SóProvas


ID
1211524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o próximo item, com relação à arquitetura distribuída e à arquitetura de mainframe.

Uma das principais características da arquitetura par-a-par é a capacidade de ser altamente escalável.

Alternativas
Comentários
  • Para quem não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

    Em telecomunicações, infraestrutura de tecnologia da informação e na engenharia de software, escalabilidade é uma característica desejável em todo o sistema, em uma rede ou em um processo, que indica sua capacidade de manipular uma porção crescente de trabalho de forma uniforme, ou estar preparado para crescer.[1] Por exemplo, isto pode se referir à capacidade de um sistema em suportar um aumento de carga total quando os recursos (normalmente do hardware) são requeridos.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Escalabilidade

  • Para funcionar eficientemente, sistemas peer-to-peer devem se preocupar com os seguintes requisitos não-funcionais:

    Escalabilidade global

    Um dos objetivos das aplicações peer-to-peer é explorar os recursos de hardware de um grande número de hospedeiros conectados à Internet. Assim, essas aplicações devem ser projetadas de modo a suportar o acesso a milhões de objetos em dezenas ou centenas de milhares de hospedeiros. Alcançado através da colocação aleatória de recursos, juntamente com a utilização de réplicas dos recursos mais utilizados.

    Otimização de interações locais entre novos vizinhos

    A "distância de rede" entre os nós que interagem tem um impacto substancial na latência das interações individuais, como por exemplo, clientes requisitando acesso à recursos. A carga do tráfego da rede também é impactada por isso. As aplicações devem colocar os recursos perto dos nós que mais os utilizam.

    Disponibilidade

    A maioria dos sistemas peer-to-peer são constituídos de computadores hospedeiros que são livres para se juntar ou sair do sistema a qualquer hora. Além disso, os segmentos de rede utilizados não são gerenciados por alguma autoridade; nem possuem garantias de qualidade de serviço. Um grande desafio para os sistemas peer-to-peer é prover um sistema confiável apesar desses fatos. Quando novos hospedeiros se juntam, eles devem ser integrados ao sistema e a carga deve ser redistribuída para explorar esses novos recursos. Quando eles saem do sistema voluntariamente ou involuntariamente, o sistema deve detectar a partida deles, e redistribuir as suas cargas e os seus recursos.

    Segurança dos dados

    Em sistemas de escala global com participantes de origens diversas, confiança deve ser construída com o uso de autenticação e mecanismos de criptografia para garantir a privacidade dos dados e da informação.

    Anonimidade, negabilidade e resistência à censura

    Anonimidade é uma preocupação legitima em muitas situações que demandam resistência à censura. Um requisito relacionado é que hospedeiros que guardam dados devem ser capazes de negar plausivelmente a responsabilidade sobre a posse e o suprimento deles. A utilização de um grande número de hospedeiros em sistemas peer-to-peer pode ser útil em alcançar essas propriedades.

  • Gab: CERTO

    Par a Par = P2P

    Tanenbaum:

    "Esse argumento significa que as redes P2P são autoescaláveis. Sua capacidade de upload útil cresce em conjunto com as demandas de download que podem ser feitas por seus usuários. Elas sempre são ‘grandes o suficiente’ em certo sentido, sem a necessidade de alguma infraestrutura dedicada. Ao contrário, a capacidade até mesmo de um site Web grande é fixa e será ou muito grande ou muito pequena."