SóProvas


ID
1210063
Banca
FDRH
Órgão
IGP-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Duas jovens, há alguns anos, foram vítimas, no centro de Porto Alegre, de agressão por substância cáustica, resultando em lesões com deformidade permanente.
Esse ato caracteriza

Alternativas
Comentários
  • Ação de causticos ( álcalis, ácidos, sais) ---->  São denominadas de vitriolagem.

    Óleo de Vitríolo, denominado de ácido sulfúrico ( H2SO4), dai deriva-se o nome.

    Opção B)

  • Lesões e mortes causadas por agentes cáusticos:

    Caustico é aquele agente que queima no contato com a pele, é uma reação química que libera calor (exotérmica) queimando a peleExistem dois grupos de agentes cáusticos: ácidos (sulfúrico, nítrico e clorídrico) e as bases (soda cáustica e a potassa cáustica).

    Os ácidos produzem lesões do tipo queimaduras (reações exotérmicas) desidratando a pele – a ácido sulfúrico, vulgarmente denominado de “óleo de vitriolo”, gera lesões negras, o ácido nítrico gera lesões amareladas e o ácido clorídrico gera lesões vermelhas.

    Já as bases, quando em contato com a pele geram calor, produzindo lesões tipo queimaduras que liquefazem a pele (desidratam), gerando lesões esbranquiçadas e úmidas.

    Vitriolagem

    É uma lesão corporal de natureza gravíssima (art. 129, §2º, IV do CP), onde o agressor joga ácido sulfúrico contra o rosto da vítima visando causar-lhe deformidade permanente. Se denomina vitriolagem porque o ácido sulfúrico é também denominado de “óleo de vitríolo”. Por isso, apesar de os ácidos nítrico e clorídrico (também denominado de “ácido muriático”) produzirem o mesmo dano que o ácido sulfúrico quando jogado no rosto da vítima, não há que se falar em vitriolagem nesses dois casos.

     

    Apesar disso, o Professor Roberto Blanco alerta que de forma muito comum, como na questão em apreço, as banca examinadoras chamam de vitriolagem a lesão causa por cáustico.

  •  mitridatismo é a adaptação do organismo a um veneno.