SóProvas



Questões de Oracle


ID
2359
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
TRE-RJ
Ano
2001
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No SGBD Oracle 8, o controle de espaço em disco é feito através de estruturas lógicas de armazenamento chamadas:

Alternativas
Comentários
  • Logicamente o banco de dados é uma coleção de tablespaces. Uma tablespace é uma coleção de segmentos (ou objetos). Cada segmento é uma coleção de extents e, este, é uma coleção de blocos lógicos contíguos.
  • Muita atenção nessa hora.

    O Oracle tem as estruturas lógicas de armazenamento e estruturas lógicas do banco.

    Como ele está referindo-se às estruturas de armazenamento então trata-se das Tablespaces, Segmentos, Extenções e Blocos.



    Porém se a questão pedisse as estruturas lógicas do banco então seria:
    • Tabela
    • Restrições
    • Índices
    • PL/SQL
    • Sinônimos
    • Sequências
    • Views
    • Profiles
    • Users e Schemas


ID
2362
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
TRE-RJ
Ano
2001
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No SGBD Oracle 8, uma TABLESPACE ts pode se tornar não disponível para os segmentos que a utilizam através do seguinte comando:

Alternativas
Comentários
  • Tablespace é um termo em língua inglesa que designa uma sub-divisão lógica de um banco de dados utilizado para agrupar estruturas lógicas relacionadas. As tablespaces apenas especificam a localização de armazenamento do banco de dados e são armazenadas fisicamente em datafiles, que alocam imediatamente o espaço especificado na sua criação. A primeira tablespace criada pelo ORACLE é a System.

    Existe um relacionamento "um para muitos" entre os bancos e as tablespaces e um relacionamento "um para muitos" entre as tablespaces e os datafiles. A qualquer momento um datafile pode ser incluído em uma tablespace e os datafiles existentes podem ser estendidos. Um banco de dados pode ter vários usuários, cada qual com seu esquema, que nada mais é do que uma coleção lógica de objetos de banco de dados, como tabelas e índices. Por sua vez, esses objetos referem-se às estruturas físicas dos dados, que são armazenados nas
  • ALTER TABLESPACE
    Nome
    ALTER TABLESPACE -- altera a definição de um espaço de tabelas
    Sinopse

    ALTER TABLESPACE nome RENAME TO novo_nome
    ALTER TABLESPACE nome OWNER TO novo_dono

    Descrição

    O comando ALTER TABLESPACE altera a definição de um espaço de tabelas.

    Para utilizar o comando ALTER TABLESPACE é necessário ser o dono do espaço de tabelas. Para alterar o dono, também é necessário ser um membro direto ou indireto do novo papel (role) dono (Deve ser observado que os superusuários possuem todos estes privilégios automaticamente).
    Parâmetros

    nome

    O nome de um espaço de tabelas existente.
    novo_nome

    O novo nome do espaço de tabelas. O novo nome não pode começar por pg_, porque estes nomes são reservados para os espaços de tabela do sistema.
    novo_dono

    O novo dono do espaço de tabelas.

  • ALTER TABLESPACE ts OFFLINE = tornar não disponível para os segmentos

ID
27601
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2004
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito dos processos de backup disponíveis no Oracle 9i, assinale a afirmativa correta

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o DBA Oracle Rodrigo Almeida O RMAN (Recovery Manager) é um aplicativo fornecido pela própria Oracle Corporation desde a versão sete de seus bancos de dados. O objetivo do aplicativo é gerenciar todos o backup através de repositórios ou catálogos, é um aplicativo por linha de comando muito parecido com o bom amigo SQL*PLUS, também executado sobre diversas plataformas, como Windows, Linux e Unix.
    É muito poderoso em recursos, e, ao mesmo tempo, fácil e seguro na proteção dos backups. Permite realizar diversos tipos de backups, como backup completo (banco de dados offline), incremental (banco de dados online) e por backupset (cópia incremental apenas dos blocos alterados), além de recursos com flashback recovery (recuperação rápida de dados), duplicate auxiliary database (duplicação do banco de dados para uma máquina local ou remota), recovery block (recuperação apenas do bloco de dados corrompida) e o Tablespace Point-In-Time Recovery (TSPITR), recuperação de um ou mais objetos em uma base auxiliar até um determinado período.
    O melhor de tudo isso é que o RMAN lhe permite outras funcionalidades, como garantir a consistência do backup, política de retenção, exclusão de backups obsoletos, listagem completa e sumarizada por backup, personalização de backup para cada banco de dados, criação de scripts automatizados, pacotes e views específicos no banco de dados.

ID
27607
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2004
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Para os processos de instalação e configuração do Oracle 9i são feitas as seguintes afirmativas.

Alternativas
Comentários
  • Há dois tipos de arquivos: o PFILE que é um arquivo texto conhecido pelo init.ora e o SPFILE que é um arquivo de parâmetro do servidor conhecido como spfile.ora.
    A instância de banco de dados inicialmente procura o SPFILE e se não encontrar busca o PFILE. O arquivo SPFILE é uma versão binária do PFILE. A maior vantagem de utilizar o SPFILE é a otimização da base, pois há diversos parâmetros que são alterados e se tornam persistentes e serão reutilizados na próxima reinicialização da base.

ID
41713
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Uma tabela ORACLE temporária que armazena registros predeterminados e possibilita filtrar campos para consultas restritas denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Porque essa uma view é considerada temporária ??
  • porque se pode remover a view sem afetar os dados do Banco!
  • Uma view é considerada uma tabela temporária, pois as informações apresentadas são resultantes de consultas SQL em tabelas, cujas informações podem ser alteradas constantemente.
  • Essa questão é um absurdo. Um view não é tabela temporária nem no Oracle nem em qualquer SGDB.
  • GABARITO: C

    Uma View (Visão) é uma tabela lógica, baseada em uma tabela ou em outra visão.  Ela  não  possui  dados  próprios,  é  somente  uma  interface  para  a manipulação de um conjunto de dados. Ela pode ser utilizada para restringir o acesso  a  dados  em  uma  tabela,  facilitar  consultas  complexas  e  também otimizar o tempo dos desenvolvedores. A  View  é  uma  maneira  alternativa  de  observação  de  dados  de  uma  ou  mais tabelas, que compõem uma base  de dados. Pode ser considerada como uma tabela  virtual  ou  uma  consulta  armazenada.  Como  exemplo  de  utilização  de view, cita-se a restrição usuário x domínio controlando o acesso de um usuário específico a colunas de uma tabela. Alguns benefícios da utilização das Views: economia de tempo com retrabalho; velocidade  de  acesso  às  informações;  mascara  a  complexidade  do  banco  de dados; organiza dados a serem exportados para outros aplicativos. 

  • Achei estranho ele falar que a VIEW armazena registros. Mas achei a menos errada...

  • Uma view é uma maneira alternativa de observação de dados de uma ou mais entidades (tabelas), que compõem uma base de dados. Pode ser considerada como uma tabela virtual ou uma consulta armazenada. 
    Gatilho ou trigger é um recurso de programação executado sempre que o evento associado ocorrer. Trigger é um tipo especial de procedimento armazenado, que é executado sempre que há uma tentativa de modificar os dados de uma tabela que é protegida por ele. É muito utilizada para ajudar a manter a consistência dos dados ou para propagar alterações em um determinado dado de uma tabela para outras. Um bom exemplo é um gatilho criado para controle de quem alterou a tabela, nesse caso, quando a alteração for efetuada, o gatilho é "disparado" e grava em uma tabela de histórico de alteração, o usuário e data/hora da alteração.

    CONSTRAINTS são restrições que você estabelece para uma coluna no banco de dados. É um método para validar a integridade de todos os dados que entram em sua base.

     podem ser dos seguintes tipos:

    Primary Key (PK) = Está restrição cria um índice único para um conjunto de colunas ou uma coluna para Chave Primaria. 

    Unique = Está Contraint determina que uma coluna não poderá ter 2 linhas com o mesmo valor.
    Foreign Key (FK ou Chave Estrangeira) = Determina uma coluna ou um conjunto de colunas que possuem valores em outras tabelas, referente a uma referência ou um relacionamento.
    Check = Especifica a condição que a coluna precisa para salvar o registro.
    Not Null = Determina que a coluna tem preenchimento obrigatório.
    TABLESPACE é um termo que designa uma sub-divisão lógica de um Banco de Dados utilizado para agrupar estruturas lógicas relacionadas. As tablespaces apenas especificam a localização de armazenamento do banco de dados e são armazenadas fisicamente em datafiles, que alocam imediatamente o espaço especificado na sua criação. 




ID
41716
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A exclusão de uma tabela ORACLE por completo, incluindo conteúdo e estrutura, é realizada pelo comando DDL

Alternativas
Comentários
  • LETRA A.

    Segundo Navathe(2011,p.91),"Observe que o comando DROP TABLE não apenas exclui todos os registros na tabela se tiver sucesso, mas também remove a definição de tabela do catálogo."

    Bibliografia:

    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS-NAVATHE-6 EDIÇÃO 2011


ID
79267
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Antes do Oracle terminar uma transação deve acontecer explicitamente uma operação de

Alternativas
Comentários
  • Durante o processo de uma transação podem ser utilizados os savepoints,  a fim de possibilitar um rollback de apenas partes da transação. Porém no fim da transação ou ela é confirmada com sucesso através do commit ou retrocedida até o último commit ou savepoint através do rollback. [1]

    O roll forward consiste em aplicar seqüencialmente as alterações de blocos (redo records) contidas nos registros do redo log. O Processo lê os redo records existentes no arquivo de redo log e obtém os blocos originais correspondentes às modificações nos datafiles, movendo-os para o database buffer cache. A tabela interna undo$ contém informações sobre as transações pendentes, até que redo records, contendo a informação de commit, sejam encontrados. Neste caso, a informação é retirada da tabela undo$ e das entradas do segmento de rollback. [2] 

     

    [1] http://www.devmedia.com.br/post-349-Transacoes-no-Oracle-Commit-Rollback-e-Savepoint.html

    [2] http://www.devmedia.com.br/post-349-Transacoes-no-Oracle-Commit-Rollback-e-Savepoint.html

  • rolling stones


ID
101392
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No Oracle 10g é possível a utilização das chamadas constraints, que se destinam à validação da entrada de dados nas tabelas. Existem vários tipos de constraints, como NOT NULL que não permite valor nulo, UNIQUE, que exige valores exclusivos nos registros das tabelas e PRIMARY KEY que define uma chave primária em uma tabela.

Para definir uma condição a ser satisfeita e para criar um relacionamento entre tabelas existem os seguintes constraints:

Alternativas
Comentários
  • Constraints: é um fator elementar que tem como principal objetivo referencia referenciar as entidades, manter a integridade do banco de dados. Além disso, oferece grandes benefícios proporcionados pela utilização de Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Relacionais (SGDRs) consiste na possibilidade de proteção aos dados contra manipulações (inserções, atualizações, exclusões) incorretas.

    O oracle permite e até recomenda dar nomes as restrições com intuito de facilitar sua manipulação.

    Nomes de restrições, assim como nomes de tabelas ou colunas, não podem ultrapassar 30 caracteres

    Constraints: Primary key, Unique, Foreign Key , Check ...


    Fonte: Oracle DBA Essencial SQL.

  • A questão pede o nome de duas constraints:

    1) Uma constraint que permite definir uma condição a ser satisfeita para a coluna. Essa é a constraint CHECK. Você pode, por exemplo, definir que um campo numérico é maior ou menor do que algum valor, ou que o valor de uma coluna é diferente do valor de outra coluna... enfim, as possibilidades são infinitas.

    2) Para criar um relacionamento entre tabelas, precisamos de uma chave estrangeira, que em inglês é FOREIGN KEY. Assim, uma constraint do tipo foreign key (FK) permite fazer essa ligação lógica entre tabelas.

  • A questão pede o nome de duas constraints:

    1) Uma constraint que permite definir uma condição a ser satisfeita para a coluna. Essa é a constraint CHECK. Você pode, por exemplo, definir que um campo numérico é maior ou menor do que algum valor, ou que o valor de uma coluna é diferente do valor de outra coluna... enfim, as possibilidades são infinitas.

    2) Para criar um relacionamento entre tabelas, precisamos de uma chave estrangeira, que em inglês é FOREIGN KEY. Assim, uma constraint do tipo foreign key (FK) permite fazer essa ligação lógica entre tabelas.


ID
113647
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

As entradas da estrutura física do database ORACLE 10g são especificadas no

Alternativas
Comentários
  • Control File é um arquivo binário que descreve a estrutura e ostatus do BD. Contém a identificação dos arquivos de log e dedados, o nome do banco e informações de sincronismo entre os arquivosque o compõe.

ID
113650
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A sequência, do menor para o maior nível de granulidade, das unidade de alocação de espaço no ORACLE 10g é

Alternativas
Comentários
  •  Cada instância de entidade do BD possui um segment. Cada segment é constituido por um conjunto de extents, por sua vez, um extent é um conjunto de blocks. Nesta sequência temos do maior nível de granularidade para o menor.

  • Oracle Data Blocks
    At the finest level of granularity, Oracle database data is stored in data blocks. One data block corresponds to a specific number of bytes of physical database space on disk.

    Extents
    The next level of logical database space is an extent. An extent is a specific number of contiguous data blocks, obtained in a single allocation, used to store a specific type of information.

    Segments
    Above extents, the level of logical database storage is a segment. A segment is a set of extents allocated for a certain logical structure.

    Fonte: http://download.oracle.com/docs/cd/B19306_01/server.102/b14220/intro.htm#i68236
  • Acredito que a resposta certo deveria ser a letra "D".
  • Interesting.

    Menor nível de granularidade entenda que se refere a mais detalhes, ou seja, poucos "grãos" ou um único "Grão" será passível de maiores detalhes.

    Inversamente proporcional, temos: um maior nível de granularidade, que por sua vez concentra-se um maior número de "grãos", segmentos, inviabilizando o detalhamento.  

    Se de um Maior nível de granularidade para um menor nível de granularidade trata-se do:

    Segment--> extent --> data block

    Logo:

    Um menor nível de granularidade para um maior nível, são:

    Data block-->extent-->Segment




  • Errado Dr. Cooper. Eu também pensava assim no ínicio dos estudos.

    Porém, quanto maior o nível de granularidade menor o nível de detalhes.

     

    Att


ID
118852
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No Oracle 10g, a view Flashback_Transaction_Query

Alternativas
Comentários
  • O Flashback Transaction Query usa a view de dicionário de dados FLASHBACK_TRANSACTION_QUERY para recuperar informações de transações de banco de dados para todas as tabelas envolvidas em uma transação. Fonte: http://eduardolegatti.blogspot.com/2008/07/um-pouco-do-flashback-versions-query-e.html
  • a) a coluna OPERATION possui a operação realizada pela transação, já a coluna UNDO_SQL é a que está descrita na alternativa

    b) Opção correta

    c) Essa é uma descrição próxima da Flashback Versions Query

    d) Este conceito está mais para Flashback Versions Query que possui um histórico das versões das linhas em um determinado intervalo de tempo

    e) Essa cláusula está relacionada ao funcionamento da Flashback Versions Query

     

    [1] http://eduardolegatti.blogspot.com/2008/07/um-pouco-do-flashback-versions-query-e.html

  • FLASHBACK_TRANSACTION_QUERY exibe informações sobre toda transação flashback no BD, tais como:
    - Formação de queries que retornam dados passados;
    - Formação de queries que retornam metadados que apresentam um histórico de mudanças para o banco de dados;
    - Restauração das tabelas ou linhas de um determinado ponto no tempo;
    - Rastreamento automatico dos arquivos transacionais quando os dados mudam;
    - Retorno de uma transação e suas transações dependentes enquanto o BD permanece online;


ID
121630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca do sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) Oracle,
julgue os itens a seguir.

Em Oracle, a restrição de integridade do tipo PRIMARY KEY combina a restrição NOT NULL com a restrição UNIQUE KEY.

Alternativas
Comentários
  • In Oracle, a primary key is a single field or combination of fields that uniquely defines a record. None of the fields that are part of the primary key can contain a null value.

    Fonte: Oracle Tutorial - TechOnTheNet.
  • Chave primária não pode ser nula. Baby, i don't understand your language.


ID
121633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca do sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) Oracle,
julgue os itens a seguir.

Associado a uma tabela, sempre existe um índice, que é uma estrutura usada para melhorar a velocidade de acesso aos dados da tabela.

