SóProvas



Prova IADES - 2013 - EBSERH - Analista Administrativo - Contabilidade


ID
899470
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Sistema integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG auxilia a gestão das atividades de compra e contratações de serviços, no âmbito do Governo Federal. Assinale a alternativa que não corresponde a um módulo desse sistema.

Alternativas
Comentários
  • O Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG é a ferramenta informatizada de apoio aos processos de compras e contratações no âmbito do Governo Federal.

    Módulos:

    CATMAT – CATALOGACAO DE MATERIAL CATSER – CATALOGACAO DE SERVICO COMUNICA – SISTEMA DE COMUNICACAO SIASG SICAF – CADASTRO UNICO DE FORNECEDORES SICON – GESTAO DE CONTRATO SICONV – SISTEMA DE GESTÃO DE CONVÊNIOS SIDEC – DIVULGACAO ELETRONICA COMPRAS SISME – MINUTA DE EMPENHO SISPP – PRECOS PRATICADOS SISRP – SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇO TABELAS – TABELAS DE APOIO AO SIASG NÃO CONSTA o Módulo Legislação e Normas Aplicadas à Licitação SINAP
  • Letra C - se existe uma lei (8666) direcionada para licitações não há necessidade de um módulo para informar a lei.

  • Tirado (fora de ordem) da aula do prof. Adriel Sá, do Gran Cursos:

    Os módulos de Compras públicas do SIASG possuem funções que se complementam na operacionalização das licitações. Para uma melhor compreensão desses módulos, segue uma descrição resumida de cada um deles:

    Letra a) SICAF – Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores: Registro cadastral único para a análise da habilitação jurídica, regularidade fiscal e qualificação econômico-financeira dos fornecedores que participam das licitações governamentais.

    ____

    Letra b) CATMAT/CATSER: Catálogo de material e Catálogo de serviço. O primeiro elaborado de acordo com a metodologia Federal Supply Classification e segundo de acordo com os critérios adotados pela Organização das Nações Unidas – ONU.

    _____

    Letra d) Não encontrei no material do professor, mas há outros dois semelhantes: SISRP – Subsistema de Registro de Preços e IRP – Intenção de Registro de Preços;

    _____

    Letra e) SIDEC – Subsistema de Divulgação Eletrônica de Compras e Contratações: Realizava o cadastramento de processos de compras e contrações efetuados pela Administração Pública e o consequente envio eletrônico de matérias relativas aos avisos e editais de licitação, dispensa e inexigibilidade e os resultados, à Imprensa Nacional para publicação no Diário Oficial da União e divulgação no Comprasnet.

    _____

    COMUNICA;

    SICON – Subsistema de Gestão de Contratos;

    RDC – Regime Diferenciado de Contratações;

    SISRP – Subsistema de Registro de Preços; 

    SISPP Subsistema de Preços Praticados; 

    SISME – Subsistema de Minuta de Empenho; 

    IRP – Intenção de Registro de Preços;

    Sessão Pública; 

    Portal de Compras Governamentais;


ID
1214200
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Do ponto de vista da ciência contábil, pode-se defnir o patrimônio como um conjunto de bens direitos e obrigações vinculados a uma entidade. Sobre o patrimônio, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1214203
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A escrituração é uma técnica contábil que efetua os registros dos fatos contábeis por meio dos lançamentos contábeis. Sobre os fatos contábeis, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O fato contábil permutativo não altera o patrimônio líquido da empresa, enquanto o fato modificativo ou misto altera a situação líquida.

  • Fatos modificativos ou quantitativos

    São fatos que alteram a composição do Patrimônio e modificam para mais (modificativos aumentativos) ou para menos (modificativos diminutivos) a situação líquida da empresa.

    Modificativos aumentativos: envolvem uma conta patrimonial e uma conta de receita, aumentando o Patrimônio Líquido (PL). Ex.: Receita de vendas, receita de aluguel, etc.

    https://www.socontabilidade.com.br/conteudo/fatos_contabeis.php#:~:text=O%20registro%20de%20um%20fato,cont%C3%A1beis%20mistos%20(ou%20compostos).

