SóProvas



Questões de Arquitetura da Informação


ID
102352
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito de arquitetura de informação, julgue os itens a seguir.

As matrizes de planejamento proveem um enfoque explícito para descrever requerimentos do negócio e, para sua especificação, precisam que o banco de dados esteja explicitamente modelado.

Alternativas
Comentários
  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

     

    se é planejamento creio que esta etapa deva esta na parte conceitual. 


ID
157954
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A arquitetura de informação prevê dois grandes mecanismos através dos quais os usuários de um portal, site ou aplicação encontram as informações ou serviços em que estão interessados: a navegação, por meio de classificação do conteúdo em estruturas hierárquicas ou poli-hierárquicas e elos hipermídia e a busca, através da indexação do conteúdo. Além disso, a organização do conteúdo de um portal pode ser feita com esquemas exatos, em que cada item é enquadrado em apenas uma classificação (por exemplo, ordem cronológica ou classificação alfabética), ou com esquemas ambíguos, em que cada item pode receber mais de uma classificação (por exemplo, por tópico, por tarefa ou por audiência). As diversas hierarquias construídas para a classificação de conteúdo de um portal são chamadas de taxonomias. Sobre a estruturação da navegação e da busca em um portal e a organização de seu conteúdo, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Taxonomias, listas de itens estruturados hierarquicamente, são aplicadas para a estruturar o conteúdo de web sites, de forma que conteúdo mais genérico estabeleça redes de subordinação com conteúdo mais específico e especializado.
  • b-

    Navegação inteligente é uma vantagem de web semantica.  Assim como arquiteturas de Metadados, que integra variedade de esquemas de metadados em um sistema distribuído, dando interoperabilidade sintática, semântica e estrutural da informação, a arquitetura RDF define descrição de documentos não vinculados a nenhum domínio de conhecimento específico. Os mecanismos devem ter aplicação universal e descrever informações a respeito de qualquer tipo de domínio. Assim, ha interoperabilidade entre aplicações através do intercâmbio de informações estruturadas de forma a possibilitar a automação de processos na web. A arquitetura RDF pode ser utilizada por aplicações de diversas áreas, como, por exemplo:

     

    1-Recuperação de informação: fornecendo informação estruturada de forma a possibilitar a implementação de mecanismos de pesquisa mais eficientes.

    2- Catalogação: descrevendo a informação e seus relacionamentos disponíveis em página web, biblioteca digital etc.

    3- Agentes inteligentes: facilitam compartilhamento de conhecimento e intercâmbio de informações.


ID
162178
Banca
FCC
Órgão
TCE-AL
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere a lista dos seguintes elementos no âmbito da arquitetura dos sistemas de informação:

. Monitoring/Event Management
. Process/Orchestration
. Services
. Data Services/Messaging
. Data Abstraction

O metamodelo que assim, na mesma ordem da lista, os especifica é o

Alternativas
Comentários
  • O que é arquitetura orientada a serviços (SOA)?
    Service-Oriented Architecture (SOA) – ou, em português, Arquitetura Orientada a Serviços – é um termo que descreve duas coisas muito diferentes. As duas primeiras palavras expressam uma metodologia para desenvolvimento de software. A terceira palavra é um panorama de todos os ativos de software de uma empresa, assim como uma planta arquitetônica é uma representação de todas as peças que, juntas, formam uma construção. Portanto, “service-oriented architecture” é uma estratégia que proclama a criação de todos os ativos de software de uma empresa via metodologia de programação orientada a serviços.

    http://cio.uol.com.br/tecnologia/2006/07/17/idgnoticia.2006-07-17.3732358054/

  • http://en.wikipedia.org/wiki/File:SOA_Metamodel.svg

ID
191761
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre os dados mestre de cliente em vendas e distribuição, sabe-se que

Alternativas

ID
215362
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre arquitetura da informação considere:

I. Arquitetura da Informação é a organização consciente de grandes volumes de informação, de forma que os usuários possam usufruir de uma forma fácil a navegação nos sites.

II. Na web, a Arquitetura da Informação refere-se a utilização de linguagens de script e de acesso a banco de dados, definindo o modelo e a forma física como os dados serão armazenados.

III. Barras de navegação, frames, tabelas de conteúdos, mapas, índices e os menus pull-down podem ser destacados como elementos que integram e auxiliam a navegação em um site.

IV. O arquiteto da informação e sua equipe desenham a estrutura lógica do site e realizam uma prototipação das interfaces do usuário, baseados nos requisitos obtidos anteriormente em entrevistas com clientes e usuários.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Eu não concordei 100% com essa resposta, vejam se concordam:


    I. Arquitetura da Informação é a organização consciente de grandes volumes de informação, de forma que os usuários possam usufruir de uma forma fácil a navegação nos sites. (Para mim não tem de ser grande volume de informação - mas talvez tenha sido preciosismo)

    II. Na web, a Arquitetura da Informação refere-se a utilização de linguagens de script e de acesso a banco de dados, definindo o modelo e a forma física como os dados serão armazenados. (Essa eu coloquei como certa, mas tá errada mesmo em função dele falar do uso de linguagens de script - concordam?)

    III. Barras de navegação, frames, tabelas de conteúdos, mapas, índices e os menus pull-down podem ser destacados como elementos que integram e auxiliam a navegação em um site. (Certo)

    IV. O arquiteto da informação e sua equipe desenham a estrutura lógica do site e realizam uma prototipação das interfaces do usuário, baseados nos requisitos obtidos anteriormente em entrevistas com clientes e usuários.(certo)

ID
320116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A arquitetura da informação faz que a tecnologia da informação (TI) crie uma ponte interligando novas tecnologias às orientações estratégicas organizacionais. A arquitetura da informação não é nem infraestrutura de tecnologia nem modelagem de dados e também não equivale à arquitetura de sistemas de informação.

Tendo-se como referência as informações acima, é correto afirmar que a arquitetura da informação tem como objetivo

Alternativas

ID
332473
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta os principais componentes da arquitetura de Tecnologia da Informação.

Alternativas
Comentários
  • Plataforma Tecnológica: Sistemas de computadores, software de sistemas e aplicações e redes de telecomunicações fornecem uma infra-estrutura ou plataforma de computação e comunicações que apóia o uso da tecnologia da informação na empresa.

    Recursos de Dados: Diversos tipos de bancos de dados operacionais e especializados, incluindo data warehouse e bancos de dados Internet/intranet armazenam e fornecem dados e informações para os processos empresariais e apoio à decisão gerencial.

    Portfólio de Aplicações: Aplicações da tecnologia da informação são projetadas como um portfólio diversificado de sistemas de informação que apóiam funções organizacionais chaves bem como processos empresariais interfuncionais. 

    Link: 
    http://no.comunidades.net/sites/ale/alexxandre/index.php?pagina=1949022840

ID
337252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a opção correta, a respeito de clusters e redes de pesquisa e desenvolvimento.

Alternativas

ID
880861
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

As atividades-chave do gerenciamento da infraestrutura de armazenamento de informações são:

Alternativas
Comentários
  • b)Monitoramento. Geração de relatórios. Provisionamento.

  • juliothecesar,

     

    Que raciocínio você utilizou para chegar a essa resposta?


ID
913306
Banca
FMP Concursos
Órgão
MPE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No contexto de arquitetura de informação, considere as seguintes afirmativas.

I. Arquitetura da Informação é uma disciplina emergente com foco em utilizar princípios de design e arquitetura ao universo digital.

II. Arquitetura da informação diz respeito basicamente à forma de organizar o conteúdo e, portanto navegação e busca não fazem parte de suas áreas de interesse.

