-
Errado.
Isso porque alguns centros comerciais ajuizaram ações para evitar que os rolezinhos fossem realizados. Em uma liminar para impedir que o encontro dos jovens fosse realizado no shopping Metrô Itaquera, o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) Celso Maziteli Neto argumentou que “manifestação em Shopping Center, espaço privado e destinado à comercialização de produtos e serviços impede o exercício de profissão daqueles que ali estão sediados, bem como inibe o empreendedorismo e a livre iniciativa”. O magistrado definiu multa de R$ 10 mil por dia para cada manifestante que desobedecesse à determinação.
A advogada, mestre em direito Constitucional e professora da UniBrasil Melina Breckenfeld Reck não considera possível proibir a entrada de pessoas específicas no shopping. “Não é possível discriminação, tem que ser uma regra para todos os clientes”, explica. Caso apenas alguns sejam submetidos às medidas preventivas, a professora diz que é possível requerer medidas indenizatórias, alegando vexame e discriminação. Por outro lado, ela lembra que alguém que “se excede permite que o outro haja”. Como nenhum direito é absoluto, não se pode utilizar o direito constitucional de manifestação para desrespeitar outros direitos fundamentais.
http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/justica-direito/conteudo.phtml?id=1441716
-
Nada no direito é unânime.
-
A própria Constituição de 1988 diz que "é livre a manifestação do pensamento", assim como é livre o direito de reunião, pacífica e sem armas. Portanto, há muita divergência com relação ao assunto pois envolve conflitos de princípios constitucionais e infraconstitucionais.
-
Juristas? Unanimes?
-
Devemos ser unânimes de que jamais existe unanimidade para o cespe
-
A questão da legalidade dos rolezinhos gera muita discussão no meio jurídico. Alguns juristas defendem o direito à propriedade e de livre exercício do trabalho e acabam por condenar esse tipo de reunião, declarando sua ilegalidade. Outros juristas, entretanto, salientam outros direitos fundamentais, como o de livre manifestação e de reunião, que garantiriam a esses adolescentes a possibilidade de se reunirem em shoppings, contanto que respeitassem a legislação civil e penal.
A afirmativa está incorreta.
-
ERRADO
"Os juristas que analisaram os rolezinhos foram unânimes em seus pareceres, que relataram a ilegalidade desse tipo de manifestação."
É a mesma coisa que afirmar que existe consenso entre cientistas, pesquisadores, etc; ou seja, não há!
-
Nada é unâmine, sempre tem um aquariano do contra. shaushuahsua
PM_ALAGOAS_2018