  • Gabarito: Letra B

    Fato Permutativo, qualitativo ou compensativo: não envolve contas de Resultado

    Fato Modificativo: envolve conta patrimonial e de resultado Ex: D - Depreciação C - Dep Acumulada

    Fato Misto: Fato permutativo + fato modificativo Ex: receber uma duplicata atrasada que incorreu juros Ex: D - Caixa ; C - Dup a Receber ; C -Receita de Juros Ativo


ID
1214206
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Conta é o nome técnico que identifca cada componente patrimonial (bem, direito ou obrigação), bem como identifca um componente de resultado (receita ou despesa). Sobre as contas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Na Teoria personalista, temos três tipos de contas (pessoas): proprietários; agentes consignatários; agentes correspondentes.

    Na Teoria materialista, esta é uma visão mais econômica do que vem a ser a conta, a relação entre as contas e a entidade é uma relação material e não pessoal, de sorte que a conta só deve existir enquanto houver também o elemento material por ela representado. As contas dividem-se em: Integrais ou elementares e diferenciais ou derivadas.

    A Teoria Patrimonialista, que é a teoria usualmente adotada no Brasil, considera como objeto da Contabilidade o patrimônio, personaliza as contas, classifcando- as como Contas Patrimoniais e Contas de Resultado.

     

  • Correção:

     

    A) Teoria Materialista

    B) Teoria Personalística

    C) Teoria Patrimonialista

    D) Receitas e Despesas são contas de resultado

    E) Gabarito


ID
1214209
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Conta contábil patrimonial é aquela utilizada para o registro e controle dos itens patrimoniais (ativos e passivos), ou seja, os bens, direitos e obrigações de uma determinada entidade. Sobre as contas patrimoniais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • VAMOS LÁ:

           AS CONTAS DE ATIVOS E DESPESAS TEM NATUREZA DEVEDORA, OU SEJA, AUMENTA  A DÉBITO E DIMINUI A CREDITO;

           AS CONTAS DE PASSIVOS, PL E RECEITA TEM NATUREZA CREDORA, OU SEJA, AUMENTA  A CREDITO E DIMINUI A  DEBITO

  • Letra C incorre num equívoco ao precisar que contas de receita são sempre creditadas, o que não procede, pois há, em verdade,

    duas situações que excepcionam esse entendimento. 

     

     

  • Contas credoras:

    Passivo

    Patrimônio Líquido

    Retificadora do ativo

    Receitas

  • Minha contribuição.

    NATUREZA DAS CONTAS

    Devedora – Aumenta a Débito e diminui a Crédito -> Ativo, Despesa, Redutora de Passivo e Redutora do PL.

    Credora – Aumenta a Crédito e diminui a Débito -> Passivo, Receita, Redutora de Ativo

    Entrada no Ativo -> Bens e Direitos -> Debitar

    Saída no Ativo -> Bens e Direitos -> Creditar

    Entrada no Passivo -> Obrigações -> Creditar

    Saída no Passivo -> Obrigações -> Debitar

    Despesas -> apropriação (reconhecimento) -> Debitar

    Receitas -> apropriação (reconhecimento) -> Creditar

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!


ID
1214212
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Sobre o plano de contas, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • a) O plano de contas é um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplinam as tarefas do setor contábil de uma entidade, uniformizando os seus registros contábeis, existindo um modelo padrão e único para o plano de contas contábeis. 

    A montagem de um Plano de Contas deve ser personalizada, por empresa, já que os usuários de informações podem necessitar detalhamentos específicos, que um modelo de Plano de Contas geral pode não compreender.

     b) Manual de Contas é a relação das contas que serão utilizadas nos registros dos fatos administrativos decorrentes da gestão do patrimônio da entidade.

