemente rural durante mais de quatro séculos de sua história, mas esse dado reverteu-se na década de 1960, quando o Brasil passou a ter mais gente morando nas cidades do que no campo. Desde então, a população rural vem decrescendo em comparação à população urbana. Atualmente, cerca de 85% da população do Brasil é urbana. A questão, portanto, está errada. 
  • Todos os Estados brasileiros são mais Urbanos do que Rural. 

    "De acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2015 a maior parte dapopulação brasileira, 84,72%, vive em áreas urbanas. Já 15,28% dos brasileiros vivem em áreasrurais. "

    https://teen.ibge.gov.br/sobre-o-brasil/populacoa/populacao-rural-e-urbana.html

  • Desde a década de 1960/70, o Brasil é majoritariamente urbano.

  • 85% dos brasileiros vivem no meio urbano.


ID
1297192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No Brasil, o petróleo pertence à União, embora a Lei n.º 9.478/1997 garanta que, após extraído, a posse do petróleo passa a ser da empresa que realiza a extração desse recurso natural, mediante o pagamento dos royalties ao governo. Nesse caso, a União divide esses royalties entre o governo federal e os estados e municípios onde ocorre a extração de petróleo.

Internet: < http://pt.wikipedia.org >.

No que se refere à pesquisa e à exploração de petróleo e seus derivados, julgue os itens consecutivos.

O governo federal vetou partes do projeto de lei relativo à distribuição dos royalties do petróleo, aprovado pela Câmara dos Deputados. Um desses vetos garante que os contratos vigentes devem ser alterados, ou seja, devem obedecer às novas normas de distribuição desses recursos.

Alternativas
Comentários
  • A Dilma sancinou a lei sem vetos.

  • http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/09/dilma-sanciona-sem-vetos-lei-dos-royalties-do-petroleo.html


ID
1303477
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Até fins de 2013, cerca de 1.400 municípios do semiárido nordestino estavam em situação de emergência devido à falta contínua de chuvas na região desde 2011. Em relação ao assunto, é correto afirmarque:

Alternativas

ID
1308418
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Ganhou destaque na imprensa mundial, logo nos primeiros dias de julho de 2013, a informação de que um bloco de gelo de 720 Km² , tamanho aproximado da cidade de Salvador, Bahia, se desprendeu do continente antártico. Independentemente das razões que o determinaram, o fenômeno acaba por remeter a um atual e preocupante problema ambiental conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Um bloco de gelo com 720 quilômetros quadrados de área - tamanho aproximado da cidade de Salvador - está oficialmente à deriva na costa da Antártica depois de ter se desprendido da Geleira de Pine Island (GPI), na região ocidental do continente.

    gazetadopovo
  • Tal fato ocorreu devido ao Aquecimento Global.

    Alternativa D

    Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/clima/geleira-na-antartida-produz-iceberg-gigante-de-720-km,c067eae8699bf310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html


ID
1341370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2005
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A água está no centro dos problemas ambientais do planeta. No Brasil não é diferente, apesar de ser o maior reservatório do mundo. Aqui, a culpa é, principalmente, da falta de saneamento e das ações predatórias. Quase quatro em cada dez municípios brasileiros, onde vivem 68% da população, tinham, em 2002, fontes de água poluída, principalmente por causa do esgoto jogado em rios e lagos. O assoreamento e a poluição dos recursos hídricos são os dois prejuízos ao meio ambiente mais citados pelos prefeitos que responderam à pesquisa do IBGE. Contaminação do solo, poluição do ar e degradação de áreas legalmente protegidas são os outros três impactos negativos mais citados pelos prefeitos.

Correio Braziliense, 14/5/2005, p. 8 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.

Na atualidade, países que dispõem de água em abundância estão entre as economias mais ricas do mundo, a exemplo dos Estados árabes e de Israel.

Alternativas
Comentários
  • Extrapolou o texto.

  • Gaba: ERRADO

    Eu também acreditava na extrapolação, até perceber que o texto é apenas referencial.

    Perceba: "Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema por ele abordado...".

    No mais, dá para se presumir que água em abundância não faz a economia ficar mais rica, a exemplo do Brasil, que, mesmo tendo os maiores recursos hídricos, ainda está aquém de países com menos água.

  • (E)

    "A solução de Israel para a falta de água O mundo todo tem muito a aprender com Israel, especialmente quando o assunto é cuidar da água"

    Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/a-solucao-de-israel-para-a-falta-de-agua-44dzpnzblhoqmhkuwkglz9r5l/

    Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

  • Essa prova é tão atípica. Não é costume da Cespe fazer questões de português tendo o texto apenas como referência. Atualmente, só existem dois comandos: de acordo e infere-se.

  • isso mesmo kawai san


ID
1359022
Banca
FGV
Órgão
MPE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O documento final da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como Rio +20, foi intitulado simbolicamente “O futuro que queremos".

Sobre essa conferência e seus resultados, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa "b":

    "Na Rio + 20 foram reafirmados todos os princípios da declaração do Rio (Eco/92) sobre meio ambiente e desenvolvimento (elaborada na ECO/92), inclusive o princípio da responsabilidade comum, mas diferenciada, segundo a qual cabe aos países desenvolvidos maior responsabilidade na busca internacional do desenvolvimento sustentável, tendo em vista as pressões que suas sociedades exercem sobre o meio ambiente"

    (THOMÉ, Romeu. Manual de Direito Ambiental. 10 ed. Salvador: Juspodivm, 2020, p. 47).


ID
1381888
Banca
VUNESP
Órgão
IPT-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Maior cheia do Rio Madeira completa um mês, e o rio continua a subir.

(Globo.com, http://goo.gl/DNd3YU, 18.03.2014. Adaptado)

Em dia de jogo de Copa, a cidade sofre com enchentes e deslizamentos.

(R7, http://goo.gl/tEoAYL, 16.06.2014. Adaptado)

Os trechos estão associados a duas cidades duramente atingidas pelas chuvas em 2014. São elas, respectivamente:

Alternativas
Comentários

ID
1434607
Banca
IBFC
Órgão
HEMOMINAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em termos de conjuntura, leia os fatos relacionados a seguir:

I. Em dezembro de 2010, um jovem tunisiano, ateou fogo ao próprio corpo, como forma de denunciar as condições de vida do País em que morava. Este fato deu início a um movimento que se expandiu por diversas regiões.

II. A produção de energia através de minas de carvão é intensa naquele País, o que resulta em problemas sérios de poluição do ar em sua capital.

III. Aquela região é conhecida pelo número excessivo de dependentes químicos, que perambulam pelas ruas para comprar e consumir drogas. Em 2012, a região foi cercada por policiais, para prender traficantes e expulsar os dependentes.

Os fatos descritos acima estão relacionados a:

Alternativas
Comentários
  • ->A afirmativa I refere-se à Primavera Árabe que foi uma série de manifestações contra regimes autoritários nos países de língua árabe localizados no norte da África e no Oriente Médio.O estopim do movimento ocorreu na Tunísia, com a morte de um jovem vendedor ambulante que colocou fogo no próprio corpo no final de 2010, em protesto contra o confisco de suas mercadorias e a humilhação infligida a ele por um funcionário municipal. A raiva e a violência intensificaram-se, levando o presidente Ben Ali a renunciar após 23 anos no poder.

    -> A afirmativa II descreve a maior desvantagem da principal fonte enérgica na China, qual seja, as minas de carvão. Essa forma de produção de energia gera altos níveis de gás carbônico liberados na atmosfera, que contribui para o aumento da poluição nos centros urbanos, como em Pequim, por exemplo.

    ->A afirmativa III trata da região da Cracolândia, localizada no centro de São Paulo, onde há um intenso tráfico de drogas.

    A resposta correta é a letra D. 
  • Letra D

  • Outro país que merece destaque em relação à hostilidade do governo frente aos protestos é o Barein, representado pela figura do Rei xeque Hamad bin Isa al-Khalifa. Esse país, diferentemente da Líbia, possui um grande apoio dos países ocidentais, com destaque para os Estados Unidos. Com isso, mesmo com a dura repressão contra os rebeldes e com vários crimes aos direitos humanos, esse país não sofreu nenhum tipo de intervenção militar estrangeira, fato que fez com que parte da comunidade internacional questionasse a postura da OTAN nas zonas de instabilidade política na região árabe.

    Com a proibição das manifestações, a oposição xiita – que forma a maioria no país, mas que é amplamente discriminada pela minoria sunita – foi perdendo gradativamente a força, embora o governo tenha sinalizado algumas ações de flexibilização do poder a fim de estabelecer alguns acordos.

