SóProvas


ID
12151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O processo de auditoria em sistemas operacionais envolve atividades que incluem a análise de logs, a verificação da integridade de seus arquivos e a monitoração online de sua utilização pelos usuários. Acerca dessas atividades de auditoria, julgue os itens a seguir, com respeito aos sistemas do tipo Linux e Windows 2000.

Para se monitorar a atividade da CPU e a utilização de memória em um sistema Linux, pode-se utilizar o utilitário ps. Essa ferramenta permite listar processos que estão sendo gerenciados pelo sistema, com seus respectivos percentuais de utilização de CPU e de memória.

Alternativas
Comentários
  • Com o comando ps é possível saber quais os processos estão sendo executados atualmente, quais os UIDs e PIDs correspondentes, entre outros.
    Podemos utilizar algumas de combinações de opções para obter mais detalhes. Uma das opções mais utilizadas é:

    - ps aux:
    Exibe todos os processos existentes;
    Exibe o nome do usuário que iniciou determinado processo e a hora em que isso ocorreu;
    Exibe os processos que não estão associados a terminais;

    Portanto está correto dizer que essa ferramenta permite listar processos que estão sendo gerenciados pelo sistema, com seus respectivos percentuais de utilização de CPU e de memória.
  • Essa questão apresenta uma grande casca de banana. Por padrão o comando ps apenas lista os processos em execução, porém ao ser associado aos parâmetros "aux" permitem a visualização de detalhes no processo, como consumo de CPU, memória, entre outros. Na prática, quem trabalha com Unix/Linux sabe que o ps sem o "aux" não adianta de muita coisa, dessa forma a banca explorou a vivência prática do concursando sobre a ferramenta, e não meramente o conceito da ferramenta. Parabéns para banca, questão muito bem elaborada.
  • Uma boa dica para o estudo de comandos UNIX/LINUX é tentar descobrir a origem do nome do comando: 

    ps: Process Status;
    cat: Concatenate; 
    pwd: print working directory; 
    df: disk free,  mostra o espaço livre no disco;
    du:disk usage, serve para avaliar o espaço ocupado(usado) pelos blocos selecionados pelo comando;
    nl: number of lines;
    wc: word count;
    su: substitute user

    etc etc..

    Nem todos são tão claros, mas ajuda a resolver boa parte das questões.

    Abraços!
  • Gabarito Certo

    O comando ps lista os processos em execução no sistema. Porém, diferentemente do top, ele não traz informações sobre o quanto de processamento ou de memória ele está consumindo. Apesar disso, o ps é uma maneira bem mais ágil de consultar o PID de um processo, principalmente ao ser usado em conjunto com o grep.

    Para saber qual é o PID do vim, por exemplo, um usuário poderia executar ps aux | grep -i vim. Antes de de executá-lo, no entanto, vamos entender o que faz cada parte desse comando: as opções aux garantem que o ps exiba processos de todos os usuários (a), o nome do usuário responsável pelo processo (u) e também aqueles processos que não estão, necessariamente, sendo executados naquele terminal (x). A barra vertical, ou pipe (|), faz com que o resultado seja direcionado para o comando grep que, por sua vez filtrará apenas as linhas que tenham a palavra vim.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !