-
Compensação justa e adequada: Pode ser vislumbrada através da adequada remuneração ao trabalho além de critérios de equidade.
Condições de trabalho: Caracterizado pelas condições reais existentes no local de trabalho para realização das tarefas.
Uso e desenvolvimento de capacidades: Remete a necessidade de utilização das habilidades e conhecimentos do trabalhador, da sua capacidade de desenvolver sua autonomia e autocontrole.
Integração social da empresa: Objetiva medir a ausência de diferenças hierárquicas marcantes, apoio mútuo, franqueza interpessoal e ausência de preconceito são fatores precípuos para um bom nível de integração social nas empresas.
Constitucionalismo: Caracteriza pelos direitos dos empregados cumpridos na instituição.
Relevância total da vida no trabalho: Percepção do empregado em relação à responsabilidade social da instituição na comunidade, à qualidade de prestação dos serviços e ao atendimento de seus empregados.
-
Dort - (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho) - São movimentos repetidos de qualquer parte do corpo que podem provocar lesões em tendões, músculos e articulações, principalmente dos membros superiores, ombros e pescoço devido ao uso repetitivo ou a manutenção de posturas inadequadas resultando em dor fadiga e declínio do desempenho profissional tendo como vítimas mais comuns os: digitadores, datilógrafos, bancários telefonistas e secretárias.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/7012/dort-disturbio-osteomuscular-relacionado-ao-trabalho#ixzz3CN0zDeKU
-
A questão aborda as categorias/fatores que afetam a QVT, segundo R.E WALTON:
1. Compensação Justa e Adequada - (a)
2. Condições de Segurança e Saúde no Trabalho - (b)
3. Utilização e Desenvolvimento de Capacidades
4. Oportunidades de crescimento contínuo e segurança
5. Integração Social na organização - (d)
6. Constitucionalismo - (e)
7. Trabalho e Espaço total de vida8. Relevância Social da Vida no Trabalho
-
a) Compensação justa e adequada. (categoria organizacional); indicador(plano de carreira)
b) Condições de saúde e segurança no trabalho. (categoria biológica); indicador(controle de acidentes)
c) Desenvolvimento de Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). não faz parte! acredito q se tivesse" tratamento" ao invés de desenvolvimento estaria correto.
d) Integração social na organização de trabalho. (categoria social); indicador(atividade esportiva)
e) Constitucionalismo. categoria(organizacional); indicador(direitos constitucionais)
-
Gabarito:C
-
Gab. C
Para Walton, exitem oito fatores que afetam a QVT:
1. Compensação justa e adequada: a justiça distributiva de compensação depende da adequação da remuneração ao trabalho que a pessoa realiza, da equidade interna (equilíbrio entre as remunerações na organização) e da equidade externa (equilíbrio com as remunerações do mercado de trabalho). Alternativa A
2. Condições de segurança e saúde no trabalho: envolvendo as dimensões jornada de trabalho e ambiente físico adequado à saúde e ao bem-estar da pessoa. Alternativa B
3. Utilização e desenvolvimento de capacidades: proporcionar oportunidades de satisfazer as necessidades de utilização de habilidades e conhecimentos do trabalhador, desenvolver autonomia, autocontrole e de obter informações sobre o processo total do trabalho, bem como retroinformação quanto ao desempenho.
4. Oportunidades de crescimento contínuo e segurança: no sentido de proporcionar possibilidades de carreira na organização, crescimento e desenvolvimento pessoal e segurança no emprego de forma duradoura.
5. Integração social na organização: eliminação de barreiras hierárquicas marcantes, apoio mútuo, franqueza interpessoal e ausência de preconceito. Alternativa D
6. Constitucionalismo: estabelecimento de normas e regras da organização, direitos e deveres do trabalhador, recursos contra decisões arbitrárias e um clima democrático na organização. Alternativa E
7. Trabalho e espaço total de vida: o trabalho não deve absorver todo o tempo e a energia do trabalhador em detrimento da vida familiar e particular, de lazer e atividades comunitárias.
8. Relevância social da vida no trabalho: o trabalho deve ser uma atividade social que traga orgulho para a pessoa em participar de uma organização. A organização deve ter uma atuação e uma imagem perante a sociedade, responsabilidade social, responsabilidade pelos produtos e serviços oferecidos, práticas de emprego, regras bem definidas de funcionamento e administração eficiente.
Fonte: Gestão de pessoas - Idalberto Chiavenato - 2014.
-
Achei essa questão meio sem sentido. Se essa moléstia está inserida na dinâmica trabalhador-empresa, ela APRESENTA uma característica sim!