SóProvas



Questões de Windows 2000


ID
6502
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos sobre Sistema Operacional Windows 2000 e Segurança da Informação.

I. No sistema operacional Windows, versão que permite configurações de cotas de disco, ao se selecionar a opção " Negar espaço em disco para usuários excedendo o limite de cota", os usuários que excederem seus limites de cota receberão uma mensagem informando que o limite do espaço em disco será excedido mas poderão gravar dados adicionais no volume. O espaço será negado somente quando o usuário efetuar novo logon. Neste caso, o servidor enviará uma mensagem solicitando ao usuário que exclua ou remova alguns arquivos existentes no mesmo.

II. É possível definir permissões de arquivo e pasta apenas nas unidades formatadas para usar o NTFS.

III. O tamanho padrão do arquivo de paginação da memória virtual pagefile.sys criado durante a instalação do Sistema Operacional tem 1,5 vezes a quantidade de RAM instalada no computador. É possível otimizar o uso da memória virtual dividindo o espaço entre várias unidades e especialmente removendo-a de unidades mais lentas ou muito acessadas.

IV. Um backup diário é aquele que copia somente os arquivos alterados desde o último backup incremental e marca os arquivos como tendo sofrido backup.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • FAT32 (Win98,etc) suporta apenas permissoes de compartilhamento, ou seja, somente validas para rede, e nao validas para acesso local da maquina.

    II correta.
  • I - O sistema de arquivos NTFS conta com um recurso muito útil: Cotas em Disco. Com esse recurso, podemos definir qual será o espaço em disco disponível para cada usuário.... http://www.winsec.org/WindowsServer2003/tabid/60/ctl/Details/mid/406/ItemID/57/Default.aspxII - O arquivo ou a pasta no qual deseja aplicar permissões especiais não está em uma unidade NTFS. É possível definir permissões somente nas unidades formatadas para usar NTFS. http://support.microsoft.com/kb/308419/pt-brIII - Se houver nenhuma outra informações disponível, a recomendação normal de 1.5 times a quantidade de memória RAM no computador é um bom local para iniciar. Sobre esses sistemas, ter um arquivo de paginação realmente grande pode servir nenhuma finalidade útil. http://support.microsoft.com/kb/555223/pt-brIV - Backup diário copia todos os arquivos selecionados que foram alterados no dia de execução do backup diário. Os arquivos não são marcados como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).Backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.Backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.Backup normal copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). http://www.rtell.com.br/Pcp/paginas/windows/dwind23.htm
  • a) ERRADA

    Negar espaço em disco para usuários excedendo os limites de cota

    Os usuários que ultrapassarem seus limites de cota receberão uma mensagem de erro do tipo "espaço em disco insuficiente" do Windows e não poderão gravar dados adicionais no volume sem que antes excluam ou movam alguns arquivos existentes. ....


    fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc728132%28v=ws.10%29.aspx


ID
10414
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Dependendo da configuração do computador, algumas pastas compartilhadas especiais são criadas automaticamente pelo Windows 2000 para uso administrativo e do sistema. Com relação a essas pastas é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A resposta mais próxima a Compartilhamento Administrativo é: O FAX$ é uma pasta compartilhada em um servidor usado por clientes de fax no processo de envio de um fax. A pasta compartilhada é usada para armazenar arquivos temporariamente em cache e acessar folhas de rosto armazenadas no servidor. Veja o artigo: Tudo Sobre Permissões de Compartilhamento e Permissões NTFSOrigem: http://www.juliobattisti.com.br/artigosw2k/permissoes_art3.aspExistem alguns compartilhamentos ocultos especiais, para os quais somente o grupo Administradores tem acesso e cujas permissões de acesso não podem ser modificadas. Por padrão o Windows 2000 Server cria compartilhamentos administrativos para todas as unidades de disco rígido do computador. Por exemplo, se você tem duas unidades de disco rígido C: e D:, o Windows 2000 Server irá criar dois compartilhamentos administrativos C$ e D$, para os quais somente o grupo Administradores tem acesso, podendo inclusive mapear uma unidade para um compartilhamento administrativo. Você pode acrescentar o símbolo do cifrão ($) no final do nome de um compartilhamento. O efeito de acrescentar o cifrão é que você torna o compartilhamento oculto, isto é, ele não pode ser localizado através do ícone “Meus locais de rede”. Por exemplo, se você criar um compartilhamento no computador servidor, cujo nome de compartilhamento é Dados$, a única maneira de acessá-lo é através do nome UNC: \\Server1\Dados$. Compartilhamentos deste tipo, são chamados de compartilhamentos ocultos. Podemos mapear uma unidade de rede para um compartilhamento oculto, desde que saibamos o caminho completo.

ID
12139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O processo de auditoria em sistemas operacionais envolve atividades que incluem a análise de logs, a verificação da integridade de seus arquivos e a monitoração online de sua utilização pelos usuários. Acerca dessas atividades de auditoria, julgue os itens a seguir, com respeito aos sistemas do tipo Linux e Windows 2000.

Os sistemas Windows 2000 possuem um mecanismo para geração de logs de auditoria que permite verificar o sucesso ou a falha no acesso a arquivos e diretórios de um sistema de arquivos NTFS

Alternativas
Comentários
  • Tanto o windows 2000 quanto o 2003 e o 2008, não recordo exatamente se o xp também possui esse recurso (mas acho que não), possuem um utilitário chamado Auditoria de Pastas e Arquivos. Uma vez habilitado esse sistemas através da ferramenta de Diretrizes de Segurança, é possível ir na pasta ou arquivo que se deseja monitorar e nas propriedades habilitar a auditoria. Vários dados podem ser registrados, como: a ação executada, quem executou, êxito ou falha nas permissões, computador de onde partiu os comandos, data, hora, entre outros.
  • Márcio, apenas complementando seu comentário, o windows XP também tem este recurso, pode ser acessado tanto via painel de controle no menu INICIAR>CONFIGURAÇÕES>PAINEL DE CONTROLE>FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS>DIRETIVA DE SEGURANÇA LOCAL, na opção DIRETIVAS LOCAIS>DIRETIVA DE AUDITORIA, quanto via linha de comando, em INICIAR>EXECUTAR>Digitando-se "secpol.msc" (sem aspas) na mesma opção antes mencionada.
  • O Windows 2000 possui uma série de logs que permitem que você verifique tudo que acontece no sistema, para maiores detalhes: http://www.enterprisenetworkingplanet.com/netos/article.php/624921
  • Gabarito Certo

     No artigo http://support.microsoft.com/kb/301640 são mostradas as informações de configuração da auditoria em um arquivo ou pasta (diretório) no Windows 2000. Basicamente, esse tipo de auditoria só pode ser implementada em unidades de disco formatadas com o sistema de arquivos NTFS. Pode-se configurar a auditoria de sucesso e/ou falha no objeto selecionado, que é gravada no log de segurança do Windows (é importante definir um espaço em disco adequado para o log na configuração desse tipo de auditoria).

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Journaling : Mantem um log (jornal), de todas as mudanças no sistema de arquivos antes de escrever os dados no disco.


ID
12142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O processo de auditoria em sistemas operacionais envolve atividades que incluem a análise de logs, a verificação da integridade de seus arquivos e a monitoração online de sua utilização pelos usuários. Acerca dessas atividades de auditoria, julgue os itens a seguir, com respeito aos sistemas do tipo Linux e Windows 2000.

Uma técnica bastante usada para controle da integridade de arquivos importantes de sistema consiste em manter-se uma base de dados com os nomes, caminhos, data de geração, tamanho e impressão digital (resumo MD5) desses arquivos. Assim, qualquer alteração que for realizada em um desses arquivos pode ser detectada. A ferramenta tripwire pode ser usada para automatizar esse tipo de controle.

Alternativas
Comentários
  • O tripwire é um software de auditoria e forense computacional. Normalmente encontrado em plataformas linux e não possuindo uma versão direta para windows. Entretanto, na área de segurança, é muito comum a adoção desta ferramenta em ambiente windows através de versões linux que executam diretamente através de cd-roms, como exemplos: F.I.R.E., FDTK, Helix, entre outros.
    O tripwire realiza uma busca completa por todos os arquivos que estão no disco rígido e gera uma hash (md5 ou sha1) para cada arquivo, de forma que havendo qualquer suspeita de comprometimento do computador, basta executar um novo scan no disco rígido e comparar com o relatório inicial, as discrepâncias são imediatamente exibidas.
  • Gabarito Certo

    Tripwire é uma ferramenta que auxilia os administradores de sistema e usuários, nos processos de monitoramento de um conjunto designado de arquivos para quaisquer alterações que forem feitas. 

    Utilizado com arquivos de sistema em uma base regular, a ferramenta tem o poder de notificar administradores de sistema sobre arquivos corrompidos ou violados. Por isso, as medidas de controle de danos podem ser tomadas em tempo hábil. 

    Tradicionalmente uma ferramenta open souce, Tripwire Corp está focada agora em suas ofertas comerciais que a empresa para controle de configuração. Uma versão open source para Linux pode ser encontrada no SourceForge. Os usuários de UNIX também podem contar com AIDE, que foi projetado para ser um substituto livre do Tripwire.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
12151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O processo de auditoria em sistemas operacionais envolve atividades que incluem a análise de logs, a verificação da integridade de seus arquivos e a monitoração online de sua utilização pelos usuários. Acerca dessas atividades de auditoria, julgue os itens a seguir, com respeito aos sistemas do tipo Linux e Windows 2000.

