SóProvas


ID
1210141
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Na Constituição Federal de 1988, o regime funcional de alguns agentes públicos é tratado de forma diferenciada do regime dos servidores públicos em geral, em virtude das características próprias exigidas pelo interesse público.
Assinale a alternativa em que se apresenta a situação prevista na Constituição Federal de 1988 aplicável aos membros do Ministério Público.

Alternativas
Comentários
  • ALGUÉM PODE COMENTAR...

  • Erros encontrados em cada alternativa!

    A - decorridos 3 anos

    B - é NOMEADO pelo governador, PERMITIDA UMA recondução

    D - é GARANTIA a inamovibilidade, pelo voto da MAIORIA ABSOLUTA.

    E - a CF não faz menção alguma sob efeito cascata ao se referir a irredutibilidade, conforme Art. 128, 5º, I, c

  • Gabarito contestável!  A letra (C) pode estar errada, se considerarmos a frase '' salvo a de magistério'', pois a constituição se refere a ' salvo a uma de magistério' .

  • Gabarito letra c).

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL

     

    a) Art. 128, § 6º Aplica-se aos membros do Ministério Público o disposto no art. 95, parágrafo único, V.

     

    * Art. 95, Parágrafo único, V -  exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.

     

     

    b) Art. 128, § 3º Os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma recondução*.

     

    * CUIDAR QUE O PROCURADOR-GERAL DO ESTADO PODE SER RECONDUZIDO APENAS UMA VEZ. O PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA É PERMITIDA A RECONDUÇAO (É POSSÍVEL MAIS DE UMA RECONDUÇÃO).

     

    Art. 128, § 4º Os Procuradores-Gerais nos Estados e no Distrito Federal e Territórios poderão ser destituídos por deliberação da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva.

     

     

    c) Art. 128, § 5° Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros: 

     

    II - as seguintes vedações:

     

    d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério.

     

     

    d) Art. 128, § 5° Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros:

     

    I - as seguintes garantias:

     

    b) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa.

     

    DICA: NESSA CAPÍTULO "DO PODER JUDICIÁRIO" e "FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA", A EXPRESÃO "DOIS TERÇOS" APARECE EM 3 LUGARES APENAS, SENDO ELES:

     

    RECUSAR O JUIZ MAIS ANTIGO (Art. 93, II, "d");

     

    -  STF RECUSAR O RECURSO EXTRAORDINÁRIO (Art. 102, § 3º);

     

    STF APROVAR, REVISAR, OU CANCELAR SÚMULA VINCULANTE (Art. 103-A).

     

    NOS DEMAIS CASOS, O QUÓRUM É MAIORIA ABSOLUTA.

     

     

    e) Art. 128, § 5° Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros:

     

    I - as seguintes garantias:

     

    c) irredutibilidade de subsídio, fixado na forma do art. 39, § 4º, e ressalvado o disposto nos arts. 37, X e XI, 150, II, 153, III, 153, § 2º, I

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  •  a) Não podem os referidos membros exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual tenham se afastado, antes de decorridos 3 meses do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.

    Se não ler com atenção já perde a questão.

  • Nao entendi o porquê a letra C da certa.

    No art .128, §6 diz que aplica-se aos membros do Ministério Público o disposto no art. 95, parágrafo único, V

    Lá no art. 95, parágrafo único,V diz o seguinte: exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.

    No art. 95, Parágrafo unico, I diz o seguinte: exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério.

    Só que é claro que só será aplicado o inciso V e nao o Inciso I como aponta o gabarito da questão.

  • Juro que li na letra C "salvo a de magistrado"