SóProvas


ID
1210336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de patrimônio e conceitos correlatos.

A situação líquida de uma organização, que resulta da diferença entre seus ativos e seus passivos, é afetada negativamente pelas despesas da organização e positivamente pelo reconhecimento de receitas e investimentos feitos por seus acionistas.

Alternativas
Comentários
  • Pensei que os " investimentos feitos por seus acionistas" já constassem no ativo não circulante... A não ser que esse "investimento" seja o aumento de capital social... Achei meio dúbia.

  • A  situação  líquida  ou  patrimônio  líquido  é  a  diferença  entre  o  ativo  e  o passivo.  A  situação  líquida  poderá  ser  aumentada  quando  o  resultado  do exercício  positivo  (lucro:  receita  maior  que  despesa),  sendo  o  inverso verdadeiro. 

    Portanto, uma despesa diminui a situação líquida e uma receita aumenta a situação líquida. 

    Além  dessas  informações,  o  CESPE  afirma  que  a  situação  líquida  é aumentada  por  investimentos  feitos  pelos  sócios,  essa  afirmação  é verdadeira, vejamos: 

    Quando há aumento de capital social em dinheiro, por exemplo, temos o seguinte lançamento: 

    D – Caixa 

    C – Capital Social. 

    Esse  aumento  de  capital  social,  consequentemente  aumenta  a  situação líquida. 

    Neste  caso,  o  termo  investimento  é  sinônimo  de  aplicação  de  recursos. Pensamos  assim:  onde  a  empresa  buscou  o  recurso??  Com  os  sócios. Onde foi aplicado esse recurso?? o dinheiro (recurso) está no Caixa, que poderá ser usado para comprar mercadorias, imobilizado, etc. 

    Gabarito: Certo. 

    FONTE: Prof. Otávio Souza (PONTO DOS CONCURSOS)

  • Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultem em aumento do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de aporte dos proprietários da entidade;

  • Mas se o investimento fosse feito através de um empréstimo, nao aumentaria o Passivo? Entao poderia ser algo negativo para a empresa, ou ao menos neutro e nao nescessariamente positivo.

    Certo?

  • Respondendo ao colega Rafael Rocco 3 anos depois...

    Empréstimo não influencia na Situação Líquida, visto que gerará um ativo e um passivo a pagar, logo, no cálculo da "SL" (Ativo - Passivo Exigíviel), ambos serão anulados.

  • Se eu errar essa posso desistir do concurso e da vida kkkk

  • Corroborando:

    O CESPE considera que, mesmo afetando o PL, o aumento do capital social é um fato permutativo, pois envolve contas patrimoniais.

  • Investimento não aumenta PL, é fato permutativo. Apenas posteriormente é que ele pode vir a aumentar, através de receitas. Mas no momento do seu reconhecimento não aumenta PL algum.

     

    Essa questão é meramente interpretativa, vai ser o que a banca quiser e pronto. 

  • Quer dizer que investimento no momento feito afeta positivamente a situação líquida? O Elemento neutro não existe, né? Ademais, esse investimento pode dar receita ou despesa.... a posteriori. Então, no exato momento do investimento, temos um fato permutativo, portanto neutro. Depois, poderá resultar em despesa ou receita, sua aplicação. Questão para se ignorar!

  • Investimentos feitos por acionistas altera o capital social da empresa, no qual modifica também a situação líquida patrimonial.

    Vou exemplificar. Vamos supor que o ativo desta empresa custe 700 mil Reais e seu passivo seja de 900 mil Reais. Dessa forma podemos entender que a situação patrimonial líquida da empresa está em 200 mil negativos, porém vamos supor que certos acionistas resolvem investir 300 mil reais, neste caso a empresa deixa de ter o saldo negativo e passa a ter saldo positivo de 100 mil reais. vale lembrar que Investimentos são classificados como ativo não circulante.

  • A situação líquida de uma organização, que resulta da diferença entre seus ativos e seus passivos, é afetada negativamente pelas despesas da organização e positivamente pelo reconhecimento de receitas e investimentos feitos por seus acionistas.

    SIM

  • Investimentos feitos pelos sócios AUMENTAM O PL SIM, não transitam no resultado, muita gente tá confundindo com a conta do ativo não circulante investimentos.Exemplo: Um novo sócio vai entrar na empresa com 100.000 em dinheiro.

    D - Caixa - 100.000

    C - Capital Social - 100.000

    E uma correção no comentário do Lucas Micas:

    Peço muita atenção que a banca cespe não considera mais fato modificativo apenas quando se contém conta de resultado. A doutrina majoritária considera que qualquer fato que provoca variação no PL é um fato modificativo, inclusive a integralização de Capital Social ou a aquisição/venda de ações em tesouraria.

    Outros doutrinadores não consideram tais fatos como modificativos, pois nesta situação os sócios estão agindo na qualidade de proprietário.

    O CESPE adotava a visão minoritária. No entanto, na prova do ICMS/RS tal banca considerou no gabarito preliminar tal fato como Modificativo, posicionamento que eu concordo. Acabou anulando a questão por muitos recursos que cobravam do CESPE o posicionamento anterior da banca...

    No entanto, devemos ficar atento a isso. O que adotar para futuras provas do CESPE? Só Deus sabe...

  • Despesa - Reduz o PL

    Rec. e aumento de capital - Aumenta o PL