Alternativas
Comentários
  • Quando a tabela é pequena e constituida de poucos dados, então não é necessário o uso de um índice, visto que índices são utilizados para agilizar buscas em tabelas, algo bem parecido com um índice de um livro. Se você tem um livro com 3 páginas, supostamente não precisará de um índice para achar alguma informação nele.

     

    Claro que o conceito de índice é um pouco mais abrangente que isso.

     

  • Índices são estruturas opcionais usadas para otimizar consultas. São especialmente úteis quando a quantidade de registros existentes é muito grande.
  • Quando uma chave primária é criada, o Oracle cria um índice na(s) coluna(s) da chave primária.

    Como a chave primária não é obrigatória, índices 'involuntários' desse tipo não são criados.
  • Os Índices são opcionais.

    Gabarito: Errado

  • Os índices não são obrigatórios. Eles são opcionais.

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    O ÍNDICE É PRESCINDÍVEL, POR EXEMPLO, EM BANCOS DE DADOS PEQUENOS.

  • Associado a uma tabela, SEMPRE existe um índice, que é uma estrutura usada para melhorar a velocidade de acesso aos dados da tabela. ERRADO

    Associado a uma tabela, PODE existir um índice, que é uma estrutura usada para melhorar a velocidade de acesso aos dados da tabela. CERTO

    Ele PODE existir, uma vez que ele é FACULTATIVO.


ID
121636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a bancos de dados criados no SGBD Oracle, julgue os
itens que se seguem.

Durante a criação de um banco de dados, é necessário que seja criado um arquivo de senhas a ser usado no processo de autenticação do administrador de banco de dados.

Alternativas
Comentários
  • usando a expressão: SQLPLUS "/ as SYSDBA"  conseguimos conectar sem usar senha de administrador
  • O erro é afirmar que é criado um arquivo de senhas...


ID
121639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a bancos de dados criados no SGBD Oracle, julgue os
itens que se seguem.

Um banco de dados Oracle tem um conjunto de contas de usuário predefinido. Todas as contas de usuário predefinidas são usadas para tarefas administrativas.

Alternativas
Comentários

ID
121642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a bancos de dados criados no SGBD Oracle, julgue os
itens que se seguem.

Cada banco de dados criado tem exatamente um arquivo de dados, um arquivo de controle e um arquivo de log.

Alternativas
Comentários
  • Na criação de um banco de dados oracle, são criados vários arquivos de dados, você pode criar várias cópias do arquivo de controle e várias cópias do arquivo de log.


ID
121669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Aqua Data Studio, suíte de ferramentas de administração de banco
de dados para Oracle, consiste de oito diferentes ferramentas, que,
segundo o fabricante, gerenciam todos os aspectos de um banco de
dados Oracle. Considerando os conceitos pertinentes a esse banco
de dados e o seu uso em ferramentas de front-end, julgue os itens
de 106 a 115.

Uma ferramenta de front-end intitulada gerenciador de instâncias deve apresentar, em sua interface, capacidade para alterar o control file, visto que, para cada instância de Oracle, deve haver um control file específico.

Alternativas
Comentários
  • Todo arquivo de controle é sempre associado somente com um único banco de dados, não pode existir um arquivo de controle que seja utilizado por mais de uma instância, até em ambientes de Real Application Cluster (RAC), existe um arquivo de controle para cada instância.

     Somente o Oracle Server pode modificar as informações no arquivo de controle.

  • Todo banco de dados Oracle tem um arquivo de controle o qual contém entradas que especificam a estrutura física do banco de dados. Ele contém os seguintes tipos de informações, por exemplo:
    • Nome do banco de dados;
    • Nomes e localização dos datafiles e dos arquivos de registro redo.
    • Time stamp da criação do banco de dados etc.

    O Oracle usa o arquivo de controle para identificar os arquivos do BD e de registro redo que devem ser abertos. Quando a formação física do banco de dados é alterada, o arquivo de controle é automaticamente modificado pelo Oracle.


ID
121672
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Aqua Data Studio, suíte de ferramentas de administração de banco
de dados para Oracle, consiste de oito diferentes ferramentas, que,
segundo o fabricante, gerenciam todos os aspectos de um banco de
dados Oracle. Considerando os conceitos pertinentes a esse banco
de dados e o seu uso em ferramentas de front-end, julgue os itens
de 106 a 115.

Caso determinada instância de Oracle seja configurada para funcionar no modo de processos dedicados, a ferramenta intitulada gerenciador de sessões sempre apresentará o estado de todas as seções da instância como ativo.

Alternativas
Comentários
  • Se o serviço da instância estiver parado ou desligado, seria um erro o gerenciador de sessões apresentar o estado da mesma como ativo. 

  •  Embora a melhor em trabalhos de produção de processamento de rotina, o modo de servidor dedicado também sofre do uso de recursos ineficiente devido à alocação de processos do servidor separado para cada usuário individual, incluindo as tarefas ociosas.

ID
121675
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Aqua Data Studio, suíte de ferramentas de administração de banco
de dados para Oracle, consiste de oito diferentes ferramentas, que,
segundo o fabricante, gerenciam todos os aspectos de um banco de
dados Oracle. Considerando os conceitos pertinentes a esse banco
de dados e o seu uso em ferramentas de front-end, julgue os itens
de 106 a 115.

Tratando-se de ferramenta de gerência de armazenamento do Oracle, é desejável que haja a indicação de que todas as tablespaces da instância apresentam elevado índice de coalescência.

Alternativas
Comentários
  • Coalescência, em informática, é a combinação de partições adjacentes de memória livre. Requer um sistema operacional mais complexo, porque precisa localizar partições adjacentes, portanto se faz necessário criar algoritmos para pesquisar tabelas e procurar por estas partições livres. Sem a coalescência, o sistema operacional "enxerga" muitas partições pequenas de memória livre.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coalescência_(informática).

  • Coalescência, nesse caso, é o mesmo que fragmentação?


ID
121678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Aqua Data Studio, suíte de ferramentas de administração de banco
de dados para Oracle, consiste de oito diferentes ferramentas, que,
segundo o fabricante, gerenciam todos os aspectos de um banco de
dados Oracle. Considerando os conceitos pertinentes a esse banco
de dados e o seu uso em ferramentas de front-end, julgue os itens
de 106 a 115.

Uma ferramenta de gerência de armazenamento do Oracle pode apresentar, para cada tablespace da instância, a indicação de um entre os seguintes tipos possíveis: PERMANENT, TEMPORARY ou UNDO, devendo, pelo menos, uma tablespace ser permanente.

Alternativas
Comentários
  • O tablespace TEMP (tablespace temporário) é onde o Oracle armazena todas as suas tabelas temporárias.

    Tablespace UNDO contém os segmentos de reconstrução(tablespace de rollback), possui a capacidade de recuperar transações incompletas ou abortadas.
  • A afirmação "..devendo, pelo menos, uma tablespace ser permanente." não está incorreta? Pelo menos duas tablespaces são permanentes, sendo elas a SYSTEM e a SYSAUX.


ID
121681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Aqua Data Studio, suíte de ferramentas de administração de banco
de dados para Oracle, consiste de oito diferentes ferramentas, que,
segundo o fabricante, gerenciam todos os aspectos de um banco de
dados Oracle. Considerando os conceitos pertinentes a esse banco
de dados e o seu uso em ferramentas de front-end, julgue os itens
de 106 a 115.

Uma ferramenta de gerenciamento de rollback no Oracle pode apresentar, em determinado instante, vários segmentos de rollback associados a um único tablespace, e, se representadas as transações na interface com o usuário da ferramenta, várias dessas transações poderão estar associadas a um único segmento de rollback.

Alternativas
Comentários
  • Troque a palavra 'ROLLBACK' por 'SAVEPOINT' e questão se torna certa!


ID
121684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Aqua Data Studio, suíte de ferramentas de administração de banco
de dados para Oracle, consiste de oito diferentes ferramentas, que,
segundo o fabricante, gerenciam todos os aspectos de um banco de
dados Oracle. Considerando os conceitos pertinentes a esse banco
de dados e o seu uso em ferramentas de front-end, julgue os itens
de 106 a 115.

Caso se crie banco de dados Oracle no modo NOARCHIVELOG, não se poderá iniciar a execução de ferramenta de backup online enquanto a instância estiver no ar.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o gabarito desta questão esta incorreto. Vejam:

    "In NOARCHIVELOG mode you cannot perform online tablespace backups, nor can you use online tablespace backups taken earlier while the database was in ARCHIVELOG mode. To restore a database operating in NOARCHIVELOG mode, you can use only whole database backups taken while the database is closed. Therefore, if you decide to operate a database in NOARCHIVELOG mode, take whole database backups at regular, frequent intervals"
    Fonte: http://download.oracle.com/docs/cd/B28359_01/server.111/b28310/archredo002.htm
  • O parâmetro está associado ao processo de segundo plano ARCn, que armazena automaticamente os redo logs online quando o modo ARCHIVELOG é definido.

    No modo NOARCHIVELOG:

    - os dados dos arquivos de redo log online são sobregravados sempre que ocorre uma alternacia de log.

    - é possível recuperar os dados commitados.

    - no caso de falha somente a SGA é perdida.

    Então.... esse papo de que não pode executar o backup enquanto a instância está no ar... sei não. Acho que o erro está aí, não tem nada a ver uma coisa com a outra.

  • Acredito que aqui temos uma pegadinha.  Em backups, temos conceitos de backups físicos e backups lógicos.  No oracle a ferramenta para backup lógico (exp ou expdp - a partir do 10g) pode ser utilizado com o banco aberto e de forma online, já os backups físicos, no modo noarchivelog, só poderão ser feitos offline.

  • Archived Redo Log Files - O Oracle Database pode ser configurado para que os arquivos redo log files que forem preenchidos possam ser arquivados através de processos em segundo plano na flash recovery area antes que sejam reutilizados pelo sistema. Redo log files que são arquivados pelo sistema são chamados de archived redo log files.

    Quando o banco de dados é configurado para gerar archived redo log files diz-se que ele está no modo ARCHIVELOG. Quando um banco de dados não está configurado para trabalhar desta forma diz-se que eles esta no modo NOARCHIVELOG.

    Uma das vantagens de usar um banco de dado no modo ARCHIVELOG  é: quando uma falha no disco causar uma perda de parte ou de todos os dados de um banco de dados, o banco de dados pode ser reconstruído juntamente com todas as suas transações realizadas se você tiver o backup dos datafiles, dos control datafiles  e todos os arquivos de redo log files criados desde o último backup.

     Os redo log files onlines e os archived contém todos os registros das operações realizadas desde o último backup. Este processo de reconstrução é chamado de media recovery.

     Um banco de dados que esteja no modo ARCHIVELOG pode ser backupeado quando estiver online. 

    Um banco de dados que esteja no modo NOARCHIVELOG pode ser backupeado enquanto esta montado, mas não enquanto esta em uso. Essa opção fica indisponível, caso o BD esteja no modo NOARCHIVELOG.

    Isso significa que não se possa iniciar a execução da ferramenta de backup online?. O erro da questão pode estar nessa afirmativa.

  • Quando estava fazendo a questão também achei que o gabarito fosse correto, entretanto, ao ler novamente, a questão diz que "não se poderá iniciar a execução de ferramenta de backup online enquanto a instancia estiver no ar". A instancia estar no ar não significa que a mesma esteja no estado OPEN. Se ela estiver no estado MOUNT permitiria o backup online.

ID
121687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Aqua Data Studio, suíte de ferramentas de administração de banco
de dados para Oracle, consiste de oito diferentes ferramentas, que,
segundo o fabricante, gerenciam todos os aspectos de um banco de
dados Oracle. Considerando os conceitos pertinentes a esse banco
de dados e o seu uso em ferramentas de front-end, julgue os itens
de 106 a 115.

Uma ferramenta de gerência de logs do Oracle pode apresentar, na sua aba de redo logs, vários grupos de redo logs, todos ativos, o que indica a possibilidade de várias instâncias estarem associadas a um único banco de dados.

Alternativas

ID
121690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Aqua Data Studio, suíte de ferramentas de administração de banco
de dados para Oracle, consiste de oito diferentes ferramentas, que,
segundo o fabricante, gerenciam todos os aspectos de um banco de
dados Oracle. Considerando os conceitos pertinentes a esse banco
de dados e o seu uso em ferramentas de front-end, julgue os itens
de 106 a 115.

A restauração de um banco de dados, após uma falha no servidor, deve ser realizada por meio de gerenciamento de rollback.

Alternativas
Comentários
  • O ROLLBACK só recupera dados dentro de uma mesma transação, caso ainda não tenha sido executado um COMMIT.
  • Deve ser realizada pelo processo SMON (System Monitor)

    Em http://download.oracle.com/docs/cd/B19306_01/server.102/b14220/process.htm#i24682, diz:

    The system monitor process (SMON) performs recovery, if necessary, at instance startup. SMON is also responsible for cleaning up temporary segments that are no longer in use and for coalescing contiguous free extents within dictionary managed tablespaces. If any terminated transactions were skipped during instance recovery because of file-read or offline errors, SMON recovers them when the tablespace or file is brought back online. SMON checks regularly to see whether it is needed. Other processes can call SMON if they detect a need for it.


ID
121693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Aqua Data Studio, suíte de ferramentas de administração de banco
de dados para Oracle, consiste de oito diferentes ferramentas, que,
segundo o fabricante, gerenciam todos os aspectos de um banco de
dados Oracle. Considerando os conceitos pertinentes a esse banco
de dados e o seu uso em ferramentas de front-end, julgue os itens
de 106 a 115.

Na interface de uma ferramenta de gerência de segurança no Oracle, cada usuário está necessariamente ligado a um único papel.

Alternativas
Comentários
  • os usuários normalmente podem assumir múltiplos papéis em sistemas de permissão.


ID
126991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O Oracle 10g é um grande e complexo sistema gerenciador de banco de dados e possui suporte à tecnologia específica para computação denominada

Alternativas
Comentários
  • A família 10g – composta pelo banco de dados Oracle Database 10g, o servidor de aplicativos Oracle Application Server 10g e gerenciador de recursos corporativos Oracle Enterprise Manager 10g – foi inteiramente desenhada segundo os preceitos do Grid Computing, que permitem a consolidação de servidores e armazenamento em um único pool de recursos de TI. Assim, o processamento de aplicativos é distribuído por toda a rede de forma dinâmica, em função da demanda de cada área do ambiente corporativo. A carga de trabalho é balanceada automaticamente em função da ociosidade e capacidade de recursos existentes, evitando desperdícios e a subutilização dos equipamentos.

    É importante conhecer a diferença existente entre o conceito de clustering e uma grid. O cluster é uma das tecnologias utilizadas para criar uma infra-estrutura de grid. Clusters simples possuem recursos estáticos usados para aplicativos pré-definidos por alguns usuários. As grids, ao contrário, vão muito além: podem ser consistituídas por vários clusters. Na prática, são pools dinâmicos, nos quais os recursos diversos, de configurações distintas, podem ser compartilhados entre diversos usuários, no processamento de muitos aplicativos
    Fonte: http://imasters.com.br/noticia/1555/oracle/oracle_lanca_no_brasil_novo_paradigma_em_tecnologia/

  • Inclusive a letra "g" do Oracle 10g significa "grid"

ID
128398
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Cada database Oracle tem

I. um ou mais datafiles.

II. um control file.

III. um conjunto de dois ou mais redo log files.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • DatafilesTodo Oracle Database tem um ou mais Datafiles, eles contém todos os dados do Banco de Dados (então pode ter certeza que você terá vários dele!).Os dados da estrutura lógica do database, como tabela e índices, são armazenados fisicamente no disco como Datafiles.Características: * Os Datafiles só podem ser associados somente a um banco de dados. * Datafiles podem ter determinadas características definidas para deixá-los estender automaticamente quando o banco de dados é executado fora do espaço. * Um ou mais Datafiles formam uma unidade lógica de armazenamento do banco de dados chamado Tablespace (veremos mais a frente o que é)Control FilesTodo database Oracle tem um control file. O control file contém entradas que são especificadas na estrutura física do banco de dados. Ele contém as seguintes informações: * Nome do Banco de Dados * Nomes e locais de datafiles e redo log files * Time stamp do databaRedo Log FilesTodo banco de dados Oracle tem um conjunto de dois ou mais redo log files. O conjunto de redo log files é normalmente chamado apenas de redo log do banco de dados. O redo log é feito de entradas de redo (também conhecidas como redo records).A função primária do redo log é gravar todas as modificações de dados. Se ocorre uma falha e digamos que os dados já estejam permanentemente escritos nos seus datafiles,as modificações podem ser obtidas do redo log, corrigindo a o problema. Por exemplo, você altera 1000 registros no banco de dados errôenamente, todas essas modificações estarão no redo log, você não perderá seus dados.Para proteger falhas envolvendo o próprio redo log, Oracle permite miltiplexar redo log para duas ou mais cópias podendo assim ser mantidas em diferentes discos rígidos.
  • Data files

     

    Todo banco de dados Oracle tem um ou mais data files físicos.



