SóProvas


ID
1208350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A respeito da constelação do modelo CMMI (Capability Maturity Model – Integration), versão 1.3, julgue os itens subsecutivos.

Um benefício esperado com a adoção da constelação do CMMI é a abrangência das atividades exigidas para o estabelecimento, a entrega e o gerenciamento de serviços de qualidade para clientes e usuários finais de sistemas de informação.

Alternativas
Comentários
  • O CMMI foi projetado para integrar diversas disciplinas em um modelo comum. Na versão 1.2 surgiu o conceito de Constelação. Cada constelação possui componentes específicos:

    CMMI para Desenvolvimento (CMMI-DEV)

    CMMI para Aquisições (CMMI-ACQ)

    CMMI para Serviços (CMMI-SVC)

    No CMMI 1.3 foi criado o CMMI Model Foundation (CMF), conjunto de elementos comuns a todos os modelos CMMI com 16 áreas de processo.



  • Não entendi o comentário acima! Não estou vendo a relação com o questionamento!

  • Marcelo Lopes

    Vou tentar explicar o comentário do Rafael Souza.

    Muita gente pensa que o CMMI se refere apenas à maturidade de Desenvolvimento de projetos/sistemas e que a parte de Serviços ficaria por conta da ITIL (inclusive eu errei essa questão e caí nessa pegadinha).

    Entretanto, além da parte de Desenvolvimento (CMMI_DEV), o CMMI também contempla a parte de Serviços (chamada de CMMI_SVC) e a parte de aquisições (chamada de CMMI_AQC).

  • Mas na questão ele não deveria ter dito algo como "Na constelação CMMI-SVC..."? Está correto falar em "constelação CMMI"?

  • Flash, não deveria não.. A constelação CMMI abrange os tipos que o Rafael citou. Outra pessoa comentou que as pessoas pensam que CMMI só trata de desenvolvimento, mas não é. Ele trata de serviço também. Portanto, a constelação CMMI tem uma boa abrangência (serviço, desenvolvimento, aquisição). Fragou?

  • Pessoal o lance da questão é que ao adotar uma constelação do CMMI esta já vem com 16 áreas de processo comuns às outras constelações. 
    Como o CMMI tem 3 constelações que tratam cada uma de Serviços (CMMI-SVC), aquisições (CMMI-ACQ) e desenvolvimento de software (CMMI-DEV) essas 16 áreas de processo vão ser comuns àquelas que são descritas na questão.

  • Na minha humilde opinião, o examinador inventou, escreveu algo errôneo e a banca manteve o gabarito.

    Explicando. Eu considerei a questão errada por conta do termo abrangência. Analisando sintaticamente a questão vi que "Um benefício esperado..." é sujeito. Temos o verbo ser (é). O predicativo segue o verbo -- "... a abrangência [disto]...". Para mim faz toda a diferença saber se o benefício esperado é a abrangência ou o contrário da abrangência. Se procurarmos um antônimo para o termo abrangência em um dicionário como no site http://www.antonimos.com.br/abrangente/, teremos como resultado termos "específico", "detalhado". Ao ler, parece-me muito mais vantajoso, benéfico, ter a especificidade, particularização. Afinal, como o próprio colega Charlys Rezende colocou, já se tem as áreas de processos e atividades necessárias para o avanço da organização nos níveis. De todo caso, é disso que trata o CMMI, independente se é voltado para aquisições, serviços ou desenvolvimento.

    Só fiquei na dúvida quanto ao pensamento de "Um benefício esperado é ser abrangente". No entanto, só a leitura dessa frase me parece incorreta. Porque isso não me soa como um benefício esperado, mas sim como uma característica do framework. O benefício esperado é "o estabelecimento, a entrega e o gerenciamento de serviços de qualidade para clientes e usuários finais de sistemas de informação". O benefício é esperado, ou seja, espera-se para o futuro.

    Mas concurso é isso aí. Vamos seguir.

  • CMMI-SVC  

    errei pq pensei logo na ITIL =(   acontece...
  • Gabarito Certo


    Desde a publicação do CMMI v1.1, observou-se que esse framework de
    melhoria pode ser aplicado a outras áreas de interesse [SEI 2002a, SEI
    2002b]. Para se aplicar a várias áreas de interesse, o framework agrupa
    melhores práticas nas assim chamadas “constelações”. Uma constelação
    é um conjunto de componentes CMMI utilizados para construir modelos,
    materiais de treinamento e documentos de avaliação.
    Recentemente, a arquitetura do modelo CMMI foi aprimorada para dar
    apoio a várias constelações e permitir o compartilhamento das melhores
    práticas entre constelações e seus modelos. Foi iniciado um trabalho com
    duas novas constelações: uma para serviços (CMMI for Services) e outra
    para aquisição (CMMI for Acquisition). Embora incorpore o
    desenvolvimento de serviços, incluindo a combinação de componentes,
    bens de consumo e pessoas, visando satisfazer aos requisitos de
    serviços, o CMMI para Desenvolvimento é diferente do CMMI voltado a
    serviços (CMMI-SVC), que tem seu foco na prestação de serviços. Os
    modelos CMMI que estavam disponíveis para a comunidade antes de
    2006 são considerados atualmente como parte da constelação do CMMI
    para Desenvolvimento.

    Fonte: Guia do CMMI 1.2, página 7.