SóProvas


ID
1214275
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Noções de Direito

Suzana, servidora pública, permitiu a permuta de bem público por preço superior ao de mercado, razão pela qual foi condenada por improbidade administrativa. Uma das sanções aplicáveis ao agente ímprobo é a suspensão dos seus direitos políticos que, no caso de Suzana, será de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto A.

    Suzana cometeu ato que configura prejuízo ao erário (art.10 da Lei 8.429/92). Pena: suspensão dos direitos políticos de 5 a 8 anos (art.12).

    **** "Dos Atos de Improbidade Administrativa que Causam Prejuízo ao Erário

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

    [...] 

    V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado;

    Das penas

    Art. 12.  Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:

    [...]

    II - na hipótese do art. 10, ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos".

  • Gabarito: A

    Lei 8429/92 art. 12
    Enriquecimento ilícito - suspensão dos direitos políticos de 8 a 10 anos - multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial - proibição de contratar com o poder público pelo prazo de 10 anos.

    Prejuízo ao erário - suspensão dos direitos políticos de 5 a 8 anos - multa civil de até duas vezes o valor do dano - proibição de contratar com o poder público pelo prazo de 5 anos.

    Atentado aos Princípios da Administração Pública - suspensão dos direitos políticos de 3 a 5 anos - multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente - proibição de contratar com o poder público pelo prazo de 3 anos.
  • bem público por preço superior ao de mercado(PREJUÍZO AO ERÁRIO)

    Art. 12.  Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:

    II - na hipótese do art. 10(PREJUÍZO AO ERÁRIO), ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos;

  • Ae Alfredo Blues  tentar "ASSERTAR" no português também, porque cai em concurso público !

  • Só não entendi uma coisa: se vendeu por preço superior ao de mercado, onde está o prejuízo ao erário? Achei que fosse enriquecimento ilícito...

    Bons estudos!

  • Se a questão NADA mencionou acerca dela auferir vantagem econômica ou será princípios ou será prejuízo ao erário. Como o caso em análise não se encaixa de jeito nenhum com as 7 hipoteses legais de ofensa a princípio, só pode ser prejuízo ao erário; e ele prevê 5 a 8 anos de suspensão de direitos políticos.



    O raciocínio dessa questão,Glema, se dá mais facilmente quando você faz exclusão. Bons estudos!

  • Glema, 
    Onde você encontrou a expressão "vendeu"? existe sim a expressão "permitiu", ou seja, ela tinha ciência de que referida permuta estava acima do preço de mercado, causando assim um possível prejuízo ao erário.

  • Permuta:

    - bem móvel ou imóvel - preço superior - enriquecimento ilicito.

    - bem ou serviço - preço superior - prejuízo ao erário


    - bem público - preço inferior - enriquecimento ilícito

    - bem integrante do patrimônio - preço inferior - prejuízo ao erário

  • LETRA A CORRETA 

    Modalidades de Improbidade (3): Enriquecimento Ilícito, Prejuízo ao Erário e Afronta ao Princípios da Administração => EI PEPA!

    Para Suspensão dos Direitos Políticos:

    EI-  8 a 10 anos

    PE- 5 a 8 anos

    PA- 3 a 5 anos


  • art. 10°, IV lei 8429/92

  • Começa com PRINCÍPIOS, depois vai para PREJUÍZO e, o mais grave, o ENRIQUECIMENTO = P P E


    8429 IMPROB. ADM.       Susp                Multa       proib
    Enriquecimento
    ilícito -> de 8 a 10 anos; 3 vezes; 10 anos

    Prejuízo ao erário -> de 5 a 8 anos; 2 vezes; 5 anos

    Lesão aos princípios -> de 3 a 5 anos; 100 vezes; 3 anos


    Obs.: o único com modalidade também culposa é o prejuízo ao erário (muita incompetência, culpa grave).
  • LETRA A

     

    Macete muito bom !

     

    Geralmente a palavra "PErmitir"/ PErmuta está associada ao Ato de Improbidade Adm que gera prejuízo ao erário

    Associe: PE (permitir) com PEjuizo (de Prejuízo ao erário)

    Mas cuidado!!! tem uma hipótese que tem a palavra permitir que não caberá essa associação: é o ato de imp. adm que viola principios de "revelar ou permitir que revele segredo..."

     

    Enriquecimento ilícito -> de 8 a 10 anos;

    Prejuízo ao erário -> de 5 a 8 anos

    Lesão aos princípios -> de 3 a 5 anos;

  • Gab - A

     

           Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

     

       V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado;

  • GABARITO LETRA A

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)  
     
    ARTIGO 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:

     

    V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado;

     

    =========================================================

     

    ARTIGO 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: 

     

    II - na hipótese do art. 10, ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos;

  • Enriquecimento ilícito

    >>> conduta dolosa

    >>> suspensão dos direitos políticos de 08 a 10 anos

    >>> multa de até 03 vezes o valor do acréscimo patrimonial

    >>> proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de 10 anos

    Concessão indevida de benefício financeiro ou tributário (BFT)

    >>> conduta dolosa

    >>> suspensão dos direitos políticos de 05 a 08 anos

    >>> multa de até 03 vezes a concessão do BFT

    Prejuízo ao erário

    >>> conduta dolosa ou culposa

    >>> suspensão dos direitos políticos de 05 a 08 anos

    >>> multa de até 02 vezes o valor do dano

    >>> proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de 05 anos

    Ato que atenta contra os princípios adm

    >>> conduta dolosa

    >>> suspensão dos direitos políticos de 03 a 05 anos

    >>> multa de até 100 vezes a remuneração do agente

    >>> proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de 03 anos