SóProvas


ID
1210015
Banca
FDRH
Órgão
IGP-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação ao estudo dos orifícios de entrada e saída dos projetis de arma de fogo, analise as seguintes afirmações.

I – O halo hemorrágico visceral de Bonnet, encontrado principalmente no pulmão, é um sinal comprovador de entrada de projetil a qualquer distância.
II – Na calota craniana o ferimento de entrada na lâmina externa do osso é regular, arredondado e em forma de “saca-bocado”, enquanto, na lâmina interna, é irregular maior que o da lâmina externa e com bisel interno bem definido.
III – Na calota craniana o ferimento de saída apresenta um amplo bisel interno, repetindo a forma de tronco de cone, com base voltada para dentro.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Epônimos de Bonnet:

    BONNET = Sinal de. Rotura dos ligamentos cricóide e tireoideo em enforcados
    BONNET também = Sinal do decalque de. Disparo sobre roupa de trama frouxa, onde a fuligem transpassa a roupa seletivamente, reproduzindo a trama do tecido
    BONNET também = Regra de. Evolução da rigidez cadavérica. Inicia-se logo após a morte e atinge o máximo na décima quinta hora e desaparece lentamente com os fenômenos destrutivos
    BONNET também = Sinal de. Sinal do funil. Determina o sentido do projetil de arma de fogo no osso, em especial no crânio. A tábua óssea primeiro rompida apresenta diâmetro menor que a segunda.
    BONNET também = Sinal de. Marcas da trama do laço em enforcados
    BONNET também = Halo visceral de. Halo hemorrágico visceral circunjacente à entrada de projetis de arma de fogo, no coração e pulmões
    BONNET também = Sinal de. Rotura das cordas vocais em enforcados
  • III - Na calota craniana o ferimento de saída apresenta um amplo bisel interno, repetindo a forma de tronco de cone, com base voltada para dentro.Quando o feirimento é de saída a base é voltada para fora.

  • Segundo o mestre Genival Veloso de França:

    I - (...)É um sinal comprovador de entrada de bala a qualquer distância. Nas vísceras, principalmente no pulmão, o ferimento de entrada apresenta o halo hemorrágico visceral de Bonnet. Não se observa no de saída (...).

    II e III - O diagnóstico diferencial entre o ferimento de entrada e o de saída no plano ósseo, principalmente nos ossos do crânio, é feito pelo sinal do funil de Bonnet ou do cone truncado de Pousold. Na lâmina externa do osso, o ferimento de entrada é arredondado, regular e em forma de "saca-bocado". Na lâmina internam o ferimento é irregular, maior do que o da lâmina externa e com bisel interno bem definido, dando à perfuração a forma de um funil ou de um tronco de cone, mas desta vez com a base voltada para fora.

  • Sobre o I- França fala que não tem

    Sobre o III - Voltado pra fora

    A II é o funil de Bonnet