    Redo Log Files

     

    Todo banco de dados Oracle tem um conjunto de um ou mais redo log files. Para evitar falhas envolvendo os arquivos de redo log files o Oracle permite a criação de multiplexed redo log files que são uma ou mais cópias mantidas em diferentes discos.



    Control files

     

    Todo banco de dados do Oracle tem um control file. Como os redo log files os control files também podem ter cópias mantidas em mais de um disco para efeito de segurança.

    Como pode-se ver a fonte cita um conjunto de UM ou mais redo log files, diferente da fonte anterior, que descrevia 2 ou mais redo log files. Juliobattisti eh uma fonte bastante conhecida de artigos na área de TI, mas quem estudou por ela erra a questão, por achar que o item III está incorreto. A FCC deveria usar fontes mais confiáveis e consagradas, que testasse o conhecimento mais satisfatoriamente.

    fonte: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/almirrivas/oracle002.asp
     

  • Eu acredito que o III esteja certo por causa do Log Switch.

    Quando o SGBD preenche totalmente um Redo Log ele precisa fazer o Switch para utilizar outro Redo Log File.

    É nesse momento, do Log Switch, que é feito um Checkpoint.

    Por isso diz-se que os Redo Log File são circulares.
  • How Oracle Database Writes to the Redo Log

    The redo log of a database consists of two or more redo log files. The database requires a minimum of two files to guarantee that one is always available for writing while the other is being archived (if the database is in ARCHIVELOG mode). See "Managing Archived Redo Logs" for more information.


    fonte: http://docs.oracle.com/cd/B28359_01/server.111/b28310/onlineredo001.htm


ID
128401
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

São apenas tipos de objetos de um schema Oracle:

Alternativas
Comentários
  • Schemas e objetos de schemas Schema é uma coleção de objetos de um banco de dados. Um schema pertence a um usuário do banco de dados e tem o mesmo nome do usuário. Objetos de um schema são estruturas lógicas que se referem diretamente aos dados do banco. Objetos de um schema incluem estruturas como tables (tabelas), views (visões de tabelas), index (índices de tabelas) e Cluster (Agrupamento, onde estão agrupadas uma ou mais tabelas).Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/almirrivas/oracle002.asp
  • Objetos de um schema incluem estruturas como:

    tables 

    views 

    index 

    Cluster 


ID
128404
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

NÃO é um processo do tipo background contido em uma instância Oracle:

Alternativas
Comentários
  • Processo ServidorO servidor Oracle cria um processo servidor por usuário quando configurado em modo dedicado. Este processo está representado em amarelo na parte de cima do diagrama.Cada Processo Servidor atende um único usuário e tem sua própria PGA, área que contém a memória da sessão, este processo ainda executa certas atividades como classificação, mesclagem ou junção.Por suas características de funcionamento para atendimento diretamente às operações dos usuários, não pode ser considerado um processo de "background"(retaguarda)
  • O ORACLE cria um conjunto de processos que rodam em background para cada instância. Esses processos executam diversas tarefas. São eles: DBWR, LGWR, CKPT, SMON, PMON, ARCH, RECO, Dnnn e LCKn.

     
    1 - O processo database writer (DBWR)
    2 - O processo log writer (LGWR)
    3 - O processo checkpoint (CKPT)
    4 - O processo system monitor (SMON)
    5 - O process monitor (PMON)
    6 - O processo archiver (ARCH)
    7 - O processo recoverer (RECO)
    8 - Os processos em background dispatchers (Dnnn)
    9 - Os processos lock (LCKn)
     
    [1] http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/99/a-arquitetura-do-oracle.aspx

     

  • Comentando as questões...

    a) Realiza o processode recuperação da instância durante o processo de inicialização, limpasegmentos temporários que não estão mais em uso, recupera transações terminadasde forma anormal e realizadesfragmentação nos arquivos de dados para facilitar a alocação.

    b) Atualizaos headers dos arquivos de dados quando ocorre um checkpoint. A utilizaçãodesse processo pode ajudar a melhorar o desempenho do sistema permitindo que oprocesso LGWR se concentre apenas na cópia do redo log buffer para o disco.

    c) É oresponsável por copiar o redo log file (que é um buffer circular) para umdispositivos de armazenamento offline para que os logs não sejam perdidos.

    d) Os processosserver recebem as requisições dos processos user, realizam o parse das instruçõesSQL, verificam as permissões de acesso do usuário, traz os dados do disco parao DBBC, caso necessário, e retorna os dados para o usuário. Um processo serverpode ser dedicado para um processo user (dedicated server process) ou compartilhado entre múltiplos processos user (shared serverprocess). Osprocessos server compartilhados só são possíveis em sistemas multi-threaded.

    e) Responsávelpela recuperação de falhas envolvendo transações distribuídas. Esse processo énecessário quando o Oracle está rodando de forma distribuída.

    Alternativa: D

  • Os Server Process existem no Oracle, mas NÃO são processos de background. Eles são processos de primeiro plano.

    Os processos servidores (server process) controlam as requisições dos processos dos usuários conectados a um banco de dados. Assim, são incumbidos de comunicar-se com os processos dos usuários e interagir com o banco de dados para acessar seus recursos.


ID
147346
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No formato de um bloco de dados do Oracle, um overhead é uma referência ao

Alternativas
Comentários
  • Cabeçalho (Header)

    - Contém informações sobre o endereçamento físico e o tipo de segmento que ocupa o mesmo, por exemplo dados ou índices.   Diretório da Tabela (Table Directory) - Esta parte do bloco de dados lógico armazena o nome da tabela que possui linhas no bloco.   Diretório da linha (Row Directory) - Esta parte do bloco de dados lógico armazena dados reais da linha da tabela, incluindo os endereços de ponteiramento da linha caso se faça necessário).   Espaço Livre (Free Space) - Esta parte do bloco de dados será sempre a relação da capacidade total do bloco de dados lógico x o quanto de dados já foi alocado.    Linha de dados (Row data) - Esta parte do bloco de dados lógico armazena os dados das linhas ou indices.   Podemos perceber que um overhead provocado pela leitura do cabeçalho do bloco, sobre os dados referentes à uma tabela definida pelo diretório da tabela, que irá consultar o diretório da linha para informar os dados.   [1] http://www.itanto.com.br/blog/tag/bloco/
  • Data Block Format

    The Oracle data block format is similar regardless of whether the data block contains table, index, or clustered data. Figure 2-2illustrates the format of a data block.

    Figure 2-2 Data Block Format


    Description of "Figure 2-2 Data Block Format"
      Header (Common and Variable)

    The header contains general block information, such as the block address and the type of segment (for example, data or index).

    Table Directory

    This portion of the data block contains information about the table having rows in this block.

    Row Directory

    This portion of the data block contains information about the actual rows in the block (including addresses for each row piece in the row data area).

    After the space has been allocated in the row directory of a data block's overhead, this space is not reclaimed when the row is deleted. Therefore, a block that is currently empty but had up to 50 rows at one time continues to have 100 bytes allocated in the header for the row directory. Oracle reuses this space only when new rows are inserted in the block.

    Overhead

    The data block header, table directory, and row directory are referred to collectively as overhead. Some block overhead is fixed in size; the total block overhead size is variable. On average, the fixed and variable portions of data block overhead total 84 to 107 bytes.

    Row Data

    This portion of the data block contains table or index data. Rows can span blocks.


ID
147349
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

NÃO é um conjunto de extensões do Oracle que contém todos os dados para uma estrutura lógica de armazenamento dentro de uma tablespace:

Alternativas
Comentários
  • Os segmentos são objetos que ocupam espaço em um banco de dados. Existem vários tipos de segmentos como tabelas, índices, de undo, temporários, LOB, entre outros.

    tablespace USERS

    Este geralmente é o tablespace padrão para os usuários. Se um usuário criar um objeto, tal como uma tabela ou um índice, sem especificar o tablespace, o Oracle o cria no tablespace padrão do usuário, isso se o tablespace padrão do usuário foi definido para utilizar o tablespace USERS. 

    tablespace SYSTEM

    O tablespace SYSTEM é uma parte obrigatória de todo banco de dados Oracle, onde armazena todas as informações necessárias para o seu próprio gerenciamento. Em resumo, SYSTEM é o tablespace mais crítico do banco de dados porque ele contém o dicionário de dados. Se por algum motivo ele se tornar indisponível, a instância do Oracle abortará.

    tablespace TEMP

    O tablespace TEMP é onde o Oracle armazena todas as suas tabelas temporárias. O Oracle geralmente utiliza este temporário para armazenar objetos transitórios durante as classificações e agrupamentos de dados durante a execução de uma SQL contendo as cláusulas ORDER BY e GROUP BY, entre outras.

    tablespace UNDO

    Todos os bancos de dados Oracle precisam de um local para armazenar informações a desfazer. Esse tablespace contém seus segmentos de reconstrução em versões anteriores ao Oracle 9i chamado de RBS (tablespace de rollback), possui a capacidade de recuperar transações incompletas ou abortadas.

      [1] http://www.forumweb.com.br/artigo/87/oracle/introducao-ao-conceito-de-tablespaces
  • Uma base de dados Oracle consiste em uma ou mais unidades lógicas de armazenamento, chamadas de tablespace. O espaço em uma tablespace é dividido em unidades, chamadas segmentos, que contém dados para uma estrutura de dados específica. Tipos de segmentos:
     
    ·         Segmento de dados (data segments) - Um único segmento de dados agrupa todos os dados de uma tabela no banco, exceto nos casos de tabelas particionadas ou clustetizadas, onde cada partição é armazenada em um segmento;
    ·         Segmento de índice (index segments) - Para todos os índices não particionados tem-se também segmentos de índice que armazenam seus dados;
    ·         Segmento temporário (temporary segments) - Durante o processamento das queries do usuário o Oracle precisa frequentemente de um espaço de armazenamento temporário para a execução de uma operação SQL. Esse espaço em disco é alocado automaticamente e é chamado de segmento temporário. Operações de ordenação, por exemplo, normalmente fazem uso desse espaço;
    ·         Segmento de rollback (automatic undo management) - Os segmentos de rollback ainda existem no Oracle 10g apenas no tablespace SYSTEM. Nas versões anteriores do Oracle esse segmento era criado para salvar valores anteriores de uma operação de manipulação de dados para o caso da necessidade da transação ter de ser revertida. Os segmentos também eram utilizados durante a operação de recuperação do banco.
    Alternativa: B

ID
147352
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um database Oracle é constituído de um ou mais

Alternativas
Comentários
  • O Oracle armazena dados logicamente em tablespaces e fisicamente em arquivos de dados (datafiles).

    Um banco de dados Oracle consiste em uma ou mais unidades de armazenamento lógicas denominadas tablespaces, que armazenam coletivamente todos os dados do banco de dados. Cada tablespace em um banco de dados Oracle consiste em um ou mais arquivos denominados arquivos de dados (datafiles), que são estruturas físicas compatíveis com o sistema operacional no qual o Oracle é executado.
    http://profissionaloracle.com.br/blogs/flavioisidorio/oracle-criando-tablespace-e-data-files/
  • Acho que todo mundo já sabe disso, mas para reforçar os conceitos:
    Description of Figure 3-3 follows

ID
150055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a opção correta com relação a gerenciamento de banco de dados Oracle.

Alternativas

ID
151891
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No Oracle 10g,

Alternativas
Comentários
  • a) Um novo parâmetro de inicialização RESUMABLE_TIMEOUT que pode ser alterado dinamicamente, foi introduzido no Oracle 10g para armazenar o tempo (valor em segundos) que uma sessão deverá ficar suspensa no caso de a mesma detectar que a operação corrente gerou uma exceção por falta de espaço no tablespace. O valor padrão deste parâmetro é 0 (zero), ou seja, este recurso é desabilitado por padrão. 

    b) A ativação a nível de sistema foi introduzida adicionalmente na versão 10g, que também já possuía à nível de sessão

    c) Apenas na versão 9i tinha a opção de ativação unicamente a nível de sessão

    d) CORRETA

    e) Precisa da concessão de privilégios

    Adicionalmente...

    A ativação da alocação de espaço recuperável (resumable space allocation) pode ser um recurso útil ao DBA para operações de importação, carga de dados e processos em lote que manipulam muitos dados. Geralmente por serem operações longas, as mesmas podem ocasionar erros de banco de dados pelo fato do mesmo não conseguir alocar extensões suficientes para um segmento dentro de um tablespace. Para um DBA desavisado isto pode acarretar em um desperdício de tempo imenso pelo fato de toda a transação ser abortada. Imagine uma operação de (INSERT ... SELECT) que manipula milhões de linhas em uma tabela: Dependendo do banco de dados, esta operação poderá levar horas para terminar e, caso após 40 minutos de processamento, um erro ser exibido na tela informando que não foi possível estender o segmento devido à falta de espaço no tablespace, ou porque a cota de espaço no tablespace foi excedida, com certeza é desanimador. Em versões anteriores ao Oracle 9i, esta operação precisaria ser re-executada, mas a partir do Oracle 9i estas operações que abortam devido à problemas de armazenamento, podem ser suspensas e resumidas assim que o problema for solucionado sem ocasionar a perda de dados do que já foi processado.

    [1] http://eduardolegatti.blogspot.com/2008/08/gerenciando-alocao-de-espao-recupervel.html


ID
153529
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No Oracle10i as tabelas grandes podem ser particionadas a fim de melhorar o desempenho das operações de manutenção, backup, recuperações, transações e consultas. Além do List Partitioning, os demais métodos de particionamento são:

Alternativas
Comentários
  • Hash Partitioning - Permite a divisão de uma tabela em várias partições baseado em uma chave que realmente não se presta a uma divisão ampla fácil – como no caso de uma tabela de clientes de grande porte. Podemos criar várias partições com base na identificação do cliente e deixar o Oracle distribuir as linhas entre os espaços da tabela com base nos resultados da passagem da coluna de partição como um parâmentro de um algoritmo de hash e usar esse resultado para determinar onde armazenar a linha.

    Range Partitioning - Este método possibilita  a particição de uma tabela com base em faixas de dados de determinada coluna desta tabela. É mais comumente utilizado para dividir, por exemplo, uma tabela contendo os dados de vendas em trimestre, mês, ano (ou quaisquer outros critérios de faixa significativa de data).

     

    CompositePartitioning - Como o próprio nome já indica, esse método representa a combinação de dois dos métodos supracitados em que um deles possui a precedência sobre o outro, ou seja, uma hierarquia cujo uso é indicado quando se deseja aumentar a capacidade de administração e paralelismo. Posto isso, a distribuição dos dados dentre as partições ocorre primeiro pelo método precedente e, em seguida, aplica-se o segundo método para distribuí-los dentre as subpartições.


    Fonte: http://www.devmedia.com.br/post-7299-Particionamento-de-Dados--Uma-introducao-aos-conceitos-e-aplicacao.html; http://www.modernopapo.com.br/?p=1943

ID
153544
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um DBA necessita executar o comando SHUTDOWN no Oracle 10i para que ele possa realizar backups off-line dos arquivos e para que os parâmetros de inicialização estáticos modificados sejam efetivados na reinicialização. Dentre as opções oferecidas pelo comando, analise as afirmativas a seguir, a respeito das conseqüências que o tipo Shutdown Immediate acarreta.

I. O Oracle 10i desativa a instance sem fechar e desmontar o banco de dados ativo.
II. O Oracle 10i efetua rollback de transações ativas e desconecta todos os usuários conectados.
III. O Oracle 10i exige recuperação da instance na próxima inicialização, que ocorre automaticamente.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado:

    http://www.pciconcursos.com.br/provas/11378251

    O correto é letra A.