Para se monitorar a atividade da CPU e a utilização de memória em um sistema Linux, pode-se utilizar o utilitário ps. Essa ferramenta permite listar processos que estão sendo gerenciados pelo sistema, com seus respectivos percentuais de utilização de CPU e de memória.

Alternativas
Comentários
  • Com o comando ps é possível saber quais os processos estão sendo executados atualmente, quais os UIDs e PIDs correspondentes, entre outros.
    Podemos utilizar algumas de combinações de opções para obter mais detalhes. Uma das opções mais utilizadas é:

    - ps aux:
    Exibe todos os processos existentes;
    Exibe o nome do usuário que iniciou determinado processo e a hora em que isso ocorreu;
    Exibe os processos que não estão associados a terminais;

    Portanto está correto dizer que essa ferramenta permite listar processos que estão sendo gerenciados pelo sistema, com seus respectivos percentuais de utilização de CPU e de memória.
  • Essa questão apresenta uma grande casca de banana. Por padrão o comando ps apenas lista os processos em execução, porém ao ser associado aos parâmetros "aux" permitem a visualização de detalhes no processo, como consumo de CPU, memória, entre outros. Na prática, quem trabalha com Unix/Linux sabe que o ps sem o "aux" não adianta de muita coisa, dessa forma a banca explorou a vivência prática do concursando sobre a ferramenta, e não meramente o conceito da ferramenta. Parabéns para banca, questão muito bem elaborada.
  • Uma boa dica para o estudo de comandos UNIX/LINUX é tentar descobrir a origem do nome do comando: 

    ps: Process Status;
    cat: Concatenate; 
    pwd: print working directory; 
    df: disk free,  mostra o espaço livre no disco;
    du:disk usage, serve para avaliar o espaço ocupado(usado) pelos blocos selecionados pelo comando;
    nl: number of lines;
    wc: word count;
    su: substitute user

    etc etc..

    Nem todos são tão claros, mas ajuda a resolver boa parte das questões.

    Abraços!
  • Gabarito Certo

    O comando ps lista os processos em execução no sistema. Porém, diferentemente do top, ele não traz informações sobre o quanto de processamento ou de memória ele está consumindo. Apesar disso, o ps é uma maneira bem mais ágil de consultar o PID de um processo, principalmente ao ser usado em conjunto com o grep.

    Para saber qual é o PID do vim, por exemplo, um usuário poderia executar ps aux | grep -i vim. Antes de de executá-lo, no entanto, vamos entender o que faz cada parte desse comando: as opções aux garantem que o ps exiba processos de todos os usuários (a), o nome do usuário responsável pelo processo (u) e também aqueles processos que não estão, necessariamente, sendo executados naquele terminal (x). A barra vertical, ou pipe (|), faz com que o resultado seja direcionado para o comando grep que, por sua vez filtrará apenas as linhas que tenham a palavra vim.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
27475
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No processo de boot do Windows 2000/XP, a função do arquivo Boot.ini é fornecer informações para que seja exibido um menu no qual o usuário possa selecionar o sistema operacional que deve ser carregado (caso exista mais de um). O arquivo responsável por essa tarefa é o

Alternativas
Comentários
  • NTLDR (abreviatura de New Technology Loader ou Carregador da Nova Tecnologia) é um componente do sistema operacional Windows responsável pela carga do sistema operacional (bootloader no jargão)[1]. Está presente nas versões da família Windows NT incluindo Windows XP e Windows Server 2003. Em geral é executado a partir de uma partição primária no disco rígido mas também pode ser iniciado a partir de outras mídias usadas como disco de boot.

    Este carregador requer que os seguintes arquivos estejam presentes no disco[2]:

    Ntldr
    Boot.ini
    Bootfont.bin
    NTDetect.com
    No Windows Vista e no Windows Server 2008 foi substituído pelo Windows Boot Manager[2], representado pelo arquivo winload.exe
  • Gabarito E

    O arquivo NTLDR é uma parte essencial do processo de inicialização no Windows NT/2000/XP . NTLDR significa NT Loader, que é o gerenciador de inicialização para todos os três destes sistemas operacionais. Se o arquivo NTLDR está danificado ou ausente , o processo de inicialização não pode ser concluída . Isto faz com que uma parte crucial do processo de inicialização , porque uma de suas funções é a de carregar o sistema operacional e os drivers. Efeitos 

    O arquivo NTLDR é conhecido como o processo de loader.This sistema operacional começa quando você liga o PC. O BIOS do computador executa o POST (auto teste de power-on ) que verifica o disco rígido para o registro mestre de inicialização (MBR). O MBR é responsável por encontrar e executar o registro de inicialização do sistema operacional. O MBR carrega e executa o setor de inicialização da partição ativa então. É de responsabilidade do programa do sector de arranque para carregar e executar o arquivo NTLDR .

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
27511
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Num domínio em redes Windows, o serviço que distribui a instalação de softwares nas estações de trabalho é o

Alternativas
Comentários
  • Microsoft Remote Installation Service (RIS)
  • RDC (Remote Desktop Connection ou Área de Trabalho Remota) é um aplicativo utilizado para controlar computadores remotamente.
  • O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede.

    WINS SERVER ou NBNS (NetBIOS Name Service) é um serviço do protocolo TCP/IP, muito semelhante ao DNS server. O WINS fornece endereços TCP/IP em função de nomes NetBIOS e garante a manutenção e a replicação da base de dados de nomes existentes na rede.

    O Active Directory é uma implementação de serviço de diretório no protocolo LDAP que armazena informações sobre objetos em rede de computadores e disponibiliza essas informações a usuários e administradores desta rede. É um software da Microsoft utilizado em ambientes Windows.

    Remote Desktop Connection RDS é um serviço que permite que sua máquina seja acessada através de um rede interna ou externa desde que haja permissão suficiente para isso.

    Remote Installation Services RIS é um serviço de instalação remota, onde você pode configurar novos computadores clientes de forma remota, usando uma pasta do RIS compartilhada na rede como a origem dos arquivos do Windows Server. É possível instalar sistemas operacionais em computadores clientes inicializáveis remotamente conectando o computador à rede, iniciando o computador cliente, inicializando a partir de uma ROM PXE ou de um disco de inicialização remota e fazendo logon com uma conta de usuário válida. Este documento descreve as etapas necessárias para instalar, configurar e usar os serviços de instalação remota.
  • A única opção que mais se aproxima da resposta é a letra e)RIS. Obs. Entender o RIS como distribuidor/instalador de softwares nas estações de trabalho, na minha opinião, é vago, visto que este serviço é utilizado basicamente para instalação de sistema operacional remotamente, o que não deixa de ser distribuição de software, mas da forma como a questão foi colocada entende-se instalação de software em geral. O que faz o RIS (Serviços de Instalação Remota)?O recurso RIS simplifica a tarefa de instalar um sistema operacional em computadores em uma organização. Ele oferece aos computadores um mecanismo para se conectarem a um servidor de rede durante o processo inicial de inicialização, enquanto o servidor controla uma instalação local do Windows. Esse recurso pode ser utilizado para instalar a configuração correta do sistema operacional em um novo computador ou para restaurar a configuração conhecida do sistema operacional de um computador que falhou.A quem se aplica esse recurso?Este recurso aplica-se a profissionais de TI que desejam usar o RIS para implantar imagens de sistemas operacionaisLeia artigos sobre RIS em:http://www.juliobattisti.com.br/fabiano/artigos/ris.asphttp://www.andersonpatricio.org/Tutoriais/AP754_b.htmlhttp://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc759373(WS.10).aspx
  • Gabarito E

    O RIS (lê-se “rís”) é uma ótima ferramenta administrativa, que de uma forma resumida, armazena a imagem* de um determinado sistema operacional e permite que clientes conectados através da rede instalem este sistema sem a necessidade de CD’s e/ou disquetes**.

    Irei abordar neste artigo a instalação do Windows XP Professional com base em um Servidor Windows 2003 Standard Edition, no modo de idioma nativo (português) e em modo “multi-language”, para os casos em que o idioma do servidor for diferente do cliente (e vice-versa).

     

    Ex.: Windows Server 2003 em inglês e Windows XP Pro em português.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

     


ID
27781
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Qual é a função do serviço Idexing Service em um servidor com Microsoft Windows 2000 Server?