    Esse é o Plano de Contas ou Elencos de Contas.

     c) O Elenco das Contas tem por função apresentar detalhes a respeito de cada conta, servindo de guia para o contabilista no registro de suas operações.

    Esse é o Manual de Contas.

     d) Cada empresa deverá elaborar o seu plano de contas de acordo com suas necessidades e tendo em vista os princípios contábeis geralmente aceitos, as normas legais e a legislação específca do ramo de atividade da empresa.

     e) As contas de primeiro grau também são chamadas de contas analíticas, pois podem se subdividir em várias subcontas. Essas subcontas, que são as contas de segundo grau, também chamadas de contas sintéticas.

    É o contrário.


ID
1214215
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A escrituração é a técnica contábil encarregada de registrar as mutações patrimoniais em livros apropriados, com vistas a conservar a história da entidade e possibilitar o controle do patrimônio. Sobre a escrituração, assinale alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Errada, os dois métodos de escrituração são: método das partidas simples e método das partidas dobradas.

    b) Não é sistema e sim métodos.

    c) C

    d) ..... é uma formalidade INTRÍNSECA.....

    e) ..... EXTRÍNSECA-   relaciona-se também com a forma, apresentação.


ID
1214218
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os bens e direitos de natureza permanente sujeitam-se a depreciação, amortização ou exaustão, conforme suas características e considerando sua vida útil ou prazo de exercício. Sobre a depreciação, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1214221
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No decorrer da movimentação contábil de uma empresa, são realizados um grande número de lançamentos. Dessa forma, é possível que ocorram alguns erros que se não forem corrigidos tempestivamente, deixarão os saldos das contas irreais, trazendo refexos nas demonstrações fnanceiras de modo que estas não espelharão a situação patrimonial real da empresa. Sobre a análise e conciliações contábeis, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    "conciliação contábil" a análise do sados das contas contábeis, e sua respectiva movimentação, visando adequar seu saldo à efetiva realidade, promovendo ajustes necessários na escrituração contábil.

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/conciliacao


ID
1214224
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O Balancete de Verifcação é a relação das contas extraídas do Livro Razão em uma determinada data, com seus respectivos saldos, possibilitando chegar-se a vários resultados importantes para a Contabilidade de uma empresa, num dado período de tempo, bem como elaborar outros demonstrativos contábeis importantes. A respeito do Balancete de Verifcação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • BALANCETE DE VERIFICAÇÃO



    O Balancete de Verificação relaciona todas as contas de acordo com a natureza do saldo. Independentemente de serem patrimoniais ou de resultado, retificadoras ou não , as contas são apresentadas em 2 colunas, uma devedora e outra credora. As contas com saldo zero não precisam ser demonstradas.

    A finalidade do Balancete de Verificação é demonstrar a correta aplicação do método das partidas dobradas. Vale dizer, ele evidencia a igualdade matemática dos lançamentos efetuados no período. Se para cada débito em uma ou mais contas houve crédito de igual valor em uma ou mais contas, então o total devedor deve ser igual ao total credor. Caso isso não ocorra, existirá algum erro no uso do método das partidas dobradas.



    Obs: O Balancete de Verificação é feito a partir do Livro-Razão, do qual são extraídos os saldos para elaboração.


    Obs: O Balancete de Verificação não detecta todos os erros cometidos na escrituração, mas apenas os decorrentes da incorreta aplicação das partidas dobradas ou ocorridos na transposição de contas do Razão.


    Obs: Se o lançamento de uma fato contábil for omitido, não há como descobrir a omissão por intermédio do Balancete de Verificação.


    Obs: Não evidencia os lançamentos feitos em duplicidade e as inversões de lançamentos.



    gab:B



    Fonte: Prof. Ricardo.J.Ferreira, Contabilidade Básica. Págs 125 e 126.

  • GABARITO B

    O balancete de verificação é elaborado com a finalidade de apresentar todas as contas com seus respectivos saldos, em termos monetários, sejam devedores ou credores.