    Referências
    http://download.oracle.com/docs/cd/B19306_01/server.102/b14231/start.htm#i1006582
    http://www.dba-oracle.com/t_oracle_shutdown_immediate_abort.htm
  • Ok Leoh Leoh!

    Já está com o gabarito "letra A".

    Bons estudos!

  •  SQL> shutdown immediateDatabase closed.Database dismounted.ORACLE instance shut down. 

    Shutdown types

    When a database needs to be shut down, several methods exist to do so with varying effects on current users and their transactions. 

     

    SHUTDOWN [NORMAL]

      ? New connections to the database are denied.

      ? Existing transactions continue normally until either they roll back or commit. 

      ? Users log out normally on their own.

      ? After the last user logs out, database file headers are updated and files are closed.

      ? SGA is shut down.

      ? Background processes are terminated.

      ? Specified by the SHUTDOWN or SHUTDOWN NORMAL command.

     

    SHUTDOWN TRANSACTIONAL

      ? New connections to the database are denied.

      ? Existing transactions continue normally until either they roll back or commit. 

      ? After an existing transaction is completed, user sessions are terminated.

      ? Database file headers are updated and files are closed.

      ? SGA is shut down.

      ? Background processes are terminated.

      ? Specified by the SHUTDOWN TRANSACTIONAL command.

     

    SHUTDOWN IMMEDIATE

      ? New connections to the database are denied.

      ? Existing transactions are rolled back.

      ? User sessions are terminated.

      ? Database file headers are updated and files are closed.

      ? SGA is shut down.

      ? Background processes are terminated.

      ? Specified by the SHUTDOWN IMMEDIATE command.

     

    SHUTDOWN ABORT

      ? New connections to the database are denied.

      ? Existing transactions are not rolled back.

      ? User sessions are terminated.

      ? SGA is shut down.

      ? Background processes are terminated.

      ? Specified by the SHUTDOWN ABORT command.

      ? Instance recovery is required on startup.

  • Modos de Shutdown

    1- Shutdown abort - requer  recuperação  da instância

    2- Shutdown immediate - as transações não comitadas são desfeitas ( rollback )

    3- Shutdown transactional - aguarda a  conclusão  das transações antes do sh utdown

    4- Shutdown normal - é o shutdown default, aguarda a desconexão de todos os usuários antes do shutdown.

    Que Deus nos Abençoe.

ID
153547
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Quando um desenvolvedor cria um bloco de dados pelo "Data Block Wizard" do "Oracle Form", podem ser escolhidas duas opções de "data source". Uma é conhecida como "Table or View"; a outra é conhecida como:

Alternativas
Comentários

ID
153550
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A integridade de banco de dados pode ser definida por meio de regras criadas pelo desenvolvedor ou administrador de Banco de Dados, sendo que nas definições de integridade referencial é possível determinar que tipo de manipulação de dados é permitida sobre os valores especificados. Assim, num banco de dados Oracle, quando a opção SET DEFAULT é utilizada nas cláusulas ON DELETE ou ON UPDATE gera a seguinte conseqüência:

Alternativas

ID
156958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a linguagens de programa, julgue os itens que se seguem.

No Oracle Reports, o Report Builder usa um Report Wizard, um Data Wizard e um Web Wizard para automatizar a criação de relatórios.

Alternativas
Comentários
  • Oracle Reports Services 11g

    Oracle Reports, a component of Oracle Fusion Middleware is Oracle's award-winning, high-fidelity enterprise reporting tool. It enables businesses to provide instant access to information to all levels within and outside of the organization in a scalable and secure environment. Oracle Reports consists of Oracle Reports Developer - a powerful, declarative WYSIWYG reports design tool and a J2EE 5.0 based Oracle Reports Server with multi-tier architecture to access any data sources, generate reports in any popular format for web and paper, and to burst and distribute reports to any destination. Oracle remains committed to the development of this technology, and to the ongoing release as a component of the Oracle Fusion Middleware platform.


ID
157036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a qualidade de software, bancos de dados e suas tecnologias, julgue os itens de 37 a 42.

No ORACLE, um trigger é um bloco PL/SQL armazenado e associado a uma tabela, esquema ou banco de dados que pode ser criado com o comando CREATE TRIGGER.

Alternativas
Comentários
  •  Triggers são construções especiais do PL/SQL similares a procedures. Contudo, um procedure é executado explicitamente de um outro bloco via uma chamada de procedimento, enquanto um trigger é executado implicitamente sempre que um evento engatilhado acontece(evento relacionado com uma tabela). A estrutura do trigger é definida como segue:

    CREATE [OR REPLACE] TRIGGER <trigger_name>

        {BEFORE|AFTER} {INSERT|DELETE|UPDATE} ON <table_name>

        [FOR EACH ROW [WHEN (<trigger_condition>)]]

        <trigger_body>

    Sendo que:

    - só pode criar triggers BEFORE e AFTER para tabelas
    - só podem ser especificado até três eventos engatilhados: INSERT OR DELETE OR UPDATE ON...
    - Se FOR EACH ROW for especificado, o trigger é row-level; do contrário, o trigger será statement-level
    - <trigger_body> é um bloco PL/SQL
    - As variáveis especiais NEW e OLD estão disponíveis para fazerem referência às tuplas nova e velha respectivamente

     

    [1] http://www.fundao.wiki.br/articles.asp?cod=31

  • Uma trigger realmente pode estar associada a um esquema ou associada a um banco de dados?
  • Também fiquei com a dúvida de gustavo: "Uma trigger realmente pode estar associada a um esquema ou associada a um banco de dados?". Alguém comenta?

  • A trigger is a named program unit that is stored in the database and fired (executed) in response to a specified event. The specified event is associated with either a table, a view, a schema, or the database, and it is one of the following:

    A database manipulation (DML) statement (DELETE, INSERT, or UPDATE) 
    A database definition (DDL) statement (CREATE, ALTER, or DROP) 
    A database operation (SERVERERROR, LOGON, LOGOFF, STARTUP, or SHUTDOWN) 

    The trigger is said to be defined on the table, view, schema, or database.

    Fonte: https://docs.oracle.com/cd/B28359_01/appdev.111/b28370/triggers.htm


ID
171244
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

As seguintes restrições de integridade são suportadas pelo Oracle, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Não existe restrição de integridade (constraint) denominada: REFERENCED KEY

    Os SGBD's relacionais trabalham com 5 tipos de restrições padrões
    NOT NULL - Uma coluna (um domínio de uma tabela) não admite valores NULL
    UNIQUE - Garante que o valor de uma coluna específica não se repetirá em nenhuma outra linha (tupla) da tabela (relação)
    PRIMARY KEY - Impõe que os valores de uma ou mais colunas sejam sempre únicos e não admite valores NULL. Cada tabela poderá ter somente uma restrição deste tipo. É recomendável que toda tabela tenha uma restrição deste tipo, embora não seja obrigatório.
    FOREIGN KEY - Defini um relacionamento entre duas tabelas. A FOREIGN KEY sempre apontará para uma PRIMARY KEY, seja de outra tabela do mesmo BD ou a mesma tabela, neste último caso a tabela receberá o nome de tabela auto-referenciada.
    CHECK - Permite definir uma condição que será validada nas operações INSERT e UPDATE. Caso retornar TRUE a operação é executada com sucesso, caso retorne FALSE dará erro.

ID
172636
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Uma estrutura física de bancos de dados ORACLE inclui

Alternativas
Comentários
  • A estrutura física do banco de dados Oracle pode ser dividida em três componentes:

    1 - Arquivos de dados: armazenam dados(tabelas), indices, áreas temporárias e de rollback, dicionário de dados, objetos do usuário e as últimas alterações submetidas a COMMIT feitas nos dados. Em um banco de dados podem existir um ou mais arquivos de dados.

    2 - Arquivos de controle: informações para manter e verificar a integridade de um banco de dados. Cada banco de dados precisa de pelo menos um arquivo de controle, ex: 

    3 - Arquivos de redo log:Armazena os logs de todas as transações efetuadas no banco de dados. Em caso de falhas, são usados para recuperar as transações do banco de dados na sua ordem apropriada.

     [1] http://gbdi.icmc.usp.br/~junio/LBD-12-08/Aula2_Oracle.ppt

  • Segundo a documentação do Oracle Database 10g, são estruturas físicas: Datafiles, Control Files, Redo Log Files, Archive Log Files, Parameter Files, Alert and Trace Log Files e Backup Files.

    Fonte: http://download.oracle.com/docs/cd/B19306_01/server.102/b14220/intro.htm#i68236 (Tópico "Overview of Physical Database Structures")
  • com o comentário do amigo acima a letra "e" não estaria correta? caberia recurso?
  • Overview of Physical Database Structures

    The following sections explain the physical database structures of an Oracle database, including datafiles, redo log files, and control files.

    Fonte: http://docs.oracle.com/cd/B19306_01/server.102/b14220/intro.htm#i68236
  • Questão mal formulada dos infernos!!!
    Claro que backup files faz parte. O nego pega um parágrafo de um artigo da Oracle e gera uma questão.
    Veja no link abaixo que datafiles, redo log files e control files fazem parte da estrutura física do BD (including datafiles, redo log files, and control files.), mas a estrutura não se limita apenas a esses elementos (temos tb os archive log files, parameter files, alert and trace log files e backup files(!!!)):

    http://docs.oracle.com/cd/B19306_01/server.102/b14220/intro.htm#i60798
  • No enunciado faltou a palavra OBRIGATORIAMENTE:
    Uma estrutura física de bancos de dados ORACLE inclui obrigatoriamente.
    Obrigatórios são os control files, data files e online redo log files.

ID
172639
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sobre os bancos de dados ORACLE, analise:

I. Uma área global de sistema constitui uma instância do banco de dados.

II. Toda vez que um banco de dados é iniciado, uma área global de sistema é alocada e os processos background são iniciados.

III. Quando uma instância é fechada (shut down) os processos background são desalocados.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • A acertiva 1 está incorreta, pois uma instância oracle consiste em uma área global de sistema, chamada de SGA e processos de segundo plano usados para gerenciar o banco de dados.

  • I. Uma área global de sistema constitui uma instância do banco de dados.

    Em Oracle, uma instância de um banco de dados é composta por uma SGA ( Área Global do Sistema), uma para cada instância, E TAMBÉM pelos processos de background.

    Para processo de background tem sua própria PGA ( Área Global do Processo)

    Os processos são:

    RECO -RECOvery

    PMON - Process MONitor

    SMON - System MONitor

    CKPT - CheKPoinT

    ARCO - ARChiever / ARQuivadOr

    DBWO - DataBase Writer

    LGWR - LoG WRiter

    DOOO - Dispatcher PrOOOcess

    II. Toda vez que um banco de dados é iniciado, uma área global de sistema é alocada e os processos background são iniciados.

    Isso mesmo. Sua SGA e os processos de background.

    III. Quando uma instância é fechada (shut down) os processos background são desalocados.

    Na documentação diz:

    The Oracle instance stops the background processes of the instance and deallocates the shared memory used by the SG

    Porém a banca considerou como errada, ninguém sabe porque.

     

  • No link abaixo consta um material a respeito da arquitetura do oracle para quem quiser olhar

    http://profissionaloracle.com.br/blogs/antoniodba/category/arquitetura-oracle/

    Bons estudos

  • "Uma Instância Oracle consiste na estrutura de memória chamada de SGA (System Global Area) e nos processos em segundo plano (background processes) utilizados para gerenciar o banco de dados" http://profissionaloracle.com.br/blogs/antoniodba/category/arquitetura-oracle/

    P
    or isso a III está errada, porque "Quando uma instância é fechada (shut down) os processos background são desalocados" e o SGA!
  • Sobre a alteranativa III, acredito que está errada porque os processos não sao desalocados, mas sim parados. Quem é desalocada é a memória.
  • Na epoca, os colegas concurseiros esqueceram que uma instancia eh formada por processos de background (SGA) e foreground, que sao carregados a partir de uma conexao de usuario e com isso tb sao desalocados apos o termino da conexao. A banca devia estar cobrando justamente isso, o fato de uma instancia nao ser somente o SGA funcionando.


ID
172642
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A ferramenta LogMiner é uma solução ORACLE disponível ao administrador de bancos de dados para gerenciar

Alternativas
Comentários
  • O Oracle Log Miner permite que você visualize o conteúdo de Archived Logs.

    Pode ser muito útil, para

    1. Auditoria (saber quem alterou algum dado),
    2. Recuperação (pegar uma linha deletada de uma tabela),
    3. Ver os maiores geradores de Redo Log (para minimizar o tráfego para o Stand By)

    Fonte: http://profissionaloracle.com.br/blogs/portilho/2009/01/02/oracle-log-miner-exemplo/

     

  • questão mal elaborada...há uma confusão entre falhas de dados e erro humano


ID
172645
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Para gerenciamento das tarefas no ambiente ORACLE, o Scheduler utiliza apenas os seguintes elementos básicos:

Alternativas
Comentários
  • Nesta questão o examinador deseja medir os conhecimentos a respeito do uso de tarefas agendadas no Oracle. Estas tarefas são gerenciadas pelo Scheduler, um componente do banco de dados responsável por armazenar, executar e controlar os jobs no Oracle.

    Basicamente, o que o Scheduler faz é verificar quando alguma rotina deve ser executada e depois a executa. Estas rotinas são chamadas de jobs e são compostas por programas. Cada job tem um horário específico de execução, que é chamado de schedule. Por exemplo: um job que contém um programa para fazer um backup diário é executado todo dia à meia-noite. Neste caso, o programa é quem faz o backup, o job contém o programa e o schedule identifica que o job deve ser executado todo dia à meia-noite. [1]
     
    [1] http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=9366

ID
172648
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

NÃO é um tipo de constraint de integridade que o ORACLE utiliza para impor restrições na entrada de valores das colunas:

Alternativas
Comentários
  • a) not null.

    NOT NULL é uma restrição de vazio. Se o campo pode ou não ter valores nulos.

    b) check.

    CHECK é uma forma de avaliar um campo para ver se ele atende a uma determinada condição, por ex: check ( salario > 25000);

    c) trigger.

    No ORACLE, contraints podem ser baseados em trigger, porem ele não é um tipo de restrição essencialmente falando.

    No livro Oracle Database 11g. DBA Handbook diz:

    If the business rules are too complex to implement using unique constraints, a database trigger
    can be created on a table using the create trigger command along with a block of PL/SQL code
    to enforce the business rule.

    d) unique key.

    UNIQUE é uma restrição para que o campo seja único na tabela. Se não for especificado a cláusula NOT NULL, esse campo pode assumir valores nulos.

    e) primary key.

    Primary Key é uma restrição de chave primária. Não permite valores nulos.


ID
172651
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O banco de dados ORACLE, para prover funcionalidade de desempenho complementar, normalmente utiliza um esquema de indexação default por meio de índices

Alternativas
Comentários
  • Tipos de índice oracle:
    1 - B-Tree(o padrão ou default):
    2 - de Chave invertida
    3 - de Mapa de bits
    4 - de Junção de mapa de bits
    5 - Baseados em função
    6 - de Domínio

    [1] Oracle - ReferÊncia Para O Dba, pag 153, link

  • Tipos de índices do Oracle:
     
    ·         B-tree:padrão, o mais comum;
    ·         Bitmap: compacto, funciona bem para colunas com poucos valores;
    ·         Baseados em funções: contém valores pré-calculados de uma função ou expressão;
    ·         Chaves reversas:inverte os bytes de cada coluna indexada (exceto o rowid). O objetivo é tornar as inserções melhores distribuídas através de todas as chaves do índice;
    ·         B-tree cluster: definido especificamente para cluster;
    ·         Hash cluster:ddefinido especificamente para um hash cluster;
    ·         Global and local indexes:relativos a tabelas e índices particionados;
    ·         Domínios: específicos para uma aplicação.
    Alternativa: B

ID
174430
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O desenvolvedor de um sistema solicitou ao projetista de banco de dados a criação de um banco de dados no SGBD Oracle em sua versão 10G.

Para a criação das tabelas desse banco o projetista terá à sua disposição os seguintes tipos de dados nativos, à exceção de um. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • a) LONGBLOB.

    ?

    b) LONG RAW.

    Dados binários de até 2GB.

    c) ROWID

    É um endereço único de 64-bits para um campo em sua tabela, único em todo o banco de dados.

    d) BFILE.

