SóProvas


ID
1208890
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Inserido como função essencial à justiça, o Ministério Público foi substancialmente redesenhado no tocante a sua estrutura, funções e prerrogativas, no âmbito da Constituição Federal de 1988.
Conforme as disposições do referido texto vigente, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • CF88

    Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

    V - defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas;

  • Qual o erro na letra A? C.F/88 art. 127, §1º

  • Não é princípio assegurado ao MP: A autonomia funcional e administrativa e sim independência funcional.


    Art. 127 §1.º São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

    Art. 127  § 2.º Ao Ministério Público é assegurada autonomia funcional e administrativa...

  • erro na letra B:

    Não compete ao MP promover a ação penal pública exclusivamente, pois imporia ao MP a vedação de delegar. Ao Ministério Público compete promover a ação penal pública privativamente, ou seja, a proposição da ação pode ser delegada (aos Ministérios Públicos dos Estados, por exemplo).
  • A) O Ministério Público tem como princípios institucionais a unidade, a autonomia funcional e a indivisibilidade.

       ----> independência funcional.


    B) Compete ao Ministério Público, com exclusividade, propor a ação penal pública.

       ----> promover privativamente + na forma da lei.


    C) O Ministério Público abrange o Ministério Público da União e o Ministério Público dos estados, do Distrito Federal e territórios (*), cabendo, para destituição do procurador-geral da República, a iniciativa do presidente da República e a autorização da maioria absoluta do Senado, e, para a dos procuradores-gerais dos estados, do Distrito Federal e dos territórios, a deliberação da maioria absoluta dos seus poderes legislativos. 

      ----> primeiramente (*), está faltando o MPT (MP do trabalho) e MPM (MP militar) na composição do MPU. 

      ----> e no que tange a deliberação para destituição de PGJ (Procurador Geral do Estado = Procurador Geral de Justiça dos estados) no âmbito do MP DF e Terriotórios é do Senado Federal. Por que isso acontece? Por que o MP DF e Territórios faz parte do Ministério Público da União (vide art. 128, I). Tanto é assim, que a nomeação do PGJ no âmbito do MP DF e Territórios é do Presidente da República.


    D) Entre as competências do Ministério Público, há a de requisitar diligências investigatórias e a de autorizar a abertura de inquérito policial

      ----> O MP não autoriza, ele requisita. A questão pressupõe que o delegado de policia precisa pedir autorização ao MP para abrir inquérito, o que não é verdade, por motivos óbvios.


    E) Ao Ministério Público, a despeito de lhe ser vedado o exercício da advocacia e da representação judicial de entidades públicas, compete promover a defesa perante juízo dos direitos e interesses das populações indígenas.

      ----> correta! vide art.129, V, IX.



  • Princípios do MP: unidade, indivisibilidade e independência funcional.

    Compete ao MP, privativamente, promover a ação penal pública.

    O MP é formando pelo MPU (MPF, MPM, MPT e MPDFT) e MP dos Estados. Para destituição do Procurador-Geral do MPDF é necessária iniciativa do Presidente da República com aprovação da maioria absoluta do Senado Federal.

    MP instaura inquérito policial.

  • errei por pensar que exclusividade seria semelhante a PRIVATIVIDADE do MP!!!!

  • Bruno TRT, acredito que o erro mais grave seja o verbo "propor", quando na verdade é "promover" a ação penal...

  • Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

    I - promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei;

  •  a)

    O Ministério Público tem como princípios institucionais a unidade, a autonomia funcional e a indivisibilidade. 

    São principios institucionais do MP: a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional (Uiif)

     b)

    Compete ao Ministério Público, com exclusividade, propor a ação penal pública. 

    MP é um dos orgão que propõe a ação penal pública e conforme constituição é privativa e não exclusiva do MP. 

     c)

    O Ministério Público abrange o Ministério Público da União e o Ministério Público dos estados, do Distrito Federal e territórios, cabendo, para destituição do procurador-geral da República, a iniciativa do presidente da República e a autorização da maioria absoluta do Senado, e, para a dos procuradores-gerais dos estados, do Distrito Federal e dos territórios, a deliberação da maioria absoluta dos seus poderes legislativos. 

