- ID
- 1214494
- Banca
- UFMT
- Órgão
- UFMT
- Ano
- 2014
- Provas
-
- UFMT - 2014 - UFMT - Administração
- UFMT - 2014 - UFMT - Contador
- UFMT - 2014 - UFMT - Engenharia da Computação
- UFMT - 2014 - UFMT - Engenheiro Ambiental
- UFMT - 2014 - UFMT - Engenheiro Civil
- UFMT - 2014 - UFMT - Médico Veterinário
- UFMT - 2014 - UFMT - Revisor de Textos
- UFMT - 2014 - UFMT - Secretário Executivo
- UFMT - 2014 - UFMT - Técnico em Assuntos Educacionais
- Disciplina
- Português
- Assuntos
O fundador de Cuiabá
[...]
A exploração continuava até que numa madrugada avistou a maloca dos bravos coxiponés, que, vendo a inferioridade numérica da bandeira, provocaram o combate. [...]
Os paulistas deitaram-se no chão, era essa a tática usada, e responderam com uma descarga contra as trincheiras, que alcançou os indígenas, ouvindo-se gritos de dor, gritos de raiva, gritos terríveis.
Atrás das trincheiras mostravam-se bustos de índios, gesticulando extraordinariamente, num formigar humano, numa confusão indescritível, que permitiu aos paulistas carregarem de novo as suas armas.
O combate estava travado.
[...]
Tiros, gritos de dor se faziam ouvir também do lado dos bandeirantes; as setas, atingindo o alvo, selavam com o sangue paulista o território de Cuiabá; muitos mordiam a terra já na ânsia da morte.
Os coxiponés abandonaram as trincheiras levando a vitória, que suas buzinas e maracas celebravam numa melodia monótona e triste e que a mata ecoou tristemente.
(Nos bastidores da História de Mato Grosso. Cuiabá: SEC-MT; Integrar: Defanti, 2012.)
A linguagem figurada é uma das marcas da escrita do historiador Rubens de Mendonça, o que dá a seu texto subjetividade. Assinale o trecho que NÃO traz linguagem figurada.