III. Uma das atribuições da Arquitetura da informação é organizar a informação de forma que ela faça sentido para os usuários.

Levando-se em conta as afirmações acima, identifique as afirmativas válidas.

Alternativas
Comentários
  • Componentes da AI :

    Sistemas de organização, rotulação, navegação e busca.


ID
930919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, com base nos conceitos de arquitetura e tecnologias de sistemas de informação.

Como os serviços podem ser implementados em plataformas e linguagens de programação diferentes, as arquiteturas orientadas a serviços devem embasar-se em padrões, de forma que seja possível compatibilizar e dar flexibilidade na troca de serviços de comunicação e informação entre os sistemas de aplicação de negócios.

Alternativas
Comentários
  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

     


ID
947596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de conceitos relacionados à arquitetura e às tecnologias de sistemas de informação (SI), julgue os itens subsequentes.

As decisões iniciais de projeto que impactam no trabalho de engenharia de software não são tratadas na arquitetura de SI.

Alternativas
Comentários
  • Prezados,
    A arquitetura de sistemas da informação destaca decisões iniciais de projeto que terão um impacto profundo em todo o trabalho de engenharia de software que se segue e, igualmente importante, no sucesso final do sistema como uma entidade operacional.
    Segundo Pressman, página 234 , A arquitetura enfatiza as decisões iniciais de projeto e fornece um mecanismo para considerar os benefícios de estruturas alternativas do sistema.
    Portanto, questão errada ao afirmar que as decisões iniciais de projeto que impactam no trabalho de engenharia de software não são tratadas na arquitetura de sistemas da informação, elas são sim tratadas.
    Fonte : Pressman, Engenharia de Software, 6º edição
  • No capítulo 10 (Projeto Arquitetural) do Pressman: "Em um livro dedicado à arquitetura de software, Bass e seus colegas [BAS03] identificam três razões-chave pelas quais a arquitetura de software é importante: (...) A arquitetura destaca decisões iniciais de projeto que terão um impacto profundo em todo o trabalho de engenharia de software que se segue e, igualmente importante, no sucesso final do sistema como uma entidade operacional."

    Dessa forma, acredito que a questão está errada porque as decisões iniciais de projeto são tratadas sim no projeto arquitetural de um sistema.


ID
992074
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma das principais funções da Classificação da Informação é definir e atribuir responsabilidades relacionadas à segurança às diversas pessoas dentro de uma organização. Esses papéis e responsabilidades variam de acordo com a relação que a pessoa tem com a informação em questão. Considere as definições de responsabilidades abaixo.

I. Responde pela ação de grupos de usuários, pela ação dos visitantes e prestadores de serviços que fazem o uso de informações da organização. Além disso, realiza a solicitação, transferência e revogação de IDs de acesso para os seus funcionários.

II. Faz uso constante das informações e o que mais tem contato com elas. Deve seguir as recomendações de segurança para uso das informações.

III. Atribui os níveis de classificação que uma informação demanda. Define a classificação/reclassificação/desclassificação das informações, define requisitos de proteção para cada nível de classificação, autoriza pedidos de acesso a informações de sua propriedade e autoriza a divulgação de informações.

IV. Desenvolve, implementa e monitora as estratégias de segurança que atendem aos objetivos da organização, sendo responsável pela avaliação e seleção de controles apropriados para oferecer às informações os níveis de proteção exigidos por cada classificação. Deve, ainda, procurar conscientizar os usuários a respeito do seu uso, além de verificar se todos na organização colaboram com as medidas.

V. Zela pelo armazenamento e preservação de informações que não lhe pertencem.

As definições de responsabilidades I, II, III, IV e V são, correta e respectivamente, associadas aos papéis:

Alternativas
Comentários
  • Classificação da Informação/Papéis de Responsabilidades

    2.3.2 – Custodiante – É aquele que zela pelo armazenamento e preservação de informações que não lhe pertencem Exemplos : Administradores de Banco de Dados , Servidores de Arquivos ou cofres para armazenamento de ativos valiosos .

    Existe dois tipos de Custodiante :

    -  O proprietário de Aplicação – Um profissional de perfil técnico responsável pela administração e funcionamento de algum sistema , cabe a ele protegê-las e garantir que enquanto eles se encontrem sob sua responsabilidade os requisitos da classificação em termos de proteção estejam sendo obedecidos.

    -  O proprietário do Processo - É a pessoa responsável pelo processo de negócio, um exemplo é um processo de emissão de nota fiscal , que são informações sendo geradas e processadas ao longo do seu funcionamento.

    2.3.3 – Equipe de segurança – é o ponto de apoio das unidades de negócios de forma de desenvolver, implementar e monitorar estratégias de segurança que atendem aos objetivos da organização, responsável pela avaliação e seleção de controles apropriados para oferecer as informações os níveis de proteção exigidos por cada classificação .  Esse equipe não pode assumir a total responsabilidade pela proteção, já que deve ser compartilhada por todos. Cabe ela sim selecionar os melhores controles, conscientizar os usuários a respeito do seu uso, administrá-los e monitorá-las, além de verificar se todos na organização colaboram com as medidas.

    2.3.2 – Gerente de Usuários – Responde pela ação de grupos de usuários de sua responsabilidade, além dos funcionários reponde pela ação dos visitantes, prestadores de serviços que fazem o uso de informações da organização

    Desempenha outro papel fundamental que é a solicitação, transferência e revogação de IDs de acesso para os seus funcionários.

    2.3.4 – Usuário oFinal – Pessoal que faz uso constante das informações e o que mais tem contato com elas , é o responsável pelo seguimento das recomendações de segurança

    http://www.securityhacker.org/artigos/2010/12/05/classificacao-da-informacao

  • Por eliminação:

    I. Não pode ser um "peão", tem que ser de cargos de nível elevado (gestor, supervisor ou coordenador). Com isso, eliminamos as opções B, C e D. A opção E ainda é uma dúvida, até ler o restante.

    II. A mais fácil de todas de localizar. Eliminamos a D.

    As outras opções é só associação e tchau.


ID
1149502
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Determinar a versão do Android que está sendo utilizado em um dispositivo é necessário em muitas situações uma vez que algumas funcionalidades dependem da versão. 

Assinale a alternativa mais adequada para realizar essa tarefa em um smartphone utilizando Android.

Alternativas
Comentários
  • Essa foi a questão mais idiota que eu já vi na vida. Isso não tem nada a ver com desenvolvimento de apps Android ou conhecer a API do Android. A questão te cobra se vc saber ver a versão do Android!


    Pqp!



  • Por essa e outra besteiras cometidas por algumas laranjas podres da banca. O concurso foi cancelado, questão + que idiota.


ID
1211524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o próximo item, com relação à arquitetura distribuída e à arquitetura de mainframe.

Uma das principais características da arquitetura par-a-par é a capacidade de ser altamente escalável.

Alternativas
Comentários
  • Para quem não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

    Em telecomunicações, infraestrutura de tecnologia da informação e na engenharia de software, escalabilidade é uma característica desejável em todo o sistema, em uma rede ou em um processo, que indica sua capacidade de manipular uma porção crescente de trabalho de forma uniforme, ou estar preparado para crescer.[1] Por exemplo, isto pode se referir à capacidade de um sistema em suportar um aumento de carga total quando os recursos (normalmente do hardware) são requeridos.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Escalabilidade

  • Para funcionar eficientemente, sistemas peer-to-peer devem se preocupar com os seguintes requisitos não-funcionais:

    Escalabilidade global

    Um dos objetivos das aplicações peer-to-peer é explorar os recursos de hardware de um grande número de hospedeiros conectados à Internet. Assim, essas aplicações devem ser projetadas de modo a suportar o acesso a milhões de objetos em dezenas ou centenas de milhares de hospedeiros. Alcançado através da colocação aleatória de recursos, juntamente com a utilização de réplicas dos recursos mais utilizados.

    Otimização de interações locais entre novos vizinhos

    A "distância de rede" entre os nós que interagem tem um impacto substancial na latência das interações individuais, como por exemplo, clientes requisitando acesso à recursos. A carga do tráfego da rede também é impactada por isso. As aplicações devem colocar os recursos perto dos nós que mais os utilizam.

    Disponibilidade

    A maioria dos sistemas peer-to-peer são constituídos de computadores hospedeiros que são livres para se juntar ou sair do sistema a qualquer hora. Além disso, os segmentos de rede utilizados não são gerenciados por alguma autoridade; nem possuem garantias de qualidade de serviço. Um grande desafio para os sistemas peer-to-peer é prover um sistema confiável apesar desses fatos. Quando novos hospedeiros se juntam, eles devem ser integrados ao sistema e a carga deve ser redistribuída para explorar esses novos recursos. Quando eles saem do sistema voluntariamente ou involuntariamente, o sistema deve detectar a partida deles, e redistribuir as suas cargas e os seus recursos.

    Segurança dos dados

    Em sistemas de escala global com participantes de origens diversas, confiança deve ser construída com o uso de autenticação e mecanismos de criptografia para garantir a privacidade dos dados e da informação.

    Anonimidade, negabilidade e resistência à censura

    Anonimidade é uma preocupação legitima em muitas situações que demandam resistência à censura. Um requisito relacionado é que hospedeiros que guardam dados devem ser capazes de negar plausivelmente a responsabilidade sobre a posse e o suprimento deles. A utilização de um grande número de hospedeiros em sistemas peer-to-peer pode ser útil em alcançar essas propriedades.

  • Gab: CERTO

    Par a Par = P2P

    Tanenbaum:

    "Esse argumento significa que as redes P2P são autoescaláveis. Sua capacidade de upload útil cresce em conjunto com as demandas de download que podem ser feitas por seus usuários. Elas sempre são ‘grandes o suficiente’ em certo sentido, sem a necessidade de alguma infraestrutura dedicada. Ao contrário, a capacidade até mesmo de um site Web grande é fixa e será ou muito grande ou muito pequena."


ID
1248661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2005
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O planejamento e a escolha de arquitetura de sistemas de informação são atividades cruciais para a utilização desses sistemas de forma produtiva e a custos controlados. Acerca dos processos, métodos de trabalho e elementos tecnológicos associados a essas atividades, julgue o item seguinte.

As novas capacidades de troca e comunicação da informação têm tornado mais complexa a escolha estratégica da estrutura e da forma das organizações.

Alternativas

ID
1248664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2005
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O planejamento e a escolha de arquitetura de sistemas de informação são atividades cruciais para a utilização desses sistemas de forma produtiva e a custos controlados. Acerca dos processos, métodos de trabalho e elementos tecnológicos associados a essas atividades, julgue o item seguinte.

A identificação das necessidades de informação de uma organização decorre da modelagem dos dados dessa organização.

Alternativas
Comentários
  • Identificação e Modelagem são etapas distintas.

  • A modelagem deve ser posterior a identificação das necessidades.

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

  • Gabarito: ERRADO

    Você modela seus dados para identificar que necessita de informação? Não!

    Você identifica que necessita de informação para então modelar seus dados? Sim!

    Bons estudos!

    #PERTENCEREMOS

  • Gabarito:ERRADO!

    Traduzindo: primeiro você tem que descobrir o que precisa arrumar; depois você arruma.


ID
1305049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de sistemas de gestão de conteúdo.

As empresas usam uma arquitetura da informação quando identificam as necessidades de informação e as utilizam para alcançar os objetivos do negócio.

Alternativas
Comentários
  • Essa frase ficou muito estranha...


    Arquitetura da informação (AI) é a arte de expressar um modelo ou conceito de informação utilizados em atividades que exigem detalhes explícitos de sistemas complexos. Entre essas atividades estão sistemas de biblioteca, sistemas de gerenciamento de conteúdo. desenvolvimento web, interações de usuários, desenvolvimento de banco de dados, programação, artigos técnicos, arquitetura corporativa e de design de software de sistema crítico. Arquitetura da informação tem um significado um pouco diferente nestas diferentes ramificações de arquitetura de SI ou TI. A maioria das definições possuem qualidades comuns: um design estrutural de ambientes compartilhados, métodos de organização e etiquetagem de sites web, intranets e comunidades online, e meios de trazer os princípios de design e arquitetura para a paisagem digital.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_de_informa%C3%A7%C3%A3o
  • "A arquitetura da informação é um modelo que mostra como as categorias de informação estão relacionadas aos processos de negócio da organização, e como essas categorias necessitam estar conectadas para facilitar o suporte aos tomadores de decisão."


    http://grise.upm.es/rearviewmirror/conferencias/jiisic04/papers/59.pdf

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO


ID
1306540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item seguinte, com relação aos sistemas de gestão de conteúdo e à segurança da informação.


A disseminação seletiva da informação, por buscar atender aos interesses e às necessidades de grupos específicos da organização, é uma ação que contraria os objetivos da arquitetura da informação.

Alternativas
Comentários
  • Disseminação Seletiva da Informação ou DSI é uma das ferramentas mais conhecidas da arquitetura da informação. A DSI procura atender necessidades de usuários ou grupos de usuários específicos ao buscarem informações, por exemplo, dentro de uma organização. Enfim, o DSI ATENDE aos objetivos da arquitetura da informação.

    Resposta: Errado


ID
1387708
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma companhia aérea disponibilizou para os seus clientes um sistema de informação que permite que eles resolvam várias questões inerentes a viagens, como a compra de passagens aéreas, reserva de hotéis, aluguel de veículos e reservas de lugares em restaurantes e em casas de espetáculos. Esse sistema pertence à categoria de sistemas

Alternativas
Comentários
  • "Durante muitos anos, os sistemas de informação são usados dentro das organizações. A conexão de duas ou mais organizações é feita através dos sistemas de informação interorganizacionais, que suporta o fluxo de informações. Mesmo assim, eram restritos a empresas de viagens, bancos e grandes corporações. Os sistemas envolvendo duas ou mais organizações podem ser bastante complexos, porém as vantagens são significativas com a internet e a XML (extensible markup language - linguagem de marcação extendida). Como objetivo desses sistemas temos o processamento eficiente de transações, como a transmissão de pedidos, faturas e pagamentos. Um IOS (interorganizational information system - sistemas de informações interorganizacionais) pode ser local ou global, voltado a uma única atividade (transferência de fundos) ou a várias (facilitar as negociações, a comunicação e a colaboração). Conectando organizações, duas pressões comerciais foram satisfeitas: redução de custos e aumento da eficiência e oportunidade dos processos empresariais. Por conseqüência, com a melhora da qualidade, diminuiu-se o tempo de ciclo de realização das transações empresariais, eliminando o uso de papéis, suas ineficiências e custos associados, e acima de tudo, eliminando erros. Necessita-se de uma determinação prévia da relação entre cliente/fornecedor, com expectativa de continuidade, e um acordo entre as organizações acerca da natureza e do formato dos documentos a serem trocados. A rede de comunicação[2] também precisa ser conhecida por ambas as partes, onde um acordo prévio é estabelecido para a padronização. Tipos de sistemas interorganizacionais:

    • Sistemas de negociação B2B: Projetados para facilitar a negociação entre parceiros comerciais. Podem estar no mesmo país ou em países diferentes.
    • Sistemas globais: Conectam duas ou mais empresas, em dois ou mais países, por exemplo, empresas multinacionais de reservas de passagens aéreas. Também as empresas internacionais ou empresas virtuais globais.
    • EFT: (Eletronic funds transfer - transferência eletrônica de fundos). Transferência de dinheiro entre instituições financeiras.
    • Groupware: Tecnologia para facilitar a colaboração entre organizações.
    • Envio integrado de mensagens: Através de um único sistema de transmissão, ocorre a remessa de correio eletrônico e documentos de fax, entre organizações.
    • Banco de dados compartilhados: Banco de dados que podem ser compartilhados entre parceiros comerciais, permitindo a atividade colaborativa.
    • Sistemas que suportam corporações virtuais: Dois ou mais parceiros comerciais em diferentes locais, compartilhando custos e recursos para fornecer um produto ou serviço, dentre outros." fonte: http://itforum365.com.br/blogs/post/49922/xml-e-os-sistemas-informacoes-interorganizacionais.

    Bons estudos!


ID
1389577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere ao planejamento de sistemas de informação e aos métodos de planejamento, julgue o seguinte item.

A arquitetura de sistemas de informação descreve um conjunto de habilidades especializadas que se relaciona à interpretação da informação e expressão de distinções entre processos e sistemas eletrônicos.

Alternativas
Comentários
  • A Arquitetura de Sistemas de Informação tem como foco principal a análise das necessidades dos usuários dentro de um possível sistema a ser desenvolvido. Para isto, a mesma procura NÃO SE APROFUNDAR EM DETALHES TECNOLÓGICOS, mas sim se concentrar em que o cliente realmente precisa, levando em conta ainda as características do negócio em que o mesmo está inserido.

    Resposta: Errada.

    fonte: http://www.devmedia.com.br/arquitetura-de-sistemas-de-informacao-uma-visao-geral/25326


ID
1715332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca da arquitetura da informação (AI).

A AI possui quatro sistemas para auxiliar na organização da informação, classificados como organização, rotulação, navegação e busca.


Alternativas
Comentários
  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

    De acordo com Zhang et al. (2002, p.75, tradução nossa) o conceito de AI foi introduzido formalmente por Rosenfeld e Morville no livro de 1998 intitulado ‘Arquitetura da Informação para WWW’, que aborda os sistemas de organização, busca, navegação e rotulagem, contemplando também a metáfora da arquitetura da informação.


ID
1715335
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca da arquitetura da informação (AI).

A AI agrupa três campos vitais: a tecnologia, o design e a arquitetura de computadores.


Alternativas
Comentários
  • Ao meu ver seria:

    Interface

    Aplicação

    Dados

  • tecnologia não é um campo vital da arquitetura da informação (AI)

  • Arquitetura de Informação – “Foi o arquiteto Wurman, quem cunhou a expressão arquitetura de informação nos idos de 60. O “arquiteto de informação” seria o indivíduo com a missão de organizar padrões dos dados e de transformar o que é complexo em algo mais claro.”


    “A arquitetura de informação pode ser vista como a união de três campos tradicionais: a tecnologia, o design e o jornalismo/redação.” Luiz Agner

     

    FONTE: http://www.konfide.com.br/arquitetura-de-informa%C3%A7%C3%A3o/arquitetura-de-informacao/

  • O tripé da AI é: contexto, conteúdo e usuário.

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO


ID
1715338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca da arquitetura da informação (AI).

Wireframe, cuja análise serve de base para gerar estruturas de menus, navegação e taxonomias, é uma técnica de usabilidadeempregada para gerar informações a partir dos modelosmentais de usuários em um espaço informacional.

Alternativas
Comentários
  • Um wireframe de site web (ou também "wire frame web", "wireframe web", "web wireframing") é um guia visual básico usado em design de interface para sugerir a estrutura de um sítio web e relacionamentos entre suas páginas. Um wireframe web é uma ilustração semelhante do layout de elementos fundamentais na interface. Normalmente, wireframes são concluídos antes que qualquer trabalho artístico seja desenvolvido.

    O objetivo do wireframe é ajudar o desenvolvedor de sistemas a entender o que o cliente está querendo, mostrando os requisitos funcionais de um sistema.

    Wireframe então é um desenho básico de uma interface. Este desenho, no entanto, deve retratar toda a arquitetura de informação do sistema desejada pelo cliente. Deve-se observar também que o wireframe retrata a usabilidade do sistema. No entanto, este desenho deve ser muito simples e resumido, informando ao desenvolvedor apenas o que for estritamente necessário.

    Wireframe seria um esqueleto do site, que deve ser feito antes de iniciar a montagem do layout com cores e imagens.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Website_wireframe

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO


ID
1715341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca da arquitetura da informação (AI).

Uma AI (eficiente) deve estabelecer as fundações necessárias para que um sistema de informação faça sentido para seus usuários.


Alternativas

ID
1715344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca da arquitetura da informação (AI).

A AI estabelece padrões para a organização da informação, tornando-a clara e objetiva aos seus usuários. Esses padrões auxiliam no planejamento e estruturação da informação e permitem aos usuários explorar, de forma eficiente, vários caminhos na busca do conhecimento.


Alternativas
Comentários
  • Para quem não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO


ID
1715347
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca da arquitetura da informação (AI).

A AI fundamenta-se na experiência do usuário e estabelece que um website precisa ser útil, usável, desejável, valioso, bonito, acessível e credível.


Alternativas
Comentários
  • Podemos apontar sete características fundamentais para adotar uma boa UX:

    1. Usabilidade: simplificar a tarefa de usar a aplicação.

    2. Ser útil: é mais fácil para o usuário alcançar seu objetivo utilizando a aplicação.

    3. Ser encontrável: fácil acesso às funcionalidades mais importantes.

    4. Ser credível: uma boa experiência do usuário cria uma impressão favorável do produto na mente dos usuários. Isso aumenta a credibilidade do software e da empresa que o desenvolveu também.

    5. Ser desejável: adiciona valor à vida do usuário, ajudando-o a poupar tempo e dinheiro.

    6. Ser valioso: é desejável que o usuário receba exatamente o que ele quer.

    7. Ser acessível: o usuário recebe toda a informação relevante de forma fácil e rápida.

    Entre as características não se encontra bonito.

    FONTE: https://goo.gl/NlwLmz

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO


ID
1715350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca da arquitetura da informação (AI).

Na Web, além de criar estruturas cognitivas para a informação, a AI implica também em estruturar o fluxo de navegação de um website. Assim, se no sentido comum navegação significa somente o movimento através do espaço, na Web a navegação inclui o movimento virtual por espaços cognitivos formados por dados, informações e pelo conhecimento que daí emerge.


Alternativas

ID
1715353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

 A respeito da usabilidade de websites, julgue o seguinte item.

Para se construir uma AI eficiente, não se deve levar em consideração as necessidades do usuário, mas sim as especificações técnicas fornecidas pelo cliente.


Alternativas

ID
1734655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de arquitetura/comunicação de componentes na Internet, julgue o item a seguir.

Push notification é um conceito de comunicação que pode ser exemplificado conforme a seguir: troca de mensagens entre uma máquina (programa) C e um dispositivo móvel D, que possui o programa na máquina C, enviando mensagens para o dispositivo móvel no dispositivo D mesmo quando o programa em D está fechado.

Alternativas
Comentários
  • Uma push notification, também chamada server push notification é a entrega de informação de uma aplicação de software para um dispositivo de computador sem uma requisição específica do Cliente. Diferente das pull notifications, as push notifications originam-se no servidor.

