SóProvas


ID
1206346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Desde o fim de 2013, jovens têm organizado encontros pelas redes sociais, principalmente em shoppings da capital paulista e da grande São Paulo. Os eventos ficaram conhecidos como rolezinhos. A primeira iniciativa a ganhar repercussão aconteceu no Shopping Metrô Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Algumas lojas fecharam com medo de saques e o centro comercial encerrou o expediente mais cedo.

Conheça a história dos rolezinhos em São Paulo. In: O Globo

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

Os organizadores dos rolezinhos alegam que essa prática está relacionada à falta de opção de lazer para grande parte da população brasileira.

Alternativas
Comentários
  • No início, o perfil dos participantes era basicamente o de adeptos do funk ostentação - vertente paulista da música carioca, que exalta riqueza e objetos de luxo. Os jovens, vindos da periferia, usam roupas e tênis de marcas caras. Agora, já há quem participe ou queira promover rolezinhos como movimentos sociais, com viés político. Há interpretações de que o movimento é uma reação daqueles que são excluídos dos espaços de lazer da classe média. Outros condenam a atitude e a consideram vandalismo.
    http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/justica-direito/conteudo.phtml?id=1441716


  • "Há interpretações" é bem diferente de "Os organizadores dos rolezinhos alegam". De qualquer forma, apesar da tentativa da mídia de dar um viés político ao Rolézinhos, os Organizadores (adolescentes) sempre disseram que apenas queriam reunir os amigos. Enfim... A Banca deu como Certo.

  • Somente para completar as informações dos colegas, um dos organizadores dos rolezinhos foi morto este ano (2014), segundo a informações, por um tiro acidental dentro de um veículo, com a arma de um colega.
    "Conhecido por ajudar a promover ‘rolezinhos’, encontros organizados pelas redes sociais, principalmente, em shoppings da capital paulista e da Grande São Paulo, Leonardo Henrique Soares Alvarenga, de 16 anos, foi morto na madrugada desta segunda-feira (27), no Parque Guarani, na Zona Leste da cidade"