-
Correto
Receita - Despesas = (Orçamento fiscal, orçamento primário)
que deve ser:
- Equilibrado
- Superavitário
________________________________________
O que é Deficit operacional? (D.O.)
Receita - Despesas - Juros da dívida passada... ai entra o
N ecessidade
F financiamento
S etor
P úblico
Em 1994 FHC, ex presidente do Brasil, acordou com o FMI em troca de mais crédito que o Brasil teria o seu orçamento fiscal/primário sempre superavitário e o seu lucro pagaria os juros da dívida passada.
-
Resultado Primário = Receitas - Despesas. Logo, não são contados os juros nem a atualização monetária; em outras palavras, não são contados os juros nominais, que são os juros que incluem a atualização monetária.
Resultado Operacional = Receitas - Despesas - Juros Reais. Ou seja, é contabilizado na operação a subtração dos juros reais, que são aqueles juros que não incluem a atualização monetária.
Resultado Nominal = Receitas - Despesas - Juros Nominais. Esse resultado é o mais completo, pois ele contabiliza tudo que entra e tudo que sai (despesas, juros e atualização monetária).
-
Sinval Batista o que você falou vai de encontro com o que diz a questão.
A questão afirma que exclui (subtrai) do resultado nominal os juros nominais, ou seja: Resultado Primário = NFSP nominal - Juros nominais.
O que está CORRETO.
Resultado Nominal = Receitas - Despesas (não considera as correções monetárias, ou seja, os efeitos da inflação).
Resultado Operacional = NFSP nominal - atualização monetária incidente sobre a dívida líquida.
Houve uma confusão entre Resultado Primário e Resultado Nominal.
-
O esforço fiscal do setor público é representado pelo resultado primário do governo, dado que esse método exclui do resultado nominal a parcela referente aos juros nominais incidentes sobre a dívida líquida.
A questão está mal redigida. Quando se faz menção aos juros nominais, há que se dizer que eles incidem sobre a dívida bruta e não sobre a dívida líquida, pois dívida bruta + juros indicidentes sobre esta = dívida líquida.
Errei a questão por isso e, ao meu ver, acredito que caberia recurso.
-
Está certo. É importante você ter em mente isso: como o resultado primário exclui o valor dos juros nominais, ele reflete melhor o esforço fiscal do setor público.
Isso porque o valor pago em juros não está sob o controle do governo, simplesmente porque ele deriva da incidência de uma determinada taxa de juros sobre o estoque da dívida.
O que importa em termos de esforço fiscal é o quanto o governo conseguiu economizar para pagar estes juros e conter a alta do endividamento.
Resposta: C
-
A Iara Batista está certa, o comentário do Silval trocou o Resultado Nominal e o Primário.