     

    Uma vantagem importante delas na computação móvel é que a tecnologia não requer aplicações específicas em um dispositivo móvel estejam abertas para que uma mensagem seja recebida. Isso permite a um smarphone receber e mostrar alertas de mídias sociais ou mensagens de texto, mesmo quando a tela do dispositivo esteja travada ou a aplicação da mídia social que está mandando a notificação esteja fechada.

     

    fonte: http://searchmobilecomputing.techtarget.com/definition/push-notification

     


ID
1789249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item subsequente, com relação à arquitetura de sistemas de informação (ASI).

Os modelos de ASI devem prover, de forma detalhada, a arquitetura dos componentes de hardware e software que dão suporte ao negócio.

Alternativas
Comentários
  • A Arquitetura de Sistemas de Informação tem como foco principal a análise das necessidades dos usuários dentro de um possível sistema a ser desenvolvido. Para isto, a mesma procura não se aprofundar em detalhes tecnológicos, mas sim se concentrar em que o cliente realmente precisa, levando em conta ainda as características do negócio em que o mesmo está inserido.

    Fonte: Arquitetura de Sistemas de Informação: uma visão geral http://www.devmedia.com.br/arquitetura-de-sistemas-de-informacao-uma-visao-geral/25326#ixzz3zgZewGSU

  • Errado, 

    "Arquitetura de Sistemas de Informação (ASI) apresenta uma visão de conjunto por envolver os elementos organização, negócios, tecnologia, sistemas e usuários. A ASI também contribui para o necessário inter-relacionamento entre o processo de engenharia de software e os Sistemas de Informação (SI) computadorizados."

    http://www.jornal.uem.br


ID
1867657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a opção correta com relação à modelagem orientada a domínio (DDD – domain driven design).

Alternativas
Comentários
  • a) Serviços são classes que contêm a lógica do negócio, mas que não pertencem a nenhuma entidade ou objeto de valores.

    b) [CERTO] DDD não é aplicável para pequenos sistemas e aplicativos.

    c) DDD oferece uma série de conceitos e padrões que auxiliam o desenvolvedor no projeto da solução, tanto em nível tático como no nível estratégico.

    d) Capacidade de desenvolvimento iterativo e regras de negócio complexas são requisitos básicos para a aplicação efetiva da modelagem DDD.

    e) DDD utiliza alguns conceitos e premissas do processo de análise e projeto em orientação a objetos.

    Fontes: http://www.agileandart.com/2010/07/16/ddd-introducao-a-domain-driven-design/; http://blog.digithobrasil.com.br/domain-driven-design-rapido-e-rasteiro/

  • Complementando ...

    What is Domain-driven design (DDD)?

    Domain-driven design (DDD) is an approach to developing software for complex needs by deeply connecting the implementation to an evolving model of the core business concepts.

     

    Gabarito: b)

     

    Fonte: http://dddcommunity.org/learning-ddd/what_is_ddd/

     


ID
1906021
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas da frase: “Em todas as etapas do ciclo de vida da informação, quais sejam: a geração, a utilização, o armazenamento,____________ e o descarte, a informação deve ser preservada___________ , precisa se conservar íntegra, autêntica e __________ , estar disponível e ser irrefutável, mantendo sempre a conformidade a regulatórios.”

Alternativas
Comentários
  • Em todas etapas do ciclo de vida da informação, quais sejam: a geração, a utilização, o armazenamento,a transmissão e o descarte, a informação deve ser preservada confidencial , precisa se conservar íntegra, autêntica e confiavel , estar disponível e ser irrefutável, mantendo sempre a conformidade a regulatório

  • por quê? qual o erro da E (por exemplo né, porque tem várias alternativas que não são falsas aí...) pqp


ID
1932676
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de dado, informação, conhecimento e inteligência.

Define-se informação como significado, ou seja, como registros icônicos e simbólicos — fonéticos ou numéricos — e signos — linguísticos, lógicos ou matemáticos —, por meio dos quais se representam atos, conceitos ou instruções.

Alternativas
Comentários
  • Informação é todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado. Dados por sua vez pode ser definido como uma representação dos fatos, conceitos ou instruções de uma maneira normalizada que se adapte à comunicação, interpretação e processamento pelo ser humano ou através de máquinas. Os dados são representados por símbolos como por exemplo as letras do alfabeto: a, b, c , etc, mas não são em si a informação desejada. Vejam que a alternativa troca o significado de dados e informação, estando, portanto, incorreta.

  • A definição é de DADO e não de informação que vai além dos dados, assim como o conhecimento. Tem-se então a sequência:

    dado -> informação -> conhecimento;

  • “Quando falamos de 'dados', falamos de 'informação com matéria' ('information as matter') [1], ou seja, de registros icônicos, simbólicos (fonéticos ou numéricos) ou signos (linguísticos, lógicos ou matemáticos), por meio dos quais se representam atos, conceitos ou instruções (por exemplo, valores que definem ou caracterizam um estado ou processo em um determinado ponto no tempo).”

     

    “Quando falamos de 'informação', falamos de 'informação como significado' ('information as meaning'), ou seja, de dados ou matéria informacional relacionada ou estruturada de maneira atual ou potencialmente significativa. O importante não é o conteúdo em si, mas sim o seu relacionamento e estruturação, por exemplo, o ordenamento dos dados para a obtenção de um sentido cognitivo relevante.”

     

    Urdaneta; Gestion de la Inteligencia. Aprendizaje Tecnologico y Modernizacion del Trabajo Informacional: Retos y Oportunidades; pg. 101; 1992 (!)


    ¡Buenos estudios!

     

  • Gabarito: ERRADO.

     

    Vejamos uma definição formal de informação:

    - Informação é todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado.

    - Dados por sua vez pode ser definido como uma representação dos fatos, conceitos ou instruções de uma maneira normalizada que se adapte à comunicação, interpretação e processamento pelo ser humano ou através de máquinas. Os dados são representados por símbolos como por exemplo as letras do alfabeto: a, b, c , etc, mas não são em si a informação desejada.

     

    Vejam que a alternativa troca o significado de dados e informação, estando, portanto, incorreta.


     

    Estratégia Concursos.

  • Poderíamos considerar a primeira parte como correta, caso o examinador houvesse explicado corretamente o que queria dizer ao definir informação como significado. Contudo, após o “ou seja”, ele define de forma um tanto rebuscada o conceito de dados, já que estes são números, letras, palavras, etc. que representam fatos do mundo - na questão chamados de atos, conceitos ou instruções.

    Questão um pouco difícil devido à redação, mas acredito que você teria condições de enxergar que não se tratava de uma definição aceitável para informação.

    Gabarito: E

  • A questão trouxe uma breve explicação sobre "dados"e não sobre informação.

  • A questão trata de dados e, não, de informação. Registros icônicos, simbólicos (fonéticos ou numéricos) e signos (linguísticos, lógicos ou matemáticos) são simplesmente dados que não possuem significado. Ao serem processados, eles adquirem significado e passam a ser informações

    (Errado).  

    Fonte: estratégia

  • São características do Dado:

    icônicos e simbólicos — fonéticos ou numéricos — e signos — linguísticos, lógicos ou matemáticos 

  • Neste item a banca tenta te induzir ao erro, pois embora o conceito de informação esteja relacionado a significado, o que vem depois de “ou seja” traz claramente o conceito de dado, pois está associado a registros primários ou fatos brutos sem qualquer tratamento.

    Pela definição, um dado pode ser um conjunto de letras, números ou dígitos que podem ser descritos, armazenados ou manipulados, mas se tomado isoladamente não transmite nenhum conhecimento, ou seja, não possui significado claro.

    Gabarito: Errado.

