SóProvas


ID
120700
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em sistemas distribuídos, clusterização é o nome que se dá ao processo de interconexão de múltiplas máquinas com o objetivo de obter um aumento de disponibilidade, desempenho ou capacidade total de um sistema. Em relação à clusterização é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • C) CORRETO.comentando as alternativas erradas:A e D estão com os conceitos invertidos, portanto, FAILOVER é o processo no qual uma máquina assume os serviços de outra quando esta apresenta alguma falha, e Failback é o processo de retorno de um determinado serviço de uma outra máquina para sua máquina de origem. 
    B) SE estamos falando de "failback", ou recuperação de serviço, este procedimento EXIGE  que as duas máquinas envolvidas possuam recursos equivalentes"; 
    E) A principal diferença entre clusters assimétricos e simétricos é que em umcluster simétrico NÃO HÁ há a figura de um servidor inativo aguardando uma falha de outro, primário, para então servir a aplicação. Neste modelo, ambos servidores servem alguma aplicação. Assim, os termos primário e secundário deixam de ser usados para designar o servidor, passando a ser usado para a aplicação. A FCC (preguiçosa), literalmente copiou de:http://www.eee.ufg.br/cepf/pff/2002/pf2002_04.pdf
  •  O failover pode ser automático ou manual, sendo o automático o que normalmente se espera de uma solução de Alta Disponibilidade. Ainda assim, algumas aplicações não críticas podem suportar um tempo maior até a recuperação do serviço, e portanto podem utilizar failover manual[1]. Além do tempo entre a falha e a sua detecção, existe também o tempo entre a detecção e o reestabelecimento do serviço. Grandes bancos de dados, por exemplo, podem exigir um considerável período de tempo até que indexem suas tabelas, e durante este tempo o serviço ainda estará indisponível.

    Para se executar o failover de um serviço, é necessário que as duas máquinas envolvidas possuam recursos equivalentes. Um recurso pode ser uma placa de rede, um disco rígido, ainda mais importante, os dados neste disco, e todo e qualquer elemento necessário à prestação de um determinado serviço. É vital que uma solução de Alta Disponibilidade mantenha recursos redundantes com o mesmo estado, de forma que o serviço possa ser retomado sem perdas.