    É um ponteiro para dados de qualquer tipo de até 4GB armazenados fora do banco de dados. Se quiser armazenar dentro do banco usa-se BLOB, CLOB ou NCLOB.

    e) CLOB.

    Character Large Object. Armazena caracteres de 1byte ou mais. O tamanho máximo é (4G -1 ) * DB_BLOCK_SIZE

  • Sobre o ROWID:
    "
    ROWID Datatype:
    Each row in the database has an address. You can examine a row address by querying the pseudocolumn ROWID. Values of this pseudocolumn are strings representing the address of each row. These strings have the datatype ROWID. You can also create tables and clusters that contain actual columns having the ROWID datatype. Oracle Database does not guarantee that the values of such columns are valid rowids.
    "

    Fonte: http://docs.oracle.com

ID
177928
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O componente do Oracle Forms usado para criação de um arquivo em linguagem de máquina legível que possa ser executado é o programa

Alternativas
Comentários
  • O Oracle Forms 6i pode ser dividido em 3 componentes:

    - Oracle Forms Generate: cria um arquivo “executável” do seu aplicativo criado com o Forms 6i;
    - Oracle Forms Runform: executa o arquivo “executável” gerado pelo Oracle Forms Generate;
    - Oracle Forms Designer: é o ambiente de desenvolvimento de aplicações Forms 6i.

    [1] http://www.viamais.net/blog/?p=1282


ID
178006
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em termos de funcionalidades nativas e exclusivas do SQL Server e do Oracle 10g, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O Oracle LogMiner é uma ferramenta que permite consultas a arquivos de redo log’s online e archives através de SQL. Os arquivos de redo contém o histórico da atividades em um banco de dados. Entre os beneficios do LogMiner temos:

     
    1 – Localizar um corrupção lógica devido a erros de aplicação
    2 – Determinar que ações devem ser tomadas para executarmos um recover granular da transação
    3 – Otimização de performance e plano de capacitação através da análise de tendencias.
    4 – Pos auditoria.
     
    [1] http://aguimaraes.wordpress.com/2009/08/30/log-miner-indo-onde-o-flashback-nao-pode-voltar/
  •  O Oracle também possui a tecnologia de Flashback Query (introduzida no 9i) que permite ver o valor de uma coluna em um ponto no passado, antes que este valor tenha sido alterado ou gravado. No entanto isso só vai funcionar se a alteração ocorreu dentro do período determinado por UNDO_RETENTION, cujo default de 15 minutos. Muitas vezes esta informação não pode ser recuperada, ou por que o tempo expirou, ou por que o segmentos de undo foram re-utilizados.

    [1] http://aguimaraes.files.wordpress.com/2009/08/logminer1.pdf

  • a) Flashback Query é uma funcionalidade do SQL Server   ORACLE que permite que consultas sejam feitas em um cenário de tempo anterior ao atual.

    c) Identity é um campo na tabela do Oracle 10g SQL SERVER que tem a capacidade de auto-incrementar a chave primária de forma prática e simples.

    d) No SQL Server ORACLE, as extensões do parâmetro AUDIT_TRAIL possibilitam que todas as queries executadas possam ser auditadas, incluindo as bind variables.

    e) Notification Services é uma funcionalidade do Oracle 10g Sql Server, integrada ao SGBD para criar PDFs com uma excelente IDE, o que lhe confere exclusividade sobre o SQL Reports.

ID
188734
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um executável Oracle Reports que traduz e entrega informação entre HTTP e o Reports Server, permitindo executar um relatório dinamicamente no browser web, é denominado Reports

Alternativas
Comentários
  • http://download.oracle.com/docs/html/B10314_01/glossary.htm

    Reports Servlet (rwservlet)

    An Oracle Reports executable that translates and delivers information between either a Web Server or a J2EE Container (for example, OC4J) and the Reports Server, enabling you to run a report dynamically from your Web browser.

ID
188812
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O DBUA (Database Upgrade Assistant) é uma interface gráfica utilizada para atualizar o banco de dados Oracle para Oracle Database 10g. Ele pode ser iniciado

I. em tempo de instalação do Oracle Database 10g, por meio do Oracle Universal Installer (OUI).

II. por meio de linha de comando.

III. a partir de uma seção aberta do RMAN (Recovery Manager).

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • O DBUA é uma interface gráfica projetada para atualizar o banco de dados Oracle para Oracle Database 10g. Você terá a opção de iniciar o DBUA do Oracle Universal Installer ( OUI) ao instalar o Oracle Database 10g . O DBUA orienta você ao longo do processo de atualização do seu banco de dados Oracle. Você também pode iniciar o DBUA a qualquer momento de uma maneira independente (linha de comando, simplesmente digitando DBUA) ou utilize o START | RUN e clique em DBUA. Um recurso interessante do DBUA é que ele oferece uma opção de backup do seu banco de dados. Backup de mídia removível não são suportados. O DBUA suporta tanto atualização de banco de dados normal como atualização de banco de dados REAL APPLICATION CLUSTERS. [1] Conhecido tecnicamente como Recovery Manager, ou gentilmente chamado de RMAN, é um aplicativo fornecido pela própria Oracle Corporation desde a versão sete de seus bancos de dados. O objetivo do aplicativo é gerenciar todos o backup através de repositórios ou catálogos, é um aplicativo por linha de comando muito parecido com o bom amigo SQL*PLUS, também executado sobre diversas plataformas, como Windows, Linux e Unix. [2] [1] http://www.forumweb.com.br/artigo/85/oracle/introducao-ao-oracle-10g[2] http://imasters.uol.com.br/artigo/5085/oracle/rman_introducao/

ID
205456
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sobre a linguagem PL/SQL do Oracle, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Um bloco de programa PL/SQL deve conter três seções: declarativa (para declaração de variáveis, por exemplo), executável (comandos) e uma seção de tratamento de exceções.

    ERRADO. Tratamento de exceçoes é opcional
    b) Apresenta comandos condicionais e de repetição, como CASE, IF e REVOKE.

    ERRADO. REVOKE não é comando condicional ou de repetição


    c) É uma linguagem orientada a objetos destinada ao desenvolvimento de aplicações que acessam bancos de dados.

    ERRADO. Não é OO


    d) É uma linguagem declarativa, ou seja, apresenta apenas instruções para consulta e atualização de dados.

    ERRADO. Não é declarativa, como SQL


    e) Um bloco de programa PL/SQL pode conter uma seção declarativa (para declaração de variáveis, por exemplo) e uma seção de tratamento de exceções.

    Correto. PODE. Alem disso, é obrigado ter a sessão executável (comandos)

  •  Apenas complementando o que leoh leoh já falou

    a) já explicado no outro comentário

    b) REVOKE é um comando utilizado para atribuição de privilégios

    c) A PL/SQL é uma linguagem procedural que estende a linguagem SQL

    d) Já explicado na letra c)

    e) já explicado no outro comentário

  • Li esses dias que em um programa PL/SQL tanto a seção declarativa quanto a de tratamento de exceções são opcionais, a única obrigatória é a executável.

    A pegadinha desta questão está na alternativa "a", pois afirma que um programa PL/SQL deve ter as três seções:

    a) Um bloco de programa PL/SQL deve conter três seções: declarativa (para declaração de variáveis, por exemplo), executável (comandos) e uma seção de tratamento de exceções.

    Já na alternativa "e", proferi o seguinte:

    e) Um bloco de programa PL/SQL pode conter uma seção declarativa (para declaração de variáveis, por exemplo) e uma seção de tratamento de exceções.

  • Discordo com nosso amigo que fez o primeiro comentário.
    O erro na alternativa "a" está na palavra deve. Pois, a única seção obrigatórioa é a de Execução. Conforme o site http://www.pl-sql.com.br/

    Um bloco PL/SQL consiste em três seções:
    • A seção de Declaração (opcional).
    • A seção de Execução (obrigatório).
    • A exceção (ou erro) seção de Handling (opcional).

     

     



  • Prezados,

    No PL/SQL temos 3 blocos :

    DECLARE : Bloco opcional que serve para declarar variáveis e cursores definidos pelo usuário
    BEGIN : Bloco obrigatório onde são escritas as instruções
    EXCEPTION : Bloco opcional para tratamento das exceções 

    Portanto a alternativa correta é a letra E



ID
205462
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sobre bancos de dados relacionais Oracle, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Logs e backups auxiliam na manutenção da segurança contra falhas.

     CORRETO
    b) A linguagem DML permite a criação de bases de dados e suas tabelas.

    DDL


    c) Um índice sobre um atributo de uma tabela T pode ser criado somente pelo usuário criador de T.

    E pelo DBA


    d) Views e índices auxiliam na manutenção da segurança contra falhas.

    Nada a ver uma coisa com a outra.
    e) Um DBA é capaz de executar apenas instruções DDL

    e DML, TCL, etc...

  • Prezados,

    Logs e backups são fundamentais para a boa manutenção do sistema de banco de dados, com eles podemos recupera uma base apos uma falha , e identificar o motivo da falha e/ou alteração indevida.

    Portanto a alternativa correta é a letra A


ID
205465
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito do uso de tabelas e visões (views) no banco de dados Oracle.

Alternativas
Comentários
  • a. Não. Podem existir tabelas sem índice. O índice não é obrigatório.

    b. Podem existir tabelas sem atributos chaves, mas se existir atributo chave, ele deve ser único.

    c. Não obrigatório tabela ter atributo numérico.

    d. ok

    e. Podem existir visões que não são materializadas. 

  • Prezados,

    A alternativa A está errada pois não há a obrigação de ter um índice
    A alternativa B está errada pois não há a obrigação de ter uma chave
    A alternativa C está errada pois não há a obrigação de ter um campo numérico
    A alternativa E está errada pois apenas as views materializadas mantém dados materializados no banco de dados

    Portanto a alternativa correta é a letra D



ID
205483
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sobre o Sistema Gerenciador de Banco de Dados Oracle, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Um índice bitmap é mais adequado para aplicações OLTP que para aplicações OLAP.

    ERRADO. Indices bitmaps são úteis para colunas com muitos itens repetidos. Para cada item atribui-se um número de bits único, como uma máscara. Ex.: colunas com sexo do FUNCIONARIO (diversos valores M e F que podem ser representados como 0 ou 1 no índice)

    b) A tablespace SYSTEM sempre contém as tabelas do dicionário de dados de um banco de dados.

    CORRETO. No Oracle 10g foi introduzida tambem a SYSAUX

    c) Uma SGA (System Global Area) é uma área de memória alocada pelo Oracle que mantém dados de uma ou mais instâncias de bancos de dados.

    ERRADO. Cada instância tem a sua SGA.

    Referência: http://www.dba-oracle.com/concepts/sga_system_global_area.htm
     

    d) Um role é um conjunto de privilégios de acesso criado para ser concedido a um usuário específico.

    ERRADO. Uma mesma roles pode ser aplicada a diversos usuários.


    e) Stored procedures não são recomendadas para implementar regras de negócio complexas de aplicações que acessam bancos de dados, pois devem ser compiladas a cada invocação.

    ERRADO. Uma vez criada as stored procedures não precisam mais ser compiladas.

  • Por ter o dicionário de dados a tablespace SYSTEM nunca pode ficar offline.
  • a) Errado. Índices bitmap são mais indicados para aplicações com pouca cardinalidade, q não eh o caso de aplicações OLTP, mas aplicações OLAP.

     b) Correto.

     c) Errado. A SGA é alocada na inicialização da instancia e liberada no desligamento.

     d) Errado. Roles são papeis com conjuntos de permissões criados previamente para facilitar o processo de adição/remoção de usuarios.

    e) Errada. Stored procedures são compiladas apenas uma vez.

  • Prezados,

    O tablespace SYSTEM (tablespace de sistema) é uma parte obrigatória de todo banco de dados Oracle. É onde o Oracle armazena todas as informações necessárias para o seu próprio gerenciamento. Em resumo, SYSTEM é o tablespace mais crítico do banco de dados porque ele contém o dicionário de dados. Se por algum motivo ele se tornar indisponível, a instância do Oracle abortará. Por esse motivo, o tablespace SYSTEM nunca pode ser colocado offline, ao contrário de um tablespace comum como, por exemplo, o tablespace USERS 

    Portanto a alternativa correta é a letra B



ID
209260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a Oracle, julgue os itens que se seguem.

No Oracle, o sistema de banco de dados possui um front-end (parte cliente) e um back end (parte servidor).

Alternativas
Comentários
  • Camada de front-end-> camada de interface do usuário geralmente consiste em uma combinação de HTML, JavaScript, CSS, Flash e vários código do lado do servidor como asp.net, ASP clássico, PHP, etc.Pense nisso como sendo mais próximo para o usuário em termos de código.

    Middleware, meio-tier-> uma camada de volta, geralmente conhecido como a "encanamentos" parte de um sistema. Java e c# são linguagens comuns para escrever esta parte que poderia ser visto como a cola entre a interface do usuário e os dados e pode ser possivelmente webservices ou componentes WCF ou outros componentes SOA.

    Camada de back-end-> bancos de dados e outros armazenamentos de dados em geral são a este nível.A Oracle, MS-SQL, MySQL, SAP e várias peças disponíveis no mercado de software vêm à mente para este pedaço de software que é a transformação final dos dados.

    Sobreposição pode existir entre qualquer um desses, você poderia ter tudo derramado em uma camada como um site asp.net que usa a funcionalidade de AJAX interna que gera JavaScript enquanto o code-behind pode conter comandos de banco de dados, tornando o code-behind contém níveis middle e back-end.Como alternativa, um poderia usar VBScript para atuar como todas as camadas usando objetos ADO e mesclar todas as três camadas em uma.

    Da mesma forma, ter middleware e frontal ou back-end pode ser combinado em alguns casos.

    Afunilamentos geralmente têm alguns níveis diferentes para eles:

    Banco de 1) dados ou back-end de processamento-> isto pode variar de folha de pagamento, vendas ou outras tarefas onde a taxa de transferência para o banco de dados é bogging coisas para baixo.

    2) Middleware gargalos-> isto seria onde algum serviço web pode estar atingindo capacidade mas a frente e back-ends tem largura de banda para lidar com mais tráfego.Como alternativa, pode haver algum servidor que faz parte de um sistema que não é completamente a parte de interface do usuário ou os dados brutos que podem ser um gargalo usando algo como BizTalk ou MSMQ.

    3) Gargalos front-end-> isto poderiam problemas de servidor ou cliente.Por exemplo, se você teve um PC low-end e tinha que carregar uma página da web que consistia em uma grande quantidade de dados que está sendo baixados, o cliente poderia ser onde é o gargalo.Da mesma forma, o servidor poderia ser fila pedidos se está a obter martelado com solicitações como o Amazon.com ou outros sites de alto tráfego podem chegar às vezes.

  • Esse gabarito está correto mesmo? Pelo que consta do livro "

    ORACLE 10G

     Por JOSE ANTONIO ALVES RAMALHO" essa alternativa está correta.

    Vejam o seguinte link:

     http://books.google.com.br/books?id=AdEET9xkkGkC&pg=PA19&lpg=PA19&dq=oracle+sistema+de+banco+de+dados+back+end&source=bl&ots=UMTu-cnfMG&sig=Ii4NRaVTFFh_Riur5p5wI61f_S4&hl=pt-BR&ei=6h7QTpX7AYjDgAfcjLHBDQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=6&ved=0CEgQ6AEwBQ#v=onepage&q=oracle%20sistema%20de%20banco%20de%20dados%20back%20end&f=false

  • An Oracle database system can easily take advantage of distributed processing by using its client/server architecture. In this architecture, the database system is divided into two parts: a front-end or a client, and  a back-end or a server. [1] 

    Na minha opinião, gabarito errado.






    [1] - 
    http://docs.oracle.com/cd/B19306_01/server.102/b14220/intro.htm#i62358
  • Concordo, o gabarito está errado!
    Onde que Front-end vai ser parte do servidor e Back-end parte cliente...
  • alexandre, é o contrário: o Front-end vai ser parte do cliente e Back-end parte servidor...

  • "

    O Front-End é a primeira camada com a qual nos deparamos ao acessarmos umsite, uma intranet ou mesmo um sistema web. O Front-End é onde encontramos ainterface de navegação de um site, com o design da página e formulários de contato, por exemplo. A estrutura do Front-End é composta geralmente por HTML,CSS, Javascript e Flash.

