SóProvas


ID
1210057
Banca
FDRH
Órgão
IGP-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Paciente é conduzido a atendimento em serviço de emergência psiquiátrica e, após, à perícia no Departamento Médico Legal. Ao exame, apresentava excitação, alucinações, emagrecimento, sinais clínicos de anorexia e embotamento da memória, com relato por familiares de que ele tem apresentado também vigília prolongada, história de convulsão, sinusite, apresentando-se disfônico ao exame.

A causa mais provável dos sintomas desse paciente está associada ao uso de

Alternativas
Comentários
  • Pelos sinais expostos o mesmo consumiu uma droga psicoanaléptica ( estimulante).

    Irritabilidade, insônia, anorexia são caracteristicas.

    A única droga estimulante nas assertivas é a cocaína.

    Portanto letra e)

  • A sinusite matou a questão ! 

  • A cocaína ou metil-benzoil-ecgonina é um poderoso estimulante do sistema nervoso central obtido das folhas da Erythroxylon coca.

    Seu efeito estimulante sobre a cortiça cerebral desencadeia, no homem, ausência de fadiga (tanto que os indígenas peruanos que mascam folhas de coca aguentam longas caminhadas fatigantes carregando fardos excessivamente pesados sem demonstrar cansaço), carecimento de fome, aceleração do pulso, respiração rápida, insônia, aumento da atividade motora, sentimentos físicos e mentais estereotipados, loquacidade, excitação eufórica com conservação da inteligência e da consciência, e, amiúde, alucinações auditivas, visuais e táteis.

    Delton Croce, Medicina Legal.