SóProvas


ID
1207414
Banca
NUCEPE
Órgão
CBM-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Após o fim da Guerra Fria, mais uma vez os Estados Unidos e a Rússia (antiga URSS) estão envolvidos em um conflito internacional. A política na Ucrânia passou a ser a principal motivação das divergências e envolve também a participação de outros países. Sobre a recente crise na Ucrânia, analise as afirmativas abaixo.

1) A atual crise na Ucrânia ocorre após dez anos da chamada “Revolução Laranja”, iniciada em meio a uma eleição fraudulenta para presidente.
2) As tensões entre os ucranianos tiveram início quando o governo se recusou a assinar um acordo para ampliar as relações comerciais com a União Europeia.
3) Para solucionar a crise, a União Europeia recomendou a anexação da região da Crimeia à Rússia.

Está(ão) correta(s) , apenas:

Alternativas
Comentários
  • a) 1 e 2.


    Revolução Laranja: Foi uma série de protestos e greves que ocorreram entre novembro de 2004 e janeiro de 2005, após as eleições presidenciais de 2004 na Ucrânia. Durante as eleições concorreram  Viktor Yushchenko e Viktor Yanukovych. No entanto, as eleições foram marcadas por fraude. Dando vitoria a Yanukovych. Levando a onda de protestos. A Suprema Corte da Ucrânia ordenou então que a votação fosse anulada em 26 de dezembro de 2004 e estabeleceu um segundo turno. O movimento mudou o resultado e levou ao poder YushchenkoO vencedor foi anunciado em 23 de janeiro de 2005 em Kiev e o ato marcou o fim da Revolução Laranja. O nome "laranja" foi devido a cor adota pelos manifestantes. 


    Ruptura com a União Europeia: Os líderes da União Europeia (UE) almejavam uma negociação com Yanukovych um acordo de livre-comércio destinado a aproximar a Ucrânia da Europa. Entretanto, Yanukovych usou as negociações para extrair dinheiro e garantias políticas da Rússia, que por sua vez aproveitou a oportunidade para reforçar seu domínio sobre a Ucrânia, chamada a participar de uma união comercial com Rússia, Belarus e Cazaquistão. Depois de uma reunião secreta com Vladimir Putin (presidente da Rússia), que prometeu gás barato, uma linha de crédito e nenhuma pergunta comprometedora sobre os direitos humanos, Yanukovych abandonou o acordo com a UE. A decisão de aproximar a Ucrânia da Rússia, ao invés de assinar um acordo com a UE deflagrou um intenso conflito na Ucrânia. 


    Anexação da região da Crimeia à Rússia: Sobre a questão 3 não encontrei nenhum artigo que relatasse uma possível recomendação da UE para a anexação da região da Crimeia à Rússia. Mas sim que os EUA, a UE e outros países disseram que a ação violou a constituição ucraniana e a lei internacional e ganhou espaço por causa da coação de uma possível intervenção militar russa. Tanto os EUA quanto a UE anunciaram sanções contra russos e ucranianos. 



    Referencias: 


    https://www1.fazenda.gov.br/resenhaeletronica/MostraMateria.asp?page=&cod=949533


    http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/ucrania-da-revolucao-laranja-ao-vermelho-sangue/


    http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2014-03-21/presidente-da-russia-completa-anexacao-da-crimeia-apesar-de-sancoes-do-ocidente.html