SóProvas


ID
1215835
Banca
IBFC
Órgão
MPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Está no site www.noticias.uol.com.br de 17.09.13: “O advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Adams afirmou nesta segunda-feira (16.09), que os CRMs (Conselhos Regionais de Medicina) querem intimidar os médicos brasileiros que trabalham como tutores dos profissionais selecionados pelo programa Mais Médicos, do governo federal”. Baseado no assunto, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.
II. As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos estrangeiros interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais com a intenção de resolver o problema emergencialmente. Por isso o conflito com médicos brasileiros.
III. O programa prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Alternativas
Comentários
  • As vagas do programa Mais Médicos foram oferecidas prioritariamente para os médicos brasileiros, que tiveram a oportunidade de se cadastrar e escolher seus postos de trabalho, dentre os disponíveis, antes dos médicos estrangeiros. Entretanto, como foram poucos os médicos brasileiros que se inscreveram no programa, a quantidade de médicos estrangeiros participantes do programa foi expressiva. Os destinos dos médicos do programa Mais médicos eram regiões remotas do país ou periferias de grandes centros, locais onde geralmente é mais difícil atrair esses profissionais. A assertiva II, portanto, está errada. Já as assertivas I e III estão corretas. A respostas correta é, dessa forma, a letra (B). 
  • Alternativa II - INCORRETA

    As vagas são oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceita candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial para o país.