SóProvas


ID
120877
Banca
FCC
Órgão
Casa Civil-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Entre os dias 25 e 27 de outubro de 2009, incidentes no Iraque e no Afeganistão contribuíram para piorar a situação dos Estados Unidos com tropas nos dois países. No caso mais grave, um duplo atentado terrorista matou 155 pessoas, incluindo 24 crianças e deixou centenas de feridos na explosão de carros-bomba em Bagdá. Nos dias seguintes, 22 americanos morreram.

Sobre a situação descrita pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • b) essas mortes no Iraque e no Afeganistão conturbaram os processos eleitorais em curso nos dois países; as eleições são consideradas peças-chave para estabilizar os territórios e permitir a retirada das tropas.

  • a)  Não podemos dizer que a rede Al Qaeda tenha sido desmantelada; ao contrário, alguns atentados tem sido a ela atribuídos. Em 25 de dezembro de 2009, por exemplo, um nigeriano ligado à Al Qaeda foi preso durante um voo entre Amsterdã e Detroit, carregando explosivos junto ao corpo.

    b)  Os incidentes ocorridos no Iraque (25/10/2009) e Afeganistão (27/10/2009) abalaram os pleitos eleitorais que ocorreram nesses países. As eleições podem sim ser consideradas como pontos-chave para a estabilização política desses Estados. De qualquer forma, em março de 2010 ocorreram eleições no Iraque (que não transcorreram em clima de tranquilidade!) e em novembro de 2009 ocorreram eleições no Afeganistão.

    c)   Os objetivos dos atentados foram macular o processo eleitoral a ocorrer nesses dois países.

    d)  Há previsão de que os EUA irão iniciar sua retirada do Afeganistão até julho de 2011; em relação ao Iraque, a retirada das tropas de combate estava prevista para 31 de agosto de 2010. No entanto, ainda permanecem tropas de combate naquele país (em número bem mais reduzido!)

    e) A guerra no Iraque teve início em 2003 (ou seja, há aproximadamente 9 anos); no Afeganistão em 2001 (ou seja, há aproximadamente 9 anos)

    Comentário professor Ricardo Vale Ponto dos Concuros.