SóProvas


ID
1209310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação ao gerenciamento de serviços e às práticas adequadas a esse tipo de gerenciamento, julgue os próximos itens.

A alteração da versão de um sistema operacional deve ser analisada pela gerência de releases, visto que esta é área responsável por verificar se métodos e procedimentos padronizados estão sendo utilizados.

Alternativas
Comentários
  • essa gerência de releases está no ITIL?

  • No processo Gerenciamento de Liberação e Implantação no estágio de Transição de Serviços, temos dois tipos de releases:

    1. Release Unit (Liberação de Unidade): Lembre-se como se fosse uma atualização solitária do Windows.
    2. Release Package: Um conjunto de release units - Imagine como se fosse um Service Pack do Windows com várias atualizações.
  • Releases = Liberação!!!!!! Ah cespe!

  • Sei lá, não concondei muito com a resposta.  Na minha opinião o processo Planejamento e Suporte da Transição (da fase de Transição) tem mais a ver com essa padronização.


    Busquei mais sobre o assunto, vejam só o que diz o guia oficial do ITIL v3 sobre os objetvos do processo Planejamento e Suporte da transição:


    "Ensure that all parties adopt the common framework of standard re-usable processes and supporting systems in order to improve the effectiveness and efficiency of the integrated planning and coordination activities." (Guia Oficial ITIL v3, Service transition)


    OBS: Pelo visto o CESPE cobrou ITIL v2, onde existia um processo chamado Release Management (https://pt.wikipedia.org/wiki/Information_Technology_Infrastructure_Library)