    - Ramon Souza

  • GAB.: E

    INFORMAÇÃO: são dados colhidos, organizados e sequenciais que são atribuídos conceitos e um contexto geral.

    DADO: é a forma de um número ou de um conjunto de caracteres, pode ser também uma imagem ou um som.

  • Questão ERRADA!

    Questão versa sobre dados, todos os itens que o examinador sugeriu estão sem "contexto"

    Lembrando, Informação nada mais é que DADOS contextualizados! (Q451764)

    Bons estudos!

  • Dado é qualquer fato sobre o mundo apresentado em sua forma bruta. Frequentemente assume a forma de um número ou de caracteres alfanuméricos, mas também pode-se considerar imagens, sons, etc. como dados. 

    O dado pode existir em qualquer formato!

  • A questão se refere aos DADOS.

    gab: E

    ELEMENTOS:

    INTELIGÊNCIA: Alto nível de abstração, com visão prospectiva e a capacidade de ver além do horizonte. Trata-se do conhecimento sintetizado e aplicado a determinada situação

    CONHECIMENTO: Propriedade subjetiva, refere-se a quem analisa os dados e as informações. A interiorização das informações recebidas.

    INFORMAÇÃO: Conjunto de dados contextualizados, carrega significados que reduzem incertezas. É definida como algo útil e relevante.

    DADOS: São elementos brutos, sem contexto. A menor partícula estruturada que compõe uma informação

  • ELEMENTOS:

    INTELIGÊNCIA: Alto nível de abstração, com visão prospectiva e a capacidade de ver além do horizonte. Trata-se do conhecimento sintetizado e aplicado a determinada situação

    CONHECIMENTO: Propriedade subjetiva, refere-se a quem analisa os dados e as informações. A interiorização das informações recebidas.

    INFORMAÇÃO: Conjunto de dados contextualizados, carrega significados que reduzem incertezas. É definida como algo útil e relevante.

    DADOS: São elementos brutos, sem contexto. A menor partícula estruturada que compõe uma informação

  • se não tivesse a penúltima vírgula a questão estaria certa.

  • ERRADO.

    DADOS ~> registros icônicos e simbólicos — fonéticos ou numéricos — e signos — linguísticos, lógicos ou matemáticos —, por meio dos quais se representam atos, conceitos ou instruções.

  • ERRADO.

    A questão trouxe o conceito de DADOS.

    INFORMAÇÃO: Dados organizados com significação, utilizados para tomada de decisão.

  • Neste item a banca tenta te induzir ao erro, pois embora o conceito de

    informação esteja relacionado a significado, o que vem depois de “ou seja” traz

    claramente o conceito de dado, pois está associado a registros primários ou

    fatos brutos sem qualquer tratamento.

    Pela definição, um dado pode ser um conjunto de letras, números ou dígitos

    que podem ser descritos, armazenados ou manipulados, mas se tomado

    isoladamente não transmite nenhum conhecimento, ou seja, não possui

    significado claro.

    Gabarito: Errado.

  • gab e!

    Ela definiu dados, os quais podem ser registros icônicos e simbólicos — fonéticos ou numéricos — e signos — linguísticos, lógicos ou matemático.

    A sacada da questão está em: ''por meio dos quais se representam atos, conceitos ou instruções.''

    por meio deles a gente vai criar o ''corpinho'' de uma informação. Que ai sim vão ser: atos, conceitos ou instruções.''

  • Começou certo, se tratando de informação, depois do "ou seja" a relação entre as ideias ficou incompatíve, se referindo a dados.

  • Começou certo, se tratando de informação, depois do "ou seja" a relação entre as ideias ficou incompatíve, se referindo a dados.


ID
1932679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de dado, informação, conhecimento e inteligência.

O atributo de inteligência depende mais da qualidade da informação disponível do que da sua quantidade, tendo, portanto, natureza qualitativa.

Alternativas
Comentários
  • Existe uma estrutura baseada nas noções de qualidade versus quantidade, classificando a informação em quatro níveis, na medida em que é agregado valor a cada nível, e nos apresenta essa estrutura através da pirâmide informacional, dado, informação, conhecimento e inteligência. Assim, explica que o atributo da inteligência é mais de caráter qualitativo que quantitativo, uma vez que depende mais da qualidade da informação adquirida do que de sua quantidade, ao contrário dos dados, onde a quantidade de informação é mais importante que sua qualidade aparente.

  • Gabarito: CERTO.

     

    Existe uma estrutura baseada nas noções de qualidade versus quantidade, classificando a informação em quatro níveis, na medida em que é agregado valor a cada nível, e nos apresenta essa estrutura através da pirâmide informacional, dado, informação, conhecimento e inteligência.

    Assim, explica que o atributo da inteligência é mais de caráter qualitativo que quantitativo, uma vez que depende mais da qualidade da informação adquirida do que de sua quantidade, ao contrário dos dados, onde a quantidade de informação é mais importante que sua qualidade aparente.

     

    Desta forma a alternativa encontra-se correta.
     

    Estratégia Concursos.

  • É isso mesmo. Quando falarmos de natureza quantitativa estamos nos referindo aos dados. Em seguida, quando vamos subindo na pirâmide do conhecimento, os conceitos vão ficando mais qualitativos e mais dependentes da interação humana, já que se começa a adicionar contexto, significado, síntese, reflexão... Portanto, a inteligência, por ser uma habilidade essencialmente humana, se mostra muito mais ligada ao aspecto qualitativo.

    Gabarito: C

  • A inteligência depende mais da qualidade da informação disponível do que da sua

    quantidade – ao contrário dos dados, que dependem mais da quantidade do que da qualidade em si

    Resumo: Inteligência -> Qualidade

    Dados -> Quantidade

  • gabarito CORRETO

    A inteligência é um atributo que realmente depende mais da qualidade da informação disponível do que da sua quantidade – ao contrário dos dados, que dependem mais da quantidade do que da qualidade em si.

    Fonte: Estratégia concursos

  • Inteligência: Habilidade essencialmente humana, envolve exercício de ponderação para a tomada da melhor decisão. Envolve também noções de ética, bom e ruim, certo e errado.

  • CERTO

    Os dados estão relacionados à quantidade

    A inteligência à qualidade.

  • Diferentemente dos dados, para a informação o foco é que se tenha significado e utilidade.

    A informação tem mais a ver com os atributos qualitativos dos dados do que com os quantitativos.

  • Só é lembrarmos da pirâmide da teoria da informação.

    dados --> informação --> conhecimento --> inteligência

    Quanto mais alto na pirâmide maior a qualidade e menor a quantidade;

    Quanto mais baixo na pirâmide menor a qualidade e maior a quantidade;

    .gab.: CERTO.

  • Quanto mais elevado na pirâmide(DIKW), mais abstrato, mais quaLITATIVO,menos QUANTItativo e maior é a dificuldade de opera-los/processa-los..

  • Gab certo!

    quanto mais dados, mais informação. (quantitativa)..

    Mas, Conforme subimos a pirâmide, é menos máquina e mais humano.

    E menos quantidade e mais qualitativa.

    ordem piramidal: dado, informação, conhecimento (tácito e explícito), inteligência.

  • Inteligência

     

    Quando usamos o conhecimento para resolver algum problema complexo ou encontrar a resposta para uma questão, vemos a inteligência em ação.

     

    • Sabedoria

     

    • Envolve a capacidade de julgamento e elementos como intuição, ética, experiência

     

    • É uma habilidade ESSENCIALMENTE HUMANA, é usar o conhecimento obtido para tomar a melhor decisão.

