SóProvas


ID
1209502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere às políticas econômicas adotadas na Nova República, julgue os itens que se seguem.

A política econômica da Nova República iniciou-se com o anúncio de medidas de austeridade fiscal e monetária e com a restrição ao crédito oficial e à contratação de novos servidores pela administração pública. A adoção dessas medidas permitiu a queda da taxa de inflação.

Alternativas
Comentários
  • A Nova República veio com o fim da ditadura militar, caracterizada pela democratização política e estabilização econômica nacional.
    Sabendo desse fato histórico, analisemos a questão:

    Ela afirma que foram tomadas medidas de austeridade fiscal e monetária (ou seja, contracionistas), diminuindo o crédito e a contratação de novos servidores - diminuindo o fluxo de dinheiro no mercado, diminuindo a demanda agregada e controlando a inflação.

  • Política econômica da Nova República = Plano cruzado I

    PROPOSTA de política econômica: política fiscal e monetária CONTRACIONISTA

    Política econômica na PRÁTICA: política fiscal e monetária EXPANCIONISTA

  • Nova república???? 

  • CORRETA
    Após 21 anos de regime militar, a Nova República nasce em março de 1985. O novo governo (Sarney) iniciou sua administração anunciando medias de austeridade fiscal e monetária, numa perspectiva claramente ortodoxa.

    Restrição à contratação de novos servidores por meio da instituição do concurso público (CF 88).
    Inicialmente houve queda da taxa da inflação mas depois voltou a subir.
  • N entendi essa questão. Até onde eu saiba, a política econômica da Nova Republica foi "frouxa" (segundo o livro do Giambiagi).

    E, justamente por esse motivo, a inflação disparou.

    Alguém sabe de alguma referência bibliográfica onde eu possa buscar a afirmativa desta questão?

  • Esse gabarito parece estar equivocado. Segundo o livro A Ordem do Progresso, a política do Gradualismo (pré-Plano Cruzado) teve sim medidas de austeridade fiscal e monetária, mas foram insuficientes para debelar a inflação.

    "Além de facilitar as negociações em curso com o FMI, o corte nos gastos públicos e o aperto na política monetária deveriam ser percebidos como o primeiro passo de um governo gastador na direção de um pacto social, algo que não se materializou neste período. 
    (..) 
    O fracasso do gradualismo em produzir sequer a estabilização das taxas mensais de inflação não ameaçavam apenas os ministros da área econômicas, mas também a coalizão política que sustentava o governo."
  • Gabarito oficial: certo

    A meu ver:errado

    Também discordo do gabarito, assim como os colegas. Esses planos heteroxos falharam porque não conseguiam cumprir o que prometiam...

    Tensionavam a controlar gastos, mas na prática eram tantas as exceções que a inflação voltava mais forte. 

     

  • Acho tão estranho pq A república nova é o período pós vargas, e nova república é a era pós ditadura militar. Poderiam inventar nomes mais originais,né?