-
Gabarito: C.
Art. 5o Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado:
I - de ofício;
II - mediante requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.
Art. 24, § 1o No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por decisão judicial, o direito de representação passará ao cônjuge, ascendente, descendente ou irmão.
-
se afirmar que a letra C está errada estaremos falando que o cônjuge da vítima não pode ser o autor da notícia crime "representando" o fato a autoridade competente. a fato da vítima estar impotente para representar é apenas um quesito, portanto acho que tal questão está passiva de anulação! alguém concorda?
-
Não entendi, na alternativa "b", quando o examinador colocou "qualidade para apresentá-lo". Na verdade, é qualidade para representá-lo. Por outro lado, não vislumbro erro na alternativa "c", pois em caso de ação penal pública incondicionada, qualquer do povo poderá levar ao conhecimento da autoridade policial a ocorrência de um crime e de sua autoria. Ora, se qualquer do povo pode oferecer a notitia criminis, imagine-se o conjuge do ofendido. A questão não restringiu o tipo de ação penal pública (de fato, se fosse pública condicionada, em um primeiro momento o cônjuge realmente não poderia oferecer representação). Assim, como na letra b consta apresentá-lo, ao invés de representá-lo, acreditei q este seria o erro.
-
NÃO CONSEGUI VER O GABARITO DESSA QUESTÃO..SE LAGUME SABE EXPLICAR DE MANEIRA FUNDAMENTADA POR FAVOR DEIXE NOS COMENTÁRIOS
-
Acredito que na questão o formulador esqueceu de colocar o CONDICIONADA, porque na Ação Penal pública (que deduz ser a incondicionada) não tem condição nenhuma qualquer um que tenha qualidade pode iniciar a denunciar o crime para autoridade.
Agora se estivesse AP PÚB CONDICIONADA, a história seria diferente.
AÇÃO PENAL PÚBLICA CONDICIONADA
Titulares:
- Ofendido (penalmente capaz)
- Representante legal, para: (incapazes)
Menor de 18
Mentalmente enfermo ou retardado mental
- Ministro da Justiça
Aí ficaria a dúvida entre a C e a D
c) Mediante requerimento do cônjuge do ofendido.
Só passa pro CADI em caso de morte e ausência do ofendido
d)Pela própria autoridade policial, de ofício.
Se é condicionada a autoridade policial não pode iniciar de ofício
No caso de incondicionada a mais correta seria a letra D