SóProvas


ID
1207435
Banca
NUCEPE
Órgão
CBM-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em março de 2014, após um ano e sete meses, termina um dos maiores processos da história do Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento do “mensalão” do PT chega ao fim, após um longo período de investigações sobre a participação de parlamentares em um escândalo de compra de votos no Congresso Nacional do Brasil. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo.

1) O delator do “mensalão”, Roberto Jefferson, foi absolvido pelo STF, por ter colaborado durante todas as etapas das investigações.
2) Dos 40 parlamentares denunciados, 24 foram condenados pelo STF por formação de quadrilha, cumprindo pena em regime fechado.
3) Na última sessão, o ex-deputado do PT, João Paulo Cunha, foi absolvido do crime de lavagem de dinheiro.

Está(ão) correta(s) , apenas:

Alternativas
Comentários
  • 1-O delator do mensalão, ex-deputado Roberto Jefferson, foi beneficiado com a redução da pena por ter colaborado com as investigações.

    2-Os ministros dedicaram 69 sessões ao caso, encerrado com a condenação de 24 dos 40 denunciados. Do grupo inicial, 38 tornaram-se réus e 13 foram absolvidos, dois foram excluídos do processo e um teve o caso enviado à 1ª instância.

    Em novembro de 2013, o STF determinou execução das penas dos condenados. Inicialmente 25 tiveram a prisão decretada, mas um deles foi absolvido meses depois, ao ter os recursos aceitos pela Corte. Dos 24 condenados, dezoito cumprem pena...

    3-A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu nesta quinta-feira o ex-deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) e o ex-assessor parlamentar do PP João Cláudio Genu pelo crime de lavagem de dinheiro no esquema do mensalão.


    Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/stf-absolve-joao-paulo-cunha-por-lavagem-de-dinheiro-11870856#ixzz3AmNd0stU

  • Afinal, qual o erro da opção 2?