    Back-End é o nível de programação que envolve banco de dados. MySQL, MS-SQL, Oracle e SAP e fazem parte do Back-End, que é responsável peloprocessamento final dos dados recebidos do Front-End."


    http://citrus7.com.br/artigo/o-que-e-front-end-e-back-end/


ID
209263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a Oracle, julgue os itens que se seguem.

O Net 8 é o software de rede que permite a comunicação entre os bancos de dados Oracle para transações remotas e distribuídas.

Alternativas
Comentários
  • Oracle Net Manager, a GUI tool, configures Oracle Net Services for an Oracle home on a local client or server host.[4] (Prior to Oracle 9i known as "Net8 Assistant".[5])

    Net8 enables the machines in your network to "talk" with one another. It facilitates and manages communication sessions between a client application and a remote database. Specifically, Net8 performs three basic operations:

    Connection - opening and closing connections between a client (or a server acting as a client) and a database server over a network protocol.
    Data Transport - packaging and sending data such as SQL statements and data responses so that it can be transmitted and understood between a client and a server.
    Exception Handling - initiating interrupt requests from the client or server.

    Net8 uses the Transparent Network Substrate (TNS) and industry-standard networking protocols to connect a client to a server and establish an Oracle session.

     

  • Gabarito Certo

    Oracle Net, a proprietary networking stack, runs both on client devices and on Oracle database servers in order to set up and maintain connections and messaging between client applications and servers. Oracle Net (formerly called "SQL*Net" or "Net8") comprises two software components:

    Oracle Net Foundation Layer: makes and maintains connection sessions. The Oracle Net Foundation Layer establishes and also maintains the connection between the client application and server. It must reside on both the client and server for peer-to-peer communication to occur.

    Oracle Protocol Support: interfaces with underlying networking protocols such as TCP/IP, named pipes, or Sockets Direct Protocol (SDP).

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
209266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a Oracle, julgue os itens que se seguem.

A parte cliente do Oracle é responsável pelas funções relacionadas a acesso compartilhado concorrente.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Controle de concorrência é feito pelo lado do servidor.


ID
209269
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a Oracle, julgue os itens que se seguem.

O serviço OOG (Oracle open gateways) permite a integração entre bancos Oracle e bancos de outros fabricantes.

Alternativas
Comentários
  • The Oracle Open Gateways (previously called SQL*Connect) is a product that can be used to access data from non-Oracle databases (eg. DB2, Sybase, Informix, etc), and even non-relational data sources like Adabas and file systems.

    Oracle Open Gateways can be divided into 4 categories: Transparent Gateways, Procedural Gateways, Access Managers and Oracle Replication Servers.
     

  • Sim. Está correto.

    Um pouco mais sobre conexão com o SGBDs Oracle.

    Manipulações de dados podem ser feitas por:

    • JDBC
    • ODBC
    • OLE DB
    • SQLJ
    • XQuery
    • SQL/XML
    • WebDav
    • ODP.NET
  • Oracle Database Gateways
    Oracle Database Gateways address the needs of disparate data access. In a heterogeneously distributed environment, Gateways make it possible to integrate with any number of non-Oracle systems from an Oracle application. They enable integration with data stores such as IBM DB2, Microsoft SQL Server and Excel, transaction managers like IBM CICS and message queuing systems like IBM WebSphere MQ.

  • Gabarito Certo

    Oracle Database Gateways address the needs of disparate data access. In a heterogeneously distributed environment, Gateways make it possible to integrate with any number of non-Oracle systems from an Oracle application. They enable integration with data stores such as IBM DB2, Microsoft SQL Server and Excel, transaction managers like IBM CICS and message queuing systems like IBM WebSphere MQ.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
211069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de SGBD Oracle, Postgres e MySQL, julgue os próximos
itens.

Entre as formas de se programar em Oracle, estão a utilização de SQL interativo, de host languages (C, Pascal, Cobol com SQL embedded), de PL/SQL, de Oracle Call Interface (OCI) e de Oracle runtime library (SQLLIB).

Alternativas
Comentários
  •  Minha dúvida nesta questão foi quanto ao nome SQLLIB, que dá a impressão de que é um biblioteca do MS SQL Server, mas está tudo certo.

    http://download.oracle.com/docs/cd/B10501_01/appdev.920/a97269/pc_01int.htm

  • Linguagens de desenvolvimento:
    No banco de dados Oracle é possível usar três linguagens:
    - SQL;
    - PS/SQL;
    - Java

    Aplicações que executam FORA do banco de dados podem ser escritas em uma ampla variedade de linguagens de terceira geração (3GL) ou em ferramentas distribuídas com o Oracle Application Server (Forms, Reports, XML Publisher, Discoverer). Com relação às 3GL, para a maioria das linguagens, o Oracle fornece as bibliotecas OCI (Oracle Call Interface) que permitem que o código escrito nessas linguagens se conecte ao banco de dados e execute comandos SQL.
    As linguagens procedurais usam bibliotecas OCI, com exceção de Java. Neste último caso, se as bibliotecas OCI forem utilizadas, chamamos de clientes thick. Caso OCIs não sejam utilizadas os programas são chamados de clientes thin favorecendo a portabilidade.

    Fonte: OCA Oracle Database 11g - Administração I - Guia do Exame 1Z0-052

ID
211078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de SGBD Oracle, Postgres e MySQL, julgue os próximos
itens.

Um banco de dados Oracle estará indisponível aos usuários até que o seu servidor tenha sido inicializado (starting an instance of the database), montado (mounting a database) e aberto (opening a database). Para encerar uma instância de servidor Oracle é necessário, além de fechar e desmontar o servidor, também mantê-lo ligado.

Alternativas
Comentários
  • Na minha cabecinha não muito inteligente, não faz sentido esta afirmação: "Para encerrar uma instância de servidor Oracle é necessário manter o servidor ligado."

  • Os mesmos processos ocorridos na inicialização devem ser realizados no encerramento.

  • Acredito que o erro da questão está em "também mantê-lo ligado" , o certo seria fecha-lo!


ID
211081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de SGBD Oracle, Postgres e MySQL, julgue os próximos
itens.

Os componentes de uma data block (menor unidade de entrada/saída) em um banco de dados Oracle são: header, table directory, row directory, row data e free space.

Alternativas
Comentários
  • Ver figura dos componentes do Oracle Bata Block em: 

    http://download.oracle.com/docs/cd/B10500_01/server.920/a96524/c03block.htm

  • A menor unidade de alocação de espaço usada pelo Oracle é um data block (bloco lógico). Seu tamanho é definido durante a criação de um banco de dados.

    Estrutura do data block:
    Header - contém informações como endereço do bloco e tipo de segmento (segmento de dados, índice etc.);
    Table Directory - contém informações sobre as tabelas que possuem linhas nesse bloco;
    Row Directory - contém informações sobre as linhas mantidas no bloco;
    Overhead - O header, o table directory e o row directory são chamados, quando juntos, de overhead;
    Row Data - É a parte que contém efetivamente a tabela ou índice;
    Free Space - É o espaço reservado para a inserção de novas linhas ou para atualização daquelas que possuem seu tamanho aumentado.

ID
211084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de SGBD Oracle, Postgres e MySQL, julgue os próximos
itens.

Um segmento Oracle é composto por um número de extends, os quais pertencem a um espaço de tabela. Os possíveis tipos de segmentos Oracle são: data, index e temporary.

Alternativas
Comentários
  • Existem vários tipos de segmentos como tabelas, índices, de undo, temporários, LOB, entre outros.

    [1] http://serafim.hd1.com.br/funcionamento.html

  • Data block: corresponde a um número específico de bytes em um disco. É a menor unidade de alocação para Banco de Dados.
    Extent: é um número específico de data blocks contíguos, usado para armazenar determinado tipo de informação.
    Segment: conjunto de extents alocado para determinada estrutura lógica. Por exemplo: segmento de dados, segmento de índice, segmento de rollback etc.
  • Creio que o erro esteja na segunda parte da questão, que enumera os possíveis tipos de segmento. A lista é bem maior:

    Segment types

    There are 11 types of segments in Oracle 10g:
    • table
    • table partition
    • index
    • index partition
    • cluster
    • rollback
    • deferred rollback
    • temporary
    • cache
    • lobsegment
    • lobindex
    These types can be grouped into four segment classes:
    • data segments: table and cluster
    • index
    • rollback
    • temporary data
  • O erro da questão é "Um segmento Oracle é composto por um número de extends, (...)".
    O que existe é extents.
    Além dos data, index e temporary segments, exite o rollback segment.

    Não consigo entender aonde o examinador que chegar com esse tipo de questão...
  • Acredito que o problema da questão, está em:

    Um segmento Oracle é composto por um número de extends, os quais pertencem a um espaço de tabela. Os possíveis tipos de segmentos Oracle são: data, index e temporary.

    Quem pertence a tablespace é o Segmento e não as extensões.

    Sei que seria uma consequencia, já que um segmento se caracteriza por uma série de extensões, mas.., acho que esse é o ponto chave da questão.

    Espero ter ajudado.
  • O Wesley Rodrigo etá correto:

    O termo certo é EXTENT (com T no final) e não EXTEND
  • Só pode ser a p**** da escrita errada: "entends".
    Ou.. quando ele diz: "...os quais pertencem a um espaço de tabela.." (referindo ao extends, que a gente sabe quem pertence ao tablespace é o segmento)

    E para reforçar:

    O tablespaces são divididos em segmentos dos tipos seguintes:

    • Segmentos de dados (data segment): Cada TABELA em uma tablespace possui seu próprio segmento em que os dados da tabela são armazenados, a menos que a tabela seja particionada; se for, existe um segmento de dados por partição.

    • Segmentos de índice (index segment): Cada índice em uma tablespace tem seu próprio segmento de índice, exceto para índices particionados, que possuem um segmento de índice por partição.

    • Segmento temporários (temporary segment): Estes são segmentos usados quando uma operação de classificação precisa gravar dados em disco ou quando os dados são inseridos em uma tabela temporária.

    • Segmentos de rollback (rollback segment): Estes segmentos contêm informações de undo para que uma transação não confirmada possa ser revertida. Eles também desempenham um papel importante no modelo de controle de concorrência do Oracle e para recuperação de dados.

  • Pra que o CESPE inventa de traduzir tablespace pra espaço de tabela......? Será que confunde mesmo o candidato com isso?

  • Não há nada de estranho na questão. Ela estaria toda certa se não usasse um termo errado: não é extend, e sim, extent, ou extensão. Sacanagem ou não da banca, o termo está errado e isso ja torna a questão errada.

    Analisando cada parte:

    Um segmento Oracle é composto por um número de extends(errado, o correto é extents, tirando o termo, o resto tá OK), os quais pertencem a um espaço de tabela(Tablespace, OK). Os possíveis tipos de segmentos Oracle são: data, index e temporary(OK, faltou apenas o segmento rollback).

    Fonte:

    [1] Oracle Database 11G: Manual do DBA, Bob Bryla,Kevin Loney.



ID
222337
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um banco de dados Oracle ao ser iniciado exige a execução e alocação de vários processos e buffers.
No intuito de suportar a inicialização de um banco de dados é criada uma instância do Oracle que é composta por:

Alternativas
Comentários
  • Um servidor Oracle consiste em um banco de dados Oracle e uma instância de servidor Oracle. Sempre que um banco de dados é iniciado, uma área global do sistema (SGA) é alocada e os processos de segundo plano Oracle são iniciados. A área global do sistema é uma área da memória usada para informações do banco de dados compartilhadas pelos usuários desse banco de dados. A combinação dos processos de segundo plano e dos buffers de memória é denominada instância Oracle.

    http://pt.scribd.com/doc/8733969/Oracle-9I-Introducao-Ao-Oracle9I-SQL-Volume-1-Guia-Do-Aluno
  • Não concordo com o gabarito. A correta deveria ser:
      e) execução de processos em segundo plano e Área Global do Sistema (SGA), não compartilhada por todos os usuários.
    Correto. A SGA não é compartilhada por todos os usuários, mas sim por todos os processos em background (segundo plano).
  • O conhecimento da arquitetura interna do ORACLE é de extrema importância para a compreensão das técnicas de otimização do produto. Basicamente, os seus mecanismos de execução são as estruturas de memória e os processos executados em background. Todas as vezes que um banco é inicializado, uma SGA é alocada e os processos são inicializados. A combinação das estruturas de memória na SGA e dos processos em background é chamada de instância ORACLE. 

    Read more: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/99/a-arquitetura-do-oracle.aspx#ixzz3PnrzwHKC

  • A questao só esqueceu de mencionar q são todos os usuarios da instância, e não do banco. Mas o gabarito está correto. Conforme[1], a SGA é um grupo de estrutura de memoria compartilhada para uma instancia Oracle, compartilhada pelos usuarios da instancia do BD.

    Alguém pode ainda fazer uma confusão com a PGA. Esta representa as seções dos usuarios, q precisa de uma memoria no servidor, não sendo compartilhada(cada seção terá sua propria PGA privada).

    Fonte:

    [1]: Oracle Database 11G: Manual do DBA, Bob Bryla,Kevin Loney

  • Dica: Área Global do Sistema (SGA). Se é Global, é compartilhada. Sendo assim, elimina (A), (D) e (E)


ID
227209
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O Oracle 10g armazena os dados nos chamados "Data Blocks". Um dos parâmetros utilizados para controlar os "Data Blocks" é o PCTFREE, cuja função é

Alternativas
Comentários
  • PCTFREE
    From Oracle FAQ
    Jump to: navigation, search

    PCTFREE is a block storage parameter used to specify how much space should be left in a database block for future updates. For example, for PCTFREE=10, Oracle will keep on adding new rows to a block until it is 90% full. This leaves 10% for future updates (row expansion).

    When using Oracle Advanced Compression, Oracle will trigger block compression when the PCTFREE is reached. This eliminates holes created by row deletions and maximizes contiguous free space in blocks.
    [edit] Monitor

    See the PCTFREE setting for a table:

    SQL> SELECT pct_free FROM user_tables WHERE table_name = 'EMP';
    PCT_FREE
    ----------
    10
     

    fone: http://www.orafaq.com/wiki/PCTFREE


     

  • PCTFREE é a porcentagem do bloco que deve ser deixada livre para possiveis modificações nos dados do bloco.
    Além disso, associados à um bloco temos um cabeçalho, um campo para determinar a tabela a qual pertence aquele bloco e também outro campo para determinar a qual linha. E os dados.

    Outras coisas:

    PCTUSED => Permite ao Oracle reconsiderar o espaço livre para a inseção de novas linhas

    INITTRANS => Define o número inicial de transações para um bloco ( Padrão: 1 , Mínimo: 1, Máximo 255)

    MAXTRANS => Número máximo de transações concorrentes para o bloco ( Padrão: 255, mínimo: 1 , Máximo: 255)


ID
230065
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No Oracle 11g, qual é o nome dado à coleção de visões dinâmicas de performance que controlam todos os aspectos da atividade deumbanco de dados?

Alternativas
Comentários
  • - V$SYSSTAT displays system statistics.
    - V$SYSTEM_EVENT displays information on total waits for an event.
    - V$SYSTEM_ACTIVITY ñ existe

    Pode isso Arnaldo?
  • Nome de visão dinâmica começa com V$.. okay, sabemos disso.
    MAS a pergunta diz: nome da coleção (teremos a letra B ou C )

    "..  as visões da Oracle Wait Interface (OWI):  v$system_event, v$session_event, v$session_wait e v$event_name. A versão Oracle 10g ampliou a interface OWI, incluindo as visões v$ session_wait em v$session e introduziu uma nova, denominada de v$active_session_history, ..."

  • Embora introduzido no Oracle 7, o Oracle Wait Interface (OWI) continua sendo hoje uma ferramenta inestimável para os DBAs, através dela é possível obter informações que ajudam na solução de problemas e na busca de melhorias na performance de todo o ambiente de banco de dados.

    O Oracle Wait Interface nada mais é que uma coleção de visões dinâmicas de performance e arquivo de rastreamento SQL(SQL trace file) que promovem estatísticas de desempenho sobre gargalos de um processo mais conhecidas como eventos de espera(wait events) ou sintomas.

    Utilizando o OWI podemos identificar todos os gargalos de espera que incidiram desde o inicio ao termino de um processo, incluindo esperas por operações de I/O, locks, network, dentre outros. Proporcionando um direcionamento para a solução ou redução do impacto causado pelo gargalo de espera.
     

