SóProvas


ID
1209421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito do mercado de trabalho e do nível de atividade econômica, julgue

O aumento real das taxas salariais acima da produtividade do trabalho, em decorrência de pressões sindicais, é um exemplo de inflação de custos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C 

    Inflação de custos é a que sobrevém quando os custos de produção ficam mais altos. Se os preços do petróleo sobem nas bolsas de Londres e Nova York, aumentam os custos de produção e de transporte de tudo o que leva derivados de petróleo. Em seguida, esse aumento de custos vai para o preço final.

    Complementando :

    INFLAÇÃO DE CUSTOS:aumento dos preços de um produto devido ao aumento de seus custos de produção. Pode ser de dois tipos:

    • Induzida:quando resultado aumento da demanda por um fator de produção escasso. Exemplo: o 'boom' da informática aumenta os salários dos especialistas nessa área.
    • Autônoma:se resultar da pressão de grupos oligopolizados ou de monopólios (sindicatos, multinacionais, estatais etc.). Exemplo: as empresas de energia elétrica (monopólio estatal) em São Paulo aumentaram seus preços, entre abril de 83 e abril de 84, em 227%contra 189% para o INPC, 186% para a ORTN e 188% para o dólar, todas as percentagens se referindo ao mesmo período (128).

  • Completando o comentário acima

    CONCEITO

    O fenômeno da inflação não é pacífico na teoria econômica no que diz respeito à sua conceituação. Em geral, o mesmo é definido como o aumento continuado, permanente e generalizado dos níveis de preços em uma economia.

    INFLAÇÃO DE DEMANDA

    Ocorre quando a demanda agregada supera a oferta agregada por bens e serviços. Para que ocorra, é necessário pressupor que a capacidade ociosa da economia está próxima ao nível de pleno emprego dos fatores de produção.

    Sua causa podem ser as mais diversas:

    a) Aumento dos gastos governamentais;
    b) Excesso de moeda;
    c) Excesso de crédito;
    d) Choque de demanda (euforia).

    INFLAÇÃO DE CUSTO (OU DE OFERTA)

    Ocorre quando o custo de produção é repassado aos preços ao consumidor. Dependem de um mercado concentrado, assim, quanto maior a concentração do mercado (menor concorrência), mais os empresários possuem o poder de repassar o aumento dos custos para os preços finais.

    A inflação de custo pode ser causada, ainda, pelo choque de oferta. Quando fenômenos inesperados afetam a produção (como a quebra de uma safra causada por fenômenos naturais).

    INFLAÇÃO ESTRUTURAL

    Ocorrem pela elevação dos custos de produção, porém, ao contrário da inflação de custo é causada pela configuração da infraestrutura existente no local (estradas, transporte, energia e etc), que afetam os custos dos processos de produção, distribuição e fornecimento.

    INFLAÇÃO INERCIAL

    Causada pelo efeito psicológico dos agentes, quando acreditam na elevação dos níveis de preço e agem de tal modo que a inflação de fato se concretize. Em outras palavras, está relacionada às expectativas dos agentes e sua memória inflacionária. Presente em economias com preços indexados.

    INFLAÇÃO REPRIMIDA

    Os preços não sobem ou sobem pouco devido às medidas governamentais de contenção como tabelamento, racionamento e etc.


  • Ao aumentar os salários, as famílias consumirão mais, enquanto a oferta permanecerá inalterada pois não houve o acompanhamento do aumento da produtividade, logo, o aumento da demanda das familias pressionará os preços para cima.

    É o que ocorre no Brasil atualmente, as pessoas querem aumentos de salários sem a contrapartida do aumento da produção, e isso gera inflação de custos, ou seja, os custos das empresas aumentam, e os produtores repassam esses custos ao consumidor final via preços.
  • Se o salário real aumenta mais do que a produtividade, isso significa que o custo (salário) está aumentando mais que a produção. Neste caso, com custos maiores, a empresa faz é elevar o preço do produto que vende.

    Nessa situação, teremos inflação de custos e representamos por um deslocamento para cima e para a esquerda da curva de oferta:

    Resposta: C