     

    A inteligência envolve noções de certo e errado, de bom ou ruim, envolve essa ponderação de qual é a melhor opção ou maneira de agir em uma determinada situação. Diz-se que é impossível capturar essa inteligência em máquinas (Ackoff, 1999).

    Em uma hierarquia seria :

     

    1 - inteligência no topo da pirâmide

    2 - conhecimento logo em seguida

    3 - informação

    4 - Dados 

  • CERTO

    " O atributo da inteligência é mais de caráter qualitativo que quantitativo, uma vez que depende mais da qualidade da informação adquirido do que de sua quantidade, ao contrário dos dados, que a quantidade de informação é mais importante que sua qualidade aparente."

    • Como Matta citou, quanto mais alto na pirâmide, menor a quantidade e maior a qualidade.
  • gab c!

    Informação são dados coletados, organizados, ordenados, aos quais são atribuídos significados e contexto. 

    Ou seja, os dados passam por um processo de enriquecimento, ganhando assim qualidade. Eles agora nos informam alguma coisa.

    Nesse sentido, há essa outra definição de informação que podemos apresentar. Esta foi criada por um austríaco chamado Peter Drucker (1988) e complementa a definição que já apresentamos: Informação são os dados dotados de relevância e propósito.

    A partir disso, podemos dizer que a informação tem mais a ver com os atributos qualitativos dos dados do que com os quantitativos. Diferentemente dos dados, para a informação o foco é que se tenha significado e utilidade

    a informação necessariamente precisa da intervenção humana! 

    Prof. Arthur Mendonça  - V. Dalton

  • Dados: fatos que descrevem os objetos de informação, sendo elementos brutos que quando sozinhos não possuem significado.

    Informação: São dados contextualizados que significam algo. Ciclo: produção, manuseio, armazenamento, transporte e descarte.

    Conhecimento: Informação interpretada. Pode ser dividido em tácito (sua característica): armazenado nas pessoas; ou explícito: encontrado na forma de texto.

    Inteligência/sabedoria: Informação aplicada, baseada no conhecimento. (OBS: Possui natureza qualitativa; depende mais de qualidade do que quantidade)


ID
2096767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, referente à gestão do ciclo de vida da informação — ILM (Information Lifecycle Management).

Classificação, implementação e gerenciamento são as três atividades envolvidas no processo de desenvolvimento de uma estratégia de ILM.

Alternativas
Comentários
  • Apresentação de ILM

     

    http://pt.slideshare.net/joao.galdino/abordagens-de-implementao-de-ilm-como-estratgia-auxiliar-no-gerenciamento-de-capacidade-por-anderson-lovatto

  • O processo de ILM inclui quatro atividades: classificação, implementação, gerenciamento e organização. 

    Faltou a ORGANIZAÇÃO na questão.

  • A questão nao traz no enunciado as atividas unicas (somente, exclusivamente).  Poderia a acertiva ser considerada como Certa, pois além das 3 citadas pela banca existe outra (Organização) conforme citou o Marvin. Acho que caberia recurso. 

  • Errada.

    Eu tbém marquei Certa, em virtude de não interpretar caráter de exclusividade...

    Mas perceba a importância do português nessa hora...

    'Classificação, implementação e gerenciamento são as três atividades...' com o determinante 'as' eu especifico.

    'Classificação, implementação e gerenciamento são três atividades...' sem o determinante 'as' eu generalizo.

    Por essa razão ela está errada!

     

    A gestão do Ciclo de Vida da Informação consiste das seguintes atividades (CIGO):

    - Classificação dos dados e aplicativos;

    - Implementação de políticas;

    - Gerenciamento do ambiente;

    - Organização dos recursos de armazenamento hierárquico.

     

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

     

     gestão do ciclo de vida da informação — ILM (Information Lifecycle Management).

     

    pra decora: no "IML" você cai de 4!

     

     

     

  • A gestão do Ciclo de Vida da Informação consiste das seguintes atividades (CIGO):

    Classificação dos dados e aplicativos;

    Implementação de políticas;

    Gerenciamento do ambiente;

    Organização dos recursos de armazenamento hierárquico.


ID
2228779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere aos conceitos de usabilidade, comunicabilidade, acessibilidade e navegabilidade, bem como à arquitetura da informação, julgue o item a seguir.

Planejamento da navegação e redução da informação são princípios pertinentes à arquitetura da informação.

Alternativas
Comentários
  • Para quem não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

     

    Creio que o erro é ter incluido a REDUÇÃO como princípio.

    Princípios são:

    Organização;

    Rotulagem;

    Navegação;

    Busca.

     

    https://pt.slideshare.net/wordcamppoa/princpios-de-arquitetura-da-informao-aplicados-ao-wordpress-75792761

    ...em caso de equivoco me informe.

  • Princípios da Arquitetura da Informação, segundo Peter Morville e Louis Rosenfeld:

    • Organizar
    • Navegar
    • Nomear
    • Buscar
    • Pesquisar
    • Desenhar
    • Mapear

    Sistemas de Arquitetura da Informação:

    • Sistema de Organização
    • Sistema de Navegação
    • Sistema de Busca
    • Sistema de Rotulação

ID
2228782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere aos conceitos de usabilidade, comunicabilidade, acessibilidade e navegabilidade, bem como à arquitetura da informação, julgue o item a seguir.

A arquitetura da informação compõe-se dos sistemas de navegação, de organização, de busca e de rotulação.

Alternativas
Comentários
  • Retirada do livro Information Architecture for the World Wide Web de Peter Morville. Disponível no link:

    https://doc.lagout.org/Others/Information%20Architecture%20For%20The%20World%20Wide%20Web.pdf

    Item 2.3 Collaboration and Communication

    Information Architecture

    The information architects focus on the design of organization, indexing, labeling, and navigation systems to support browsing and searching throughout the web site.

    Preciosismo puro da CESPE. Arquitetura da Informação pode ser definida segundo vários contextos, a depender do autor... 

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

     

    Arquitetura de informação

    Os arquitetos da informação concentram-se no design de sistemas de organização, indexação, rotulagem e navegação para dar suporte à navegação e pesquisa em todo o site.


ID
2486545
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O termo que se refere à combinação de sites para oferecer serviços que, isoladamente um site, não poderia fornecer é:

Alternativas
Comentários
  • Mashup se resume a diferentes serviços que podem funcionar simultaneamente. Lembra que Mashup significa misturar? Então, em poucas palavras quer dizer: a combinação de dois aplicativos que podem complementar e melhorar a oferta de determinado serviço.

    Fonte:

  • GABARITO: A

    Mashup → Combinação de vários sites em um.

    Fonte: Professor Rodrigo Schaeffer

    Informática para Concursos 2020 - Aula 98


ID
2519998
Banca
FGV
Órgão
AL-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A Arquitetura da Informação pode ser compreendida pela composição de sistemas interdependentes, onde cada sistema é composto por regras próprias.

As alternativas a seguir apresentam esses sistemas à exceção de uma. Assinale‐a.

Alternativas
Comentários
  • Q916762

  • Alguém pode me ajudar nessa

  • Retirado do livro Information Architecture for the World Wide Web de Peter Morville. Disponível no link:

    https://doc.lagout.org/Others/Information%20Architecture%20For%20The%20World%20Wide%20Web.pdf

    Item 2.3 Collaboration and Communication

    Information Architecture

    The information architects focus on the design of organization, indexing, labeling, and navigation systems to support browsing and searching throughout the web site.

    Preciosismo puro da CESPE. Arquitetura da Informação pode ser definida segundo vários contextos, a depender do autor.


ID
2524864
Banca
FGV
Órgão
AL-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta estruturas de organização utilizadas por sistemas de organização de arquitetura de informação (AI).