    Não se destinam a publicação.

    O Balancete de verificação é uma demonstração contábil auxiliar, serve para verificar a correta aplicação do método das partidas dobradas. Não serve para achar erro, ver lançamento errado, não sabe sobre as contas que foram debitadas a mais ou a menos. Seus saldos são retirados do livro razão;

    Para a elaboração do balancete as receitas e despesas devem ser computadas até o último dia do mês ou semestre civil, independentemente de ser dia útil ou não.


ID
1214227
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Sobre o objetivo e composição do Balanço Patrimonial, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) O balanço patrimonial tem como objetivo fornecer uma visão clara sobre o posicionamento da empresa diante dos gastos e  feitos no ano do exercício. O  para atestar aos gestores se foi um período que houve lucros ou prejuízos, identificando possíveis falhas financeiras e contábeis ao longo do processo.

    B) No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

           

     I – ativo circulante;

          

     II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

    C) CORRETA.

    D) O Ativo Imobilizado é formado pelo conjunto de bens necessários à manutenção das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.). ACREDITO QUE SÓ ATÉ AQUI ESTÁ CORRETA. O erro, na minha opinião, reside apenas em: apresenta maior conversibilidade.

    E) Balanço Patrimonial é um relatório que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa. Para isso, são considerados todos os ativos e passivos de um negócio, ou seja, seus bens, dívidas e lucros.

  • BALANÇO PATRIMONIALEstático

    DRE: Dinâmico


ID
1214230
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Sobre o objetivo e composição da Demonstração do Resultado do Exercício, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a- Fluxo de caixa - É a dinâmica da empresa que vislumbra os encaixes e desencaixes de recursos em suas atividades operacionais, de investimeno e de financiamento e elucida a situação financeira da empresa.

    b- Na determinação do resultado do exercício serão computados: a) as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente da sua realização em moeda; e b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondente a essas receitas e rendimentos.

    c- As receitas e as despesas têm a propriedade de alterar o patrimônio líquido.

    d - Na apuração do resultado do exercício, as contas de resultado são abertas debitando as despesas e creditando as receitas, e encerradas creditando as despesas e debitando as receitas.

    e- As receitas e despesas são temporárias, permanecem abertas apenas durante o período contábil ou exercício social. Ao fnal de cada período elas são encerradas e o resultado transferido para o patrimônio líquido.


ID
1214233
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise das demonstrações fnanceiras, também conhecida com análise das demonstrações contábeis, é um instrumento de grande validade como subsídio para o processo de tomada de decisão. Sobre a análise das demonstrações fnanceiras, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1214236
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) foi tornada obrigatória para as companhias abertas pela Lei 11.638/2007, que alterou a Lei 6.404/1976. Sobre esta demonstração, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O que quiseram dizer com "um dos itens de totalização da DVA" na letra "b"?

  • CPC 09 – Demonstração do Valor Adicionado – DVA


    A) ERRADA

    2. Sua elaboração deve levar em conta o Pronunciamento Conceitual Básico do CPC intitulado Estrutura Conceitual Básica para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis, e seus dados, em sua grande maioria, são obtidos principalmente a partir da Demonstração do Resultado.


    B) ERRADA – A depreciação, amortização e exaustão são RETENÇÕES que virão após o Valor Adicionado Bruto, para encontrar o Valor Adicionado Líquido.

    1 – RECEITAS

    2 - INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS

     (inclui os valores dos impostos – ICMS, IPI, PIS e COFINS)

    3 - VALOR ADICIONADO BRUTO (1-2)

    4 - DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO

    5 - VALOR ADICIONADO LÍQUIDO PRODUZIDO PELA ENTIDADE (3-4)


    C) ERRADA - Valor adicionado representa a riqueza criada pela empresa, de forma geral medida pela diferença entre o valor das vendas e os insumos adquiridos de terceiros. Inclui também o valor adicionado recebido em transferência, ou seja, produzido por terceiros e transferido à entidade.