    Wait Events são as condições em que uma sessão está esperando que algo aconteça. Elas podem ser a nível de sistema, onde afeta todo o banco de dados ou a nível de sessão em que afeta uma única atividade de usuário no banco de dados.

    Conforme documentação Oracle, os wait events são elencados em três visões dinâmicas de performance:

    V$SESSION_WAIT exibe os eventos para os quais as sessões acabaram de concluir ou estão esperando.

    V$SYSTEM_EVENT exibe o número total de tempo que todas as sessões tem aguardado por eventos de espera.

    V$SESSION_EVENT é semelhante ao V$SYSTEM_EVENT, mas mostra todas as esperas para cada sessão.


ID
230068
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Marque a alternativa que contém o nome do processo que roda em background no Oracle 11g e que é responsável pela transferência de todos os blocos de dados modificados dos caches de dados para os arquivos de dados.

Alternativas
Comentários
  • O ORACLE cria um conjunto de processos que rodam em background para cada instância. Esses processos executam diversas tarefas. São eles: DBWR, LGWR, CKPT, SMON, PMON, ARCH, RECO, Dnnn e LCKn.

    DBWR - Escreve os blocos modificados do database buffer cache para os arquivos de dados físicos. O DBWR não precisa escrever os dados a cada comando COMMIT, pois é otimizado para minimizar o I/O. Geralmente o DBWR escreve os dados para o disco se muitos dados são lidos para o database buffer cache na SGA e não existe espaço livre para esses novos dados. Os dados menos recentemente usados são escritos para os arquivos de dados em primeiro lugar.

    Fonte: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/99/a-arquitetura-do-oracle.aspx
  • Processo DBWR

    O processo Database Writer (DBWR) gerencia o database buffer cache para que os processos dos usuários sempre localizem blocos livres para o processamento de seus comandos.


    Ele escreve todos os buffers alterados para os arquivos de dados, usando o algoritmo LRU para manter os blocos mais utilizados em memória.


    O DBWR adia ao máximo a escrita dos blocos alterados para a otimização do I/O em disco, que é uma das principais causas para a queda da performance de um banco de dados.


    O processo DBWR escreve os blocos alterados para o disco quando:


    1. A dirty list ultrapassar um certo limite. Essa lista é usada no database buffer cache e contém os buffers alterados.
    2. Um processo pesquisar um número específico de buffers na LRU sem encontrar um bloco livre.
    3. Ocorrer o time-out, ou seja, quando um certo tempo limite for ultrapassado. Esse tempo limite geralmente é de três segundos.
    4. Ocorrer um checkpoint.


ID
230071
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Marque a opção que contém uma assertiva verdadeira sobre o Shared Pool do Oracle 11g.

Alternativas
Comentários
  • Shared Pool: É uma área que armazena informaçõe sobre instruções SQL enviadas pelos processos usuários e também os planos de execução, assim em consultas similares poupa-se tempo no parsing. Também apresenta informaçõe sobre o dicionário de dados. Dicionário este que está presenta na tablespace SYS, por isso que ela nunca pode ser colocada para offline.

    Database Buffer Cache: Blocos de dados lidos do disco.  É como se fosse uma memória cache do Oracle, é mais rápido modificar os blocos do Buffer Cache que no disco. Como política de substituição ele adota o LRU (Ultimo Utilizado Recentemente)

    Redo Log Buffer: Buffer circular que contem informações sobre as modificações realizadas no banco de dados. É utilizado para a recuperação do banco de dados. É utilizado apenas na recuperação e não nas operações de rollback.

ID
230074
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sejam as seguintes assertivas sobre os tipos de backups existentes no Oracle 11g:

I. Um backup completo é também chamado de backup de nível 1. Este é um backup que contém todos os blocos de dados.
II. Um backup online é aquele que é ativado através de um browser.
III. O termo backup lógico refere-se a uma cópia estruturada dos dados existentes nas tabelas, realizada através de ferramentas como o Recovery Manager.

Marque a alternativa corretaemrelação às assertivas acima.

Alternativas
Comentários
  • I - Level 0 é full backup
    II - Backup online = Hot Backup ou backup enquanto os usuários estão usando o banco.
    III - O backup lógico é o processo de extrair dados no formato SQL no qual é utilizado para recuperar dados perdidos. A principal desvantagem deste método é que o tempo de recuperação é alto.
  • Backups Lógicos: Que contêm dados e\ou definições de objetos. Um exemplo comum de backup lógico é o famoso export\import através do datapump pois ele gera nada mais do que um arquivo binário com as definições de estrutura, índices, grants, dados (e o que mais você quiser) para importação.

    Backups Físicos: Que contém os arquivos físicos do banco de dados como datafiles, archive logs ou controlfiles. Podem ser feitos pelo banco (RMAN ou manualmente com o BEGIN\END BACKUP) ou diretamente pelo usuário administrador via servidor.

    Fonte:http://profissionaloracle.com.br/blogs/feliperomeu/2011/09/26/introducao-ao-rman-conceitos-de-backup-e-recover/



ID
235378
Banca
CETAP
Órgão
AL-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um Banco de Dados é um conjunto de registros dispostos em estruturas regulares que possibilita a reorganização dos mesmos e uma produção de informação. Analise os seguintes enunciados e marque a alternativa CORRETA.

I- Um Banco de Dados Relacional está composto por um conjunto de tabelas que podem ou não estar relacionadas entre si;

II- Uma tabela é definida por uma estrutura de campos (colunas);

III- O Banco de Dados Oracle não permite o uso de visões;

IV- Um registro define o tipo de dados a ser armazenado em cada tabela;

V- Em um Banco de Dados, podem ser armazenadas imagens.

Alternativas
Comentários
  • III- O Banco de Dados Oracle não permite o uso de visões;

    IV- Um registro Dominio define o tipo de dados a ser armazenado em cada tabela coluna da tabela;
  • Questão muito fácil. Basta saber que o II está certo e o III errado para matar a questão.

ID
240508
Banca
FCC
Órgão
TRT - 22ª Região (PI)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No Oracle 11g é um tipo de dados que sempre será NOT NULL e mais rápido que o PLS_INTERGER:

Alternativas
Comentários
  • SIMPLE_INTEGER is a predefined subtype of the PLS_INTEGER data type that has the same range as PLS_INTEGER (-2,147,483,648 through 2,147,483,647) and has a NOT NULL constraint. It differs significantly from PLS_INTEGER in its overflow semantics.

    http://download.oracle.com/docs/cd/B28359_01/appdev.111/b28370/datatypes.htm


    When we don’t have to worry about null checking and overflow errors, SIMPLE_INTEGER data type is the best to use.

    http://decipherinfosys.wordpress.com/2008/03/13/a-new-data-type-in-oracle-11g-simple_integer/
  • Lembrando que o SIMPLE_INTEGER é um subtipo de dado novo do Oracle 11g.

    http://www.oracle-base.com/articles/11g/plsql-new-features-and-enhancements-11gr1.php


  • Algumas características referentes à administração de banco de dados, que farão parte do Oracle 11g.
     
    - Particionamento – ‘Interval partitioning’ para tabelas, onde automaticamente serão criadas partições baseadas no tempo, quando novos dados forem adicionados e particionamento por objetos lógicos.
     
    - Load Balancing – Inicialmente introduzidas na release 2 do 10g, agora vem um pacote mais completo de utilidades para load balancing. Estão incluídas novidades para o Oracle HTTP Server, RAC, ASM, Data Guard e listener.
     
    - simple_integer datatype – Trata-se de um novo tipo de dados, que sempre será NOT NULL, e mais rápido que o PLS_INTEGER.
     
    - Compressão de tabelas e índices – Passará a funcionar para todos os tipos de DMLs, permitindo que as tabelas marcadas como ‘compressed’ sejam manipuladas como uma tabela ‘normal’. Também permitirá adicionar e remover colunas.
     
    - Triggers – As DML triggers serão mais rápidas, com promessa de serem 25% superiores em relação às atuais, o que impactará nas triggers de auditoria, onde são feitos updates em outras tabelas. Também terá um novo tipo de trigger composta, com opções BEFORE, ROW e AFTER, úteis para tratar erros. E, por fim, será possível definir a ordem em que as triggers serão disparadas.
     
    - Connection pool – A intenção é eliminar o custo do processo de criação de sessão (não a criação da sessão propriamente dita), permitindo que os clients compartilhem a mesma sessão de usuário (conceito de usuário compartilhado).
     
    - RMAN X undo – Agora os backups feitos pelo RMAN poderão ser feitos sem gerar undo, o que será muito bom na hora de exportar uma tablespace de um backup, por exemplo.
     
    - Escalabilidade – Novidades agrupadas em quatro áreas: execução, armazenamento (storage), disponibilidade e gerenciamento.
     
    - Execução escalável – Entre as várias características, podemos destacar uma espécie de cache para os resultados dos comandos sqls. O DBA poderá mensurar um tamanho para este cache e usar um comando para alterar uma tabela para usar o cache dos resultados.
     
    - XML – Os XMLs poderão ser armazenados em CLOBs ou em formato binário, suportando mecanismos de consulta para XML, incluindo XQuery  e SQL XML, padrões emergentes de consulta a dados armazenados em XML.
     
    - Data Guard – Irá suportar ‘flashback standby’.
     
    - LOBs – Características que aumentarão o desempenho dos LOBs.
     
    - ADR – Automatic Diagnostic Repository – Erros críticos serão marcados como ‘incidentes’. O DBA será notificado e as informações sobre estes erros poderão até ser enviadas para o suporte da Oracle.
     
    - Patches – Será possível identificar quais features do banco serão afetadas com os patches, possibilitando saber quais são os patches necessários para as features usadas
  • Não existe o tipo de dado chamado "simple_integer datatype", o nome é "simple_integer". A FCC copiou e colou de um material mal traduzido...

  • a FCC da cada mancada

  • Questão de oracle é tiro no escuro.

ID
240718
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Os 3 níveis de isolamento de transação do Oracle 11g são:

Alternativas
Comentários
  • São realmente três níveis de isolamento? No Oracle, conheço o READ COMMITED, que é o padrão, e o SERIALIZABLE.

    SET TRANSACTION ISOLATION LEVEL READ COMMITED NAME 'Transaction One'

    Sei que o padrão SQL92 define ainda mais dois tipos, que é o READ UNCOMMITED e o REPEATABLE READ,

    Agora, Read Only não me parece ser um nível de isolamento, embora esteja marcado como correta na questão.

    Aqui tem a gramática do Oracle que define a operação SET TRANSACTION:
    http://download.oracle.com/docs/cd/B28359_01/server.111/b28286/img/set_transaction.gif


  • Segundo a documentação da Oracle o gabarito está correto.

    "Oracle Database offers the read committed and serializable isolation levels, as well as a read-only mode that is not part of SQL92. Read committed is the default." (http://download.oracle.com/docs/cd/B28359_01/server.111/b28318/consist.htm).
  • Esta questão possui um pequeno erro que a torna anulável. O erro está na escrita da palavra COMMITTED que possui 2 TT e na questão ela é grafada de forma incorreta com apenas 1 t.
  • SET TRANSACTION ISOLATION LEVEL READ COMMITTED; SET TRANSACTION ISOLATION LEVEL SERIALIZABLE; SET TRANSACTION ISOLATION LEVEL READ ONLY;
  • Artigo bastante esclarecedor sobre níveis de isolamento de transação: http://errorstream.wordpress.com/2009/04/01/niveis-de-isolamento-da-base-de-dados/

    Bons estudos!
  • "Oracle offers the read committed and serializable isolation levels, as well as a read-only mode that is not part of SQL92. Read committed is the default."

    http://docs.oracle.com/cd/B12037_01/server.101/b10743/consist.htm#i5700
  • 1-      Read Commited– Default no Oracle.  Neste nível Dirty Reads não ocorrem, pois são usados locks partilhados que asseguram que nenhuma informação corrompida ou alterada por uma transação não efetivada seja lida. No entanto não garante que os dados não vão ser alterados antes do fim da transação, permite portanto a ocorrência de non-repeatable  reads.
    2-      Serializable – No Serializable todas as transações ocorrem em um meio fechado, isto é, não todas executadas de modo seqüencial. O SGBD pode executar transações concorrentemente se não partilharem nenhum tipo de dado.
    3-      Ready Only – Só tem acesso às mudanças que foram feitas no momento em que a transação começou. Não é permitido insert, delete  ou update.

  • O isolamento é uma propriedade das transações. As transações não devem afetar o funcionamento umas das outras nem devem enxergar os resultados parciais entre si. Por sua vez, esta propriedade possui quatro níveis, que são:
     

    1. Read Uncommited;
    2. Read Commited;
    3. Repeatable Read;
    4. Serializable.


    Temos 3 níveis de isolamento no Oracle:

    • READ COMMITTED;
    • READ ONLY; 
    • SERIALIZABLE.

    Problemas de Consistência:

    • Leitura fantasma (Phantom Read):
      • T1 lê um conjunto de dados vindos de um SELECT com uma cláusura WHERE específica;
      • T2 então insere uma linha nas mesmas condições da cláusura WHERE acima;
      • Se T1 ler novamente seguindo o WHERE citado, então a nova linha surgiu por “mágica”.
    • Leituras que não podem ser repetidas (Nonrepeatable Read):
      • T1 lê uma linha e T2 atualiza a mesma linha que T1 acabou de ler;
      • Então, T1 lê novamente a mesma linha e descobre que a linha que leu anteriormente agora está diferente.
    • Leitura suja (Dirty Read):
      • T1 atualiza uma linha, mas não efetua COMMIT na atualização;
      • Então, T2 lê essa linha atualizada e T1 realiza um ROLLBACK, desfazendo a atualização anterior.
  • Dêem uma olhada em [1]. La, o autor diz q o Oracle suporta apenas os niveis de isolamento READ COMMITTED e SERIALIZABLE.

    Vale mencionar q os demais niveis(READ COMMITTED e REPETEABLE READ) são padroes SQL ANSI, mas q nao foram adotados pelo ORACLE.

    Fonte:

    [1] Oracle Database 11G SQL: Domine SQL e PL/SQL no banco de dados Oracle, Jason Price


  • aí me vem a oracle e cria um nível de isolamento que não está nos livros consagrados de BD rs

  • Pois é Luciano Fracasso, livros de "ferramentas" já nascem velhos


ID
240721
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Numa tabela do Oracle 11g, se o valor default não for explicitamente declarado para uma coluna, então o default será assumido implicitamente como sendo

Alternativas
Comentários
  • Quando não existir valor default definido, o banco de dados irá assumir NULL caso não seja passado algum valor para a coluna.
    OBS.: É interessante definir o default quando existir um check para a coluna, isso evita erro caso não seja explicitado um valor para a coluna.

ID
263716
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No Oracle 10g, são comandos integrantes da DCL (Data Control Language):

Alternativas
Comentários
  • DML é um subconjunto da linguagem da SQL que é utilizado para realizar inclusões, consultas, exclusões e alterações de dados presentes em registros. Estas tarefas podem ser executadas em vários registros de diversas tabelas ao mesmo tempo, os commandos que realizam as funções acima referidas são INSERT, SELECT, UPDATE, DELETE.

    DDL permite ao utilizador definir tabelas novas e elementos associados. A maioria dos bancos de dados de SQL comerciais tem extensões proprietárias no DDL. Os comandos básicos da DDL são poucos: CREATE, DROP, ALTER TABLE, CREATE INDEX, ALTER INDEX, DROP INDEX, CREATE VIEW.

    DCL controla os aspectos de autorização de dados e licenças de usuários para controlar quem tem acesso para ver ou manipular dados dentro do banco de dados. Comandos DCL GRANT, REVOKE, ALTER PASSWORD, CREATE SYNONYM.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/SQL#DML_-_Linguagem_de_Manipula.C3.A7.C3.A3o_de_Dados

ID
263722
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No Oracle Forms, o usuário pode utilizar teclas de função para entrar em modo de consulta, executar e cancelar consulta, por meio das teclas:

Alternativas
Comentários
  • Principais comandos:
    • Movimentar o cursor nos registros: Record next ou Record previous, são as setas azuis do menu iconico ou ainda podem ser substituídas pelas teclas acima e abaixo do teclado;
    • Inserir um novo registro: Recordo insert, é o botão com um sinal de “+” verde no menu iconico;
    • Remover um registro: Record remove, é o botão com um sinal de “X” vermelho no menu iconico;
    • Salvar dados: Action save, essa operação é realizado utilizando o botão com um “disquete” ou teclando F10;
    • Entrar em modo de consulta: essa operação é realizada utilizando o botão com um sinal de “?” e um símbolo da base de dados ou teclando F7;
    • Executar consulta: essa operação é realizada utilizando o botão com um sinal de “?” e um símbolo da base de dados com uma seta ou teclando F8;
    • Cancelar consulta: ao executar o modo de consulta, é habilitado um botão com um sinal de “?” e um símbolo da base de dados com uma “X” vermelho ou teclando CRTL + Q.
    Fonte: http://www.viamais.net/blog/?p=1317
  • que questão mais idiota
  • Concordando com a colega aqui do fórum este é o tipo de questão que não deveria fazer parte de uma Banca Séria de um Concurso Público para uma carreira tão importante !