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: letra e)Mas o que é Index Server? Na documentação on-line da Microsoft, é definido de maneira direta :O Indexing Service é um serviço do Microsoft® Windows® 2000 que organiza arquivos nos seus discos , assim como seus aquivos Web do Internet Information Services (IIS) e propriedades. O Indexing Service guarda o resultado da informação em catálogos para que você possa procurar de forma eficiente usando uma variedade de solicitações.Quando um site começa a crescer, torna-se necessário um sistema de procura. Você pode instalar vários daqueles produtos de terceiros , os chamados "search engines", ou criar um desnecessário banco de dados e perder horas com rotinas para fazer isso, ou pode utilizar o Index Server que vem juntamente com o IIS, que pode realizar esse serviço para você, e até mesmo para outros tipo de procura de documentos.Sobre Idexing Service, veja os artigos: http://www.portaldaprogramacao.com/artigos2.asp?n=35http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms190207.aspx

ID
31036
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A recuperação de aplicativos apagados acidentalmente do Windows 2000 é facilitada pelo serviço

Alternativas
Comentários
  • A opção correta aparentemente é Intellmirror, mas este recurso do Windows 2000, dentre outras funções, "apenas" possibilita que um arquivo de sistema ou aplicativo apagado pelo usuário seja reinstalado automaticamente pelo Windows Installer, a partir de um ponto de distribuição.Explicação:Linhas 6 e 7 do Documento Técnico - Plataforma Windows, disponível no site TechnetbrasilO reparo de aplicação segue a mesma lógica da instalação just-in-time. Sempre que uma aplicação autorizada pelo Windows Installer é chamada, o serviço Windows Installer garante que os arquivos apropriados estão disponíveis. Dessa maneira, o reparo de arquivos e parâmetros faltantes é automático se, por exemplo, um usuário apaga um arquivo necessário para o uso da aplicação, tal como um .dll necessário, ou mesmo o .exe associado. Quando o usuário abre a aplicação, ao invés de falhar, o Windows Installer automaticamente reinstala estes arquivos a partir de um ponto de distribuição predeterminado de tal maneira que a aplicação funciona adequadamente.Baixe o artigo intell, na integra em:http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=5&ved=0CBgQFjAE&url=http%3A%2F%2Fwww.technetbrasil.com.br%2FDownloads%2FArtigosTecnicos%2Fwindows%2Fintell.doc&rct=j&q=intellimirror&ei=PADuSozYEMTBlAfwt7n_BA&usg=AFQjCNGQlZsFi9mAH8adSIIV-JeWFDF7Mw&sig2=iN8q1f0uHtFkTxiPTFZoag
  • Link atualizado, com informações dessa questão:
    http://support.microsoft.com/kb/272203/pt
  • As tecnologias de gerenciamento IntelliMirror ™ são um conjunto de poderosas funcionalidades construídas no sistema operacional Microsoft Windows 2000 e destinadas a aumentar a disponibilidade e reduzir o custo total de suporte a usuários do Windows. IntelliMirror usa Mudança baseada em políticas e gerenciamento de configuração para permitir que os dados dos usuários, software e configurações de segui-los ao longo de um ambiente de computação distribuída, sejam eles on ou off-line.


ID
31039
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O sistema operacional Windows 2000 suporta a geração de gerenciamento de energia e Plug and Play denominada

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta é ACPI. Segue uma breve explicação:Página 1, A evolução do Plug and Play, Documento Téncnico - Windows:Um resultado da iniciativa OnNow é a especificação Advanced Configuration and Power Interface (ACPI) versão 1.0, que define uma nova placa de sistema e interface de BIOS que amplia os dados Plug and Play para incluir o gerenciamento de energia e novas possibilidades de configuração, todas sob total controle do sistema operacional.Diferentemente do suporte a Plug and Play no Microsoft Windows 95, a implementação do Plug and Play no Windows 2000 não é baseada no Advanced Power Management (APM) do BIOS, ou no Plug and Play do BIOS. Essas duas implementações do BIOS foram projetadas para o Windows 95 como tentativas de oferecer suporte a Plug and Play e gerenciamento de energia. Elas serão mantidas no Windows 98 para compatibilidade com versões anteriores apenas. A ACPI fornece esses serviços tanto para o Windows 98 quanto para o Windows 2000.Baixe Plugplay, Documento Técnico - Windows, na integra, em:http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=1&ved=0CAYQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.technetbrasil.com.br%2FDownloads%2FArtigosTecnicos%2Fwindows%2Fplugplay.doc&rct=j&q=gerenciamento+de+energia+plug+and+play+no+windows+2000&ei=XgfuSqqvDZWvlAfm8LD_BA&usg=AFQjCNH2gokha7OzalzbjllufaX2elzDJQ&sig2=zeOinNVm-x1T_d5PQILgVQOu veja artigo: Visão geral do gerenciamento de energia no Windows 2000 em:http://support.microsoft.com/kb/244806/pt-br

ID
76591
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Tanto o Windows 2000 quanto o Windows XP utilizam o comando CONVERT e seus atributos para converter sistemas de arquivo em

Alternativas
Comentários
  • Esse comando é utilizado para converter a formatação de HDs em diferentes formatos para o NTFS.
  • Gabarito B

    Converte volumes FAT em NTFS.

    Volume  Especifica a letra da unidade (seguida por uma vírgula),

    ponto de montagem ou nome do volume.

     /FS:NTFS  Especifica a conversão do volume em NTFS.

     /V     Especifica que Convert deve ser executado no modo detalhado.

     /CvtArea:nome_arquivo Especifica um arquivo contíguo na pasta raiz como o

     espaço reservado para arquivos de sistema NTFS.

     /NoSecurity Especifica as configurações de segurança de arquivos e pastas convertidos de modo que sejam acessíveis por todos.

     /X     Força o volume a ser desmontado primeiro, caso necessário.

    Todos os identificadores abertos para o volume passam a ser inválidos.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
76594
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows 2000 e Windows XP, a ferramenta Gerenciamento de disco, contida na janela Gerenciamento do computador, permite

I. criar e excluir partições NTFS.

II. formatar partições NTFS.

III. criar e excluir partições FAT e FAT32.

IV. formatar partições FAT e FAT32.

V. criar e excluir partições EXT2 e EXT3.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Ext 2 e Ext3 são partições do Linux !!
  • gerenciamento de disco. Diferentemente do desfragmentador, este é um gerenciador. Permite criar e excluir partições (apenas FAT/FAT32/NTFS), formatá-las, etc.
  •  Matei essa questão porque EXT2 e EXT3 são sistemas de arquivo do Linux. E é estranho uma ferramenta da Microsoft suportar esses sistemas de arquivos.

  • I - criar e excluir partições NTFS (OK)
    II - formatar partições NTFS (OK)
    III - criar e excluir partições FAT e FAT32 (OK)
    IV - formatar partições FAT e FAT32 (OK)
    V - criar e excluir partições EXT2 e EXT3 (falso, são do Linux)
  • EXT2 e EXT3, são partições utilizadas no linux.

  • Gabarito E

     Partições EXT2 e EXT3 são do Linux.

    Vamos na fé !


ID
106288
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre o serviço de diretórios do Windows 2000 Server, considere:

I. Um objeto é a representação lógica de algum componente da rede.

II. As unidades organizacionais são utilizadas para unir objetos que possuem funções em comum.

III. Os grupos representam um conjunto de objetos quaisquer.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Grupos são todos os recursos disponíveis em uma rede, denominados de objetos (contas de usuários, Usuários, Pasta Compartilhasdas, Grupos, Computadores, Impressoras, Contatos).

    Os grupos são usados para reunir contas de usuário, contas de computador e outras contas de grupo em unidades gerenciáveis. Trabalhar com grupos em lugar de usuários individuais ajuda a simplificar a manutenção e a administração da rede.

    Fonte:
    http://imasters.com.br/artigo/6058/redes-e-servidores/objetos-do-active-directory/
    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc781446%28v=ws.10%29.aspx


ID
106291
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O topo da hierarquia do Active Diretory do Windows 2000 Server é

Alternativas
Comentários
  • Floresta
      Árvore
        Domínio
           Unidade Organizacional
  • Faltou o site, fica assim:

    Floresta

      Árvore

       Domínio

        Site

         Unidade Organizacional

  • Gabarito D

    Uma floresta é uma coleção de domínios com Schema e configuração compartilhados, representado por um único e lógico Global Catalog (GCs) e conectado por uma árvore dispersa de relações de confiança transitivas. Uma floresta é representada por um domínio de floresta raiz. 

     

    O proprietário padrão da floresta é o grupo Domain Admins do domínio raiz. Este grupo controla os membros dos grupos Enterprise Admins e Schema Admins, os quais por padrão têm controle sobre as configurações gerais da floresta. Pelo fato de o proprietário da floresta controlar os controladores de domínio, o proprietário da floresta é o administrador de serviço. 

     

    Um domínio é uma partição de uma floresta Active Directory. O proprietário administrativo padrão de um domínio é o grupo Domain Admins do domínio. Pelo fato de o proprietário do domínio controlar os controladores de domínio, o proprietário do domínio é o administrador de serviço. Todos os proprietários de domínio, exceto o raiz, são pares, independentemente de sua posição no domínio; o proprietário de um domínio pai, que não seja o raiz, não possui controles administrativos padrões sobre o domínio filho. 

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Joaquim, o Site é um elemento da Estrutura Física do AD. É importante se lembrar de que a Estrutura Lógica (Floresta, Árvore, Domínio, Unidade Organizacional, Objeto) e Física (Controlador de Domínio, Link e Site) trabalham de forma independente.


ID
126916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Normalmente, a interface de usuário do sistema operacional Windows é composta por interface gráfica que executa e manipula várias tarefas para o usuário. No sistema operacional Windows 2000, a principal interface gráfica capaz de manipular o sistema de arquivos, criando e removendo pastas e arquivos, organizando arquivos e diretório, corresponde ao

Alternativas
Comentários
  • b) Windows Explorer. Presente não só no Windows 2000 mas também nas versões mais primitivas e mais modernas do Windows.

    http://everson.com.br/files/image/Manual_gpt/Windows%20Explorer.png
  • Lembre-se de que no Windows 10 o Windows Explorer tem um novo nome.

    Ele é chamado de Explorador de Arquivos no Windows 10.

    Estas são as três maneiras de abri-lo: ↓

    → Selecione o botão Iniciar  e encontre-o no menu Iniciar.