    Síria, por sua vez, é o país onde os conflitos mais se estenderam, demarcando uma longa agonia na região. Isso porque a oposição sunita, influenciada pela eclosão das revoltas no Egito e na Tunísia, também procurou ascender ao poder por meio de uma revolta armada, duramente reprimida pelas tropas do ditador Bashar al-Assad (no poder desde 2000). Além do conflito armado, esse episódio mexeu também com o plano geopolítico internacional.

    Nos países vizinhos, Turquia, Iraque, Líbano, Arábia Saudita e, parcialmente, Israel concedem apoio aos rebeldes, pois consideram o regime do ditador xiita sírio como uma ameaça local às suas soberanias. O Irã, por outro lado, vem apoiando o governo do país, uma vez que esse é um importante aliado político. Além do mais, a derrocada do governo de Assad poderia representar uma ameaça à estabilidade política iraniana.

    Externamente, as potências ocidentais, com destaque para os EUA, declararam apoio à oposição no país, fornecendo armas e suprimentos, com a clara intenção de derrubar mais um inimigo político na região. Os norte-americanos chegaram inclusive a planejar uma intervenção militar, com o pretexto de o governo sírio estar usando armas químicas, o que é considerado um crime de guerra. No entanto, Rússia e China opuseram-se incisivamente a essa ação, o que gerou uma crise política sem precedentes desde a Guerra Fria. Com isso, acordos foram realizados e a intervenção militar estadunidense, enfim, não ocorreu. O conflito segue ainda sem solução.

    Além desses casos principais, a Primavera Árabe atingiu também outros países, como MarrocosIêmenArgéliaOmã e, em menor grau, Arábia Saudita e Jordânia. Em alguns locais, eleições e reformas ocorreram; em outros, os protestos foram estrategicamente contidos. De toda forma, é preciso considerar que a situação da região do Oriente Médio e do Norte da África deflagra, cada vez mais, a impossibilidade de se manter a paz e a harmonia em espaços marcados pelo imperialismo e pela dominação das minorias sobre as massas.

    https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/primavera-Arabe.htm

  • Primavera Árabe caracterizou uma série de protestos e revoltas ocorrida nos países de língua árabe a partir do final de 2010, em que a população de diferentes lugares foi às ruas com diferentes objetivos, que giraram em torno da derrubada de ditadores, da realização de eleições e da melhoria das condições de vida. Trata-se de um dos principais eventos desse início de século e deflagra a grande instabilidade política existente na região.

    Podemos dizer que tudo começou na Tunísia, quando um jovem teve sua banca de frutas e legumes confiscada pela polícia e ateou fogo em seu próprio corpo em protesto às condições de vida a que era submetido. É claro que a revolta no país não foi ocorrida somente por isso, uma vez que esse evento foi somente a “gota d'água”, pois a população estava profundamente insatisfeita com os rumos político-sociais do país e clamava por democracia, exigindo o fim da ditadura de Zine El Abidine Ben Ali, que se encontrava no poder há 23 anos.

    Os protestos exigindo a realização de eleições diretas não duraram muito. O início aconteceu em dezembro de 2010 e o término ocorreu no mês seguinte, com a renúncia do ditador, que não ofereceu grandes resistências. Essa rápida reviravolta no país, que passou a ser chamada de Revolução de Jasmim, foi vista e admirada pela população dos países vizinhos que passavam pelas mesmas problemáticas dos tunisianos: governos ineficientes, ditatoriais e que não promoviam esforços para a melhoria das condições de vida do povo. Logo, a onda de protestos espalhou-se como um rápido vírus por todo o norte da África e em boa parte do Oriente Médio.

    Em pouco menos de um mês após a derrubada de Ben Ali na Tunísia, foi a vez de Hosni Mubarak, no Egito, também deixar o cargo em função das revoltas populares que exigiam o fim de seu posto no comando do país que ocupara durante 30 anos: era a chamada Revolução de Lótus. A Primavera Árabe expandia-se.

    O caso do Egito, porém, reverberou em um novo descontentamento. Isso porque o novo presidente eleito, Mohamed Morsi foi, dois anos mais tarde, alvo de novos protestos no país. Com isso, em julho de 2013, sob a ação do exército egípcio, o governante sofreu aquilo que acusou ter sido um golpe militar.