  • Questões de atalhos (hotkeys) não mensuram conhecimento. A FCC mais uma vez copiando e colando questões de sites na Web. Concordo com os demais aqui, questão sem propósito nenhum!

  • Inacreditável cobrarem isso. Espero que atualmente não seja mais cometido esse tipo de desrespeito!


ID
263725
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O Oracle Reports produz relatórios em vários formatos, EXCETO:

Alternativas
Comentários

ID
309637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de instalação, configuração e desempenho dos bancos de
dados comerciais Oracle, MySQL ou PostgreSQL, julgue os itens
subsequentes.

Considere que, durante a instalação do Oracle, seja necessário criar um banco de dados para uma aplicação que acesse dados com alto teor de concorrência. Nessa situação, durante a execução do Assistente de Configuração de Banco de Dados, é correto especificar um tipo de banco de dados pré- configurado, denominado Transaction Processing, que integra o pacote Oracle.

Alternativas
Comentários

ID
309640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de instalação, configuração e desempenho dos bancos de
dados comerciais Oracle, MySQL ou PostgreSQL, julgue os itens
subsequentes.

Na realização do update de uma instalação do Oracle contendo um banco de dados constituído por menos de 15 tabelas, recomenda-se a utilização do método básico de instalação (basic installation method), em razão de suas características de interatividade, rapidez e simplicidade.

Alternativas
Comentários
  • Unico detalhe estranho que vejo nesta frase é a palavra "interatividade". Telvez por isso esteja errado.

  • Interactive Installation Methods

    When you use the interactive method to install Oracle Database, Oracle Universal Installer displays a series of screens that enable you to specify all of the required information to install the Oracle Database software and optionally create a database. With Oracle Database 10g release 10.2 on Linux x86-64, Oracle Universal Installer provides two interactive methods that you can use to install Oracle Database:

    ? Basic Installation method:
    Select this installation method if you want to quickly install Oracle Database. This installation method requires minimal user input. It installs the software and optionally creates a general-purpose database using the information that you specify on the screen. It is the default installation method.

    ? Advanced Installation method:
    Select this installation method if you want to complete any of the following tasks:

    – Perform a custom software installation, or choose a different database configuration

    The Available Product Components installation screen automatically selects the components most customers need in their Oracle Database installation. It also lists several components that are not selected by default, but which you may want to include. To find the listing of available components, select Advanced, and then in the Installation Type screen, select Custom.
     

    – Upgrade an existing database

    – Select a database character set or different product languages
    – Create the EXAMPLE tablespace during the installation
    – Create a database on a different file system from the software
    – Configure Automatic Storage Management or use raw devices for database storage
    – Specify different passwords for administrative schemas
    – Configure automated backups or Oracle Enterprise Manager notifications

  • Também errei esta. O DETALHE: na realização do UPDATE UPGRADE. Opção que aparece no método avançado.
  • Ixe... o erro é só "update" mesmo?


ID
316357
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em relação aos SGBDs Oracle 10g e Firebird 1.5, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Control files

     

    Todo banco de dados do Oracle tem um control file. Os controls files guardam os registros que especificam as estruturas físicas dos arquivos. Por exemplo, eles contém as seguintes informações:

     

    » Nome do banco de dados

     

    » Nomes e localizações dos redo log files

     

    » A data da criação do banco de dados

  • SMON(System Monitor): Executa uma recuperação de falha quando uma instância é iniciada após uma falha.

    PMON(Process Monitor): Executa um processo de cleanup em caso de falha de um processo de usuário.

    DBWn(DataBase Writer): Grava os blocos modificados do cache de buffer do banco nos arquivos de discos.

    CKPT(Checkpoint): Sinaliza o DBWn em checkpoints e atualiza todos os arquivos de dados e de controle do banco de dados para indicar o checkpoint mais recente.
    LGWR(Log Writer): Grava entradas de REDO log no disco.

  • o Data Base Writer  não copiaria os dados DO cache PRO disco?

     


ID
320527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de controle e processamento de transações, envolvendo recuperação, concorrência, gerência e protocolos de transações distribuídas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O padrão ISO define os 4 tipos de Isolamento, são eles:

    1)-Read uncommited (leitura não confirmada)

    2)-Read commited (leitura confirmada)

    3)-Repeatable read (leitura repetida)

    4)- Serializable (serializável)

     

    Tabela de Níveis de Isolamento x Problemas de Consistência:

     

                                               Dirty Read     |     Non Repetable Read    |      Phantom

    ________________________________________________________________________

    Read Uncommitted           SIM                |          SIM                           |         SIM

    Read Committed              NÃO               |          SIM                           |         SIM

    Repeatable Read              NÃO               |          NÃO                          |         SIM

    Serializable                     NÃO               |           NÃO                         |         NÃO 


ID
328627
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito da arquitetura, das características e das ferramentas do banco de dados Oracle, é correto afirmar que

Alternativas

ID
328912
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale o arquivo de configuração existente em uma instalação de banco de dados Oracle, que corresponde à seguinte definição “arquivo de configuração que contém o mapeamento entre os nomes de serviço de rede e os descritores de conexão”:

Alternativas
Comentários
  • A questão cobra o conceito do tnsnames.ora.


ID
328915
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Qual a definição correta da sigla SID, dentro de um ambiente de banco de dados Oracle?

Alternativas

ID
334774
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No Oracle 10g, é o utilitário de movimentação de dados que aumenta o desempenho no transporte de dados:

Alternativas
Comentários
  • No Oracle 10g você pode usar um utilitário de movimentação de dados chamado Data Pump para aumentar o desempenho no transporte de dados, pois o mesmo é 60% mais rápido do que os utilitários de export e import que ainda estão disponíveis no 10g.
    http://imasters.com.br/artigo/4865/oracle/data_pump/
  • Complementando a Resposta do colega.

    RMAN -
    Conhecido tecnicamente como Recovery Manager, ou gentilmente chamado de RMAN, é um aplicativo fornecido pela própria Oracle Corporation em quase todas as versões de seus bancos de dados. O objetivo do aplicativo é gerenciar todos o backup através de catálogos e repositórios, é um aplicativo por linha de comando. Quando implementado é constituído por um repositório ou um catalogo, ambos com funções diferentes para ambientes diferentes.

    Fonte:
    http://www.profissionaloracle.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=50
  • Tecnologia Oracle Data Pump habilita uma transferência de alta velocidade de um banco de dados para outro. Oracle Data Pump está disponível somente para o Oracle Database 10g em diante.

     

    https://docs.oracle.com/cd/B19306_01/server.102/b14215/dp_overview.htm


ID
339139
Banca
COSEAC
Órgão
DATAPREV
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

E mum SGBD Oracle, quando se executa a seqüência de comandos abaixo, está-se:

SQL> SHUTDOWNIMMEDIATE;
SQL> STARTUPMOUNT;
SQL>ALTERDATABASEARCHIVELOG;
SQL>ALTERDATABASEOPEN;

Alternativas
Comentários
  • Para ativar-habilitar o log:

    SQL> SHUTDOWN  IMMEDIATE; -> precisamos parar o banco
    SQL> STARTUP  MOUNT;  -> subir a base
    SQL>ALTER  DATABASE   ARCHIVELOG;  ->Alterado o banco para o modo archivelog
    SQL>ALTER  DATABASE  OPEN;-> Abrindo o banco:


ID
344962
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Quando o usuário faz um commit, as mudanças são feitas no banco de dados Oracle.

Assinale a opção que apresenta o local em que essas mudanças são feitas, inicialmente.

Alternativas

ID
344965
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Ainda com relação ao banco de dados Oracle, o parâmetro que mostra o tamanho do bloco do database buffer cachê é

Alternativas

ID
344968
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Todas as tabelas do dicionário de dados podem ser acessadas pelo usuário sys. O parâmetro que visualiza a tabela com os privilégios de usuários do banco de dados Oracle é

Alternativas

ID
344971
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Ao tratar de backup e recover trabalhando com RMAN no Oracle 10g, o parâmetro que deverá ser usado para ativar o arquivo de monitoração é

Alternativas

ID
344974
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Para remover do catálogo uma parte do conjunto do backup no Oracle10g, basta digitar

Alternativas

ID
345001
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O RDBMS ORACLE é o produto principal da Oracle Corporation. Ele inclui um gerenciador de banco de dados e diversas ferramentas para auxiliarem os usuários e o administrador do banco de dados – gerentes de sistema – a manter, monitorar e utilizar dados.

Considerando-se que o Núcleo do RDBMS é o “Kernel”, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F), de acordo com a tarefa que o Kernel executa e, em seguida, assinale a opção correta.

I – Gerenciar a armazenagem e de?nição dos dados.

II – Controlar e restringir o acesso e concorrência aos dados.

III – Permitir back-up e recuperação dos dados.

IV – Interpretar SQL.

V – Consultar os dados.

A sequência correta é:

Alternativas

ID
345007
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O SQL*PLUS é uma interface pela qual se pode entrar e executar comandos SQL. Existem vários comandos de SQL*PLUS que podem facilitar processos e formatar resultados de comandos de SQL, podendo editá-los e até gravá-los. É a interface básica para manipulações genéricas de um banco de dados ORACLE.

Assinale a opção que apresenta o comando correto para ativar um buffer chamado “TESTE”.

Alternativas

ID
345010
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a área da memória em que o Oracle grava todas as alterações feitas em tabela.

Alternativas
Comentários
  • B: Redo log Buffer


ID
345013
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o nome do arquivo que autentica usuários privilegiados no banco de dados Oracle.

Alternativas
Comentários
  • Exatamente! :D


ID
345016
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considerando-se o banco de dados Oracle, assinale a opção que apresenta em qual arquivo os processos de foregroud e backgroud podem gravar informações.

Alternativas

ID
345019
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Quando uma sessão executa um ROLLBACK, o Oracle regrava todas as imagens de dados alterados pela transação e salvas no segmento de undo de volta para seus locais originais.

Assinale a opção que apresenta o parâmetro que determina se o gerenciamento de undo será automático ou manual.

Alternativas

ID
345022
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a opção que apresenta, no banco de dados Oracle10g, a memória compartilhada que contém áreas SQL, estruturas de memória compartilhada com os comandos SQL que são executados pelos usuários conectados no database.

Alternativas
Comentários
  • Shared Pool.

    A shared pool é uma porção de memória compartilhada que contém as áreas chamadas shared SQL, estruturas de memória compartilhadas que contêm os comandos SQL que estão sendo executados pelos múltiplos usuários conectados a um banco de dados.

    Fonte: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/99/a-arquitetura-do-oracle.aspx


ID
345025
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca do banco de dados Oracle10g, assinale a opção que apresenta a memória que contém dados e algumas informações de controle de uma sessão de um usuário.

Alternativas
Comentários
  • Redo log buffer

    O redo log buffer cache da SGA armazena todas as alterações feitas em um banco de dados em memória. Todas as entradas redo log neste buffer são escritas nos arquivos redo log, que são usados para a recuperação do banco de dados, se necessário.

    Fonte: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/99/a-arquitetura-do-oracle.aspx#ixzz6NAxE0hEf


ID
360169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAD-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os seguintes itens, relativos à administração de banco de dados Oracle e ADABAS.

I Embora seja considerado um SGBD relacional, o ADABAS difere do modelo relacional clássico, entre outras razões, por permitir o uso de campos (ou colunas) de registros com múltiplas ocorrências.

II No desenho do ADABAS, existe a preocupação com a provisão de elevado nível de abstração para seus modelos de dados, em detrimento do menor desempenho.

III Para se gerenciarem a recuperação após falhas de instâncias e o roolback de transações não comitadas, o Oracle mantém, respectivamente, dois registros independentes, o redo log e o undo record.

IV Para estabelecer comunicação primária e direta com o Oracle, a fim de gerenciá-lo, um DBA Oracle, usualmente, emprega a interface gráfica Oracle Enterprise Manager, embasada em tecnologia web.

V Em uma instância do Oracle, um DBA pode encontrar tanto vários tablespaces associados a um único datafile quanto várias tables associadas a um único tablespace.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Análise das questões de ORACLE:

    III) Correta
    Undo records são usados para [1]:
    • Reverter transações quando uma instrução ROLLBACK é emitida
    • Recuperar o banco de dados
    • Fornecer consistência de leitura
    • Analisar os dados a partir de um ponto anterior usando o Oracle Flashback Query
    IV) Errada
    Para estabelecer comunicação primária e direta com o Oracle, a fim de gerenciá-lo, um DBA Oracle, usualmente, emprega a interface gráfica Oracle Enterprise Manager, embasada em tecnologia web.

    Para estabelecer comunicação primária e direta com o Oracle, a fim de gerenciá-lo, um DBA Oracle, usualmente, emprega o SQL*Plus[2] 

    IV) Errada
    Em uma instância do Oracle, um DBA pode encontrar tanto vários tablespaces datafiles associados a um único datafile tablespace quanto várias tables associadas a um único tablespace.


    Referências:
    [1] http://docs.oracle.com/cd/B19306_01/server.102/b14231/undo.htm
    [
    2] http://docs.oracle.com/cd/E14072_01/server.112/e10897/em_manage.htm#CACHGFFI
  • Banco de dados adabas é hierárquico, sendo assim:
    • Arquivos, e não tabelas, como o principais unidades de organização;
    • Records, e não células, como menores unidades de organização;
    • Campos, e não colunas, como componentes de uma unidade;
    • Não baseado no sistema SQL, precisando de um mecanismo de busca externo;
    • Dirty Read como modo de operação;
    • Suporta “Tabelas Encaixadas”
  • "I Embora seja considerado um SGBD relacional, o ADABAS..." Essa afirmação poderia causar erro na questão. O Adabas possui 2 versões: a versão C que é hierárquica e a versão D que é relacional. Como a questão não especifica a versão haveria um claro erro no enunciado.
  • GABARITO B) I e III

    I) Os SGBDS relacionais são banco de dados que modelam os dados no formato de tabelas, que podem se relacionar entre si. Cada tabela pode possuir diversos atributos, com diversos tipos de dados.

    Adabas é um banco de dados relacional, como ele Armazena informações em tabelas em que as linhas representam dados individuais em registros. As colunas representam os campos e; os arquivos Adabas são separadas, mas podem ser ligados logicamente por um campo comum; O Adabas permite que você escolha qualquer tipo de estrutura.

    Fonte-<https://adabasmainframe.blogspot.com/2013/10/o-adabas-e.html>

    III) O log de redo , consiste em dois ou mais arquivos pré-alocados que armazenam todas as alterações feitas no banco de dados à medida que ocorrem. Cada instância de um banco de dados Oracle tem um redo log associado para proteger o banco de dados em caso de falha da instância.

    Os arquivos de log de redo que são necessários para a recuperação da instância são chamados de arquivos de log de redo ativos.

    Fonte-

    Os dados de Undo são muito importantes para um banco de dados Oracle. Esses dados são armazenados em extensões dentro de segmentos em uma tablespace dedicada a armazenar este tipo de dados.

    ·        Estes dados são frequentemente utilizados para reverter transações (Rollback), para recuperar uma transação que terminou abruptamente (Ex: kill – 9, ALTER SYSTEM KILL IMMEDIATE, etc.), para executar a recuperação de uma instância, para a recuperação a um ponto do tempo, para leituras consistentes, para resolver problemas lógicos e para operações de Flashback que foram introduzidos na versão 10g. Os dados Undo são tão importantes quanto os dados Redo e ambos se complementam. Enquanto o Undo desfaz, o Redo refaz.

    ·        

    Fonte-