    → Pressione a tecla do logotipo do Windows  + E.

    → Selecione o ícone de pasta na barra de tarefas.


ID
126955
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sistemas operacionais Windows possuem diversas divisões. Para uso em plataformas servidoras, a família Windows Server é a recomendada. Assinale a opção que apresenta somente tecnologias inclusas no Windows 2000 Advanced Server.

Alternativas

ID
158725
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Windows 2000 é classificado como um sistema operacional de kernel híbrido.

PORQUE

A arquitetura do Windows 2000 é dividida em modo usuário e modo kernel. A esse respeito conclui-se que

A esse respeito conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa CORRETA letra B

    O Windows 2000, (também conhecido como Win2k) é um sistema operacional preemptivo, gráfico e de fácil aprendizagem que foi desenvolvido para trabalhar com um ou mais processadores de 32 bits em computadores na arquitetura x86. É parte de uma linha de sistemas operacionais denominada Microsoft Windows NT e foi lançado em 17 de fevereiro de 2000. Ele está disponível em quatro versões: Professional, Server, Advanced Server e Datacenter Server. Adicionalmente, a Microsoft oferece o Windows 2000 Advanced Server – Edição Limitada, que foi lançado em 2001 e roda em processadores de 64 bits Itanium. O Windows 2000 é classificado com um sistema operacional de kernel híbrido, e sua arquitetura é dividida em dois modos: usuário e kernel. O “modo kernel” dá acesso total aos recursos do sistema e suporta a execução das aplicações em modo usuário, com acesso restrito aos recursos.

  • A alternativa B é a correta, porque a definição de SO de kernel híbrido, que é o tipo utilizado pelo Windows 2000, é a ser posta a seguir e não porque o seu SO trabalha com 2 modos de proprietários dos processos: modo usuário e modo kernel. Seguem a justificativa que seria a correta para um núclo híbrido:

    Núcleo híbrido define um núcleo baseado em micronúcleo no qual módulos externos a ele podem executar operações em modo protegido, a fim de evitar trocas de contexto e melhorar o desempenho geral do sistema.Porém sendo híbrido, tem a capacidade de agregar ou desagregar funcionalidades, sem perder performance ou estabilidade presentes na sua estrutura inicial, proporcionais a sua organização. São utilizados nos SOs modernos abaixo:


ID
158728
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Windows 2000 Server inclui um serviço de diretório único, o Active Directory, que consiste em um(a)

Alternativas
Comentários
  • Segundo a wikipedia: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Active_Directory)
    O Active Directory é uma implementação de serviço de diretório no protocolo LDAP que armazena informações sobre objetos em rede de computadores e disponibiliza essas informações a usuários e administradores desta rede. É um software da Microsoft utilizado em ambientes Windows.

    No site da Microsoft, encontramos as seguintes informações: (http://technet.microsoft.com/en-us/library/bb742424.aspx)
    (...)
    Active Directory is similar to a phone book in several ways, and it is far more flexible. Active Directory will store information about organizations, sites, systems, users, shares, and just about any other network object that you can imagine. Not all objects are as similar to each other as those stored in the phone book, so Active Directory includes the ability to record different types of information about different objects.
    (...)
    Active Directory reflects Microsoft's trend toward relying on standard protocols. The Lightweight Directory Access Protocol (LDAP) is a product of the IETF (Internet Engineering Task Force). It defines how clients and servers exchange information about a directory. LDAP version 2 and version 3 are used by Windows 2000 Server's Active Directory.
    (...)
  • Active Directory-->implementação de serviço,como, armazena informações


ID
180652
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No ambiente Microsoft Windows Server 2000/2003 existe um serviço configurável que permite ao servidor Windows 2000/2003 Server rodar aplicações de 32 bits de forma centralizada no servidor.

Este serviço é conhecido por:

Alternativas
Comentários
  • O Terminal Services pode ser executado em 2 modos:

    • Remote Administration Mode (Modo de Administração Remota) : nesse modo, os administradores poderão gerenciar o servidor a partir de qualquer local. Esse é um método seguro para se administrar redes remotas. Quando esse modo for utilizado, somente 2 conexões simultâneas poderão ser feitas com o servidor. Além disso, para que a conexão seja efetuada, a conta de usuário utilizada deverá ser membro do grupo Administrators (Administradores). Esse modo não requer nenhum tipo de licenciamento.
    • Application Server Mode (Modo de Aplicação) : nesse modo, podemos utilizar o servidor para executar aplicativos remotamente. Deve ser utilizado quando clientes com pouco recurso de hardware precisam executar aplicativos que exigem grande poder de processamento. Quando utilizamos esse modo, devemos levar em conta o licenciamento. Logo a seguir falaremos sobre o licenciamento do Terminal Services. Cada usuário que se conectar com o servidor Terminal Serviçes terá um perfil que armazenará suas configurações particulares. Podemos configurar algumas opções desse perfil nas propriedades das contas de usuários.
  • Remote Desktop Services, anteriormente designado por Terminal Services, é um dos componentes do Microsoft Windows que permite a um utilizador o acesso a informação e programas num computador remoto através de uma ligação de rede.
    Com os Terminal Services apenas a interface de uma aplicação é apresentada ao cliente. Qualquer instrução é redireccionada através de rede para o servidor, onde a execução de todas as aplicações tomam lugar.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Terminal_Service

ID
273409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação à interoperação de sistemas operacionais, família
Windows e sistemas Unix, julgue os itens subsequentes.

O Windows 2000 possui diversas caches independentes para suportar diferentes sistemas de arquivos, como o NTFS e o FAT16, obrigando, desse modo, que os sistemas de arquivos mantenham suas próprias caches.

Alternativas
Comentários
  • Livro do Tanenbaum "Sistemas Operacionais Modernos" - 2ª Edição - Página 635.

    "O trabalho do gerenciador de cache é manter na memória os blocos do sistema de arquivos que foram recentemente usados, a fim de reduzir o tempo de acesso a alguma referência subsequente. O Windows 2000 tem uma única cache integrada que funciona para todos os sistemas de arquivo em uso, entre eles o NTFS, o FAT-32, o FAT-16 e até mesmo os sistemas de arquivos para CD-ROM. Isso significa que os sistemas de arquivos não precisam manter suas próprias caches."

ID
399877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao Windows Server 2000, julgue os itens subsecutivos.

Interfaces de rede ethernet, token ring ou ATM possuem endereços MAC, endereços de 48 bits contidos em algumas placas de interface de rede.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "E", conforme edital publicado pela banca e postado no site.

    Justificativa da banca:  O endereço MAC é um endereço de 48 bits contido em todas as placas de interfaces de rede, e não somente em algumas, como sugere o item. Por esse motivo, opta-se pela alteração do gabarito do item.

    Bons estudos!
  • Algumas fazem parte do todo.

  • Se não tiver endereço MAC, não funciona.


ID
399880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao Windows Server 2000, julgue os itens subsecutivos.

Em um ambiente com uma rede formada por mais de um servidor, os nomes, as senhas e outras informações a respeito das pessoas autorizadas a usar o sistema podem ser criadas no primeiro servidor e duplicadas nos demais. O SAM (simplified active memory) possibilita que tais informações fiquem centralizadas em um servidor e se tornem acessíveis aos demais por meio de um processo denominado replicação multimaster.

Alternativas
Comentários
  • Primeiro erro: SAM á sigla de Security Account Manager e não de Simplified Active Directory.
    Segundo erro: O SAM armazena as contas locais dos computadores e não contas centralizadas que ficarão disponíveis para toda a rede.
  • Gabarito Errado

    Security Accounts Manager (SAM) é um banco de dados no sistema operacional Windows (SO) que contém nomes de usuário e senhas. O SAM faz parte do registro e pode ser encontrado no disco rígido.

    No SAM, cada conta de usuário pode receber uma senha de rede local (LAN) e uma senha do Windows. Ambos são criptografados. Se alguém tentar fazer logon no sistema e o nome de usuário e as senhas associadas corresponderem a uma entrada no SAM, uma sequência de eventos ocorrerá, permitindo que essa pessoa acesse o sistema. Se o nome de usuário ou senhas não corresponderem corretamente a qualquer entrada no SAM, uma mensagem de erro será retornada, solicitando que as informações sejam inseridas novamente.

    Em computadores pessoais (PCs) não conectados em uma LAN e para os quais há apenas um usuário, o Windows solicita apenas uma senha quando o sistema é inicializado. Esta função pode ser desativada se o usuário não quiser inserir dados de autenticação toda vez que o computador for ligado ou reiniciado. O objetivo principal do SAM em um ambiente de PC é dificultar que um ladrão acesse os dados em uma máquina roubada. Ele também pode fornecer alguma medida de segurança contra hackers on-line.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

     

     


ID
399883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao Windows Server 2000, julgue os itens subsecutivos.

