-
Errado
Saúda e educação são bens misto, tanto a iniciativa pública quanto a iniciativa privada podem fornecer esses serviços.
Um exemplo de bem público é a defesa nacional.
-
Para complementar o comentário do colega, também são chamados de bens semi-públicos ou meritórios. São uma classificação intermediária entre bens públicos
e bens de mercado; e podem ser produzidos tanto pelo setor privado quanto pelo
público. Nos exemplos da questão, podemos ter escolas particulares ou públicas, assim como podemos ter hospitais privados ou que atendem pelo SUS.
-
A educação e a saúde são consideradas bens públicos, sujeitos ao princípio da não exclusão, de forma que, além do Estado, somente instituições sem fins lucrativos podem fornecer esses serviços no Brasil.
Saúde e educação são considerados bens semi-públicos, pois apesar de serem fornecidos em parte pelo ente público podem ser fornecidos pela iniciativa privada, justamente porque são rivais e excludentes.
-
Tudo errado!
Educação e saúde não são bens públicos exatamente porque são excludentes.
É perfeitamente possível impedir um aluno que não pagou por isso de assistir uma aula ou ingressar numa escola. Também é perfeitamente possível não atender um paciente que não está pagando.
E isso propicia que tais mercados sejam lucrativos, de modo que é claro que instituições com fins lucrativos também possam fornecer esses serviços no Brasil. É o caso dos hospitais particulares e das escolas e faculdades privadas.
Resposta: E