a) O plano de contas é um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplinam as tarefas do setor contábil de uma entidade, uniformizando os seus registros contábeis, existindo um modelo padrão e único para o plano de contas contábeis.
A montagem de um Plano de Contas deve ser personalizada, por empresa, já que os usuários de informações podem necessitar detalhamentos específicos, que um modelo de Plano de Contas geral pode não compreender.
b) Manual de Contas é a relação das contas que serão utilizadas nos registros dos fatos administrativos decorrentes da gestão do patrimônio da entidade.
Esse é o Plano de Contas ou Elencos de Contas.
c) O Elenco das Contas tem por função apresentar detalhes a respeito de cada conta, servindo de guia para o contabilista no registro de suas operações.
Esse é o Manual de Contas.
d) Cada empresa deverá elaborar o seu plano de contas de acordo com suas necessidades e tendo em vista os princípios contábeis geralmente aceitos, as normas legais e a legislação específca do ramo de atividade da empresa.
e) As contas de primeiro grau também são chamadas de contas analíticas, pois podem se subdividir em várias subcontas. Essas subcontas, que são as contas de segundo grau, também chamadas de contas sintéticas.
É o contrário.