O dynamic host configuration protocol (DHCP) integra a infraestrutura de rede que define para cada computador um endereço IP, possibilitando que uma estação de trabalho se comunique, pela rede, com o servidor Windows. Os servidores DHCP precisam estar autorizados no Active Directory antes de terem a permissão para lidar com endereços.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CERTO

    O processo de autorização de computadores servidor DHCP depende da função instalada do servidor na rede. Na família Windows Server 2003 existem três funções ou tipos de servidor para os quais cada computador servidor pode ser instalado:

    • Controlador de domínio. O computador mantém uma cópia do banco de dados do Active Directory e fornece gerenciamento de conta seguro para computadores e usuários membros do domínio.
    • Servidor membro. O computador não está operando como um controlador de domínio, mas ingressou em um domínio no qual ele possui uma conta no banco de dados do Active Directory.
    • Servidor autônomo. O computador não está operando como um controlador de domínio ou um servidor membro em um domínio. Em vez disso, o computador servidor é conhecido na rede através de um nome de grupo de trabalho especificado, que pode ser compartilhado por outros computadores, mas é usado somente para fins de pesquisa, e não para fornecer acesso de logon seguro a recursos de domínio compartilhados.
    Se você implantar o Active Directory, todos os computadores que operam como servidores DHCP devem ser controladores de domínio ou servidores membro de domínio antes de serem autorizados e fornecerem serviço DHCP a clientes.

    Embora não seja recomendável, você pode usar um servidor autônomo como servidor DHCP, contanto que ele não esteja em uma sub-rede com nenhum servidor DHCP autorizado. Quando um servidor DHCP autônomo detecta um servidor autorizado na mesma sub-rede, ele deixa automaticamente de conceder endereços IP a clientes DHCP.

    Os servidores DHCP que executam o Windows Server 2003 fornecem detecção de servidores autorizados e não autorizados usando os seguintes aperfeiçoamentos específicos para o padrão DHCP:

    • O uso de mensagens de informação entre servidores DHCP através das mensagens de informação de DHCP (DHCPINFORM).
    • A adição de vários tipos de opção específicos de fornecedor, a fim de obter informações de comunicação sobre o domínio raiz.


    FONTE: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc781697%28WS.10%29.aspx
  • Utilizando o comentário anterior:

    "Embora não seja recomendável, você pode usar um servidor autônomo como servidor DHCP"

    Ou seja, não precisa estar autorizado no AD porcaria nenhuma! Questão errada! É possível colocar um Linux rodando DHCPD sem qualquer processo de autorização!


  • Thiago,
    olhe bem a questão. Ela fala sobre ambiente Microsoft (Windows Server) e não sobre Linux.
  • Mesmo no windows existem servidores DHCP independentes.

    Por exemplo: http://download.cnet.com/Tiny-DHCP-Server/3000-2085_4-10796649.html

    que não precisam ser autorizados no AD
  • concordo que a afirmação da questão é falsa.
  • Que absurdo essa questão! Quem precisa de AD para instalar um DHCP?
  • Gabarito pra mim é Errado.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
399886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao Windows Server 2000, julgue os itens subsecutivos.

O Active Directory possibilita a construção e manutenção de redes com diversos domínios, denominados florestas, e permitem que os relacionamentos de segurança entre domínios, conhecidos por relacionamentos de confiança, sejam automaticamente criados e mantidos. As árvores também possuem confianças automáticas.

Alternativas
Comentários
  • O item está correto. Com relação a este assunto, acrescento algumas informações que podem nos ajudar a compreender melhor a questão:

    Na primeira parte, o examinador descreve: "O Active Directory possibilita a construção e manutenção de redes com diversos domínios, denominados florestas...". Pois bem, este trecho está em consonância com o que foi relatado no sitio da Microsoft (http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc755450(WS.10).aspx) acessado em 13/01/2012:

    (...)
    Ao criar o primeiro controlador de domínio na organização, você está criando o primeiro domínio (também chamado domínio raiz da floresta) e a primeira floresta. O recipiente do Active Directory de primeiro nível é chamado de floresta. Uma floresta consiste em um ou mais domínios que compartilham um esquema e um catálogo global. Uma organização pode ter várias florestas.
    (...)

    Em seguida o examinador relata: "...e permitem que os relacionamentos de segurança entre domínios, conhecidos por relacionamentos de confiança, sejam automaticamente criados e mantidos...". Destarte, o item segue ainda correto, pois o sitio da Microsoft apoia favoravelmente com as seguintes redações:
     
    (...)
     A comunicação entre domínios ocorre por relações de confiança. As relações de confiança são canais de autenticação que devem estar presentes para que os usuários em um domínio acessem recursos em outro domínio.
    (...) - trecho retirado do link: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc775736(WS.10).aspx acessado em 13/01/2012 e 

    (...)
    As relações de confiança são criadas automaticamente entre domínios adjacentes (domínios pai e filho) quando um domínio é criado no Active Directory
    (...) - trecho retirado do link: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc780856(WS.10).aspx acessado em 13/01/2012

    Por fim, o examinador conclui a narrativa: "...As árvores também possuem confianças automáticas." Sob este pressuposto, o item considerar-se-á verdadeiro por completo, porque está em perfeito acordo com o que foi descrito ainda no sitio da Microsoft (http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc775736(WS.10).aspx) acessado em 13/01/2012:

    (...)
    Por padrão, quando uma nova árvore de domínio é criada em uma floresta existente, uma nova relação de confiança de raiz de árvore é estabelecida.
    (...)
  • Achei estranho esse trecho final: As árvores também possuem confianças automáticas. Isso é verdadeiro entre domínios de uma mesma árvore, mas não é válido para árvores. Não sei com relação ao 2000, mas versões mais recentes do Windows nao aplicam essa politica.

    Bem, deixando de lerolero(q eu tbm quero), vamos atrás de fonte boa, q é o q interessa!

    [1] "Domains in the same forest automatically trust each other. Other trusts, such as external trusts, realm trusts, shortcut trusts, and forest trusts must be created manually".

    Portanto, se a questao se referisse ao Windows2016 estaria errada(não posso falar pelo 2000, q é o foco da questao.)

    Fonte:

    [1] https://www.microsoftpressstore.com/articles/article.aspx?p=2217267&seqNum=3


ID
492694
Banca
FCC
Órgão
TRE-PB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação ao compartilhamento de recursos em rede no Windows XP e 2000, considere:
I. O controle de acesso é feito através de permissões NTFS e de compartilhamento.
II.Através de permissões NTFS, o usuário pode atribuir permissões definindo o tipo de acesso concedido a um outro usuário ou a um grupo.
III. Para verificar se o serviço de compartilhamento está instalado, é preciso habilitar a opção Compartilhamento de arquivos e impressoras para redes Microsoft, através de sucessivos cliques no mouse, a partir do menu Iniciar.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • c-

    NTFS:

    oferece suporte à norma Portable Operating Sistem Interface (POSIX) para garantir compatibilidade entre sistemas.

    No NTFS, os nomes de arquivos e pastas utilizam caracteres em Unicode, em vez de ACSII.

    A MFT é a principal estrutura do sistema de arquivos NTFS.

    A fim de se obter uma melhor probabilidade de não sofrer corrupção de dados, em caso de travamento do sistema ou queda de energia, o NTFS se utiliza de journaling.

    Tem suporte a criptografia, indexação e compactação.

    O NTFS permite a atribuição de cotas de disco para cada conta de usuário do sistema.


ID
582742
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Active Directory (AD) é um serviço de diretório nas redes Windows 2000 e 2003. Nele, os objetos do tipo contêineres, que podem conter objetos usuários, grupos, computadores, impressoras, aplicativos, diretivas de segurança e compartilhamento de arquivos, são conhecidos como

Alternativas
Comentários
  • "In Active Directory, what is an organizational unit?

    An organizational unit (OU) is a subdivision within an Active Directory into which you can place users, groups, computers, and other organizational units. You can create organizational units to mirror your organization's functional or business structure. Each domain can implement its own organizational unit hierarchy. If your organization contains several domains, you can create organizational unit structures in each domain that are independent of the structures in the other domains.

    The term "organizational unit" is often shortened to "OU" in casual conversation. "Container" is also often applied in its place, even in Microsoft's own documentation. All terms are considered correct and interchangeable.

    At Indiana University, most OUs are organized first around campuses, and then around departments; sub-OUs are then individual divisions within departments. For example, the BL container represents the Bloomington campus; the BL-UITS container is a subdivision that represents the University Information Technology Services (UITS) department on the Bloomington campus, and there are subcontainers below that. This method of organization is not an enforced rule at IU; it is merely chosen for convenience, and there are exceptions."

    Fonte: http://kb.iu.edu/data/atvu.html

  • Fiz esse concurso... E adivinha!? Lasquei-me nessa questão infeliz, fui logo marcando Domínios.

    A pegadinha da questão está na palavra "contêineres". Na verdade um contêiner é uma Unidade Organizacional!

    Uma Unidade Organizacional (UO) é criada quando queremos fazer uma divisão lógica de um domínio, para que possamos delegar "poderes administrativos" diferentes no domínio. Por exemplo, podemos criar as UOs (UO Administrativo, UO Financeiro e UO Contabilidade) e assim restringir os direitos de acesso para cada tipo diferente de usuário em uma empresa, por exemplo.

  • Gabarito letra E?!

    Desconhecia essas unidades organizacionais, mas pelo que entendi, se elas são um container mas que vão ficar dentro de outro container (o domínio). Então temos 2 respostas corretas na questão. Se um objeto X está em determinada unidade organizacional Y que está em algum domínio D, então o objeto X está dentro do domínio D de qualquer jeito, é só uma questão de hierarquia. 


ID
609025
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SDS-SC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um servidor Windows 2000, qual arquivo contém informações sobre o mapeamento de nomes NetBios para endereços IP?

Alternativas
Comentários
  • Acho que é Letra d) lmhosts.