    D) CERTA

    10. A DVA está fundamentada em conceitos macroeconômicos, buscando apresentar, eliminados os valores que representam dupla-contagem, a parcela de contribuição que a entidade tem na formação do Produto Interno Bruto (PIB). Essa demonstração apresenta o quanto a entidade agrega de valor aos insumos adquiridos de terceiros e que são vendidos ou consumidos durante determinado período.


    E) ERRADA

    12. Para os investidores e outros usuários, essa demonstração proporciona o conhecimento de informações de natureza econômica e social e oferece a possibilidade de melhor avaliação das atividades da entidade dentro da sociedade na qual está inserida. A decisão de recebimento por uma comunidade (Município, Estado e a própria Federação) de investimento pode ter nessa demonstração um instrumento de extrema utilidade e com informações que, por exemplo, a demonstração de resultados por si só não é capaz de oferecer.


ID
1214239
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) é uma demonstração importante para a tomada de decisões gerenciais. Sobre seus objetivos e estrutura, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1214242
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Sobre a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1214245
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Sobre os princípios fundamentais da Contabilidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A = Entidade

    B = Continuidade

    C = Competencia

    D = Prudencia

    E = Oportunidade = Correto


ID
1214248
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Sobre o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), formalmente criado pela Resolução nº 1055, de 7 de outubro de 2005, do Conselho Federal de Contabilidade - CFC, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Órgãos participantes do CPC = (Abrasca, Apimec, B3, CFC, Fipecafi, Ibracon)

    Convidados: (BCB, CVM, Susep, RFB)

    Bons estudos.


ID
1214251
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCT 16), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - (CORRETA).

    B - O objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o patrimônio público. (ERRADA)

    C - As transações de natureza econômico-financeira correspondem às transações originadas de fatos que afetam o patrimônio público, em decorrência, ou não, da execução de orçamento, podendo provocar alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais. (ERRADA)

    D - As transações de natureza econômico-financeira correspondem às transações originadas de fatos que afetam o patrimônio público, em decorrência, ou não, da execução de orçamento, podendo provocar alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais. (ERRADA)

    E - As variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando, ou não, o seu resultado.


    Fonte: NBCTs 16

  • E quanto às empresas estatais independentes?

  • Rafael Lins, as bancas aceitam como sendo regra geral. Mesmo sabendo que as independentes não são abrangidas


ID
1214254
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Na gestão fnanceira, a análise dos resultados contábeis e fnanceiros é feita por meio de indicadores que têm por objetivo verifcar tendências dos fatos e fornecer subsídios para o processo de tomada de decisão. Sobre a análise dos indicadores econômicos e fnanceiros, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) Na análise DE SÉRIE TEMPORAL é avaliada a situação da empresa em relação ao desempenho passado.

     b) A análise COMPARATIVA envolve a comparação dos índices fnanceiros de diferentes empresas no mesmo instante, ou, mediante índices da empresa e os índices médios do setor industrial.

     c) Índices de atividade são índices usados para medir a velocidade, rapidez com que várias contas são transformadas em vendas ou caixa.

     d) Índices de ENDIVIDAMENTO destacam a relação entre as fontes de capital da empresa, ou seja, o posicionamento do capital próprio frente ao capital de terceiros.

     e) Índices de LUCRATIVIDADE são medidas que relacionam os retornos da empresa com as vendas, os ativos ou o patrimônio líquido.


ID
1214257
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Sobre a receita e a despesa pública, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Classificação da receita publica quanto a coercitividade ou quanto a origem:

    A - Derivadas = Tributos

    B - Originárias = Advém da exploração pelo Estado da atividade econômica.

    Gabarito C.

  • Letra C

    Lei 4320

    CAPÍTULO II

    Da Receita

    Art. 9º Tributo é a receita derivada instituída pelas entidades de direito publico, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições nos termos da constituição e das leis vigentes em matéria financeira, destinado-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou especificas exercidas por essas entidades.

