SóProvas


ID
1210891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 5 de dezembro de 2013, foi anunciada a morte de Nelson Mandela, líder sul-africano que lutou contra as desigualdades raciais em seu país. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Na luta contra o apartheid, Mandela, que era favorável apenas à organização de ações não violentas, jamais utilizou ou estimulou a luta armada para a promoção da igualdade racial.

Alternativas
Comentários
  • Apartheid (significa "vidas separadas" em africano) era um regime segregacionista que negava aos negros da África do Sul os direitos sociais, econômicos e políticos. 

    Embora a segregação existisse na África do Sul desde o século 17, quando a região foi colonizada por ingleses e holandeses, o termo passou a ser usado legalmente em 1948.

    No regime do apartheid o governo era controlado pelos brancos de origem europeia (holandeses e ingleses), que criavam leis e governavam apenas para os interesses dos brancos. Aos negros eram impostas várias leis, regras e sistemas de controles sociais. 

    Entre as principais leis do apartheid, podemos citar:

    - Proibição de casamentos entre brancos e negros - 1949.
    - Obrigação de declaração de registro de cor para todos sul-afriacanos (branco, negro ou mestiço) - 1950.
    - Proibição de circulação de negros em determinadas áreas das cidades - 1950
    - Determinação e criação dos bantustões (bairros só para negros) - 1951
    - Proibição de negros no uso de determinadas instalações públicas (bebedouros, banheiros públicos) - 1953
    - Criação de um sistema diferenciado de educação para as crianças dos bantustões - 1953

    fonte : http://www.suapesquisa.com/o_que_e/apartheid.htm

  • .ERRADA.

    Em 1960 (?) Mandela fundou então o Umkhonto we Sizwe (MK) e preconizou a luta armada contra o governo racista sul-africano. Antes de optar pela doutrina da violência legítima e necessária, Mandela inspirava-se na filosofia da não violência de Gandhi: "Embora tenhamos pegado em armas, não era nossa opção preferida. Foi o governo do apartheid que nos obrigou a pegar em armas. Nossa opção preferida sempre foi a de encontrar uma solução pacífica para o conflito do apartheid." 

    Fonte: http://resistir.info/africa/mandela_06dez13.htmlOutra 

    fonte de pesquisa: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1758

  • O regime do apartheid foi instituído na África do Sul em 1949. Até 1953, Mandela adotou uma postura pacifista para combater o regime, mas, diante do insucesso e do aumento da repressão e do segregacionismo contra os negros, o líder sul-africano passou a adotar táticas que envolviam luta armada para enfrentar o apartheid. Mandela ficou preso de 1964 até 1990, quando o regime do apartheid se desmantelava. Mesmo preso, ele continuou sendo uma inspiração para aqueles que continuavam soltos sofrendo com o regime segregacionista. Depois de ser solto, ele foi eleito presidente da África do Sul e ganhou o prêmio Nobel da paz. A questão está, portanto, errada, uma vez que o líder sul-africano usou e estimulou a luta armada para combater o apartheid.