    #limite esgotado!
  • O arquivo Lmhosts é um arquivo de texto local que mapeia os endereços IP (Internet Protocol) para nomes de servidores remotos da NetBIOS com a qual você deseja se comunicar através do protocolo TCP/IP.

    O arquivo Lmhosts está localizado na pasta %SystemRoot%\System32\Drivers\Etc em um computador com Windows.

    Fonte: http://support.microsoft.com/kb/101927/pt-br

    Portanto, letra D
  • O arquivo Lmhosts é um arquivo de texto local que mapeia os endereços IP (Internet Protocol) para nomes de servidores remotos da NetBIOS com a qual você deseja se comunicar através do protocolo TCP/IP. 

    O arquivo Lmhosts está localizado na pasta %SystemRoot%\System32\Drivers\Etc em um computador com Windows. Também há um arquivo Lmhosts de exemplo (Lmhosts.sam) nessa pasta. 

    O Windows reconhece os nomes em vez dos endereços IP para requisições de rede e um processo de descoberta de nome é utilizado para rotear requisições de rede com TCP/IP. Já que o processo de descoberta de nome geralmente não é roteado por um roteador de IP, o arquivo Lmhosts permite que computadores com Windows se comuniquem utilizando TCP/IP através de uma sub-rede com ponte para um roteador de IP. 

    Sob TCP/IP sozinho, a NetBT (NetBIOS sobre TCP/IP) verifica essa lista na memória antes de fazer uma descoberta de nome b-node. Por exemplo, uma referência a \\Eric é traduzida como uma referência ao endereço IP real de 135.25.25.14 (este é um endereço fictício).
  • O arquivo Lmhosts é um arquivo de texto local que mapeia os endereços IP (Internet Protocol) para nomes de servidores remotos da NetBIOS com a qual você deseja se comunicar através do protocolo TCP/IP.

    O arquivo Lmhosts está localizado na pasta %SystemRoot%\System32\Drivers\Etc em um computador com Windows.



    Portanto, letra D

  • d-

    The LMHOSTS file is used to enable Domain Name Resolution under Windows when other methods, such as WINS, fail. It is used in conjunction with workgroups and domains.

    https://en.wikipedia.org/wiki/LMHOSTS


ID
610228
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Chesf
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre o Windows 2000 Server pode-se afirmar que, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O Microsoft Windows 2000 (também conhecido como Win2k) é um sistema operacional preemptivo, gráfico e de fácil aprendizagem que foi desenvolvido para trabalhar com um ou mais processadores de 32 bits em computadores na arquitetura x86. É parte de uma linha de sistemas operacionais denominada Microsoft Windows NT e foi lançado em 17 de fevereiro de 2000, sendo o sucessor do Windows NT 4.0. Ele está disponível em quatro versões: Professional, Server, Advanced Server e Datacenter Server. Adicionalmente, a Microsoft oferece o Windows 2000 Advanced Server - Edição Limitada, que foi lançado em 2001 e roda em processadores de 64 bits Itanium. O Windows 2000 é classificado com um sistema operacional de núcleo híbrido, e sua arquitetura é dividida em dois modos: usuário e núcleo. O "modo núcleo" dá acesso total aos recursos do sistema e suporta a execução das aplicações em modo usuário, com acesso restrito aos recursos.


     

  • Gerenciador de IPC : vem de Interprocess Communication, gerencia a comunicação entre os clintes (no subsistema Ambiental) e servidores (componentes do executive).


  • Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_2000

     

  • O Microsoft Windows 2000 (também conhecido como Win2k) é um sistema operacional preemptivo, gráfico e de fácil aprendizagem que foi desenvolvido para trabalhar com um ou mais processadores de 32 bits em computadores na arquitetura x86. É parte de uma linha de sistemas operacionais denominada Microsoft Windows NT e foi lançado em 17 de fevereiro de 2000, sendo o sucessor do Windows NT 4.0. Ele está disponível em quatro versões: Professional, Server, Advanced Server e Datacenter Server. Adicionalmente, a Microsoft oferece o Windows 2000 Advanced Server - Edição Limitada, que foi lançado em 2001 e roda em processadores de 64 bits Itanium. O Windows 2000 é classificado com um sistema operacional de núcleo híbrido, e sua arquitetura é dividida em dois modos: usuário e núcleo. O "modo núcleo" dá acesso total aos recursos do sistema e suporta a execução das aplicações em modo usuário, com acesso restrito aos recursos.

     

  • Gerenciador de IPC : vem de Interprocess Communication, gerencia a comunicação entre os clintes (no subsistema Ambiental) e servidores (componentes do executive).


  • Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_2000

  • Microsoft Windows 2000 (também conhecido como Win2k) é um sistema operacional preemptivo, gráfico e de fácil aprendizagem que foi desenvolvido para trabalhar com um ou mais processadores de 32 bits em computadores na arquitetura x86. 

     

    É parte de uma linha de sistemas operacionais denominada Microsoft Windows NT e foi lançado em 17 de fevereiro de 2000, sendo o sucessor do Windows NT 4.0.

     

    Ele está disponível em quatro versões: Professional, Server, Advanced Server e Datacenter Server. Adicionalmente, a Microsoft oferece o Windows 2000 Advanced Server - Edição Limitada, que foi lançado em 2001 e roda em processadores de 64 bits Itanium. O Windows 2000 é classificado com um sistema operacional de núcleo híbrido, e sua arquitetura é dividida em dois modos: usuário e núcleo. 

     

    O "modo núcleo" dá acesso total aos recursos do sistema e suporta a execução das aplicações em modo usuário, com acesso restrito aos recursos.

     

    Gerenciador de IPC : vem de Interprocess Communication, gerencia a comunicação entre os clintes (no subsistema Ambiental) e servidores (componentes do executive).

  • Letra B

    sua arquitetura é dividida em dois modos: usuário e núcleo. 

     

     


ID
713194
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma empresa pretende atualizar o sistema operacional de um servidor de terminais para Windows 2008, em função da descontinuidade do serviço de atualização de segurança para o Windows 2000, atualmente usado nesse servidor.
Para realizar essa tarefa, é necessário

Alternativas

ID
817936
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Qual é o sistema de arquivos utilizado no Windows 2000?

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    EXT2, EXT3 e SWAP são do Linux... Swap é a partição de troca do Linux

  • NTFS

    Alterações nos arquivos são inicialmente gravadas em uma estrutura chamada journal no sistema NTFS.


ID
900562
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre o Active Directory, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta Letra B

    Comentários:

    a) Versão web do Windows 2003 não pode ser controladoras de dominio.
    c) É possível sim trocar nome de dominio após sua criação
    d) Floresta??
    e) GPO que é utilizado para administrar um AD.
  • O recipiente do Active Directory de primeiro nível é chamado de floresta. Uma floresta consiste em um ou mais domínios que compartilham um esquema e um catálogo global. Uma organização pode ter várias florestas.

    Fonte: 
    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc755450(v=ws.10).aspx

ID
923722
Banca
FUNCAB
Órgão
CODATA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Dos sistemas de arquivos seguintes, assinale aquele que é suportado pelo Windows 2000.

Alternativas
Comentários
  • Letra C. New Technology File System, a partir do Windows NT.

ID
933193
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação à administração dos sistemas operacionais Windows,Linux e Unix, julgue os itens a seguir.

No Windows 2000, a autenticação de usuários é realizada, atualmente, pela infraestrutura Active Directory, em substituição ao NTLM (NT LAN manager), o qual foi utilizado posteriormente ao Kerberos. Active Directory também pode ser empregada para autenticar usuários do Linux e Unix.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Olha o pega na questão...

    "... o qual (NTLM) foi utilizado posteriormente ao Kerberos..." Errado.

    É o contrário... o Kerberos é quem foi utilizado posteriormente ao NTLM.

    O resto está tudo certo.

  • O Kerberos é mais novo do que o AD, então não faria sentido mesmo ele utilizar NTLM hehe


ID
1204990
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2003
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

NÃO é uma tarefa típica para instalar um novo dispositivo em um computador com Windows 2000

Alternativas

ID
1204993
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2003
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A Opção de Pasta, localizada no Painel de Controle do Windows 2000, possibilita alterar a aparência do desktop e o conteúdo da pasta, bem como especificar como as pastas serão abertas, por meio do

Alternativas
Comentários
  • C Active Desktop.

  • então né, não precisa resolver questões de windows 2000 não né? se errar não tem problema não né? kkkk


ID
1239112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2005
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a sistemas de arquivos e a particionamento de disco rígido em ambientes Windows 2000 Professional ou Windows XP, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A resposta é a letra D, mas não entendi pq a C esta errada...


ID
1239115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2005
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A instalação automática de sistemas operacionais Windows 2000 e Windows XP pode ser feita por meio de alguns programas de linha de comando. Acerca de instaladores automáticos para o Windows 2000 e Windows XP, julgue os itens seguintes.

I - Para se instalar o Windows 2000, é possível executar-se o comando winnt no prompt de comando do Windows 98.
II - Considere a sintaxe parcial do comando winnt na forma winnt [/s:origem]. Nessa sintaxe, a opção /s:origem permite especificar o local de origem dos arquivos do Windows 2000, que pode ser um endereço de um servidor localizado na rede, no formato \\servidor\compartilhamento[\caminho].
III - Uma das formas de se analisar se um computador com Windows 98 instalado pode ser atualizado para o Windows 2000 é por meio da execução da linha de comando winnt32 /upgrade.
IV - A linha de comando install /unattend executada em um computador com sistema Windows 2000 ou Windows NT 4.0 permite a instalação autônoma do Windows XP, sem necessidade de intervenção do usuário.
V- A linha de comando winnt32 /debug3:c:\install.log realizará uma instalação do Windows 2000, armazenando no arquivo c:\install.log um registro com indicação dos erros graves que ocorreram durante a instalação.