    Na Líbia, em 2011, a Primavera Árabe não tardou chegar. No entanto, esse país foi o primeiro em que as revoltas envolveram uma guerrilha e muito derramamento de sangue. Buscando o fim do regime de Muamar Kadhafi, que permaneceu no poder durante 42 anos, os rebeldes pegaram em armas para combater a resistência organizada pelas tropas leais ao governo.

    Com o estabelecimento de um conflito generalizado no país, as potências ocidentais organizaram-se através da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) a fim de derrubar o ditador da Líbia e conseguirem uma maior influência em uma região em que se produz muito petróleo para exportação. No final, os rebeldes conseguiram assassinar Kadhafi e dar fim ao regime.

    continua...


ID
1446340
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Na segunda semana de dezembro de 2014, ocorreu, no Peru, a 20° Conferência das Partes da Convenção sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP-20), que contou com a presença de 196 países. Ao final da conferência,

Alternativas
Comentários
  • http://www.redebrasilatual.com.br/ambiente/2014/12/conferencia-sobre-clima-termina-entre-a-esperanca-e-a-decepcao-7381.html


    O aspecto positivo do pré-acordo obtido em Lima é que países ricos, emergentes e em desenvolvimento finalmente concordaram em ceder alguns centímetros em suas posições e admitiram assumir metas públicas de redução das emissões. Por outro lado, e é esta a maior crítica dos ambientalistas, o acordo não especifica metas, delegando aos próprios países a tarefa de determinar quanto pretendem cortar em suas emissões. Tampouco especifica que tipos de ação serão tomadas por cada país, deixando em aberto um leque que vai da redução do desmatamento à adaptação tecnológica.


ID
1463107
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Tijucas - SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Assinale a alternativa que indica uma das consequências do aquecimento global.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa d

     

    Além desse, acidificação dos corpos d'água, seca, mudança no ciclo global das águas oceânicas e dos ventos, entre outros.


ID
1476340
Banca
FUNCAB
Órgão
FUNASG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o texto.

“Para reduzir o aquecimento global, cada país teria de fazer investimentos equivalentes a 0,06% de seu PIB. É pouquíssimo, em especial se for considerada a gravidade das mudanças climáticas e suas consequências. Todo o mundo será afetado pelo aquecimento global, em especial as nações mais pobres, e poderá haver graves riscos à segurança alimentar, além do surgimento de novos bolsões de miséria.
Os alertas feitos na recente apresentação do relatório-síntese do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), na Dinamarca [...] O entendimento e a adoção de providências são impreteríveis, pois o fenômeno, se não for controlado logo, aumentará a probabilidade de impactos severos, invasivos e sem volta para os ecossistemas.”
                                                                                          (Adaptado do jornal Folha de S. Paulo, 14.nov.2014).

A partir do texto é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  é alentadora a conclusão dos especialistas de que há boas condições para se concretizar um planeta mais sustentável, com ações rápidas e uso de tecnologias e ferramentas já disponíveis.

    letra c

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/195429-mudancas-climaticas-exigem-acao-urgente.shtml

  • Gabarito: letra C


    “Para reduzir o aquecimento global, cada país teria de fazer investimentos equivalentes a 0,06% de seu PIB. É pouquíssimo, em especial se for considerada a gravidade das mudanças climáticas e suas consequências [...]"

    Bons estudos. Fé em Deus!
  • SOLUÇÕES PARA O AQUECIMENTO GLOBAL

    A emissão de gases poluentes tem provocado, nas últimas décadas, o fenômeno climático conhecido como efeito estufa. Este tem gerado o aquecimento global do planeta. Se este aquecimento continuar nas próximas décadas, poderemos ter mudanças climáticas extremamente prejudiciais para o meio ambiente e para a vida no planeta Terra.

    Soluções para diminuir o Aquecimento Global

    - Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol.

    - Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.

     -Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.

    - Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.

    - Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.

    - Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.

    - Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.

    - Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.

    - Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.

    - Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.

    - Implementação de programas de reflorestamento e arborização, principalmente nos grandes centros urbanos.

    - Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).

    http://www.suapesquisa.com/pesquisa/solucoes_aquecimento_global.htm


ID
1513051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      A Terra tremeu, rachou, congelou, esquentou e gerou ondas gigantes. Milhares de pessoas morreram e milhões perderam casa, saúde e sustento. Tudo em três meses. O começo de 2010 foi marcado por uma combinação de desastres naturais.