  • Gab. C

    quanto a procedência;

    RECEITA ORIGINÁRIA: regulada pelo direito privado, são arrecadadas por meio da exploração de atividade econômica pela administração pública.

    Ex: receita de aluguel.

    RECEITA DERIVADA: são obtidas pelo público por meio da soberania estatal. São impositivas.

    Ex: impostos, taxas e contribuições.

  • A) A ARRECADAÇÃO da receita pública é caracterizada no momento em que os contribuintes comparecem perante aos agentes arrecadadores, a fim de liquidarem suas obrigações para com o Estado.

    B) O RECOLHIMENTO da receita pública é ato pelo qual os agentes arrecadadores entregam diariamente o produto da arrecadação ao Tesouro Público.

    C) Conceitua-se como receita pública derivada a resultante da cobrança de tributos pagos pelos contribuintes em razão de suas atividades, suas rendas e suas propriedades. GABARITO

    Receitas derivadas: são as que provêm do constrangimento sobre o patrimônio particular. São os tributos (com exceção dos empréstimos compulsórios, pois estes constituem entradas provisórias) e as penalidades (pecuniárias - multa - ou não - perdimento e apreensão de bens etc.).

    D) O estágio do PRÉ-EMPENHO da despesa pública é uma reserva que se faz, ou garantia que se dá ao fornecedor ou prestador de serviços, com base em autorização e dedução da dotação respectiva de que o fornecimento ou serviço contratado será pago.

    E) O estágio da LIQUIDAÇÃO da despesa pública consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito, consistindo em uma auditoria de bens e serviços e tem a finalidade de apurar, dentre outros, os comprovantes da entrega do material ou prestação efetiva do serviço.


ID
1214260
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre a administração de contratos regidos pela Lei 8.666/1993, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


    a) Poderão ser alterados unilateralmente.
    b)  Art. 65. Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:  
    II - por acordo das partes:
    a) quando conveniente a substituição da garantia de execução;

    c) Assim como o reajuste, também tem como intuito a atualização monetária dos valores contratados, porém somente se aplica a contrato de serviços continuados.

    d) GABARITO

    e) "O reajuste contratual é um instituto jurídico previsto no contrato, que se relaciona diretamente com a inflação ou com a perda normal do poder aquisitivo da moeda: trata-se da aplicação de um índice previamente definido no contrato cuja finalidade é atualizar o preço da contratação"    "O reajuste tem prazo previsto no edital e no contrato e aplica-se a todos os contratos."
  • Isso sim é uma questão muito bem elaborada.

  •  Repactuação é a espécie de reajuste contratual que deve ser utilizada para serviços continuados com dedicação exclusiva da mão de obra, por meio da análise da variação dos custos contratuais, de modo a garantir a manutenção do equilíbrio econômico- financeiro do contrato, devendo estar prevista no instrumento convocatório com data vinculada à apresentação das propostas para os custos decorrentes do mercado e do acordo ou convenção coletiva ao qual o orçamento esteja vinculado para os custos decorrentes da mão de obra;”. (MPOG, 2009).

  • A) Art. 65.  Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos: I - unilateralmente pela Administração: a) quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos;

    B) Apenas por acordo entre as partes (art. 65, II);

    C) REPACTUAÇÃO que somente é possível para serviços contínuos com dedicação exclusiva de mão de obra (limpeza e vigilância, p. ex.).;

    D) A Revisão pode ser buscada quando ocorrerem fatos posteriores à contratação que: sejam imprevisíveis ou previsíveis de consequências incalculáveis; que representem um caso fortuito ou de força maior (como uma greve que impeça a fabricação do produto ou até mesmo uma enchente) ou por conta de um fato do príncipe que ocorre quando, por exemplo, um novo imposto é criado;

    E) O REAJUSTE é utilizado para remediar os efeitos da desvalorização da moeda;

  • Na lei tem algum dispositivo que responde as letras "C" ,"D" e "E"?


