-
CERTO
Por política fiscal entende-se a atuação do governo no que diz respeito à arrecadação de impostos e aos gastos (G). Lembrando que os gastos agem de forma direta no PIB (= C + I + G + X - M).
Como os gastos públicos agem de forma direta na demanda agregada (renda) e aarrecadação age de forma indireta, dizemos que a política fiscal via gastos é mais eficaz (intensa) que política fiscal executada via arrecadação de impostos(tributação).
Quando a política fiscal é realizada no sentido de aumentar a renda (demanda agregada) da economia, dizemos que ela é expansionista, expansiva, ou ainda, inflacionária (como ela aumenta a demanda agregada, há incentivo para aumento generalizado dos preços).
Quando a política é realizada no sentido de reduzir a renda agregada, dizemos que ela é restritiva, contracionista, pró-cíclica ou anti-inflacionária (como ela reduz a demanda agregada, como resposta, os preços tendem a baixar).
Heber Carvalho e Jetro Coutinho (Estratégia)
-
Eu marquei errado por causa daquele "e investimentos". Gastos do governo não são só despesas correntes? Investimentos são despesas de capital.. alguém poderia explicar?
-
Perfeito!
A assertiva resume muito bem o que é política fiscal.
Trata-se do governo atuando na economia elevando ou reduzindo gastos ou tributação.
A elevação ou redução dos gastos impacta diretamente na economia porque o governo age demandando bens e serviços nesta economia.
Pelo lado da tributação, o impacto é indireto porque ao reduzir ou aumentar a tributação, o governo deixa mais ou menos recursos com a população. Mas cabe a esta demandar bens e serviços com este recurso a mais ou a menos.
Resposta: C
-
PIB = DA = Y = C + I + G + X - M
C, I, G e X sao diretamente proporcionais. M é inversamente proporcional.
Como C:
C = Ca + c.Yd
Yd = Y - T
PIB = DA = Y = [(Ca + c(Y - T)]+ I + G + X - M
T é inversa e indiretamente proporcional ao Produto (ou Renda, ou Demanda agregada). A relaçao indireta deve-se à maior ou menor disponibilidade de renda (Yd). Assim, como menor T, maior Yd. Nesse caso, os agentes podem decidir poupar ou consumir esse excedente de renda.