SóProvas


ID
1209397
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com base na teoria keynesiana, julgue os itens subsequentes.

Entre os motivos para que as pessoas retenham moeda, citam-se a transação, ou seja, a necessidade de efetuar pagamentos; a precaução, decorrente da incerteza do valor monetário dos ativos; e a especulação, ocasionada pela possibilidade de eventos inesperados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    De acordo com a teoria da preferência pela liquidez, de Keynes, a moeda é uma forma que passa segurança para os agentes para que consigam enfrentar o futuro, quanto este é incerto.

    A preferência pela liquidez determina a quantidade de moeda que o público deseja reter de acordo com o valor da taxa de juros: “Isto implica que, se a taxa de juros fosse menor, isto é se a recompensa da renúncia à liquidez se reduzisse, o montante agregado de moeda que o público desejaria conservar excederia a oferta disponível e que, se a taxa de juros se elevasse, haveria um excedente de moeda que ninguém estaria disposto a reter.

    Existem 4 motivos que levam a um agente demandar moeda :

    1) Motivo transação: esse esta ligado as despesas, como alugueis, contas etc... São gastos rotineiros, que tem grande previsibilidade são planejados sem maiores riscos.

    2) Motivo Precaução: quando o agente retêm alguma quantidade de moeda afim de se prevenir de algum gasto inesperado, como por exemplo uma multa, um gasto com medicamentos de uma doença inesperada.

    3) Motivo Especulação: está relacionado na incerteza sobre a taxa de juros futura. Por exemplo, agentes que agem de modo a tentar influenciar na taxa de remuneração, fato que é muito comum no mercado de capitais onde as pessoas tentam baixar o preço de uma ação em quanto um outro grupo faz o inverso, tentar valorizar suas ações.

    4) Motivo Financeiro: referisse a um gasto menos rotineiro, porém planejado, como por exemplo, a compra de bens de capital em uma indústria.

    No caso da questão os conceitos foram trocados.


  • Só para ser um pouco mais objetivo que o nosso colega abaixo

    O Cespe trocou a definição de ESPECULAÇÂO com PRECAUÇÂO

  • A questão traz corretamente os três motivos (transação, precaução e a especulação), mas troca as definições de precaução e especulação.

              Precaução seria ocasionada pela possibilidade de eventos inesperados (já que os indivíduos têm incerteza em relação ao futuro e guardam moeda para se precaver de infortúnios).

              Já a especulação seria decorrente da incerteza do valor monetário (que é o que faz um indivíduo optar por manter seu ativo moeda em uma aplicação financeira, por exemplo)

    Resposta: E

  • Entre os motivos para que as pessoas retenham moeda, citam-se a transação, ou seja, a necessidade de efetuar pagamentos; a especulação , decorrente da incerteza do valor monetário dos ativos; e a precaução, ocasionada pela possibilidade de eventos inesperados.

    Inversão dos conceitos

    GAB.ERRADO