SóProvas


ID
1209472
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere à dinâmica da dívida pública e às formas de se apurar o resultado fiscal do governo, julgue os próximos itens.

Um país em que se observem constantes déficits fiscais superiores ao crescimento do PIB tende a apresentar, na ausência de emissão de moeda, trajetória crescente da relação dívida pública/PIB.

Alternativas
Comentários
  • Déficit fiscal significa gastar mais que receber. O PIB é a produção de riquezas do país. Então, vejamos: se eu gasto mais que eu recebo, eu terei dívida; mas se eu tenho muita riqueza, eu posso utilizar dessa riqueza para pagar a dívida. Entretanto, se eu gasto mais que recebo, e ainda produzo menos riqueza do que essa dívida que contraí, como vou pagá-la? Não tem jeito. Uma forma de captar recursos para pagá-la é emitir moeda (que trás consequências negativas, como inflação e desvalorização da moeda). Se o governo também não faz isso, como diz a questão, a dívida que ele contraiu aumentará cada vez mais, pois, além de ele não ter como pagar, incidirão juros sobre ela e, assim, a haverá uma trajetória crescente na relação dívida/PIB. Isso é o que acontece atualmente (2014) no Brasil: PIB baixo, endividamento público alto e, consequentemente, recessão técnica na Economia. 

  • Para quem não entende os comentários,como eu, sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

    Déficit fiscal significa gastar mais que receber. O PIB é a produção de riquezas do país. Então, vejamos: se eu gasto mais que eu recebo, eu terei dívida; mas se eu tenho muita riqueza, eu posso utilizar dessa riqueza para pagar a dívida. Entretanto, se eu gasto mais que recebo, e ainda produzo menos riqueza do que essa dívida que contraí, como vou pagá-la? Não tem jeito. Uma forma de captar recursos para pagá-la é emitir moeda (que trás consequências negativas, como inflação e desvalorização da moeda). Se o governo também não faz isso, como diz a questão, a dívida que ele contraiu aumentará cada vez mais, pois, além de ele não ter como pagar, incidirão juros sobre ela e, assim, haverá uma trajetória crescente na relação dívida/PIB.

  • Perfeito!

    O déficit é o quanto a dívida aumenta no período.

    Logo, a relação Dívida/PIB aumentará se o déficit (variação do numerador) seguir crescendo mais do que o PIB (denominador).

    Ou seja, se este déficit superior ao crescimento do PIB não for compensado por emissão de moeda (receita de senhoriagem, que causa inflação), a trajetória da relação dívida/PIB fatalmente será crescente.

     

    Resposta: C