                                                                                          O Globo , Planeta Terra , mar /2010 , p. 3.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item seguinte.

Nesta década, a ação conjunta de governos e de organismos internacionais obteve pleno êxito na preservação dos recursos hídricos, fazendo da escassez de água um problema restrito ao passado.

Alternativas
Comentários
  •  Ao contrário do que está afirmado na questão, a escassez de água é um problema atual que afeta diferentes países em quase todos os continentes. As razões dessa escassez de recursos hídricos variam: alguns países sofrem de escassez física, como o Nordeste do Brasil, onde a água do subsolo é salobra e os rios temporários; outros países apresentam uma escassez econômica, pois não tem recursos para administrar suas bacias hidrográficas.

     De acordo com dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), em 2025, cerca de 1,8 bilhão de pessoas estarão vivendo em países ou regiões com escassez de água absoluta. Além disso, mais da metade da população mundial poderia estar vivendo sob estresse hídrico, o que corresponde a um desequilíbrio entre a oferta e a demanda de água em determinada região.

    Resposta: ERRADO
  • Ao contrário do que está afirmado, a escassez de água é um problema atual que afeta diferentes países em quase todos os continentes. As razões dessa escassez de recursos hídricos variam: alguns países sofrem de escassez física, como o Nordeste do Brasil, onde a água do subsolo é salobra e os rios temporários; outros países apresentam uma escassez econômica, pois não tem recursos para administrar suas bacias hidrográficas.
      De acordo com dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), em 2025, cerca de 1,8 bilhão de pessoas estarão vivendo em países ou regiões com escassez de água absoluta. Além disso, mais da metade da população mundial poderia estar vivendo sob estresse hídrico, o que corresponde a um desequilíbrio entre a oferta e a demanda de água em determinada região. A questão está errada. 

  • GABARITO ERRADO!

    PMAL 2021!


ID
1515613
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“O programa “Café com o Presidente", transmitido em cadeia de rádio nesta segunda-feira (21/12) abordou a COP15, realizada na semana passada, em Copenhague (Dinamarca). Na conversa, o presidente Lula disse que após a reunião "o sentimento que fica é de que os governantes do mundo inteiro vão ter que ter esse tema sempre como prioritário, para que a gente encontre uma solução definitiva e possa garantir a manutenção e a existência do planeta Terra, permitindo que a espécie humana sobreviva".

                                                                                         (Adaptado de http://www.cop15brasil.gov.br)

O evento, que foi tema do programa, tratou

Alternativas

ID
1516279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

        Depois de quase esgotar o seu potencial hidrelétrico na última década de 90, o Nordeste ressurge como a grande sensação da energia alternativa. Até 2023, a geração de novas fontes renováveis — como eólica e solar — vai representar 60% da matriz energética da região. Juntas, as usinas vão somar 22 mil megawatts de potência instalada, mais que o dobro da atual capacidade hídrica do Nordeste e quase metade da geração alternativa prevista para o país.

                                                                     O Estado de S.Paulo. 11/1/2015, p. B6 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência, julgue o item a seguir, considerando os diversos aspectos relativos ao tema tratado.

Mesmo diante do baixo potencial solar da região Nordeste, a instalação de parques eólicos na área é economicamente atrativa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado

    Baixo potencial solar no nordeste? E isso nada tem a ver com energia eólica, que depende de vento.

  • Comecei a ler a questão, " Nordeste baixo potencial solar" nem terminei, me ajuda ai cespe! manda umas dessas na minha prova kkkkkkkkkk


  • "Baixo potencial solar no nordeste" é piada né? Cespe, não me manda uma dessa na prova não, pq aí todo mundo acerta...

  • kkkkkkkkkkkkkk

  • É mais viável investir em energia solar e eólica no Nordeste do que em grandes hidrelétricas na Amazônia: sol e vento durante o ano inteiro. Além disso, em períodos do ano com pouca água nos reservatórios é justamente quando ocorre mais vento e sol, o que compensaria a baixa produção de energia das hidrelétricas. 

  • Aos olhos da CESPE, o nordeste deve estar usando filtro solar, assim, torna-o imune ao efeito solar. kkk

  • Mesmo diante do baixo potencial solar da região Nordeste (erro), a instalação de parques eólicos na área é economicamente atrativa.

