-
Para que seja eficiente no sentido de Pareto, se faz necessário que a situação de um indivíduo piore e a do outro melhore!
ERRADA
-
ERRADO
O ótimo de Pareto requer eficiência na distribuição dos bens. Se as preferências dos indivíduos são distintas, posso retirar o produto x da pessoa B e dar para A pois B não requer tantos produtos X. Não estaria violando o ótimo de Pareto, já que B não se sente prejudicado em perder X pois não gosta tanto de X.
Ótimo de Pareto: Ponto em que não se pode melhorar a utilidade ("bem estar") de alguém sem prejudicar outro agente econômico.
-
Se as preferências dos indivíduos são diferentes, então a escolha ótima
de cada indivíduo também será diferente. Logo, a distribuição igualitária da
quantidade do bem não é eficiente de Pareto, haja vista que pode aumentar a utilidade de um agente, sem degradar a utilidade de qualquer
outro agente.
Gabarito: Errado.
-
Cespe em Economia é complicado...
Vc pensa: é, poder ser que um bem seja um mal (ou totalmente indiferente ao consumidor)... Por outro essa economia tem apenas um bem...
-
Errado!
Se eu adoro livros e não gosto de filmes e se para você é o contrário, uma alocação que dê metade dos livros para você e outra metade para mim - e o mesmo ocorrendo com os filmes – não será eficiente no sentido de Pareto.
Isso porque nossas preferências são completamente diferentes.
Neste caso, se você me der livros em troca de filmes, ambos teremos nossa utilidade aumentada.
E se é possível fazer trocas vantajosas para nós dois é porque a alocação inicial não é Pareto ótima!
Resposta: E
-
A economia tem apenas 1 bem mas pode ser que esse bem não seja interessante para um consumidor (seja um mal), portanto prefere ficar com menos dele ou até com nada. (Destaca-se: mesmo que as preferencias sejam bem diferentes) Gab: Errado.
-
O indivíduo não pode escolher a sua própria cesta, e o bem em questão pode ser considerado um mal.
Gabarito errado