    O Minitério Público Abrange:

    A) Ministério Públiico da União

    a1) MPF

    a2)MPT

    a3)MPM

    a4)MPFDF e territórios

    b) MPE

    Procurador Geral da República (Maior de 35 ANOS + Integrante de Carreira+Nomeado Presidente +maioria absolutado senado) Destituido - Iniciativa do presidente da repúclica + autorização de maioria absoluta do senando

    Procurador Gerais dos Estados: Destituidos por maioria absoluta de poder legislativo, ba forma da lei complementar,

     d)

    Entre as competências do Ministério Público, há a de requisitar diligências investigatórias e a de autorizar a abertura de inquérito policial. 

    O MP requsita diligências investigatórias + instauração do inquérito. 

     e)

    Ao Ministério Público, a despeito de lhe ser vedado o exercício da advocacia e da representação judicial de entidades públicas, compete promover a defesa perante juízo dos direitos e interesses das populações indígenas.

    Correta

  • a) correta

    mnemônico: UII

    Unidade

    Indivisibilidade

    Independencia funcional

     

  • Pra quem está defendendo o "Exclusivamente / privativamente"

    Respondam esta questão: Q485706... quero ver... ¬¬

  • Quem tiver decorado melhor a letra da lei acerta essa questão. ZzZzZz...
  • Nossa, mas que peguinha miserável, hein!
    Nunca mais esqueço!!!

    De fato o colega abaixo (Hudson Soares) está certo. A própria CF/88 diz que a destituição dos procuradores-gerais dos estados e do DF será feita por maioria absoluta dos seus poderes legislativo (na forma de lei complementar).
    PORÉM, ENTRETANTO, TODAVIA, O MP do DF é regido pela Legislação Complementar n. 75/93, que não por acaso é a mesma que rege o MPU.
    Assim, [ art. 155, § 2º] O Procurador-Geral poderá ser destituído, antes do término do mandato, por deliberação da maioria absoluta do Senado Federal, mediante representação do Presidente da República.

    Alguns disseram que o erro está na omissão do MPM (MP Militar) e MPT (MP do Trabalho) na alternativa C, fazendo que ela se torne errada.
    Não penso que seja por isso, mas sim pelo fato de afirmar que a destituição do procurador-geral de justiça é feita pela maioria absoluta de seus poderes legislativos

    Na legislação da câmara distrital (DF) sequer menciona algo sobre destituição, ou seja, o poder legislativo distrital não tem capacidade para tal feito.

    Questão FDP..... Enfim.....
    Mais uma dica extra: A CF/88 diz que algumas circunstâncias do MP dos estados e do DF serão regidas seguindo legislação complementar. Tá certo que o DF segue lei complementar do MPU, mas ainda assim é lei complementar. PORÉM nem todos os estados utilizam de lei complementar. O Rio Grande do Sul é uma exceção, pois o MP de lá é regido por uma Lei Orgânica.

    Pronto... essas duas coisas não esqueço nunca mais!
    rsrsrs
     

  • Letra da LEI não aceita sinônimos, por isso bancas que combram letra da lei se deve GRAVAR, GRAVAR, GRAVAR....no caso do erro da opção que fala de indepedência ou autonomia...

  • É MUITA FALCATRUA ....

     

    ... E UM POUQUINHO ASSIM DE      V A D I A G E M !

     

    ( Q485706 Q402961 Q480507 ) FCC já deu o termo "exclusivo" de promover a ação penal pública tanto certo como errado.  CORRAM PARA AS COLINAS!

  • Pedro Vieira,

    a questão pede explicitamente as definições conforme a Constituição Federal, e não conforme o dicionário.

    Mais atenção antes de querer cantar de galo.

  • Banca fulera..apesar de acertar a questão,vejo que a letra ''B'' também está certa.

     

    o Ministério público ele é o dominus littis da ação penal pública.CF. Art°129,I ...ele é o dono da ação...não deixa de ser exclusivo !! passivo de anulação.

     

     

  • Procure a mais correta e seja feliz!

    Ok que que a B e a C poderiam está corretas ao se fazer uma análise mais profunda, porém não há dúvidas de que a E esteja correta.

  • O ministério público tem exclusividade tanto na ação penal pública condicionada como na incondicionada, não erro na Boca Tão pouco na C e E
  • A alternativa B não esta correta.


    O texto da CF diz que a ação penal é competência PRIVATIVA, e não exclusiva. Existe clara diferença entre as duas: Privativa é competência que pode ser delegada, exclusiva não pode.

  • Larysse Santos. Você está equivocada. MP não instaura inquérito, apenas realiza seu controle externo e requisita diligências.

  • geral caiu na B pelo fato do mp ser o titular da ação penal publica, o erro esta em exclusividade