BALANCETE DE VERIFICAÇÃO
O Balancete de Verificação relaciona todas as contas de acordo com a natureza do saldo. Independentemente de serem patrimoniais ou de resultado, retificadoras ou não , as contas são apresentadas em 2 colunas, uma devedora e outra credora. As contas com saldo zero não precisam ser demonstradas.
A finalidade do Balancete de Verificação é demonstrar a correta aplicação do método das partidas dobradas. Vale dizer, ele evidencia a igualdade matemática dos lançamentos efetuados no período. Se para cada débito em uma ou mais contas houve crédito de igual valor em uma ou mais contas, então o total devedor deve ser igual ao total credor. Caso isso não ocorra, existirá algum erro no uso do método das partidas dobradas.
Obs: O Balancete de Verificação é feito a partir do Livro-Razão, do qual são extraídos os saldos para elaboração.
Obs: O Balancete de Verificação não detecta todos os erros cometidos na escrituração, mas apenas os decorrentes da incorreta aplicação das partidas dobradas ou ocorridos na transposição de contas do Razão.
Obs: Se o lançamento de uma fato contábil for omitido, não há como descobrir a omissão por intermédio do Balancete de Verificação.
Obs: Não evidencia os lançamentos feitos em duplicidade e as inversões de lançamentos.
gab:B
Fonte: Prof. Ricardo.J.Ferreira, Contabilidade Básica. Págs 125 e 126.
GABARITO B
O balancete de verificação é elaborado com a finalidade de apresentar todas as contas com seus respectivos saldos, em termos monetários, sejam devedores ou credores.
Não se destinam a publicação.
O Balancete de verificação é uma demonstração contábil auxiliar, serve para verificar a correta aplicação do método das partidas dobradas. Não serve para achar erro, ver lançamento errado, não sabe sobre as contas que foram debitadas a mais ou a menos. Seus saldos são retirados do livro razão;
Para a elaboração do balancete as receitas e despesas devem ser computadas até o último dia do mês ou semestre civil, independentemente de ser dia útil ou não.