Estão certos apenas os itens

Alternativas

ID
1239163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2005
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A página de suporte para servidores Windows 2000 na Internet apresenta uma série de tópicos, entre os quais pode-se destacar: sistemas de arquivos e armazenamento, multimídia, funções e administração de sistema, drivers de hardware e de dispositivos, inicialização e desligamento, instalando ou atualizando, acesso de segurança, rede da Internet. Acerca das características dos tópicos de suporte de servidores Windows 2000, julgue os itens a seguir.

I Service Pack, um pacote de instalação e atualização de sistemas operacionais da Microsoft, é distribuído várias vezes ao ano e contém, normalmente, uma pequena quantidade de atualizações críticas de sistemas operacionais.
II Um hotfix é uma coleção de Services Packs.
III Windows Installer é um mecanismo de distribuição de atualização de software da Microsoft, e seus arquivos de instalação possuem a terminação .msi.
IV Ntbackup é uma ferramenta de linha de comando usada nos sistemas operacionais Windows NT e Windows 2000.
V A ferramenta ntbackup permite a realização de cópias de segurança diretamente para dispositivos gravadores de compact disk e vídeo discos em mídias como CD-R, CD-RW ou DVD-R.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    I - errado. Service Pack não tem uma data definida para distribuição, e quando ocorre, implementa uma grande quantidade de atualizações críticas do sistema operacional em um 'pacote de serviço'.

    II - errado. Service Pack é uma coleção de hotfix (o contrário do que foi grafado).

  • Um service pack é uma coleção de atualizações e correções, chamadas patches , para um sistema operacional ou programa de software. De tempos em tempos, a Microsoft libera pacotes de atualização para seus produtos que reúnem uma grande quantidade de atualizações lançadas previamente. Com os Service Packs fica mais fácil manter o computador em dia.

    Um hotfix é um programa de atualização projetada para corrigir um erro ou falha de segurança em um programa. Diferentemente das atualizações de versão típicas (service pack), os hotfixes são desenvolvidos e lançados com urgência o mais rápido possível para limitar os efeitos do problema de software. Eles geralmente são lançados entre atualizações de versão incrementais.

    Ntbackup faz backup e restaura o computador e os arquivos de um prompt de comando. Este comando foi substituído pelo comando Wbadmin. O comando Wbadmin não pode recuperar backups criadosusando o comando Ntbackup.

    Fonte:

    https://www.topgadget.com.br/howto/tech/o-que-e-um-service-pack.htm

    https://techlib.wiki/definition/hotfix.html

    https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/administration/windows-commands/ntbackup


ID
1248616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2005
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca das características do sistema operacional Windows 2000, julgue o item que se seguem.

A função do HAL (hardware abstraction layer) é apresentar a uma parte do sistema operacional dispositivos abstratos de hardware desprovidos de especificidades e idiossincrasias das quais o hardware está repleto. Esses dispositivos são apresentados na forma de serviços independentes da máquina, os quais podem ser usados pelo restante do sistema operacional e pelos drivers.

Alternativas
Comentários

  • A função do HAL é ocultar diferenças em hardware para rodar aplicativos.

  • Gabarito Certo

    HAL (hardware abstraction layer) (HAL (Hardware Abstraction Layer, camada de abstração de hardware))

    Um componente que executa a descoberta e o gerenciamento de dispositivos em aplicativos e dispositivos de armazenamento. A HAL mantém uma topologia em tempo real da rede de armazenamento e interage diretamente com os comutadores e os arrays de armazenamento para controlar o acesso aos recursos de armazenamento. A HAL estende a funcionalidade oferecida em versões anteriores do CommandCentral Storage, fornecendo a capacidade de monitorar e gerenciar um grande número dispositivos de armazenamento.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1248619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2005
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca das características do sistema operacional Windows 2000, julgue o item que se seguem.

O Windows 2000 suporta três diferentes APIs documentadas: Win32, POSIX e OS/2. Cada uma dessas interfaces tem uma lista pública de chamadas de biblioteca que os programadores podem usar. A função das DLLs (dynamic link libraries) e dos subsistemas do ambiente é implementar a funcionalidade da interface pública, ocultando, dos programas de aplicação, a verdadeira interface da chamada ao sistema.

Alternativas

ID
1248622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2005
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca das características do sistema operacional Windows 2000, julgue o item que se seguem.

O Windows 2000 é constituído de duas partes: o próprio sistema operacional — que executa no modo núcleo — e os subsistemas do ambiente — que executam no modo gerenciador. No núcleo, estão processos isolados que ajudam os programas dos usuários a realizar certas funções do sistema. Já os subsistemas do ambiente estão relacionados com gerenciamento de processo, gerenciamento de memória e sistemas de arquivos.

Alternativas

ID
1248625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2005
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca das características do sistema operacional Windows 2000, julgue o item que se seguem.

O Windows 2000 oferece numerosos mecanismos de comunicação interprocessos. Ele também oferece mecanismos de sincronização, como semáforos, exclusões mútuas, regiões críticas e evento. Todos esses mecanismos funcionam em processos, não em threads. Portanto, quando um processo pára em um semáforo, outros processos relacionados à mesma thread não são afetados e podem continuar executando.

Alternativas

ID
1830991
Banca
IDECAN
Órgão
PRODEB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Nos Sistemas Operacionais Windows 2000 e 2003 (configuração padrão), o serviço de diretório tem a função de:

Alternativas
Comentários
  • Um serviço de diretório é o sistema de software que armazena, organiza e fornece acesso a informações em um diretório do sistema operacional de computador. 


ID
1844209
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Japonvar - MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Windows 2000 é um S.O. baseado na estrutura micronúcleo (microkernel) que consiste em gerenciar cada funcionalidade do sistema por um único componente do S.O. Essa estrutura permite ao Windows 2000 diferenciar-se dos Windows anteriores na manipulação dos processos porque 

Alternativas
Comentários
  • a) cada aplicativo executado no Windows possui seu próprio kernel e seus próprios processos.

    Que loucura é essa????

    Questão completamente bizarra

     

  • "as ideia" mano kkkkkk

  • Questão completamente equivocada. Em primeiro lugar, o Windows NT/2000 é híbrido, reunindo conceitos de kernel monolítico e micro-kernel. O micro-kernel não tem nada a ver com o que é dito em nenhuma das alternativas. Trata-se de reduzir o tamanho do kernel, transferindo parte das funções e drivers ao espaço de usuário. É uma forma de diminuir os bugs no aplicativo de nível crítico (kernel) e torná-lo mais modular. O ponto negativo desta abordagem é a queda de desempenho. Exemplos de sistemas operacionais micro-kernel: Minix e Hurd. Exemplos de sistemas operacionais monolíticos/híbridos: Windows e Linux.


ID
1844212
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Japonvar - MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Windows 2000 Professional foi feito para substituir o Windows 95, o Windows 98 e o Windows NT Workstation 4.0 em todos os desktops e laptops comerciais. Para tanto, contou com aperfeiçoamentos variados, tais como estabilidade, facilidade de uso, compatibilidade com a internet e suporte à computação móvel, mas apresentou, ao longo do tempo, vulnerabilidades de serviços, entre eles:

Alternativas
Comentários
  • O IIS (serviço web) das versões mais antigas do Windows Server tinham problemas sérios de vulnerabilidade.

    GABARITO: D


ID
1995973
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Serviço de Terminal (TS – Terminal Service) é um recurso presente no Windows Server 2003, que se consolidou na versão anterior do sistema da Microsoft, ou seja, o Windows 2000. Muitas empresas passaram a utilizar esse recurso, pois com essa ferramenta a comunicação com filiais e a administração de serviços, de modo remoto, se tornou muito eficiente. A disponibilização de sistemas para parceiros, funcionários em regime de home office, ou seja, escritório em casa, além de clientes via Internet, são outros diferenciais da utilização do Serviço de Terminal. O protocolo utilizado para essa comunicação é o RDP (Remote Desktop Protocol), ou Protocolo de Desktop Remoto. Para a comunicação via Terminal Server, uma porta de comunicação deve ser configurada, e liberada no firewall, para que a comunicação possa, de fato, ocorrer. A porta padrão utilizada para comunicação via TS é:

Alternativas
Comentários
  • O RDP utiliza a porta - 3389

  • 1433 Microsoft SQL Server database management system (MSSQL) 

    3306 MySQL database system

    3389 Terminal Services

    https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_TCP_and_UDP_port_numbers

     

    Isso é realmente segurança da informação, ou seria questão de sistemas operacionais ou mesmo redes?

     

  • Dificilmente um cidadão vai acertar uma questão dessa.


ID
2307250
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Microsoft Windows Server 2000 foi desenvolvido para trabalhar com um ou mais processadores de 32 bits em computadores na arquitetura x86. Para permitir que aplicações de 16 bits do MS-DOS rodem no Windows 2000 é necessário o:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Virtual DOS Machine (VDM) é a máquina virtual que simula um DOS no Windows.