ID
1214263
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) constitui- se em mais um avanço na informatização da relação entre o fsco e os contribuintes. Sobre os objetivos e benefícios do SPED, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O SPED é instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, mediante fluxo único, computadorizado, de informações.

    Desta forma, os livros e documentos contábeis e fiscais são emitidos em forma eletrônica. Em resumo, o SPED é uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato digital específico e padronizado. 

    As principais premissas do SPED são:

    - empresários, sociedade empresária e contabilista usarão assinatura digital com certificação digital no padrão ICP-Brasil. 

    - a entrega do documento fiscal eletrônico será via internet (on-line em condições normais ou off-line em caso de contingência). 

    - identificar dispositivos legais tanto na esfera comercial como na esfera fiscal para dar suporte jurídico às escriturações fiscal e contábil digitais bem como à Nota Fiscal Eletrônica - NF-e. 

    - ênfase na premissa de que o contribuinte é o responsável legal pela guarda dos arquivos digitais que conterão as escriturações.

    O SPED compreende sete grandes subprojetos:

    a)       Escrituração Contábil Digital – ECD;

    b)       Escrituração Fiscal Digital – EFD;

    c)       Nota Fiscal Eletrônica – NF-e;

    d)       Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e;

    e)       Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e;

    f)        E-Lalur; 

    g)       Central de Balanços.

     

    fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/noticias/sped.htm


ID
1214266
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários

  • A) Tem como fato gerador a prestação (por empresa ou profissional autônomo) de serviços especificados em lei.

    CORRETO

    B) A alíquota utilizada é a mesma em todos os Municípios.

    ERRADA   Não é a mesma

    C) O Distrito Federal, embora tenha as mesmas atribuições dos Estados e dos Municípios não tem competência para instituí-lo.

    ERRADO  Têm competência 

    D) Os contribuintes do imposto são as empresas ou profissionais autônomos que contratam o serviço tributável.

    ERRADO 

    Prestam o serviço tributável  


    E) Em nenhuma situação pode-se atribuir às empresas ou aos indivíduos que tomam os serviços, a responsabilidade pelo recolhimento do imposto.

    ERRADO  

    Pode por substituição tributária

  • Na letra A não seria lei complemenar? Não basta ser lei (lei ordinária), tem q ser LEI COMPLEMENTAR nesse caso!

ID
1214269
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) é constituído por módulos, que executam um conjunto de atividades necessárias ao processo de compras e contratações de serviços, no âmbito do Governo Federal. A conexão desses módulos em plataforma web com acesso na internet, se dá por meio do

Alternativas
Comentários
  • O portal Comprasnet, gerenciado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG, é disponibilizado para realização de processos eletrônicos de aquisições e disponibilização de informações referentes às licitações e contratações promovidas pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

    Pelo Comprasnet podem ser realizadas as licitações previstas na Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 (convites, tomadas de preço e concorrência), os pregões e as cotações eletrônicas.

  • O ComprasNet teve o nome alterado para Portal de Compras Governamentais (www.comprasgovernamentais.gov.br). Quem acessar o antigo www.comprasnet.gov.br será redirecionado para o novo endereço.

  • O que é o SIAFI? É o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal que consiste no principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal.

     

    COMPRASNET - Portal de Compras do Governo Federal.

     

    SICAF é o Sistema Unificado de Cadastramento de Fornecedores. É um sistema que viabiliza o cadastramento de fornecedores de materiais e serviços para os órgãos/entidade da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional, no âmbito do Sistema Integrado de Serviços Gerais – SISG.

     

    O Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) é um sistema de abrangência nacional criado com a missão de integrar todas as plataformas de gestão da folha de pessoal dos servidores públicos.

     

    Portal da Transparência, você encontra informações sobre os recursos públicos transferidos da União para estados, municípios e o Distrito Federal.