SóProvas


ID
1208272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os seguintes itens, no que se refere ao banco de dados Oracle.

A replicação em banco de dados Oracle é fornecida em dois níveis: replicação básica e replicação simétrica. Esta última permite que as aplicações atualizem réplicas de tabela por meio de um banco de dados distribuído replicado, e os dados podem ser lidos e atualizados em qualquer sítio.

Alternativas
Comentários
  • E parece que ela está correta mesmo. Encontrei uma referência que explica o tema de replicação de dados no Oracle. Vejamos o que diz: 

    "O oracle tem duas formas de implementar a replicação dos dados : a replicação básica implementada utilizando a declaração create snapshot ou create materialized view. A replicação  básica só pode replicar os dados (não os procedimentos e os índices), a replicação é somente num  sentido e os snapshots são do tipo read-only. A forma avançada suporta várias configurações de replicação de snapshot actualizável multi-master e replicação simétrica. É muito mais difícil comparada com a configuração básica, mas tem a vantagem de replicar mais dados e mais objectos da base de dados.

    ....

    Oracle implementa a replicação simétrica no modelo de replicação simétrica (update-anywhere) podendo ser síncrona ou assíncrona. A arquitectura da replicação síncrona simétrica baseia-se nos triggers. Quando os dados são modificados o Data Manipulation Language(DML), ( declarações INSERT, UPDATE ou DELETE), podem ser propagados usando ou o nível das linhas ou a replicação procedimental. Quando se usa a replicação a nível das linhas o Oracle gera os triggers stored procedure para replicar cada transacção. Quando é executada uma instrução DML no local primário o software da replicação dispara os triggers resultantes da chamada do procedimento no programa gerado em cada réplica. A replicação ao nível da linha garante que todas as mudanças para uma tabela, se são a partir de instrução de DML oustored procedure, sejam propagadas para todas as réplicas secundárias."

    Repare que é a replicação simétrica que pode ser síncrona ou assíncrona.

    A fonte é: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/374/2/tese_v_final.pdf. É uma tese de um trabalho de Portugal!

    Espero ter ajudado!