SóProvas


ID
1210906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O calendário para as eleições de 2014 começou em 5 de outubro de 2013, momento em que todos os partidos interessados em participar das eleições solicitaram seus registros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Após o Ministério Público Eleitoral apontar indícios de fraude que poderiam comprometer a legalidade da legenda partidária Solidariedade, o TSE negou o seu registro.

Alternativas
Comentários
  • Ministério Público ELEITORAL?????

  • Errado


    Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negaram, na noite desta quinta-feira (3), o pedido de registro do estatuto e do órgão de direção nacional da Rede Sustentabilidade, conduzido pela ex-senadora Marina Silva. O partido obteve o apoio de 442.524 eleitores com assinaturas certificadas pelos cartórios eleitorais, não atingindo o número mínimo de 491.949 assinaturas exigidas pela legislação eleitoral para a criação de novo partido. Dos sete ministros que compõem o TSE, apenas o ministro Gilmar Mendes votou pela concessão.

    http://www.tse.jus.br/noticias-tse/2013/Outubro/rede-sustentabilidade-nao-atinge-apoiamento-minimo-e-tem-o-registro-negado
  • Pelo Wikipedia, embora não seja 100% confiável, mas serve para pesquisa:
    Rede Sustentabilidade (REDE) é um projeto para a fundação de um partido político brasileiro, liderado pela ex-ministra e ex-senadora Marina Silva. O partido teve negado o registro de concorrer às eleições de 2014 pelo Tribunal Superior Eleitoral, que julgou que o partido não conseguiu provar a autenticidade de todas as 496 mil assinaturas necessárias para sua oficialização.
  • Então, o erro está em "Solidariedade", visto que é "Sustentabilidade". Questão interessantíssima! --'

  • Primeiramente, o nome do legenda que requereu registro eleitoral é Rede Sustentabilidade. Em segundo lugar, o motivo para a não concessão pelo TSE relaciona-se ao fato de a legenda não ter conseguido alcançar o apoio mínimo necessário conforme a lei. Segundo o TSE, “Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negaram, na noite desta quinta-feira (3), o pedido de registro do estatuto e do órgão de direção nacional da Rede Sustentabilidade, conduzido pela ex-senadora Marina Silva. O partido obteve o apoio de 442.524 eleitores com assinaturas certificadas pelos cartórios eleitorais, não atingindo o número mínimo de 491.949 assinaturas exigidas pela legislação eleitoral para a criação de novo partido. Dos sete ministros que compõem o TSE, apenas o ministro Gilmar Mendes votou pela concessão”.  A questão está errada. 


    Errado.



  • Caríssimos combatentes, 
    Questão errada, em setembro de 2013 o TSE aceitou registro de criação do partido Solidariedade. 
    Fonte: http://www.solidariedade77.org.br/o-movimento/historia-solidariedade/.
    Fé e luta todo dia!
  • Gente.. a Rede ainda não é oficialmente um partido, o TSE não aceitou ainda seu registro. Confiram o site da própria Rede que está atualmente em busca de assinaturas.

    http://redesustentabilidade.org.br/rede-intensifica-envio-das-assinaturas-aos-cartorios-para-legalizar-partido/

    (acessei o site hoje 05/03/2015)

  • Eveline Mendes Rede Sustentabilidade é uma coisa partido solidariedade é outra....

  • A questão está errada, mas não pelos motivos explicados pela professora Melina Lima: o Partido Solidariedade teve sua criação APROVADA pelo TSE em setembro de 2013.  Link: http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/09/tse-aprova-criacao-do-solidariedade-32-partido-politico-do-pais.html