Alternativas
Comentários
  •  

    Taxonomias, bancos de dados e redes.

     

    LETRA B

  • b-

    Taxonomia são elementos estruturantes, estratégicos, centrais e d alto nível para organizar e classificar informação e conhecimento. Em web a taxonomia simplifica navegação e designa responsabilidades em avaliação, organização, eliminação, arquivamento de informação.


ID
2750293
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Dentre os principais componentes da arquitetura da informação, NÃO podemos citar

Alternativas
Comentários
  • Componentes da Arquitetura de Informação:

    Sistema de organização , Navegação, Rotulação e Busca.

    https://www.mmcafe.com.br/noticias/componentes-da-arquitetura-de-informacao

  • Outra questão sobre o assunto :

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/744fb38a-9c


ID
2791645
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre os conceitos básicos de ILM – Information Lifecycle Management, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2987338
Banca
FCC
Órgão
SEMEF Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Na Arquitetura da Informação em interfaces multimídia, o termo utilizado para designar as estruturas classificatórias para organização de domínios de conhecimento, agrupando conteúdos e ações de acordo com seu significado, é

Alternativas
Comentários
  • "O conceito de taxonomia pode ser definido atualmente como estruturas classificatórias para organização de domínios de conhecimento. Tem por finalidade permitir agregação de informação e dados, possibilitando acesso através de navegação"

    https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4103

    Gabarito: B

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
2987341
Banca
FCC
Órgão
SEMEF Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação ao processo de estruturação da informação em interfaces multimídia, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
3361960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O acesso à informação permite extrair e aplicar conhecimentos importantes para as empresas. Nesse contexto, o objetivo da tecnologia da gestão da informação é

Alternativas
Comentários
  • ◙ A assertiva cobra o conhecimento sobre gestão da informação; segundo Greenwood:

    A informação é considerada como ingrediente básico do qual dependem os processos de decisão;

    ◙ Segundo o Prof. Heitor Pasti, a informação não é apenas o ingrediente básico, mas o essencial em uma tomada de decisão, pois com a informação certa na tomada de decisão a probabilidade de acerto cresce consideravelmente:

    Quanto mais importante for a informação para as necessidades da empresa e quanto mais rápido o acesso a ela, mais a empresa poderá atingir seus objetivos;

    ◙ Pelo próprio enunciado podemos extrair a dica para a resposta; precisaremos adquirir o conhecimento de alguma forma; a tecnologia da gestão da informação deve possibilitar isso;

    ◙ Nas etapas da geração de inteligência, o conhecimento vem depois da informação: logo, para se aplicar conhecimentos importantes para as empresas, é necessário que a gestão da tecnologia da informação forneça a informação certa no momento certo;

    Etapas na geração de conhecimento e inteligência:

    1ª Etapa

    DADO

    • Instrumento de coleta de dados;

    • Processamento;

    • Distribuição;

    INFORMAÇÃO

    • Custo versus benefício;

    • Efetividade;

    • Pertinência;

    • Valor agregado;

    •Tecnologia da informação ==> Valor da Informação;

    2ª Etapa:

    CONHECIMENTO

    3ª Etapa

    INTELIGÊNCIA

    ============================

    Fonte(s): Comentários, TEC; (2) Heitor Pasti, TEC;


ID
3563296
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo a arquitetura e tecnologias de sistemas de informação.


A arquitetura de sistemas de informação possibilita o mapeamento dos elementos atinentes ao processo de desenvolvimento e implantação de sistemas de informação em uma organização.

Alternativas
Comentários
  • tá Serto !


ID
3693658
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2013
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em relação à arquitetura da informação, entendida como estratégia fundamental no processo da gestão da informação, leia as afirmativas.


I. Os principais objetivos da Arquitetura da Informação são a identificação e organização das necessidades de informação de uma instituição. Para isso, dentre outros, são construídos os mapas informacionais. 

II. A Arquitetura da Informação refere-se ao processo de modelagem de dados e construção da estrutura de banco de dados e sua publicação em um website. 

III. A Arquitetura da Informação deve criar as estruturas

Está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
3694054
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2013
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em relação aos sistemas que compõem a arquitetura da informação para Web, é correto afirmar que:


Alternativas

ID
4863907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito de dados, informação, conhecimento e inteligência, julgue o próximo item.


O ciclo de vida da informação compreende as fases de produção, manuseio, armazenamento, transporte e descarte.

Alternativas
Comentários
  • #Ciclo de vida da informação 

    Ciclo de Vida é composto e identificado pelos momentos vividos pela informação que a colocam em risco. 

    Os momentos são vivenciados justamente quando os ativos físicos, tecnológicos e humanos fazem uso da informação, sustentando processos que, por sua vez, mantêm a operação da empresa.

    Os momentos do ciclo de vida da informação são: 

    - Manuseio: Momento em que a informação é criada e manipulada, seja ao folhear um maço de papéis, ao digitar informações recém-geradas em uma aplicação Internet, ou, ainda, ao utilizar a senha de acesso para autenticação.

    - Armazenamento: Momento em que a informação é armazenada, seja em um banco de dados compartilhado, em uma anotação de papel posteriormente postada em um arquivo de ferro, ou, ainda em uma mídia qualquer.

    - Transporte: Momento em que a informação é transportada, seja ao encaminhar informações por correio eletrônico, ao postar um documento, ou, ainda, ao falar ao telefone uma informação confidencial.

    - Descarte: Momento em que a informação é descartada, seja ao depositar na lixeira da empresa um material impresso, seja ao eliminar um arquivo eletrônico em seu computador de mesa, ou ainda, ao descartar uma mídia usada que apresentou falha na leitura

  • Assim como no ciclo de vida dos dados, nós temos o ciclo de vida da informação. Da mesma forma, não há um padrão de classificação – infelizmente cada autor descreve o ciclo de vida com suas fases

    (eu sei que é complicado, mas é a vida de concurso).

    No caso da informação, uma possível classificação compreende as fases de produção, manuseio, armazenamento, transporte e descarte, considerando sua autenticidade, confidencialidade, integridade e disponibilidade.

    FONTE: PDF ESTRATÉGIA

  • Lembrei-me (vagamente) de Arquivologia.

  • GAB.: CERTO.

    Transporte: Transmitir a mensagem, seja por e-mail, compartilhamento; ligação telefônica;

    Armazenamento: É armazenar a informação;

    Manuseio: Criação e manipulação;

    Descarte: É o descarte da informação.

  • Ciclo de vida da INFORMAÇÃO: Manuseio, Armazenamento, Transporte e Descarte.

    Ciclo de vida dos DADOS: Coleta, Armazenamento, Recuperação e Descarte

  • Confuso entre os comentários pois "produção" não aparece em todos.

  • O conceito de segurança da informação também engloba o chamado ciclo de vida de uma informação, compostos de etapas que podem acarretar em sua exposição, colocando em risco sua integridade.

    O ciclo de vida é constituído pelo manuseio, armazenamento, transporte e descarte da informação.

    Todas estas etapas podem apresentar aberturas que causam danos a segurança da informação, seja no momento da criação e manipulação da informação por meio de papéis ou arquivos digitais, no momento no armazenamento em papéis, mídias sociais ou bancos de dados, no transporte por correio eletrônico, postal ou telefone, e por fim, no descarte de informações absolutas ou sem uso.

  • Essa questão deveria ter sido anulada, pois maioria dos autores não consideram produção como parte do ciclo de vida da informação.


ID
4891294
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O conhecimento que define a forma de expressar um modelo ou conceito de informação, utilizado em atividades que exigem detalhes explícitos de sistemas complexos, é conhecido como:

Alternativas