  • Essa foi boa! Aqui tá um calor do C%@#%$! Rs

  • Faça outra dessa na minha prova por favor! Imagina que não há potencial solar aqui no Nordeste! Que diga na Caatinga! :D :v

  • Só um comentário: Fortaleza, a cidade do sol. =)

  • "Nordeste baixo potencial solar"... pronto isso foi o suficiente para observar que a questão estaria errada... e vamos em frente 

  • Quase nao tem sol no nordeste mesmo.

  • É porque no nordeste há um baixo potencial solar,  por ser uma região com alto indice de Frio e Neve! kkkkk eu não dou sorte nas minha provas

  • Teresina-PI te manda lembranças, CESPE! kkkkkk

  • Uma questão dessa não cai na minha prova kkkkkkkkk hilário ! 

  • Sou Nordestino, e seu a neve que cai aqui kkkk

  • Eita orgulho de ser Nordestina .

  • Nordeste é uma região quente.. Não tem como essa questão está correta.

  • Alto potencial solar.

  • Sou nordestino e nesse momento está marcando 39°.. Muito ruim essa neve kkk
  • Mesmo na Região Sul que apresenta temperaturas mais baixas existem períodos quentes, que vão de dezembro a março

  • Nordeste possui alta capacidade solar
  • quer mais sol que no Nordeste ?

  • quer mais sol que no Nordeste ?

  • Pai amado, aqui já temo sol demais kkkkkkk

  • ERRADO!

    PMAL 2021!!


ID
1555516
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em setembro de 2013, os cientistas do Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU divulgaram novo relatório sobre aquecimento global. De acordo com esse relatório:

Alternativas
Comentários
  • O IPCC é o principal organismo internacional responsável por verificar evolução das mudanças climáticas no mundo, seus potenciais impactos ambientais e socioeconômicos. Foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP) e a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

  • letra D não esta correta devido restringir, como principal causa.


ID
1555945
Banca
EXATUS
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em meados de Janeiro, fortes chuvas com descargas de raios provocaram danos na Estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro/RJ. Sobre este monumento é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
1563526
Banca
FUNCAB
Órgão
FUNASG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Para reduzir o aquecimento global, cada país teria de fazer investimentos equivalentes a 0,06% de seu PIB. É pouquíssimo, em especial se for considerada a gravidade das mudanças climáticas e suas conseqüências. Todo o mundo será afetado pelo aquecimento global, em especial as nações mais pobres, e poderá haver graves riscos à segurança alimentar, além do surgimento de novos bolsões de miséria.

Os alertas feitos na recente apresentação do relatório-síntese do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), na Dinamarca [...] O entendimento e a adoção de providências são impreteríveis, pois o fenômeno, se não for controlado logo, aumentará a probabilidade de impactos severos , invasivos e sem volta para os ecossistemas."

                                                                                    (Adaptado do jornal Folha de S. Paulo, 14.nov.2014). 

A partir do texto é correto afirmar: 


Alternativas
Comentários
  • Para reduzir o aquecimento global, cada país teria de fazer investimentos equivalentes a 0,06% de seu PIB. É pouquíssimo, em especial se for considerada a gravidade das mudanças climáticas e suas conseqüências.

  • Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra causado pelas emissões humanas de gases do efeito estufa, amplificado por respostas naturais a esta perturbação inicial, em efeitos que se auto reforçam em realimentação positiva.


ID
1590742
Banca
FUNCAB
Órgão
FUNASG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o texto.


“Para reduzir o aquecimento global, cada país teria de fazer investimentos equivalentes a 0,06% de seu PIB. É pouquíssimo, em especial se for considerada a gravidade das mudanças climáticas e suas conseqüências. Todo o mundo será afetado pelo aquecimento global, em especial as nações mais pobres, e poderá haver graves riscos à segurança alimentar, além do surgimento de novos bolsões de miséria.
Os alertas feitos na recente apresentação do relatório-síntese do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), na Dinamarca [...] O entendimento e a adoção de providências são impreteríveis, pois o fenômeno, se não for controlado logo, aumentará a probabilidade de impactos severos , invasivos e sem volta para os ecossistemas."

                                                                                      (Adaptado do jornal Folha de S. Paulo, 14.nov.2014). 


A partir do texto é correto afirmar:


Alternativas