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Virtual DOS Machine (VDM)


ID
2340094
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows 2000 e Windows 2003 Server, a estrutura lógica do Active Directory é organizada em uma hierarquia. Quais são os componentes lógicos dessa estrutura?

Alternativas
Comentários
  • A estrutura lógica do AD consiste em Objetos, Unidades Organizacionais, Domínio, Árvores de Domínio e Floresta.

  • Gabarito: (A) Domínio ,Unidade Organizacional, Árvore e Floresta.

  • A estrutura lógica do AD é composta por:

    *Objetos: componentes mais básicos da estrutura lógica e representam, usuários, computadores e impressoras;

    *Unidades organizacionais: um objeto de container, utilizado para organizar outros objetos. Exemplo:

    Geográfica – Onde as OU’s representam Estadas ou Cidades de sua estrutura física Exemplo: OU SP - OU RJ

    Setorial – Onde as OU’s representam setores da estrutura física da empresa, por unidade de negócio. Exemplo: OU Administrativo – OU Produção

    *Dominios: estrutura mais importante do Active Directory.

     fecham um limite administrativo para objetos. “Quem esta fora não entra, quem esta dentro não sai”. 

    Gerenciam a segurança de contas e recursos dentro do Active Directory.

     

    * Arvores de domínio:Quando precisamos criar um segundo domínio, na maioria das vezes por necessidades no processo de segurança temos o que chamamos de domínios filhos.

    *floresta:Quando precisamos criar um segundo domínio, na maioria das vezes por necessidades no processo de segurança temos o que chamamos de domínios filhos.

     

    Fonte:https://technet.microsoft.com/pt-br/library/jj206711.aspx


ID
2453458
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca do ambiente Microsoft Windows Server 2000/2003, o recurso que armazena informações sobre objetos de uma rede de computadores, que permite o usuário acessar com uma única senha diversos recursos da rede, como efetuar o login no computador pessoal, o sistema empresarial e ler emails, é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Active Directory é uma implementação de serviço de diretório no protocolo LDAP que armazena informações sobre objetos em rede de computadores e disponibiliza essas informações a usuários e administradores desta rede. É um software da Microsoft utilizado em ambientes Windows, presentes no active directory.

    O Active Directory, a exemplo do NIS, surgiu da necessidade de se ter um único diretório, ou seja, em vez de o usuário ter uma senha para acessar o sistema principal da empresa, uma senha para ler seus e-mails, uma senha para se logar no computador, e várias outras senhas, com a utilização do AD, os usuários poderão ter apenas uma senha para acessar todos os recursos disponíveis na rede. Podemos definir um diretório como sendo um banco de dados que armazena as informações dos usuários.

    O AD surgiu juntamente com o Windows 2000 Server. Objetos como usuários, grupos, membros dos grupos, senhas, contas de computadores, relações de confiança, informações sobre o domínio, unidades organizacionais, etc, ficam armazenados no banco de dados do AD. Além de armazenar vários objetos em seu banco de dados, o AD disponibiliza vários serviços, como: autenticação dos usuários, replicação do seu banco de dados, pesquisa dos objetos disponíveis na rede, administração centralizada da segurança utilizando GPO, entre outros serviços. Esses recursos tornam a administração do AD bem mais fácil, sendo possível administrar todos os recursos disponíveis na rede centralizadamente.

    Para que os usuários possam acessar os recursos disponíveis na rede, estes deverão efetuar o logon. Quando o usuário efetua logon, o AD verifica se as informações fornecidas pelos usuários são válidas, e em caso positivo, faz a autenticação. O AD é organizado de uma forma hierárquica, com o uso de domínios. Caso uma rede utilize o AD, poderá conter vários domínios. Um domínio é nada mais do que um limite administrativo e de segurança, ou seja, o administrador do domínio possui permissões somente no domínio, e não em outros domínios. As políticas de segurança também se aplicam somente ao domínio, e não a outros domínios. Resumindo: diferentes domínios podem ter diferentes administradores e diferentes políticas de segurança.

    Nos domínios baseados no AD, podemos ter dois tipos de servidores: Controlador de Domínio (DC – Domain Controller) e Servidor Membro (Member Server).

    Para a instalação do AD é necessário que o serviço DNS esteja disponível, ou seja, é um pré-requisito (dependência) para a instalação do AD. O AD utiliza o DNS para a nomeação de servidores e recursos, e também para resolução de nomes. Caso o serviço DNS não esteja disponível na rede durante a instalação do AD, poderemos instalá-lo durante a instalação do AD.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2863537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito dos sistemas operacionais Windows e Linux.


No que se refere ao ambiente Windows, desde o Windows 2000, os nomes de domínio do Active Directory são, geralmente, os nomes DNS (domain name service) completos dos domínios.

Alternativas
Comentários
  • De fato o Active directory surgiu com Windows 2000 Server e existe até hoje nas versões mais modernas do sistema operacional de servidores da Microsoft (Windows Server 2016 e Windows Server 2019) e ele precisa do DNS para funcionar.

    O que achei estranho foi o CESPE chamar DNS de (Domain name server) não seria (domain name system) ?

  • O domínio das maquinas aqui é diferente é diferente do dominio de dns externo

  • Gab. Certo

    O Active directory surgiu juntamente com o Windows 2000 Server. Para a instalação do Active directory é necessário que o serviço  esteja disponível.

  • Questão para doutorando em Harvard em T.I.

  • O que é?

    Active Directory (AD): ferramenta da Microsoft utilizada para o gerenciamento de usuários de rede.

    E na visão do usuário, como funciona?

    Funciona para que eles possam acessar os recursos disponíveis na rede. Para isso basta que estes efetuem o login uma única vez no ambiente local de rede (normalmente, ao iniciar o sistema Operacional). 

    Quando o usuário digita seu login e senha, o AD verifica se as informações fornecidas pelos usuários são válidas, e em caso positivo, realiza a autenticação.

    A partir daí, todo o acesso a recursos compartilhados pela rede corporativa serão gerenciados pela serviço de diretório do Active Directory. 

    E o que o DNS tem a ver com isso?

    Para o AD funcionar como pretendido, a configuração adequada do DNS é fundamental. O DNS configurado incorretamente pode causar vários problemas, incluindo falhas de login.

    Tá difícil pra todo mundo, pessoal! Vamo que vamo

  • Questão de 2018 e zero comentário de professor! Última renovação

  • ~>Active directory: é um banco de dados de uma rede, que fornece segurança e escalabilidade para os usuários dela e que necessitam usar, por exemplo, alguns periféricos (como impressoras, entre outros aplicativos).

    ~>Esse domínio interno nada mais é que os diretórios de acessos a esses periféricos. O nome é muito parecido com o DNS da internet, mas que com este não se confunde, uma vez que o DNS do AD é interno à rede, enquanto o DNS da internet é externo.


ID
3561208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca da administração de usuários em ambientes Windows 2000 ou superior, julgue o item subseqüente.

As tentativas de login malsucedidas no sistema Windows 2000 Server são registradas pelo sistema e estão disponíveis no diretório c:/winnt/badattemps/log.

Alternativas
Comentários
  • Lastly, the default location of these  can be found in the following folder on the server: 

    C:\WINDOWS\system32\config\ 


ID
3891721
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a sistemas operacionais Windows Server e redes TCP/IP, julgue o item.


O sistema operacional Windows 2000 Server foi a primeira edição de S. O. para servidores da Microsoft a incluir Active Directory, DNS Server e DHCP Server, entre outras funcionalidades.

Alternativas

ID
4111936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com respeito à instalação de sistemas operacionais Windows 2000 Advanced Server, assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
4947490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a sistemas operacionais e gerenciamento de arquivos e instalação de programas e periféricos, julgue o item a seguir.


No Windows 2000, o registro do sistema, manipulado por meio do regedit, permite ao usuário visualizar vários software que estejam instalados na estação em questão.

Alternativas

ID
4947502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação a sistemas operacionais e gerenciamento de arquivos e instalação de programas e periféricos, julgue o item a seguir.


A importação de entradas do registro de sistemas Windows 2000 somente pode ser realizada mediante procedimento de instalação de outra ferramenta de manipulação do registro.

Alternativas
Comentários
  • Perai, gente. Eu acertei no chute, mas não sei a resposta não kkkkk. Alguém socorre aqui!!!

  • No próprio Windows já existe a ferramenta. Não precisa buscar fora.


ID
4977220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito do sistema operacional Windows 2000 Server, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Não só o Windows 2000 como qualquer outro, precisa de uma partição do disco reservada para o sistema operacional.

  • Tá difícil sem comentário dos Professores!!!


ID
4977223
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Tanto a auditoria quanto o gerenciamento de usuários são suportados pelo Windows 2000 Server. A esse respeito, assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
5183515
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo relacionadas ao Windows 2000 Server:


I - Essa versão do Windows não inclui um recurso de bloqueio de contas que desativa uma conta após um determinado número de falhas no logo;

II - O Windows 2000 Server permite que as senhas tenham até 127 caracteres;

III - Por padrão, a conta Convidado é desativada em sistemas executando o Windows 2000 Server;

IV - Os requisitos mínimos do sistema são: Pentium 133 MHz, 64 MB de RAM e 3GB de espaço em disco.


É correto o que se afirma, apenas, em:

Alternativas

ID
5257519
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Mondaí - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Qual nome foi dado ao sistema operacional desenvolvido pela Microsoft como substituto do Windows NT, sendo indicado para o uso profissional em ambientes corporativos?

Alternativas